+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Usamos errado o mikrotik ?

    Sabe gente depois de quase um ano acompanhando este forum/mkt... as vezes me pego pensando que eu(e mais uns 80% dos donos e gerentes de provedores) estamos usando errado o mikrotik.

    As vezes, mesmo com a vastas ferramentes que contem o mikrotik, me pego meio "amarrado", digo "Limitado" a ele(mkt)

    Nao seria mais correto utilizar apenas as rbs/mkt, e no servidor "puro linux" ?????

    No meu caso que nao tenho conhecimento em linux teria que encomendar um sistema eh claro, mas mesmo assim eu poderia solicitar ao "programador" um sistema exatamente da forma qua eu acredito q seja COMPLETO

    To viajandohttps://under-linux.org/images/icons/icon9.gif...... ou nao ???????

  2. #2

    Padrão

    Cara... MIKROTIK é um sistema usado como GATEWAY e consagrado por isso.... ele faz tudo cara.. roteamento, BGP, tudo mesmo...
    Agente se acostumou a ver ele nas RBs.. pela função Wireless... mas ele é competente em tudo!!!
    Não troco meu Gateway mikrotik por nada nesse mundo...

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    O segredo é sempre o mesmo: planejamento. Faça um planejamento do que deseja fazer, e escolha as ferramentas de acordo com a tarefa. Uso Mikrotik desde 2003, e sempre funcionou muito bem.

    Para proxy e outros servidores periféricos eu prefiro usar Linux, mas para os gateways da rede e para minhas torres não tem igual. Quem usou AP1000 e SWL3300 sabe do que estou falando!

  4. #4

    Padrão

    Tbm ja testei tudo que tinha direito, passei por todas plataformas opensource desde endian até bfw, nenhuma superou toda a facilidade, praticidade e o melhor de tudo ESTABILIDADE do mikrotik, desde que adotei como plataform comum no provedor acabaram as dores de cabeça atrás de "Addons" foruns que demoram 3 dias para obter ajuda e coisa do tipo, além do que existe uma vasta documentação e wiki´s até mesmo em portugues para quem esta iniciando... Atualmente não imagino o provedor usando outro sistema, até o segurança já aprendeu entrar no winbox para adionar um mac e um ip, bloquear e liberar a internet pelo ipbindings...

  5. #5

    Padrão

    Olá pessoal,

    Quando comecei tambem foi com o SWL3300, uma serie de limitações, mas como meus servidores desde o começo foi sempre com slackware, então ainda continuo, mas tudo hoje em questao de pop e ponto a ponto é tudo mikrotik. Devo esta falando besteira, mas comprarando entre o mikrotik e o slackware pra servidor, acho que dever ser a mesma coisa, a diferença do slackware é que tem que fazer tudo na linha de comando.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Nao seria mais correto utilizar apenas as rbs/mkt, e no servidor "puro linux" ?????
    Essa sua idéia já existe em sistemas como MyAuth

    Já quanto a qualidade do MK não dá pra se discutir pois é realmente muito completo.

    No caso de soluções como MyAuth o bom é a integração sistema gerencial/gateway/financeiro.

  7. #7

    Padrão

    Eu sinceramente acho excelente desta forma que você falou e inclusive é como utilizamos aqui, para mim uso os MKs como "simples APs" :P hehe

    Gerenciamento todo é feito em 2 máquinas Linux (debian)

  8. #8

    Padrão

    O mikrotik é um routerOS completo ele faz de tudo e com uma interface simples e objetiva.
    As routerboards rodando mikrotik vieram para melhorar a vida de quem é provedor foi um grande salto, isso todos concordam.
    É claro mikroitk é um routerOS, tenho que ter o slackware e o debian rodando meus serviços de pop, smtp e radius e o ciscão como router de borda, mas com os dias contados vou colocar uma maquina rodando mikrotik para fazer este serviço também.