+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão contole de banda automatico (queue list)

    ola galera, estou com uma duvida e gostaria que me ajudassem, tenho um mikrotik (3.22) com um link (speedy 4mb) compartilhado cm 4 vizinhos (4 micros) no meu predio via cabo com controle de banda pelo simple queue funcionando ok.

    Tentei configura o web-proxy com cache-full, mas me deparei com um problema, pois qndo há controle de banda o web-proxy não funciona, pois eles liberam os arquivos em cache na velocidade liberada pelo simple queue, existe algum jeito deles funcionarem junto com o controle de banda e tbm gostaria de saber se pelo mk eh possivel configurar o controle de banda automatico (ex. se existirem 2 micros conectados a banda ficara 2mb para cada um e se 1 micro estiver conectado usara 4mb e assim por diante dividindo a banda entre eles) pois assim nao precisaria fikr mudando o tempo todo o controle de banda e qndo eu nao estivesse usando o pc os outros micros aproveitassem de toda banda.

    obs. levando em conta que eu uso gerenciadores de download (orbit, jdownloader, torrent), e se eu deixar banda ilimitada para todos os micros qndo eu estiver baixando algo eu usarei toda a banda e deixarei a internet lenta. dificilmente meus vizinhos baixam algo ou consomem toda banda pois usam apenas navegação, msn e as vezes skype.

  2. #2

    Padrão

    o web proxy com cache full funciona sim, o cache full funciona assim quando vc baixa um arquivo de ate tantos mb que vc colocou no web-proxy vc baixa na velocidade da sua banda ex:1mb, se uns dos seu vizinhos baixar o mesmo arquivo dinovo ai sim ele vai baixa numa velocidade maior q a banda liberada, mais ele nao vai puxa da net mais sim do server MK.

  3. #3
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    vOU ACOMPANHAR O POST PRECISO DE ALGO PARECIDO, QUALQUER COMCLUSÃO NÃO ESQUECA DE POSTAR!

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    'Tentei configura o web-proxy com cache-full, mas me deparei com um problema, pois qndo há controle de banda o web-proxy não funciona, pois eles liberam os arquivos em cache na velocidade liberada pelo simple queue, existe algum jeito deles funcionarem junto com o controle de banda e tbm gostaria de saber se pelo mk eh possivel configurar o controle de banda automatico (ex. se existirem 2 micros conectados a banda ficara 2mb para cada um e se 1 micro estiver conectado usara 4mb e assim por diante dividindo a banda entre eles) pois assim nao precisaria fikr mudando o tempo todo o controle de banda e qndo eu nao estivesse usando o pc os outros micros aproveitassem de toda banda.'

    Procure informaçoes sobre "PCQ" , que vai resolver esse problema.

  6. #6

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    Este e um problema classico de cache. o Ideal é fazer ele em outra maquina para não sofrer o controle de banda.

  7. #7

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    amigo
    a sua regra de cache full esta configurada aonde?
    no queue simple ou no queue tree?

    configure a regra no queue tree...
    toda e qualquer regra configurada ali sera processada antes do simple queue.

    porem, se prefere manter no simple queue...
    entao deixe a devida regra em 1 lugar.

    o cache full funciona sim... mas tem que ser ativado com muita prudencia.
    ele pode acabar com sua rede... principalmente se for wireless....
    ou se for mal configurado.

  8. #8

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    amigo as regras simple queue tem prioridades sobre as regras queue tree,ou seja elas vem primeiro!

  9. #9

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    amigo as regras simple queue tem prioridades sobre as regras queue tree,ou seja elas vem primeiro!
    para min sempre foi o contrario
    as regras de queue tree sempre tiverem prioridade em cima da simple queue.

    tanto é que faco controle de p2p pela queue tree e controle de banda dos cliente em simple queue.
    e é limitado perfeitamente.
    o cliente faz qualquer download na velocidade configurada no simple queue... mas usa o p2p na velocidade configurada no queue tree.
    se o simple queue tive-se prioridade... entao o controle de p2p nao funcionaria... ja que a velocidade do cliente ja seria controlada no simple queue...
    Última edição por AndrioPJ; 15-06-2010 às 20:09.

  10. #10

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    Última edição por sostenes; 18-06-2010 às 08:50.

  11. #11

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    estranho..
    entao, meu mk esta bugado.. ueshues

    tenho o controle de banda configurado no queue simple
    e marcacao do p2p sendo controlada no queue tree.

    teoricamente...
    nao importa o valor que eu coloque na regra no queue tree... a velocidade iria ser a configurada no simple queue.. correto? ja que o simple queue vem antes do queue tree...

    porem, nao é isso que acontece.
    tenho no simple queue configurado na velocidade de 512k
    e no queue tree, configurado a 128k... pacote marcado P2P.

    ao navegar na net, navego com os 512k
    ao usar o p2p, teoricamente, seria controlado pela primeira regra (512k)... porem, nao é isso que acontece aqui comigo... no´p2p, so faco download a 128k... valor configurado no queue tree.

  12. #12

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    amigo vc esta confundindo, pacotes marcados com controle por ip,quando vc marca um pacote no mangle vc esta "separando"este pacote dos demais.

  13. #13

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    e o cache full funciona como?
    nao é por marcacao por pacotes?

    ate aonde eu saiba, nao importava se vc marcar ou nao algum pacote...
    as regras sao executadas em uma ordem hierarquica... pelo menos no firewall é assim.
    se ela passa pelo simple queue antes, entao é ali que ela é executada inicialmente.

    no link do manual queue(mikrotik), nao fala nada de qual vem antes ou qual vem depois.
    apenas diz o que se pode fazer com cada uma e um pequeno exemplo de como funcionaria.

    de qualquer forma
    trabalhava antes so com linux... ainda sou novato com mikrotik...
    o que relatei aqui, foi apenas experiencia, mas vou realizar alguns testes a mais aqui.

  14. #14

    Padrão Re: contole de banda automatico (queue list)

    Senhores o que faz o Cache não funcionar full é a ausencia do " content=X-Cache: HIT "
    na regra do Mangle, procure na sua regra!
    Ex: / ip firewall mangle
    add chain=output protocol=tcp src-port=8080 content="X-Cache: HIT" action=mark-connection \
    new-connection-mark=conn_squid-up passthrough=yes comment="CACHE FULL" disabled=no
    add chain=output connection-mark=conn_squid-up action=mark-packet new-packet-mark=pacotes_squid-up \
    passthrough=yes comment="" disabled=no