+ Responder ao Tópico



  1. #661

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    tem alguma nova versão em desenvolvimento?

  2. #662

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    ola pessoal sou novo aqui e estou precisando uma grande ajuda.
    tenho 2 link adsl ip fixo nos 2, sendo uma de cada operadora 1 oi outro gvt, um de 15mb outro 5mb.
    hoje uso eles numa 433auh, se cai um entra outro certo, autencicaçao hotspot, entrego 1mb para clientes.
    hoje com 50 60 logados minha rede esta ficando lenta.
    dai to fazendo o seguinte estou comprando 2 rbs 450g para por la, pois uso 4 basestation de 20dbi com rockets m5,
    pois queria fazer o balance numa rb450g sendo que 1 link fizesse so navegação msn, e outro downloads p2p certo, dai com os links balanceados colocava eles para switch, hi do switch para outros pop hi para outra Rb450g onde esta vai fazer o hotspot
    desde ja obrigado por toda ajuda amigos

  3. #663

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Olá Pessoal!
    Depois de muita procura e consulta em alguns forums, seguir o raciocionio que está neste link (https://under-linux.org/f227/problem...namico-135520/) e acabei chegando a conclusão que de fato me atendeu executando automaticamente o UP e DOW quando um dos meus links cairem sem precisar ficar 100% de olho e sem redirecionar tráfego de porta para um link melhor para mim está atendendo era o que eu queria muito e fiquei feliz de ver funcionando. Meus links possa se dizer que são todos Roteados.

    Para chegar a esta conclusão foram feitas várias pesquisas e entender a forma que trabalhamos na nossa estrutura e depois de muita confusão e ninguém entendendo o que estava falando cheguei a conclusão que postarei abaixo que na verdade precisava apenas de duas regras a mais no IP Route e usar o Netwatch para fazer a checagem e assim executar automaticamente o UP e DOW dos Links que desejava que o próprio programa do Scan já faz inclui no \System\Scripts cada um dele. Toda esta estrutura minha funcionou abaixo pq uso Link possa se dizer como Roteado


    1 – Vamos para solução do problema primeiro ir em IP Route e adicionar as rotas que faltam até pq o programa do Scan da forma que uso já fez tudo.


    add check-gateway=ping comment="Serve para que o IP 8.8.4.4 saia apenas pelo Link SAT2 e assim saber se tem ou não Internet nele para fazer processo de dar UP e DOWN." disabled=no distance=1 dst-address=8.8.4.4/32 \ gateway=192.168.2.1 scope=30 target-scope=10
    add check-gateway=ping comment="Serve para que o IP 8.8.8.8 saia apenas pelo Link SAT1 e assim saber se tem ou não Internet nele para fazer processo de dar UP e DOWN." disabled=no distance=1 dst-address=8.8.8.8/32 \ gateway=192.168.1.1 scope=30 target-scope=10

    Lembre-se que os ips “192.168.1.1 e 192.168.2.1” são da minha rede que tenho como roteada e são meus gateway.





    2- Segundo ir no Tools\Netwach e adicionar as duas rotinas que quer fazer no meu caso como uso dois links além do meu principal , precisei fazer duas somente e o seu caso são mais do que isso é só seguir o raciocínio.

    /tool netwatch

    add comment="" disabled=no down-script="/ip firewall filter set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\

    \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\

    \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\

    \n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;" host=8.8.8.8 interval=10s timeout=1s500ms up-script="/ip firewall f\

    ilter set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\

    \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\

    \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\

    \n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;"

    add comment="" disabled=no down-script="/ip firewall filter set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;\r\

    \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;\r\

    \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;\r\

    \n/ip route set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;" host=8.8.4.4 interval=10s timeout=1s500ms up-script="/ip firewall f\

    ilter set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;\r\

    \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;\r\

    \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;\r\

    \n/ip route set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;"



    Link2 ( SAT2)




    LINK1 ( SAT1)






    Se vc observar que coloquei o timeout em 1500ms é pq meus links secundários são muito ruim por isso que coloquei assim caso a resposta do Host seja acima deste valor o mesmo irá automaticamente derrubar e testará a cada 10 segundos se o link voltou ou não, isso vai depender da sua latência se for na faixa de 200ms e queira colocar como 300ms como padrão fique a vontade.





    Obs: Estes scripts que foram adicionados em cada campo do UP e DOWN, na verdade nada mais é do que está na opção System\Scripts\ lá já vai ter criado como padrão o UP e DOWN para cada Link usando o programa scan





    Ai foi só clicar duas vezes em cada um dele que lá vai ter o campo “SOURCE” que vão ser as regras que Servem para que o UP e DOWN sejam executadas automaticamente, claro que colocando as mesmas no Netwatch em cada campo para fazer o serviço, feito isso está pronto. Então só ficar observando nos detalhes para que a regra funciona.

    Pessoal aqueles que quiserem que envie até o print screen da minha configuração, só postar aqui no forum seus emails que envio para assim facilitar a vida de vcs.

    Fiquei quase 1 ano atrás dessa solução e sempre empurrando com a barriga, até que fiquei chateado de um dos meus links cairem e meus clientes ficarem sem acesso pq não ter executado automaticamente o DOWN

    Obrigado

  4. #664

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por nosf Ver Post
    Concordo plenamente.
    Não quero ser ressusitador mas gostei muito mesmo..... Vamos continuar mesmo? Eu tb quero ajudar

  5. #665

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    Nova versão do programa, versão 0.5

    agora o programa gera o código para configurar o dns, idéia levantado pelo nosso amigo provelink ..

    Link:
    http://www.saocarlosnet.com.br/PCC ver. 0.5.zip
    http://www.saocarlosnet.com.br/log.txt

    t++
    Não está abrindo. O que houve...??? Só falta querer cobrar agora....rs

  6. #666

    Cool re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    darioeluan

    pelo que entendi na sua regra vc colocou a checagem de ping dos dns, se nao pingar ele desativa o link fiz um teste aqui com sua regra e funcionou meu problema foi, os ips dos sites marcados para sair no link q foi desativado ficarao sem abrir, ai vi que o script faz uma busca pelo comentario Link0, 1, 2, 3 dependendo de quantos links vc tiver, e ele busca este comentario em filter, nat , mangle e route e o encontrando desativa ou ativa a regra pelo programa que gera o script de pcc ele só comenta com esta observação no route as outras regras pelomenos no meu ele nao criou o comentarios, ai a duvida é, em qual delas que tenho que adicionar o comentario para o pcc parar de buscar os sites na lista de ip e jogar vamos supor na rota padrao? e quando a rota padrao para, como redirecionar o IPs que estao nela para nao fazer balanceamento e sair somente por outra rota sem balancear, só falta definir isto no meu pcc para ele ficar 100% funcional, no meu caso tenho 3 links 1 lp da telefonica 1 mega full, 1 adsl da telefonica de 2 mega e um cable modem da virtua de 10 mega (LP ip fixo, speedy empresarial ip fixo, net virtua veio o modem com roteador e wireless entao ele joga ip fixo invalido tbm)

  7. #667

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Olá!
    antonoel, é o seguinte, o que entendi da regra que apliquei e resolveu o meu problema é que ele só faz a checagem de pingue para ver se no LINK tal ele tem navegação, caso não tenha o mesmo para ou se voltar ele ativa. Quando ele para quem assumi todo o trafégo é o meu Link principal, o Ip Route coloquei os DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 apenas para checagem só isso que ele faz nada mais, na hora que ele não encontra resposta desativa e automaticamente redireciona o tráfego para a Rota Principal até as outras voltarem.
    Quanto a pergunta dos comentário não entendi sua posição, me explique melhor.
    Até mais!

  8. #668

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    cadê o amigo SCAN para fazer mais essa atualização no programa!!

  9. #669

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Pessoal, bom dia!
    Estou tentando realizar a seguinte configuração:

    tenho 2 links adsl:
    192.168.2.1-2mb
    192.168.1.1-11mb
    estou com ip estático nesses modens, pois eles são wifi, e como utilizo para outras funções gostaria de deixalos como ip fixo.

    tenho 2 clientes via wifi em um roteador tplink com uma antena direcional.

    qual seria meu propósito, usar um load balance, limitador de banda por cliente e futuramente usar autentificação cliente em pppoe, ou algo do genero.

    Porem, usando o programa, não consegui fazer com que funcione o load balance.
    gostaria inclusive que a rb750g, fosse o servidor dhcp da rede, o que não consegui de maneira alguma.

    Alguem pode me dar uma luz?

  10. #670

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    ótimo eim...meus parabés...só faltou para netvirtua, ou seja dhcp client!
    Grato,

  11. #671

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    pô lê o topico desde o começo que vc vai saber o que fazer!!

  12. #672

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Pessoal, li todo o tópico e não achei nada a respeito... tenho 3 pcc já rodando com o script gerado pelo programa do scan... todos funcionam muito bem, 100%. Só que em 1 desses balanceamentos (um link de rádio, e uma adsl ambos com pppoe) tem uma vpn usando o protocolo l2tp. Essa vpn se conecta no link de rádio e as 2 pontas tem ip fixo. Quando estou com os 2 links ativos, nao funciona a vpn, nao conecta. Então estou com o link de adsl desativado no momento, só usando o rádio e com a vpn funcionando. Tentei criar a regra no address Lists pro ip cliente da vpn sair só pelo link de rádio mas pelo que vi "o buraco é mais embaixo"hehe... ele cria uma nova interface"l2tp" e nao funcionou a regra...

    Alguem sabe de alguma solução p/ isso? São 2 clientes que conectam nessa vpn, ai nao posso fazer o server na outra ponta, pq os links sao pequenos e o maior tá aqui onde tem o pcc.

  13. #673

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    não entendi bulufas nenhuma, vc tem clientes dentro do seu load???

  14. #674

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    tenho o load balance funcionando e escutando requisições l2tp, tem 2 clientes dessa vpn que conectam nesse load, mas não funciona, tenho que deixar só a wan principal ativa, pra aonde os clientes da vpn apontam.

  15. #675

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Duvida tosca:

    Tenho 4 link adsl:
    1° devo criar uma rede e add os 4 link!?
    ou
    2° Devo criar 4 rede e add 1 link por rede?

    Ps: Fiz como a opçao 1 e esta funcionando sussa... É apenas para desencargo de consciencia...

  16. #676

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Olá, amigo você criar uma Rede de Saída e Balancear 4 Links de entrada.

  17. #677

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Entao freitascs, foi isso que fiz 1 rede ex:
    1 Rede tendo como gate 192.168.254.1 e nela add os 4 link
    ps: Usando both-addresses-and-ports achei que o desempenho e nivelamento de link fico melhor que both-adresses

  18. #678

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    isso mesmo você está correto no que fez, e aqui eu também uso desde que botei loadbalance com both-addresses-and-ports o desempenho realmente é melhor e não dar problema ficou perfeito.

  19. #679

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Caros amigos, devo estar errando em algo. Minha situação é a seguinte. Tenho uma rb750g com configuração padrão (nova) que será o balance. Nela irei colocar um link full 3mb e 2 adsl 4mb (bridge). Para controlar os clientes uso um pc com mikrotik 5.5. Como devo configurar o programa?
    Já fiz 3 tentativas e nenhuma navegou.

    Agradeço desde já.
    Última edição por andrelch; 29-07-2011 às 00:38. Razão: faltaram informações

  20. #680

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Andre Posta o que tu vez para a galera analizar!!
    abç!