+ Responder ao Tópico

  1. Funciona sim marlon, so você fazer o calculo do pcc, se eu nao me engano voce soma eles e dividi pelo menor.

    By Pcram:

    Se tivessemos links assimétricos onde por exemplo:

    LinkX
    de 512k
    LinkY de 1024k
    LinkZ de 2048k

    somariamos todos os links e dividiriamos pelo valor do menor link então teriamos 3584k/512k=7 então teriamos 7 marcações de pcc indo de 7/0 até 7/6 das quais devemos direcionar a primeira pro link X, a segunda e terceira pro link Y e as quatro restantes para o link Z fazendo nosso sistema perfeitamente equilibrado.

  2. Uma coisa q me surgiu... em questao de quando um link cai, ai temos q ir nas regras e recalcula elas e mudar,, alguem ja monto um sistema de LINK FAILOVER? pra monitorar quando um dos links cai, ele refaz o MANGLE???? eu montei um aki, mas nao axei a formula de calcular os valores do Per Conection... pra automatico adicionar e fazer sozinho....

  3. boa noite!

    Uma pequena observação, se for usado 3, 4, 5, 6, etc links de mesma velocidade, o programa pcc vai gerar script um para um, ou seja, como todos tem mesma velocidade não tem porque fazer outros pear, mas tem um problema:
    * caso seja 3 links dedicados de 2048, não teremos nenhum problemas, mas,
    * caso seja 3 links dedicados de 2048 e 1 adsl 2048, teremos problemas por que o link adsl apessar de ser de mesma velocidade é inferior em qualidade em relação aos dedicados, ou seja, link sem garantia.
    caso o seja colocado os 3 links dedicados + 1 adsl no programa pcc, o mesmo vai gerar um para um, o que poderia acarretar lerdesa de internet pois o pcc mandaria requisições assim como ele manda para o dedicado e o adsl não iria suportar a demanda "ou garantir a velocidade", neste caso é aconselhavel que seja feito testes de velocidade no adsl e colocar no programa pcc a velocidade mais indicada para o adsl, com isso o programa pcc vai gerar os pear corretos para sua realidade...
    * caso os 3 links sejam dedicados, vc poderá ou não ter problemas, pois se vc tiver um link adsl melhor que outro pode gerar ai uma lerdeza, por isso é aconselhavel testar os 3 links adsl e verificar a capacidade dos mesmos...

    at.: Scan



  4. Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    boa noite!

    Uma pequena observação, se for usado 3, 4, 5, 6, etc links de mesma velocidade, o programa pcc vai gerar script um para um, ou seja, como todos tem mesma velocidade não tem porque fazer outros pear, mas tem um problema:
    * caso seja 3 links dedicados de 2048, não teremos nenhum problemas, mas,
    * caso seja 3 links dedicados de 2048 e 1 adsl 2048, teremos problemas por que o link adsl apessar de ser de mesma velocidade é inferior em qualidade em relação aos dedicados, ou seja, link sem garantia.
    caso o seja colocado os 3 links dedicados + 1 adsl no programa pcc, o mesmo vai gerar um para um, o que poderia acarretar lerdesa de internet pois o pcc mandaria requisições assim como ele manda para o dedicado e o adsl não iria suportar a demanda "ou garantir a velocidade", neste caso é aconselhavel que seja feito testes de velocidade no adsl e colocar no programa pcc a velocidade mais indicada para o adsl, com isso o programa pcc vai gerar os pear corretos para sua realidade...
    * caso os 3 links sejam dedicados, vc poderá ou não ter problemas, pois se vc tiver um link adsl melhor que outro pode gerar ai uma lerdeza, por isso é aconselhavel testar os 3 links adsl e verificar a capacidade dos mesmos...

    at.: Scan
    Cara isso ja foi comentado no topico, so le ele amigo.. mas vlw a observaçao novamente... SeRA q alguem conseguiu gerar o script pra monitorar? eu consegui as regras, mas nao a regra ou formula que calcula os valores do Peer Conection.

  5. Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Cara isso ja foi comentado no topico, so le ele amigo.. mas vlw a observaçao novamente... SeRA q alguem conseguiu gerar o script pra monitorar? eu consegui as regras, mas nao a regra ou formula que calcula os valores do Peer Conection.
    kkkkkkkkkk Eu acho que vc que não leu todo o topico.. Pois foi criação do Scan.. Hauehauhe.. Só pra esclarecer ainda não testei o programa.. Mas pelo que li ta muito show.. Vle mesmo Scan pela dedicação

  6. Citação Postado originalmente por xtremejack Ver Post
    kkkkkkkkkk Eu acho que vc que não leu todo o topico.. Pois foi criação do Scan.. Hauehauhe.. Só pra esclarecer ainda não testei o programa.. Mas pelo que li ta muito show.. Vle mesmo Scan pela dedicação
    Se nao me entendeu colega... nao falei do Script pra fazer o PCC, falei do Script ou formula, pra CALCULAR OS LINKS ATIVOS, e ADICIONAR eles no valor do PCC, tipo, quando cai um link, o scrip ve q ele caiu e refaz as configuraçoes....



  7. Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Se nao me entendeu colega... nao falei do Script pra fazer o PCC, falei do Script ou formula, pra CALCULAR OS LINKS ATIVOS, e ADICIONAR eles no valor do PCC, tipo, quando cai um link, o scrip ve q ele caiu e refaz as configuraçoes....
    Blz.. Entendido;; Pra refazer o balanceamento das cargas nos links ativos.. Boa;;

  8. Uma das melhores ideias que ja vi. Muito bom o programa. Não sou programador, minha especialidade é redes, mais gostaria de me candidatar para ajudar a homologar as versões de teste. Caso precise de ajuda é claro.
    Excelente trabalho.

  9. Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Bom dia pessoal
    Mais algumas alterações para melhorar ainda mais o programa:

    # Alterações no codigo gerado:
    1 - Nas regras /ip firewall mangle, onde action=mark-connection , adicionado a opção connection-state=new , isto corrige possives falhas na navegacão e ainda permite redirecionamento de portas para todos os links.
    /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no in-interface=link1 connection-state=new new-connection-mark=ether2_conn passthrough=yes
    /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 connection-state=new new-connection-mark=ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/0

    2 - Nos scripts, corrigido erro, onde estava disable=yes o correto é disabled=yes
    /system script add name=Link1Dow policy=\ ftp,reboot,read,write,policy,test,winbox,password,sniff,sensitive source="\ /ip firewall filter set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\ \n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\ \n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\ \n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;"

    3 - Recomendado utilizar a versão 4.x do Mikrotik para um excelente rendimento do balanceamento PCC, de preferencia a versão estável mais recente possível. A versão 4.x teve o pacote routing atualizado, com algumas melhorias.
    Bom dia amigo primeiramente parabéns pelo seu trabalho...

    Estou fazendo uns teste aki e percebir ki este errozinho citado acima não foi corrigido na versão nova...

    seria interesante se vc add tb a regras de agendamento para o script ... Pelo ki entendir este script e para quando um link cair o outro asumir correto ? mas quando o link volta ele joga ele denovo tb ???



  10. Citação Postado originalmente por eduarlei Ver Post
    Bom dia amigo primeiramente parabéns pelo seu trabalho...

    Estou fazendo uns teste aki e percebir ki este errozinho citado acima não foi corrigido na versão nova...

    seria interesante se vc add tb a regras de agendamento para o script ... Pelo ki entendir este script e para quando um link cair o outro asumir correto ? mas quando o link volta ele joga ele denovo tb ???
    Esse script ativa e desativa a regra do MANGLE, quando o link cai certo... mas nao calcula os valores do Peer Conection, la tem q ser manualmente trocado, sera q nao tem uma formula pra montar um script pra fazer isso, so falta isso pro programa fica show... to procurando e testando aki mas ate agora nada..

  11. Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Pessoal, estou testando aqui uma forma de redirecionar alguns sites, youtube por exemplo, para qualquer link que eu queira e está dando certo, mas como minha rede é pequena, com poucos clientes, não tenho certeza de seu real aproveitamento. Vou postas aqui as regras para analise , e se estiverem corretas , poderão ser incluidas no programa.

    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="WINDOWS UPDATE LINK 2" \
    content=windowsupdate.com disabled=no in-interface=ether5 \
    new-routing-mark=to_ether2adsl passthrough=yes
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Orkut Link 1" content=\
    orkut.com disabled=no in-interface=ether5 new-routing-mark=to_ether1adsl \
    passthrough=yes
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Youtube link 2" content=\
    youtube.com disabled=no in-interface=ether5 new-routing-mark=\
    to_ether2adsl passthrough=yes

    Aparentemente as regras estão funcionando por aqui, mas sou iniciante no MK para avaliar com precisão
    Amigo estou tentando usar estas regras aki nas não seta fucionando não.. ela vai depois de qual regras ?

    Teria como criar uma regra ki e so add os sites para ser redirecionado para um determinado link no Address Lists... ???

  12. Citação Postado originalmente por eduarlei Ver Post
    Amigo estou tentando usar estas regras aki nas não seta fucionando não.. ela vai depois de qual regras ?

    Teria como criar uma regra ki e so add os sites para ser redirecionado para um determinado link no Address Lists... ???
    Coloquei estas regras acima de todas, mas como disse, minha rede é pequena , não sei se com uma rede maior funcionaria a contento. Para sites com o IP conhecido , é só acrescentar na address list , mas o youtube não se encaixaria devido ao número enorme de servidores



  13. Minha rede tb e pequena e não fuciono esta regra...

    Alguém tem alguma solução melhor ???

  14. Essas regras funcionando pra 2 ou mais links. pow.. o q da de erro pra vc eduarlei?

  15. com testes ki fiz aki coloquei ela em baixo estou testando com ela encima das regras do pcc..

    Ve se estou certo.. estou usando esta regra ki para redirecionar o link para um derteminado site.. esta certo ?

    add action=mark-routing chain=prerouting comment="FORA DO LOADBALACED LINK-2" disabled=no dst-address-list=Link-2 \
    in-interface=Local new-routing-mark=to_Link-2 passthrough=yes



  16. boa tarde Eduarlei!

    Tipo, o código gerado pelo programa é para ser utilizado em uma máquina a parte ou RB, e não em seu MK principal, pois a lógica é usar um pc ou RB somente para o balanceamento e depois conectar no pc que controla sua rede PCC -> MK principal -> rede clientes, o programa gera script para o loopback "ou seja, sites que vc deseja que não passa pelo pcc e sim pela rota principal", no programa basta marcar a opção para que o programa gere o mesmo, caso o que deseja é realmente definir qual rota cada site deve ir, este programa não gera script para esta função, pois sai do foco de balanceamento dinamico e o que vc quer é stático..

    t++

  17. boa tarde Eduarlei!

    quanto as correções sitadas a cima, estarei analizando e adicionando as mesmas...

    t++

  18. Citação Postado originalmente por eduarlei Ver Post
    com testes ki fiz aki coloquei ela em baixo estou testando com ela encima das regras do pcc..

    Ve se estou certo.. estou usando esta regra ki para redirecionar o link para um derteminado site.. esta certo ?

    add action=mark-routing chain=prerouting comment="FORA DO LOADBALACED LINK-2" disabled=no dst-address-list=Link-2 \
    in-interface=Local new-routing-mark=to_Link-2 passthrough=yes
    TA certo amigo ai na ADRESS LIST, vc coloca os sites q vc nao quer q passe pelo balance. Essa regra ai é uma das formas d fazer isso, ta certo. Mas em Rotas temq ta fazendo marcaçao.



  19. scan, eu uso um servidor so para load balancer aki mas nada nele.

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    TA certo amigo ai na ADRESS LIST, vc coloca os sites q vc nao quer q passe pelo balance. Essa regra ai é uma das formas d fazer isso, ta certo. Mas em Rotas temq ta fazendo marcaçao.
    Muito obrigado amigo... fiz os testes a aki e esta 100% fucionando...

    Outra coisa "lacierdias" se não sabe responder fica queto ki e bem melhor do q ja sair criticando quem vc não conhece, tive uma duvida e axei melhor compartilha aki no tópico, visto ki esta duvida outra pessoa pode ter tb, e ja tendo a solução aki fica melhor, este forum e para compartilha conhecimentos e não criticas.

    Valeu "lacierdias".

  20. bom dia!
    se entendi a pergunta, ao adicionar o site na Address List, a regra que fica em Mangle vai aceitar os endereços contidos em Address List na rota principal, onde a mesma não é preciso criar pois é a rota que fica sem marcação em ip router "ou seja, tudo que não cai no filtro do mangle, vai para rota principal", fassa o teste e adicione o site meuip.com.br na address list, vc vai verificar que o ip que vai aparecer neste sita vai ser sempre o da sua rota principal....

    t++






Tópicos Similares

  1. Respostas: 24
    Último Post: 25-03-2014, 07:52
  2. script para gerar tabelas dos logs???
    Por tomelin no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 26-06-2006, 09:25
  3. programa para testar segurança do firewall
    Por johnny no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 01-11-2005, 13:48
  4. problemas para gerar modulo do tomcat
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 03-09-2004, 10:07
  5. Programa para gerenciar configuração!!!
    Por Algoritmo_PB no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 24-07-2004, 15:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L