+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    Bom Dia a todos,

    Estou passando por uma dificuldade na seguinte situação.

    Lista de Equipamentos envolvidos:
    RB433AH
    2 Cartões EMP8602
    2 Antenas Setorial Hyperlink 17DBI Polarização Vertical
    Fonte Hayonik 150w

    Clientes equipados com:
    Antena Grade 25DBI
    AP Edimax 7209 com Firmware APRouter

    Caso:
    Possuo uma ERB em um morro a 850Metros de Altura que possui visibilidade para toda a cidade,porém muitos lugares,praticamente todos os clientes que conectam em qualquer um dos dois cartões citados acima,não conseguem estabelecer uma navegação ou um ping (Responde 1 a cada 20 tentativas)

    A média de distancia é de 6KM Totalmente Livres devido a altura do morro,Margem de sinal em -62dBm.
    Já mexi em potencia e qualquer outro item nas configurações do Mikrotik,e não obtive resposta.

    Minha região chove demasiadamente,todos os dias agora praticamente com muitas trovoadas e relampagos.

    Será que esse fato dos clientes conectarem com sinal bom e nao estabelecer uma navegação ou mtoo raramente bem lenta nos 2 cartões seria um problema nos EMp8602 ?

    Possui muitas antenas neste morro instaladas,creio que a carga de interferencia deve ser relativamente grande,mais será que chegaria neste ponto ?

    Gostaria de uma ajuda e ficaria muito grato com qualquer um que colabore e diga a sua experiencia.

    Muito Obrigado a todos mais uma vez,

    Att.

    Gustavo

  2. #2

    Padrão

    Cara estou com um problema parecido com o seu tb...tenho um cliente que não esta nem a 100 metros de distância da torre, só existe um prédio na frente, mas o sinal esta em 50 e fixo o cliente esta com uma velocidade de 600 kbps e a velocidade não passa de 60 kbps, não sei o que pode esta acontecendo...deixei o ACK em dynamic e fixei em 91 no ap do cliente. Uso uma RB 433AH e cartões Atheros AR5413.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorr Ver Post
    Cara estou com um problema parecido com o seu tb...tenho um cliente que não esta nem a 100 metros de distância da torre, só existe um prédio na frente, mas o sinal esta em 50 e fixo o cliente esta com uma velocidade de 600 kbps e a velocidade não passa de 60 kbps, não sei o que pode esta acontecendo...deixei o ACK em dynamic e fixei em 91 no ap do cliente. Uso uma RB 433AH e cartões Atheros AR5413.

    Realmente um predio na frente pode inflouenciar em muito,criar tanto ruido a ponto de você perder muitos pacotes,isso ocorre aqui também quando tem algum teste de sinal em frente a alguma arvore ou algum galpão.

    Essa é uma limitaão da 2.4/5.8Ghz,somente ondas de 900mhz costumam atravessar mais obstaculos com uma largura de banda inferior,porém é mais imune a interferencias,mas a anatel não permite a sua utilização para distribuição devido atrapalhar frequencias das operadoras de celular,o jeito realmente é evitar instalar em lugares assim,as vezes é melhor perder 1 cliente do que ganhar 1 dor de cabeça direto.

  4. #4

    Padrão

    Cara, visada direta.. antena no angulo certo.. sinal bombando..

    Unica coisa que vc pode fazer eh um scan de canais e ir trocando.. ver se naum tem pau nos cartões...

    Mas pelo que vi ta tudo certo...

    Sorte pra vc ai.. vou acompanhar pra ver...

  5. #5

    Padrão

    mais o que esta me intrigando tskstar é que o sinal não esta ruim, esta em 50...tenho cliente com sinal a 40 que a internet é rápida, isso a alguns km de distância...esse outro cliente como falei não esta nem a 100 metros da torre, apesar do predio na frente o sinal fica em 50 a 55 e a conexão fica uma b... isso que o clinete tem uma velocidade de 600 kbps.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorr Ver Post
    mais o que esta me intrigando tskstar é que o sinal não esta ruim, esta em 50...tenho cliente com sinal a 40 que a internet é rápida, isso a alguns km de distância...esse outro cliente como falei não esta nem a 100 metros da torre, apesar do predio na frente o sinal fica em 50 a 55 e a conexão fica uma b... isso que o clinete tem uma velocidade de 600 kbps.
    Amigo , no seu caso tenho quase certeza que é visada. Tive um problema parecido , o cliente tinha um sinal de 55~58, na rb ele ficava -55 e a conexao funcionava e parava . a soluçao: livrei de algumas arvores e , mesmo o sinal ficando praticamente no mesmo ,-55, ficou estavel a mais de 2 meses sem problemas.

    ps. só pra lembrar via radio é visual , sem visada nao se garante muita coisa , ou quase nada
    boa sorte
    Última edição por Juniin; 28-01-2010 às 18:59.

  7. #7

    Padrão

    tskstar, tem muita coisa a ser analizada ai . voce ta a 850 metros de altura , tem inclinaçao das antenas , potencia do cartao (nao fui muito feliz com os engenius) e mais um monte de coisas para ser analizadas .

    Espero que encontre a soluçao , vou acompanhar .

    Boa sorte

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorr Ver Post
    mais o que esta me intrigando tskstar é que o sinal não esta ruim, esta em 50...tenho cliente com sinal a 40 que a internet é rápida, isso a alguns km de distância...esse outro cliente como falei não esta nem a 100 metros da torre, apesar do predio na frente o sinal fica em 50 a 55 e a conexão fica uma b... isso que o clinete tem uma velocidade de 600 kbps.
    Sim,mais creio que o ruido causado seja tanto a ponto de não haver transferencia.Vejamos que no meu caso o problema gerado é parecido com o seu.Cliente com sinal -55 e sequer pinga,perde quase todos os pacotes,ai você ve?Oque ser né ? Agora andei reparando e vi que alguns clientes funcionam 100% nesta repetidora,isso que esta me intrigando um pouco,mas vou analisar a estrutura deste outro cliente e verificar se tem algo de diferente.

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    tskstar, tem muita coisa a ser analizada ai . voce ta a 850 metros de altura , tem inclinaçao das antenas , potencia do cartao (nao fui muito feliz com os engenius) e mais um monte de coisas para ser analizadas .

    Espero que encontre a soluçao , vou acompanhar .

    Boa sorte
    Agradeço a boa sorte,realmente 850 metros e uma regiao que forma muita nevoa densa,até achei que poderia estar sendo isso,mas vi ontem a noite,clientes a 4km com o pico totalmente tampado por neblina funcionando perfeitamente pingando de 2 a 4ms.

    Tenho que analisar realmente bem sabe,mais isso é uma merda,o cara acaba se atrapalhando,cliente reclamando,e o problema é que eu adquiri esta estrutura de uma outra pessoa,então a gente nunca sabe na integra oque foi ocorrido né.Muito diferente de quando a gente monta conforme nossos cuidados e tudo mais.

    Realmente irei precisar de sorte e muito trabalho para identificar o problema e tentar solucionar,vou primeiramente nos clientes que funcionam nesta repetidora e ver oque tem de diferente dos outros clientes que não funcionam,sendo que a maioria esta na mesma faixa de distancia.

    Não curtia muito o esquema de instalação do antigo proprietario,utilizando uma antena de 25dbi em cima com cabo de 10M RGC58 e ligando em um AP Edimax 7209 em baixo.Creio que essa distancia de cabo utilizado a potencia remancente seja realmente baixa,talvez isso até esteja influencia em algo.

    Todos meus clientes atuais eu utilizo Antena 25 com cabo RGC58 de 1Metro e caixa hermetica no mastro da antena,ou seja a perda é minima.

    Será que isso pode ter algum tipo de influencia ? Pois eles relatam que funcionava antes e desde novembro parou.

  9. #9
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    usa o mesmo canal nos 2 cartoes ? se for tenta coloca 1 ne um canal e outro com 2 canais de diferença. vlw!

  10. #10

    Padrão Re: Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    Já experimentou fazer simulações com o Radio MObile para saber como é seu mapa de radiação?

    Abraços.

  11. #11

    Padrão Re: Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    Colega,

    Gosto muito das Antenas Hyperlink Setoriais, são maravilhosas, mas, ja tive problemas semelhante, resolvi colocando logo acima, 1,20Mt distancia, uma GRADE aquario, pois ela tem uma abertura de 60°, ou seja, é um otimo painel setorial com boa sensibiliade. Entao, pra tu entender, as Painel Hyper, atendem clientes proximos ao provedor, e as grade, clientes acima de 5Km, tem funcionando muito bem. Obs: Os cartoes EM8602, até funcionam bem, mas a curta distancia, recomendo os EMP 8603 ou XR2 para esta distancia citada. Sobre fonte, ela tem quantos AMPERES saida?

  12. #12

    Padrão Re: Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    Ontem mesmo passei por isso aqui numa estação, igualzinho, clientes com sinal blz, sem oscilações mas os ping´s estavam meio esquisitos tentei trocar os canais pois tenho 3 paineis de 120º nessa torre, no momento parece que voltou a navegação mas logo depois voltava ficar ruim...daí não teve jeito troquei meu cartão (r52h) e até agora tudo blza. Detalhe esse cartão era novo, uns 4 meses de uso e era apenas 1 dos paineis que aconteceu isso (aqui controlo conexões pelo "acess list")..... Será que pode ser a mudança brusca do tempo (choveu na terça, na quarta caiu a temperatura e quinta e ontem fez um sol quente.....fica aí a dica tente trocar os cartões. abrass

  13. #13

    Padrão Re: Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    Rapaz, tenta da uma olhada em pingtail e ate mesmo pega outro radio e coloca nesse cliente para testar, pois o AP pode estar bixado, e como vc citou acima que o antigo dono usava pingtail de 10mt, faz um upgrade nesse teu cliente, coloca cx hermetrica com o pingtail menor possivel.

  14. #14

    Padrão Re: Clientes com sinal bom,praticamente sem navegação.

    Colega, já tive problemas com esse tipo de cartão, ele causa muita interferência mesmo em potências baixas. Outra coisa, clientes muito perto do setor utilizando antena de 25 db é muito ruim para rede em geral, como também, clientes muito distantes com sinal acima de -70. O ideal é cliente perto antena de baixo ganho e potência baixa e distantes alto ganho e potência moderada. Veja o status do cartão e tente identificar ack muito altos. Tente deixar uma relação entre os parametros em células até 4Km ou 5Km: ack em 1Km=30, Signal to noise=30~50, ccq=90~100, tx/rx=11/11. Analise se os clientes que estão perto da célula tem Signal to noise acima de 50, se sim, este cliente está causando interferência na sua rede, pois esse valor é a "sobra" do sinal. Para melhor entender assista em Tiktube. Espero que tenha ajudado. Sim, recomendo curso da lancore, aprendi muito sobre o assunto e parei de sofrer. Abraço!