+ Responder ao Tópico



  1. #501

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    tipo, basta configurar o endereço do msn no loopback....

    att.: Scan

  2. #502

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Olá Pessoal!
    Não tenho nada contra o balancemento, uso o mesmo já faz uns 2 meses, mas encontrei problemas com o msn e alguns sites, por exemplo: www.waronline.com, mas como diz o scan apenas redirecionei o mesmo para não faze parte do balanceamento (Loopback) até ai blz, o msn a mesma coisa no mangle a porta 1863 redirecionei para ele ir apenas pelo Link principal, não sei se estes msn mas novos dependem de outras portas para funcionar também, outra porta que também redirecionei foi a de alguns emails que usam Outlook fiz o mesmo procedimento e resolveu meus problemas. Mas pinta uma dúvida o msn não sei se é pau dele ou problema para alguns aparece que estou offline e para outros como online, já pesquisei várias formas e não encontrei nada para resolver este problema, e mesmo saindo apenas pelo link principal que é o meu melhor link. Alguém tem alguma sugestão para resolver isso?

  3. #503

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Venho desde já parabenizar ao SCAN pelo brilhante projeto que ele vem desenvolvendo
    que pelo visto tem sido de grande ajuda para muitos e tbm vai me ajudar bastante...

    Passei por "quase" todas as mais de 100 páginas deste tópico lendo boa parte dos posts que me tiraram várias dúvidas
    só q eu ainda fiquei com algumas...

    tenho 3 links ADSL de 10mbps cada, todos da GVT, e uma RB750 para fazer o balanceamento

    Gostaria da opinião dos que já implementaram esse balanceamento e fizeram testes para saber qual a melhor opção para o per-connection-classifer na minha situação?!
    Tbm preciso de uma ajudinha quanto a configuração de dns reverso.

    Obrigado a todos pela ajuda e compreensão...

    Att

  4. #504

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Boa noite!

    Estou tendo problemas com lerdeza na versão nova do msn, a anterior estáva 100% mesmo com balanceamento, já a nova realmente tá lerda....

    estou a estudar o que pode ser....
    acompanhando ...

    att.: Scan

  5. #505

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    boa noite!
    sobre o per-connection-classifer, eu particularmente uso endereço em ambos os lados, outros ecolheram endereço e portas de ambos os lados "dizem que melhorou a questão de sites que n abriam", o ponte em questão é testar... pois eu uso o primeiro caso e não tive os problemas citados no segundo ...
    caso vc tenha os mesmos problemas, vc já vai ter um redirecionamento para a possivel solução...

    Sobre o dns reverso, já foi comentado em posts anteriores assim como o per-connection-classifer ...

    att.: Scan

  6. #506

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Montei ontem e até agora está tudo funcionano blz com os 3 links de 10mbps e mais o menos uns 170 clientes
    Ainda não encontrei problemas com wlm 2011.
    Qlqr coisa eu posto aq

    Muito obrigado Scan
    Sensacional!!!

  7. #507

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    gostaria de saber se tem como fazer loopback por portas? pq o programa so faz por ips, gostaria de saber como fazer algumas portas de jogos passarem apenas por um link. desde ja agradeço

  8. #508

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Já procurei por todo forum mais nada.

    Veja o que preciso, estou com 2 velox passando por um enlace ip 192.168.1.2 outro 192.168.2.4 passam no mesmo enlace como balancear eles com um link dedicado?

  9. #509

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Posso configurar mais de 1 ip por rede, ex. ether1 rede 10.10.10.10.3 ether2 adsl 192.168.1.2/192.168.4.2 ether3 dedicado 200.xxx.xxx.xxx, isso pode ser feito com balaceamento?

  10. #510
    combatnet
    Visitante

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    otimo progama amigo scan sou usuario leigo e fiz de primeira com 2 links , se não for ofença esta aberto a doaçoes

  11. #511

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por combatnet Ver Post
    otimo progama amigo scan sou usuario leigo e fiz de primeira com 2 links , se não for ofença esta aberto a doaçoes
    Eu também consegui fazer de primeira com 3 link, já tem duas semanas que está funcionando perfeitamente...
    Scan, só tenho a te agradecer pelo programa q foi de grande ajuda para mim e para muito aq do forum...
    Eu fiquei meio sem jeito de perguntar, mas já que o amigo combatnet já perguntou eu repito a pergunta dele... Você está aberto a doações, ou mesmo gostaria de uma doação para um projeto que você participa ou apoia?!... Isso seria uma forma de agradecimento e incentivo ao seu trabalho que nos foi tão útil.
    Obg ...

  12. #512

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Bom dia!

    Não é nescessário doações, pois este programa free foi feito para agradeçer a todos do forum que me ajudaram de uma forma ou de outra, pois aqui é um lugar de tirar dúvidas e passar conhecimentos. A melhor forma que achei para contribuir para o forum foi a criação do Programa - PCC para facilitar a vida de muitos e evitar erros na hora da configuração que a medida que há varios links aumenta e muito a configuração.

    Att.: Scan

  13. #513

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Bom noite Scan,
    Infelismente não tive sorte com o programa infelismente pra mim não quer dar certo.
    Simplesmente quando ativo os dos links adsl a navegação para nos dois links.

    Uso dois adsl com modem em bridge. segue minhas regras para vc dar uma analisada e ver se tem algo de errado.

    # ip address --------------------------
    /ip address add address=10.1.1.1/24 interface=Link-Vai
    # interface pppoe-client ---------------
    /interface pppoe-client add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 dial-on-demand=no disabled=no interface=Modem-OI-2 max-mru=1480 max-mtu=1480 mrru=disabled name=adsl_Modem-OI-2 password=6536631918 profile=default service-name="" use-peer-dns=no user=MTOS89884103
    /interface pppoe-client add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 dial-on-demand=no disabled=no interface=Modem-GVT-3 max-mru=1480 max-mtu=1480 mrru=disabled name=adsl_Modem-GVT-3 password=gvt25 profile=default service-name="" use-peer-dns=no user=turbonet@turbonet
    # ip dns --------------------------------
    /ip dns set allow-remote-requests=yes

    # ip firewall Filter------------------------
    /ip firewall filter add action=drop chain=forward comment="BLOQUEIO DE DNS REVERSO" content=velox.user.com.br disabled=no
    /ip firewall filter add action=drop chain=forward comment="BLOQUEIO DE DNS REVERSO" content=speed.user.com.br disabled=no
    # ip firewall nat--------------------------
    /ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=adsl_Modem-OI-2
    /ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=adsl_Modem-GVT-3
    # ip firewall mangle------------------------
    # LoopBack por link-------------------------
    / ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=new disabled=no dst-address-list=LINK0 in-interface=Link-Vai new-connection-mark=Sites0 passthrough=yes
    / ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=Sites0 disabled=no in-interface=Link-Vai new-routing-mark=Rota0 passthrough=no
    / ip route add gateway=adsl_Modem-OI-2 routing-mark=Rota0
    / ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=new disabled=no dst-address-list=LINK1 in-interface=Link-Vai new-connection-mark=Sites1 passthrough=yes
    / ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=Sites1 disabled=no in-interface=Link-Vai new-routing-mark=Rota1 passthrough=no
    / ip route add gateway=adsl_Modem-GVT-3 routing-mark=Rota1
    /ip firewall address-list add address=201.7.176.0/20 comment="Vídeos - Globo" disabled=no list=LINK0
    /ip firewall address-list add address=208.84.247.0/24 comment="Vídeos - terratv" disabled=no list=LINK0
    /ip firewall address-list add address=200.154.56.0/24 comment="Vídeos - terratv" disabled=no list=LINK0
    /ip firewall address-list add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=LINK1
    /ip firewall address-list add address=201.7.178.0/24 comment="" disabled=no list=LINK1
    /ip firewall address-list add address=208.67.217.0/24 comment="" disabled=no list=LINK1
    /ip firewall address-list add address=208.69.32.0/24 comment="" disabled=no list=LINK1
    /ip firewall address-list add address=64.38.29.0/24 comment="RapidShare" disabled=no list=LINK1
    # Fim LoopBack por link----------------------
    /ip firewall mangle add action=accept chain=prerouting comment="HTTPS FORA DO LOADBALACED" disabled=no protocol=tcp dst-port=443 in-interface=Link-Vai
    /ip firewall mangle add action=accept chain=prerouting comment="FORA DO LOADBALACED" disabled=no dst-address-list=loopback in-interface=Link-Vai
    /ip firewall mangle add action=change-ttl chain=forward comment="Filtro Tracert / Traceroute" disabled=no new-ttl=set:30 protocol=icmp
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no in-interface=adsl_Modem-OI-2 new-connection-mark=adsl_Modem-OI-2_conn passthrough=yes
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no in-interface=adsl_Modem-GVT-3 new-connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn passthrough=yes
    /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=output connection-mark=adsl_Modem-OI-2_conn disabled=no new-routing-mark=to_adsl_Modem-OI-2 passthrough=yes
    /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=output connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn disabled=no new-routing-mark=to_adsl_Modem-GVT-3 passthrough=yes
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=Link-Vai new-connection-mark=adsl_Modem-OI-2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/0
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=Link-Vai new-connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/1
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=Link-Vai new-connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/2
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=Link-Vai new-connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/3
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=Link-Vai new-connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/4
    /ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=Link-Vai new-connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/5
    /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=adsl_Modem-OI-2_conn disabled=no in-interface=Link-Vai new-routing-mark=to_adsl_Modem-OI-2 passthrough=yes
    /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=adsl_Modem-GVT-3_conn disabled=no in-interface=Link-Vai new-routing-mark=to_adsl_Modem-GVT-3 passthrough=yes

  14. #514

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    # ip route----------------------------------
    /ip route add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=adsl_Modem-OI-2 routing-mark=to_adsl_Modem-OI-2 comment="Link0"
    /ip route add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=adsl_Modem-GVT-3 routing-mark=to_adsl_Modem-GVT-3 comment="Link1"
    /ip route add comment="Link0" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=adsl_Modem-OI-2 scope=30 target-scope=10
    /ip route add comment="Link1" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=adsl_Modem-GVT-3 scope=30 target-scope=10
    # ip firewall address-list-----------------------------
    /ip firewall address-list add address=200.155.80.0-200.155.255.255 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.220.186.0/24 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.220.178.0/24 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=64.38.29.0/24 comment=RapidShare disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=208.69.32.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=208.67.217.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=201.7.178.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.159.128.0/24 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=201.7.176.0/20 comment="Vídeos - Globo" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=208.84.247.0/24 comment="Vídeos - terratv" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.154.56.0/24 comment="Vídeos - terratv" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.201.160.0/24 comment="Caixa Economica Federal" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.201.166.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.201.173.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.201.174.0/24 comment="" disabled=no list=loopback
    /ip firewall address-list add address=200.141.207.3 comment=Detran disabled=no list=loopback
    # /system script--------------------------------------
    /system script add name=Link0Dow policy=\ ftp,reboot,read,write,policy,test,winbox,password,sniff,sensitive source="\ /ip firewall filter set [find comment=\"Link0\"] disabled=yes;\r\ \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link0\"] disabled=yes;\r\ \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link0\"] disabled=yes;\r\ \n/ip route set [find comment=\"Link0\"] disabled=yes;"
    /system script add name=Link1Dow policy=\ ftp,reboot,read,write,policy,test,winbox,password,sniff,sensitive source="\ /ip firewall filter set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\ \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\ \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\ \n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;"
    /system script add name=Link0Up policy=\ ftp,reboot,read,write,policy,test,winbox,password,sniff,sensitive source="\ /ip firewall filter set [find comment=\"Link0\"] disabled=no;\r\ \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link0\"] disabled=no;\r\ \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link0\"] disabled=no;\r\ \n/ip route set [find comment=\"Link0\"] disabled=no;"
    /system script add name=Link1Up policy=\ ftp,reboot,read,write,policy,test,winbox,password,sniff,sensitive source="\ /ip firewall filter set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\ \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\ \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\ \n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;"



    No aguardo.
    Obrigado.

  15. #515

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    bom dia!

    Analisando o código, aparentemente está ok, pode ser outro fator, por exemplo: a porta que está conectado o link oi está erra e sim conectada na porta lan do outro adsl e vise versa... tipo, qual dns vc está usando pois pode ocorrer o problema de um requisição ir por um adsl sendo que a requisição dns vai pelo dns do outro link, aqui uso dns do google 8.8.8.8 e 8.8.4.4, tem vários outros.... como eu falei, aparentemente não erros no código, mas para desencargo de conciencia, reset sua rb e não renomeie as interfaces e depois faça uma nova config usando só o básico das configuraçoes do pcc, sem usar o loop back direcionado por link "por que isso, o loop back direcionado foi o ultimo recurso colocado no programa no qual nao testei, foi código disponibilizado por colaboradores", resumindo, o negocio é procurar "conserteza é algum detalhe que possa ter passado despercebido".

    Att.: Scan

  16. #516

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    pessoal aqui uso pcc finciona blz.
    so que uma vez ou outra o um dos modems fica so autenticando, mas nao conecta.
    tipo fica autenticado, mas nao trafega nada. alguem ja passou por isso.

    grato a quem depode da uma ideia do que venha ser.

  17. #517

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Boa noite Scan e demais membros do Under.
    Gostaria de tirar umas dúvidas quanto ao hardware e Mikrotik.
    Hoje utilizo um PC com 6 placas Offboard (Entrada dos Links) e a saida para o servidor pela placa Onboard, Processador AMD Duron de 700Mhz, 256 MB de RAM DDR, com Compact Flash de 1GB e Mikrotik versão 4.6 Level4 (original).
    Eu quero mudar para uma RB 493G (rede gigabit), com 9 portas Ethernet (Não sei a descrição da mesma no momento, mas acredito que vocês possam conhecer o modelo), pois fica um hardware menor, gastando menos energia, e com portas LAN de sobra para futuras atualizações.
    Qual dos 2 hardwares vocês acham mais indicado? Atualmente tenho uns 300 - 350 clientes cadastrados, e simultaneamente nos horários de pico, acredito que uns 200 - 250 clientes, mas isso é um pouco difícil ainda.
    Sobre o mikrotik, tem diferença de ser Level 4 para Level 6 pela quantidade de clientes conectados simultaneamente? Ou por somente se conectar ao link, isso não tem importância?
    Vocês poderiam me passar o link para download do programa para gerar o PCC mais atualizado, porque pelos links do início do post eu não estou conseguindo.
    Desde já agradeço a atenção pessoal.
    Obrigado.

  18. #518

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Uso o pcc numa rb750G, tudo esta aparentemente normal tenho dois problemas que estão tirando minhas noites de sono, o bate papo do IG (Batepapo iG - O melhor chat da internet | amizade, namoro, paquera, sexo, imagens, musica, viagens, gls, esportes, cidades) que apresenta problemas no reconhecimento das letras do código de verificação não acessando as salas, e a webcam do msn. Gostaria que os amigos façam o teste no chat do ig e reportem os testes, e quem tem funcionando poste o tipo de cassificador do balance.

  19. #519

    Smile re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Gente

    Tenho hoje uma rede MK baseada em um PC server aonde faço load balance com dois links adsl, sendo um ppoe e outro roteado no modem, acontece que o uso do PC que fica ligado 24 hrs por dia e 365 dias por ano não tá dando pé não, por conta da energia, então resolvi comprar uma RB450G que já está comigo.
    Acontece que gostaria de migrar usuários e outras configurações para a RB, mas em vez de LB gostaria de fazer PCC e para 4 links adsl.

    Será que alguem pode me ajudar??? Nem que tiver que pagar pois não manjo muito de MK, apenas insiro clientes, e mais algumas coisas basicas mesmo.....

    Gostaria de alem disso fazer a autenticação dos clientes via pagina WEB com login e senha, como hotspot... pois hoje eles fazem atraves de discador PPPoe do windows que vive me dando problemas, pois os clientes adoram ficar mexendo nos dados de login...

    Bom se alguem puder me ajudar agradeço.

    Um abraço a todos.... e FELIZ 2011!!!!!

  20. #520

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Bom primeiramente queria desejar um Feliz 2011 para todos, que seje um ano bom para todos!!! e que as grandes teles nao "engolao" nos! hehehe

    em segundo, parabens Scan, excelente programa, pra ficar perfeito soh falta fazer um interecao direta com o mikrotik via ssh, ai ele ja roda o codigo direto no mikrotik, nao sei se ja eh possivel isso, pois eu li metade do topico!!

    bom agora vem a minha duvida, eu ja utilizo o PCC aqui, e no meu pcc eu nao configurei o DNS. Ex do seu programa:
    # ip dns --------------------------------
    /ip dns set primary-dns=200.255.255.65
    /ip dns set secondary-dns=200.255.255.70
    /ip dns set allow-remote-requests=yes

    # ip dns statico------------------------
    /ip dns static add address=192.168.0.1 comment="" disabled=no name=192.168.0.1.cyberscan.com.br ttl=1d

    Qual a vantagem de setar um DNS primario e secundario?? seria para acessar a router PCC externamente??? e de qual operadora eu utilizo, caso trabalhe com mais de uma operadora no balanceamento!??
    e esse dns estatico, q no seu exemplo vc colocou 192.168.0.1.cyberscan.com.br - pra que ele serve? seria tipo um DNS Reverso meu??

    desculpe se ja postaram essa duvida, mais eu olhei o topico ate mais da metade e nao achei nenhuma duvida parecida com essa!!

    ahh.... se nao me engano o dns reverso do speedy telefonica eh:
    dsl.telesp.net.br

    obrigado e abracos......
    Última edição por Nks; 01-01-2011 às 15:12.