+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Preço de licença SCM pode cair de R$ 9 mil para R$ 1,2 mil

    é isso mesmo galera recebi a notícia hoje e ai será que isso realmente vai acontecer e até onde será bom para a gente?

    segue a notícia:

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prepara um novo regulamento para incentivar pequenos provedores de internet que queiram entrar no setor de telecomunicações com licenças de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Para essas empresas, o órgão estuda redução do preço das autorizações, que atualmente custam cerca de 9 mil reais e que podem cair para até 1,2 mil reais, dependendo da área de cobertura.

    O SCM é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, que pode ser prestado em âmbito regional, nacional e internacional, no regime privado. Os credenciados podem ofertar aos assinantes capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios de uma área de prestação de serviço.

    A revisão do regulamento de licenças SCM é uma proposta da conselheira da Anatel, Emília Ribeiro, que está fazendo um estudo para diferenciar preços para compra de concessões nacionais ou regionais nessa área. Atualmente, o valor é o mesmo, independente da área de cobertura.
    Emília informa que o objetivo da proposta é reduzir os valores para provedores que atuam em cidades pequenas. Segundo ela, o custo poderá cair para até 1,2 mil reais, em caso de cidades com 30 mil habitantes.
    A conselheira está sugerindo também que haja menos exigências para a liberação das concessões SCM para pequenos provedores. Emília dá o exemplo da necessidade de instalação de linha 0800 para atendimento de consumidores. Provedores regionais poderão ter obrigações diferentes dos que têm cobertura nacional.
    Parte do plano nacional de banda larga
    Com essas alterações, a conselheira da Anatel espera ampliar o número de prestadores de SCM no Brasil e estimular empresas que atualmente oferecem esses serviços de forma clandestina. De acordo com a Anatel, foram expedidas 1,5 mil concessões para atuação nessa área, incluindo grandes provedores, departamentos estaduais de trânsito e de polícia, além de universidade.
    Porém, Emília estima haver atualmente pelo menos outros 2 mil provedores ofertando SCM de forma ilegal. Com a revisão da regulamentação, a Anatel espera que o número de provedores aumente para 5 mil até o final de 2010.
    A conselheira da Anatel destaca que esses provedores são importantes para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que está sendo preparado pelo governo federal. “São eles que vão entregar a última milha e não adianta construir estradas sem pavimentar as ruas”, compara a técnica.
    O novo regulamento para concessão de SCM deverá passar pela Advocacia Geral da União (AGU) para receber parecer jurídico e depois pelo Conselho da Anatel para entrar em consulta pública. Emília acredita que as mudanças entrarão em vigor no segundo semestre.


    Fonte: Preço de licença SCM pode cair de R$ 9 mil para R$ 1,2 mil - Telecom - COMPUTERWORLD



  2. #2

    Padrão

    hahahahaha, agora é que vai ficar lindo.
    as frequencias 2.4 e 5.8 já estão uma p*** sem tamanho, mesmo a licença custando hoje 9.000 a galera age ilegalmente e espalha amplificador por tudo.
    com scm por 1.200 os zezinhos de padarias vão se multiplicar piorando as interferencias.
    vai ter engraxate carregando AP em sua caixinhas de engraxate.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ewaristho Ver Post
    hahahahaha, agora é que vai ficar lindo.
    as frequencias 2.4 e 5.8 já estão uma p*** sem tamanho, mesmo a licença custando hoje 9.000 a galera age ilegalmente e espalha amplificador por tudo.
    com scm por 1.200 os zezinhos de padarias vão se multiplicar piorando as interferencias.
    vai ter engraxate carregando AP em sua caixinhas de engraxate.
    Veja por outro lado, uma vez legalizados serão fiscalizados. Hoje muitos desses "zezinhos" não são nem localizados.

    A notícia em si já está velha, somente foi ligeiramente atualizada com a sua relação com o PNBL e um possível prazo para o segundo semestre, afinal estamos em ano eleitoral.

    O que preocupa é que nenhuma menção é feita sobre a facilitação de obtenção da interconexão. As alterações ajudam os pequenos provedores a se legalizarem junto a Anatel, mas sem algumas alterações adicionais, continuarão irregulares junto aos fornecedores de interconexão, usando adsl.

    A menos que o preço do link caia substancialmente...

  5. #5

    Padrão

    Eu acho que vai demorar , pois esse ano é eleitoral, e o ano que vem acho muito pouco provavel que saia isso.

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Veja por outro lado, uma vez legalizados serão fiscalizados. Hoje muitos desses "zezinhos" não são nem localizados.

    A notícia em si já está velha, somente foi ligeiramente atualizada com a sua relação com o PNBL e um possível prazo para o segundo semestre, afinal estamos em ano eleitoral.

    O que preocupa é que nenhuma menção é feita sobre a facilitação de obtenção da interconexão. As alterações ajudam os pequenos provedores a se legalizarem junto a Anatel, mas sem algumas alterações adicionais, continuarão irregulares junto aos fornecedores de interconexão, usando adsl.

    A menos que o preço do link caia substancialmente...
    Com certeza vai melhorar sim, concordo com você plenamente,uma vez fiscalizados terão que usar TUDO homologado e ainda nas especificaçoes de potencia como manda a regulamentaçao, sem bem que ja vi por ai alguns usando potencias mais altas que o permitido, mais nada que uma boa explicaçao e conversa nao resolva.

    Creio que o link caira de preço pois a demanda será alta,ja temos empresas fornecendo link aqui em São Paulo a uns 300 reias o mega, mais sem ultima milha, o que vai tornar o custo um pouco mais alto dependedno da regia a ser atendida mais creio que a tenmdencia será baixar mais um pouco.

    Abraços a todos

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Creio que o link caira de preço pois a demanda será alta,ja temos empresas fornecendo link aqui em São Paulo a uns 300 reias o mega, mais sem ultima milha, o que vai tornar o custo um pouco mais alto dependedno da regia a ser atendida mais creio que a tenmdencia será baixar mais um pouco.
    Temo que o caso de São Paulo não seja o padrão para o resto do país. Em São Paulo existe infraestrutura, escala (quantidade de clientes) e um certo nível de concorrência. Imagine no interiorzão, onde não existe nada disso.

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Temo que o caso de São Paulo não seja o padrão para o resto do país. Em São Paulo existe infraestrutura, escala (quantidade de clientes) e um certo nível de concorrência. Imagine no interiorzão, onde não existe nada disso.
    Sim com certeza Lauro, mais veja por este lado, conheço uma pequena parte do interior, a maioria de provedors que conheço nao são legalizados, talvez com isso, vao se legalizar e vão começar a procurar meios de conseguir link, até podem montar estrutura pra faze-lo, se juntando, talvez seja uma saida.

    Mais isso só o tempo dirá, vamos ver o que acontece, espero que eu nao estejha sendo otimista demais.

    Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ewaristho Ver Post
    hahahahaha, agora é que vai ficar lindo.
    as frequencias 2.4 e 5.8 já estão uma p*** sem tamanho, mesmo a licença custando hoje 9.000 a galera age ilegalmente e espalha amplificador por tudo.
    com scm por 1.200 os zezinhos de padarias vão se multiplicar piorando as interferencias.
    vai ter engraxate carregando AP em sua caixinhas de engraxate.
    O que isso tem a ver? Se o cara tiver irregular mesmo tendo licença ele está errado.

  10. #10

    Padrão

    eu acho isso muito bom, primeiro que vai diminuir a burocracia, 2º que vai aumentar a fiscalização.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Sim com certeza Lauro, mais veja por este lado, conheço uma pequena parte do interior, a maioria de provedors que conheço nao são legalizados, talvez com isso, vao se legalizar e vão começar a procurar meios de conseguir link, até podem montar estrutura pra faze-lo, se juntando, talvez seja uma saida.
    Mais isso só o tempo dirá, vamos ver o que acontece, espero que eu nao estejha sendo otimista demais.
    Os provedores se juntando para incrementar a malha e cobertura em relação ao fornecimento de links pode ser que dê certo sim. O que não acredito é que os grandes fornecedores façam investimentos nesse sentido.

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Os provedores se juntando para incrementar a malha e cobertura em relação ao fornecimento de links pode ser que dê certo sim. O que não acredito é que os grandes fornecedores façam investimentos nesse sentido.
    Bom ai ja nao tenho no que discordar.

  13. #13

    Padrão

    em relaçao a fiscalizaçao eu duvido muito que melhore pq mesmo hj vc faz a denuncia e eles demoram muito tempo pra ir isso quando vao pq oq eles querem sao os caras grandes que tem escritorio montado e ta tirando a licença pq é outra coisa que o povo nao faz é 1º ir atras da licença pra depois começar a trabalhar os caras preferem ficar ilegais pra depois de ser fiscalizados poder correr atras chingando os fiscais nao é defendendo os fiscais nao mais se vc andar direito eles vem fazem o serviço e vao embora agora com este novo plano vai ficar um tal denunciar nego aq e ali que eles vao ficar loucos vao ter que colocar mais gente pra trabalhar ai quero so ver oq vai acontecer.

  14. #14

    Padrão

    Não é preocupante a SCM de milão, os clandecos podem até regularizar mais ainda vão continuar vendendo ADSL maldita anatel que ao invés de inventar MODA não faz uma lei para que as TELES sejam obrigadas a fazer um preço adequado para o mercado, o problema não é os 9 mil da SCM o problema é pagar cerca de 1300 reais o mega de internet... Provedor que esta começando não tem condições de pagar 20 mega de cara para baratear o link... Vamos ver o que vai dar, o bom é que vários vão regularizar sendo mais fácil de denunciar e indentificar em caso de problemas.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não é preocupante a SCM de milão, os clandecos podem até regularizar mais ainda vão continuar vendendo ADSL maldita anatel que ao invés de inventar MODA não faz uma lei para que as TELES sejam obrigadas a fazer um preço adequado para o mercado, o problema não é os 9 mil da SCM o problema é pagar cerca de 1300 reais o mega de internet... Provedor que esta começando não tem condições de pagar 20 mega de cara para baratear o link... Vamos ver o que vai dar, o bom é que vários vão regularizar sendo mais fácil de denunciar e indentificar em caso de problemas.

    Apóio o amigo Everton e assino embaixo, na minha região só a OI vende link, 1mb é mais de 4 mil mensais, o vélox é 99 o mega. Não dá pra concorrer, não dá pra ter lincença num cenário desses. Meu sonho é ter a licença pra dormir tranquilo, a esperança agora é o link via satélite da O3B, vamos ver se sai e quando sai.

    Quem tiver interesse ou souber de mais alguma coisa posta aí.

    Link: https://under-linux.org/f197/preco-d...12/index2.html

  16. #16
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Realmente como o Lauro falou o que vai dificultar mesmo será o link, pow mais ja foi falado trocentas vezes aqui no forum, tanto pelo Kleber e por outros que nao me lembro agora, só sabemos chorar, reclamar que agora lascou, agora isso agora aquilo, mais nao mexemos uma palha pra melhorar, vejo de vez em quando alguem aumentar os clientes, conhecer rede de fulano de tal vizinho do lado de la, outro do lado de cá, mais nao pensamos em fazer uma malha pra link, montar uma estrutura para provedores,se cada um que é proximo do outro (cidade vizinha) etc, se juntasse e começasse a montar uma malha dessas imagina quao grande seria a concorrencia com as grandes, mais isso é so um sonho meu neh, pois quando vemos o concorrente aumentando queriamos que ele caisse, em vez de se tonar uma grande rede.

    Meio confuso o que eu disse, espero que entendam, e que isso tambem nao tem a ver com o pessoal do forum, falo por experiencia propria.


    Abraços a todos

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Realmente como o Lauro falou o que vai dificultar mesmo será o link, pow mais ja foi falado trocentas vezes aqui no forum, tanto pelo Kleber e por outros que nao me lembro agora, só sabemos chorar, reclamar que agora lascou, agora isso agora aquilo, mais nao mexemos uma palha pra melhorar, vejo de vez em quando alguem aumentar os clientes, conhecer rede de fulano de tal vizinho do lado de la, outro do lado de cá, mais nao pensamos em fazer uma malha pra link, montar uma estrutura para provedores,se cada um que é proximo do outro (cidade vizinha) etc, se juntasse e começasse a montar uma malha dessas imagina quao grande seria a concorrencia com as grandes, mais isso é so um sonho meu neh, pois quando vemos o concorrente aumentando queriamos que ele caisse, em vez de se tonar uma grande rede.
    É um desabafo coerente.

    Eu cheguei a pensar, acho que até sugerir, que se montasse um mapa com o posicionamento e algumas informações de cada provedor interessado em montar e participar de uma rede semelhante a essa que propõe. Não é uma tarefa fácil, mas possível.

    Eu, especificamente, não tenho interesse pois não sou e nem trabalho num provedor. Eu sou usuário de Mikrotik, uso em uma Lan House e cheguei a estudar sobre Wireless por causa de um projeto que não concretizou, justamente por falta de link. Desistimos.

    Mas desde então me mantenho atualizado e ajudo sempre que posso. Seja via meu site seja respondendo e dando pitacos.

    Se quiser que esse sonho saia do papel tem que começar por juntar os provedores (Kleber!) e mapear a localização de todos para incentivar os contatos, negociações e "soma" dos links...

    Mais sonho?

  18. #18

    Padrão Re: Preço de licença SCM pode cair de R$ 9 mil para R$ 1,2 mil

    Alguma noticia sobre a queda do valor pessoal?

  19. #19

    Padrão Re: Preço de licença SCM pode cair de R$ 9 mil para R$ 1,2 mil

    Amigos do fórum...

    O que nós podemos esperar desse PNBL? A redução do valor do link vai ser mesmo colocada em prática? Quando foi anunciado esse PNBL foi feito um estardalhaço, como se fosse uma coisa que iria começar no mês, e que portanta, tínhamos que estar preparados?

    O que nós, provedores iniciantes, que lutam para um dia ter nossa licença própria, podemos esperar?


    Obrigado e forte abraço.

  20. #20

    Padrão Re: Preço de licença SCM pode cair de R$ 9 mil para R$ 1,2 mil

    Alguem sabe de alguma novidade ?