+ Responder ao Tópico



  1. #261

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Estao certas colega, esse sistema de CONTENT, é bom pra isso. mas se vc usa Balanceamento, pq marcar Rotas pra alguns sites?? vc tendo o mesmo link do mesmo tamanho nao compensa dexa tudo junto? mas cada caso é um caso...
    Pensei nesse material, por que , sempre temos que passar algumas coisas pela rota default, o que faz um link ter um consumo maior do que outros, então serviria para equilibrar o consumo entre links, e ainda nos dá para direcionar algo considerado como lixo para uma ADSL permanentemente e coisas do tipo. Serviria como ajuste fino. No Programa , a address list conta com videos do terra, globo e com rapidshare, o que fará o consumo deste link subir.

  2. #262

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    So lembrando o content verifica cada pacote que passa pelo mikrotik, e fazendo o nivel de processamento subindo um pouco.

  3. #263

    Padrão Re: Balaceamento para até 4 Links sem dor de cabeça

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Para os iniciantes ou aqueles que tem problemas para balancear sua linhas dedicadas, ou ainda ADSL, até 4 . Indico o balanceador da TP-LINK - TL-R488T, extremamente estável, possui um bom processador interno de 533Mhz, e tambem se ajusta às variações dos link's principalmente ADSL ! Excelente produto ja usei em diversas situações e todos até hoje sem problemas !
    Paulo, ele trabalha com rotas estáticas ou dinâmicas?

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Sem problemas é o MAGIK WAN to LAN ! da Softwaredesigns USA. Ja fiz LC de até 18 modemns com ele e não tem qualquer tipo de problemas com sites de Segurança ! ou MSN !
    Este soft eu não consegui abri o site deles.
    Tem algum outro lugar para baixar? Eu não achei.

  4. #264

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Sei como a regra content aumenta o consumo de processamento, por isso estou testando a melhor configuração para equilibrar os links e ter a menos quantidade de regras deste tipo. No momento de pico , meu consumo de processamento está por volta de 7% em média com 200 p/s

  5. #265

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Sei como a regra content aumenta o consumo de processamento, por isso estou testando a melhor configuração para equilibrar os links e ter a menos quantidade de regras deste tipo. No momento de pico , meu consumo de processamento está por volta de 7% em média com 200 p/s
    7% numa soma do processador q vai a 100%, nao é quase nada, ai varia da maquina, o q nao pode, é usar como servidor um K7, rs... q ja vi muitos usando.

  6. #266

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Bom voltando a TONA, o balanceamento PCC, eu tive um problema e nao sei a soluçao correta.
    Estrutura:
    LinkA = dedicado 2 megas
    LinkB = adsl 1 mega
    LinkC = adsl 4 megas
    Pelo balanceamento PCC, usamos em mangle prerouting o esquema de 3/0, 3/1, 3/2 certo.. na marcaçao de pacotes, no perr connection...
    Bom sendo um link de 2, outro de 1, e outro de 4, o certo nao é fazer na soma de links... em vez de 3 PCC, somar por MEGA, sendo no total 7 megas ai sim dividir no PCC pra q utilize certo o calculo dele??
    EU fiz isso aki, utilizando 7 marcações, fico bom, o uso fico por igual, so q duns dias pra ca, a erro de navegaçao, paginas nao abrem as vezes, ai voltei pra somente 3 rotas e nada.

  7. #267

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Realmente não gosto de usar K7 para server, heheheheh, esse processamento é na RB750 que só faz o balance por PCC. Como server prefiro a linha da Intel. Como tenho menos de 100 clientes , uso a carroça de um Celeron 2 GHz com 512 de RAM. Nesta máquina faço todo o resto, hotspot, firewall, webproxy(10Gb somente), etc, com somente 20% de processamento o que não está mal, heheh. Estou investindo primeiro na aquisição de link dedicado, o que está muito dificil pelo preço que estão me ofertando, depois de adquirir o link, vou investir num RB1000 e num cache externo. Quero sair primeiro do ADSL para poder me legalizar

  8. #268

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Um detalhe nas minhas configurações do PCC:

    usando both address and ports, tive problemas com páginas não atualizando e não encontradas, passei a utilizar dst address and port e o problema foi solucionado

  9. #269

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Um detalhe nas minhas configurações do PCC:

    usando both address and ports, tive problemas com páginas não atualizando e não encontradas, passei a utilizar dst address and port e o problema foi solucionado
    Aqui utilizo Both Adress somente. Tava normal, mas duns dia pra ca vi q paginas nao abriam, ai reduzi de 7 balancemento pra somente 3. Só um detalhe, em Rotas, sao marcadas 3, e em Marcaçao de Rotas 3 tbm, ai criei a mais na marcaçao de Rotas, pra usar a mesmas criadas ja, so as 3... sera q tenho q cria 7 marcaçoes, ??? essa é a duvida.

  10. #270

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Bom voltando a TONA, o balanceamento PCC, eu tive um problema e nao sei a soluçao correta.
    Estrutura:
    LinkA = dedicado 2 megas
    LinkB = adsl 1 mega
    LinkC = adsl 4 megas
    Pelo balanceamento PCC, usamos em mangle prerouting o esquema de 3/0, 3/1, 3/2 certo.. na marcaçao de pacotes, no perr connection...
    Bom sendo um link de 2, outro de 1, e outro de 4, o certo nao é fazer na soma de links... em vez de 3 PCC, somar por MEGA, sendo no total 7 megas ai sim dividir no PCC pra q utilize certo o calculo dele??
    EU fiz isso aki, utilizando 7 marcações, fico bom, o uso fico por igual, so q duns dias pra ca, a erro de navegaçao, paginas nao abrem as vezes, ai voltei pra somente 3 rotas e nada.
    Eu estou com um dedicado e duas adsl todos da mesma capacidade. Mas tambem em alguns tem dado estas mensagens. E nunca chegou no limite da capacidade somada dos 3 links.
    O que fiz ontem foi diminuir o valor do burst, que estava bem generoso. Parece que ficou mais estável. Mas o burst não teria nada a ver com as regras do balanceamento.

  11. #271

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estou com um dedicado e duas adsl todos da mesma capacidade. Mas tambem em alguns tem dado estas mensagens. E nunca chegou no limite da capacidade somada dos 3 links.
    O que fiz ontem foi diminuir o valor do burst, que estava bem generoso. Parece que ficou mais estável. Mas o burst não teria nada a ver com as regras do balanceamento.
    Obrigado pela dica.. é realmente o Bust nao tem haver com Balance... mas vo observa isso aki, so q ta dificil eu saber aki. pq utilizo links de valores diferentes..

  12. #272

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    O burst pode influenciar a abertura de páginas se um dos links do balance estiver congestionado, no começo passei por isso, um link ia a full momentâneamente e quem estava direcionado a este link parava de navegar até descongestionar, monitorei os links individualmente e vi que o link 1 estava congestionando em momentos de pico, por isso usei a regra content para direcionar uns serviços para o link 2 e parou , se diminuir o burst vai acontecer o mesmo.

  13. #273

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    O burst pode influenciar a abertura de páginas se um dos links do balance estiver congestionado, no começo passei por isso, um link ia a full momentâneamente e quem estava direcionado a este link parava de navegar até descongestionar, monitorei os links individualmente e vi que o link 1 estava congestionando em momentos de pico, por isso usei a regra content para direcionar uns serviços para o link 2 e parou , se diminuir o burst vai acontecer o mesmo.
    Esta pode ser uma possibilidade. Mas quando saber se um adsl da vida está congestionado? Na verdade não podemos contar com os picos dele. Por isso que o AKA havia sugerido baixar o valor do adsl no somatório.
    Aqui os adsl raramente chegam no pico. Mas como eles não tem garantia de banda, na verdade perdemos os parâmetros.

  14. #274

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    1929, lidar com adsl é muito complicado causa das variações aqui também utilizo os adsl pra loadbalance em pcc, so que ate hoje não apresentou nenhum problema. Aqui os adsl é de 4 megas, eu conto como 2 megas. Mais mesmo assim quando a velocidade cai la para os 10% de banda garantida fica tudo lento de qualquer jeito, rsrs. Mais quando ta bom fica uma beleza. Muito complicado lidar com adsl.

  15. #275

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Meu problema agora com balance PCC, é q utilizo repetiçao das regras pra somar na quantidade dos links, como eu disse antes, so q surgiu a duvida, como tenho 3 links, marco a rota 3x.. e no prerouting, no PCC, eu faço 7 classificaçao. Sendo o LinkA = 2 megas eu repito ele 2x, o LinkB=4megas, repito 4x, e o LinkC=1mega, dexo 1x.... totalizando 7 PCC,, o problema é q marco a rota somente 3x, um pra cada link, queria ver se preciso marca 7x, ou so as 3 estao corretas????
    Código :
     /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=input connection-state=new disabled=no in-interface=LinkA new-connection-mark=etherA_conn passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=input connection-state=new disabled=no in-interface=LinkB new-connection-mark=etherB_conn passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=input connection-state=new disabled=no in-interface=LinkC new-connection-mark=etherC_conn passthrough=yes
     
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=etherA_conn disabled=no new-routing-mark=to_LinkA passthrough=no
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=etherB_conn disabled=no new-routing-mark=to_LinkB passthrough=no
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=etherC_conn disabled=no new-routing-mark=to_LinkC passthrough=no
     
    # Inicio do PCC #
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/0
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/1
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkB_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/2
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkB_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/3
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkB_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/4
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkB_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/5
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes 
     
    per-connection-classifier=both-addresses:7/6
     
    # Saida do PCC
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=LinkA_conn disabled=no in-interface="ether1-Clientes" new-routing-mark=to_LinkA passthrough=no
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=LinkB_conn disabled=no in-interface="ether1-Clientes" new-routing-mark=to_LinkB passthrough=no
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=LinkC_conn disabled=no in-interface="ether1-Clientes" new-routing-mark=to_LinkC passthrough=no

  16. #276

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Aqui o ADSL é relativamente estável, tenho dois de 1 mbps que estão sempre na casa de 900kbps e utilizo este valor para os calculos do PCC, mas temos a possibilidade de variações malucas do ADSL, essas não tem como se precaver mesmo , heheheh

    aka, não seria algo deste tipo?????

    LinkA = dedicado 2 megas 7/4
    LinkB = adsl 1 mega 7/6
    LinkC = adsl 4 megas 7/0

    Eu também não entendi muito bem como se faz a distribuição das conexões, estendi desta maneira:

    conexões 0,1,2,3 para o link C, conexões 4,5 para o link A e conexão 6 para o link B.

    Veja bem , meu entendimento pode estar errado, foi como eu entendi o funcionamento do PCC

  17. #277

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Isso mesmo amigo o calculo, como tenho um link de 1 mega, e os outros acima, calculo tudo pra 1 mega, entao repetindo isso ai, LinkC, 0 1 2 3, LinkA 4, 5 linkB 6.

  18. #278

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkC_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/0

    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/4

    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkBconn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/6


    Então as regras ficariam assim, no meu entender

  19. #279

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Isso mesmo, so q tenho q por 7/1, 7/2, 7/3 e 7/5 tambem,,, mas o problema nao esta ai no PCC, dequise minha duvida nao esta ai, sendo q eu uso 3 Links, e to balanceando em 7 marcaçoes, eu fiz a 7/1, 7/2 usar a ROTA e marcaçao do LinkC, fiz a 7/5 usar a Marcaçao de ROTA e Pacote da LinkA... é justamente essa duvida minha, aki funciono ate esses dias, mas agora da erro, em alguns sites nao abre, ai tenho q tira eles do balanceamento, pra passa direto por um so link... Ai vem a duvida, ta certo faze igual eu fiz, ou tenho q cria marcaçoes secundarias pra da to tanto q eu quero no caso 7 ?? la em MANGLE em INPUT e OUTPUT, e PREROUTINJ OUT-PUT,.. éssa é minha duvida.

  20. #280
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    se eu fizer com um adsl e um dedicado vai funcionar ?!