Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    O que sempre digo é que não podendo contratar engenheiro como responsável técnico contratem um técnico em telecomunicações. Técnico em telecomunicações, de redes, em alguns CREA's técnico em eletrônica também são aceitos. Esses profissionais de nível médio podem ser responsável técnico de pequenas empresas de telecom (provedores). A lei diz que devem receber um salário mínimo, pelo menos, mas vejo muitas pequenas empresas pagando entre r$ 200,00 e R$ 400,00 por mês.

    Engenheiro o mínimo é de R$ 1.350,00 na maioria dos estados por 15 horas mensais. Em outros são aceitas 10 horas mensais, algo em torno de R$ 900,00.

    A título de esclarecimento: realmente emitir 13 recibos anuais de R$ 1.350,00 (12 meses de salários + décimo terceiro) podem trazer problemas com imposto de renda, tanto para quem disse que pagou quanto para quem disse que recebeu, pois o valor total é de R$ 17.550,00 entrando na faixa da obrigatoriedade de declaração de ajustes anual do IRPF. A empresa também é obrigada a declarar que pagou esses valores, além do declarante do IRPF ter de evidenciar as origens dos valores recebidos.

    Há um outro problema: caso seja descoberto ambos poderão responder por falsidade ideológica ou coisa assim. Por isso, cuidado com essas "arrumadinhas".
    Mas e se nenhuma das partes declarar o valor para o IRRF, acho que neste caso não há maneira para a receita "ver" esse combinado entre o resp. técnico e o provedor, uma vez que o CREA não informa o valor a ela, ... (creio que eu esteja correto, ou não ?).

  2. #22

    Padrão

    Eu já consegui cancelar multa do Detran, pois eu estava certo. Caso estivesse errado não teria sido cancelada.

    Você disse que é engenheiro de automação e controle? Também estou curioso pela decisão do CREA, pois será inédito.

  3. #23

    Padrão Re: Qual o papel de um tecnico registrado no crea em minha empresa?

    creio eu que o problema esta ai, ao legalizar telecomunicações tu tem que registrar uma empresa, se registra uma empresa de telecomunicações e não tem um engenheiro para responsabilizar, então o CREA cai matando... como para legalizar algum engenheiro assinou para sua empresa entao o miniterio da justiça e do trabalho cai em cima... ai amigo, falsidade ideologica, multa, prisão, e os cambal a quatro...

    eles fazem de tudo pra acabar com a moral de quem luta pra sobreviver, mas o lance é o seguinte, levar aos panos, juntar uma grana para poder pagar por tudo isso sem lucro por um periodo de uns 4 meses, ai sim tu corre contrata um engenheiro, registra sua empresa e vai ao licenciamento, pq ai por quatro meses vc só se preocupara com clientes e equipamento, isso ja um tempo pra arrumar uns clientes... ou quebrar de vez =D

    não tem pra onde correr de qualquer geito é um problemão danado heheheheh

  4. #24
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Qual o papel de um tecnico registrado no crea em minha empresa?

    Macvitor, como ficou sua multa ???


    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    Esse país é uma palhaçada mesmo!!! Para se trabalhar direito é uma burocracia sem fim!!! Ai vem um pirata faz tudo ilegal e não tem ninguém pra fiscalizá-lo, prendê-lo, multá-lo, seja o for.

    Tenho uma empresa de informática que trabalha basicamente com manutenção de computadores e todos os dias bate na minha porta um sindicato, um órgão, um sei lá qualquer pra cobrar e em troca não dão nada, mas querem receber. Já não basta o governo com seus impostos absurdos!!!!

    O último a vir com graça foi o CREA querendo impor uma multa de R$ 4.000,00 por eu não ter registro e estar exercendo a atividade. Fiz umas pesquisas na internet e até onde pude chegar, descobri dentro do site do Conselho Federal (CONFEA) que empresas de infomática não são obrigadas a ter registro no CREA. Já foram obrigadas, hoje não. Então entrei com recurso dentro do próprio CREA. Para surpresa nem eles mesmos conhecem suas próprias leis e resoluções, pois desconheciam a resolução 478/2003 que revoga a resolução 418/98 onde havia a obrigatoriedade de registro. Agora estou esperando a "tal decisão" deles, pois a defesa que apresentei seria discutida entre os "Conselheiros".

    Estou mandando em anexo as duas resoluções para que todos tenham conhecimento e assim que eu tiver uma resposta do tal CREA, informo à todos.

    Abraços,
    Marcelo Vitor

  5. #25

    Padrão Re: Qual o papel de um tecnico registrado no crea em minha empresa?

    Quem tem um técnico pelo CREA tem que aproveitar dele o que ele pode fazer pela empresa, já que recebe um honorário por representar no CREA, eu represento duas empresas no CREA me pagam meus honorários, mas eu faço documentos, faço visitas, resolvo problemas inerentes. Agora se o técnico só recebe e não faz nada, a culpa é tua por que não solicita a ele nada, e se ele negar arranje um que seja interessado e resolva os problemas da empresa, para isto tu paga ele, ou faça assim ele ganha um percentual fixo, e quando tem vendas ou serviços que ele faça promoção (vai atrás de clientes para voce) ou faz documentos, desenhos, assina a ART ganha um outro percentual. Todos ganham, todos trabalham e todos são felizes, e ninguém reclama. Faça dois contratos, o do CREA que é de praxe e um outro aonde o camarada se compromete a tais atividades, ai as tais atividades tem vendas, tem projetista, tem um valor para cada ART, pode ser diluido no valor fixo ou não, tudo vai de combinar, quem não se comunica se estrumbica, e faz contrato por que esta mania de brasileiro sem cabeça de não querer fazer contrato e ficar no verbal, dá nisto: nada.

    Complemento: representar no CREA tem o risco, o técnido cai nas costas dele todas as responsabilidades civis e criminal, e as empresas que não usam a ART e fazem serviços escamoteando ART´s correm um grande risco, em que se descoberto por fiscais, levarão multas do CREA, do MT, e de outros órgãos e o responsável técnico será processado por improbidade administrativa da empresa, por falta de emissão de ART´s, é tipo sonegação, tu sonega a ART e penaliza seu responsável técnico ai neste caso de amputar os direitos deles, tu tem a obrigação civil de proteger seu responsável técnico com um bom seguro da empresa que venha a cobrir tudo que vier pela frente, já que tu declarou que teus conhecidos ou até tu não emitem ART´s corre grande risco por que a ART é tributável, e se não é emitida tu tá sonegando, e sonegando corre risco de tua empresa ser embargada, ou seja ser lacrada, por sonegação fiscal. A ART é CREA e cruzada com a Receita Federal, assim meu caro se tu preza tua empresa emita as ART´s devida ou depois não chore o leite derramado, ou teu seguro cobre tudo principalmente as ações criminais contra o seu responsável técnico que foi omisso por tua culpa por não dizer a ele os serviços que teve na empresa, ai tu no silêncio é o carrasco de teu responsável técnico. Se tu quer ser uma pessoa honesta e digna, pague teus direitos, pelo menos poderá sempre atuar, do que ir se queimando no mercado, como diz de quem não tem legalidade, estas pessoas ilegais estão na marginalidade até que um dia são pegos, ai choram o leite derramado.
    Última edição por Plptorres; 16-11-2012 às 05:32. Razão: complemento da responsabilidade civil e criminal