+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace de 3.7 km com morros

    Bom pessoal pretendo criar um link da minha casa até o sitio o problema é que existe uns 3 morros no meio, segue a baixo a imagem tirada pelo google earth:

    http://img204.imageshack.us/img204/5852/pontoss.jpg


    Qual seria a melhor solução para mim? usar antenas com 900mhz?


    Coordenadas:
    Sitio - 27°14'29.87"S - 48°51'17.59"O
    Casa - 27°16'23.46"S - 48°50'42.65"O

    Distância: 3.7km
    Última edição por antoniosjb; 29-01-2010 às 16:07.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Fala Antonio, !
    Cara, a melhor solução nesse seu caso é 900mhz . Poderias utilizar duas antenas TSM Yagi 16dbi ou duas antenas Aquario yagi 20dbi , ligadas a um cartão XR9 900MHZ da ubiquiti. pra acompanhar o cartão e o sisitema ficar bala, usaria duas Routerboard RB 411,ok.

    Caso tenha alguma torre alta por perto que possa ser usada , ainda podes jogar sinal em 2.4ghz,ok.

    Mas pelo que vejo e calculei aqui , a única opção 100% é 900mhz.
    Se precisar de ajuda pra montar o link é só avisar.

    *** tem link em 900mhz de exemplo aqui no fórum montado e projetado por mim, que coloquei as fotos. fiz 4,5km sem visada com morro de 40m entre os dois pontos e muitas arvores e interferência.Com as antenas yagi da aquario consegui fechar tranquilo.
    https://under-linux.org/members/leandrolopeswifi/albums/900mhz-4-5km-sem-visada-usando-mikrotik-xr9/
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 29-01-2010 às 11:02.

  3. #3

    Padrão

    leandrolopeswifi, primeiramente quero agradece-lo pela ajuda,

    É que tipo tem alguns morros ali que eu posso usar, ai tava pensando em por alguns repetidores passivos, usando 2.4ghz, agora que eu aprendi a usar o PTP LinkPlaner vou fazer uma simulação

    Daqui a pouco eu ponho os resultados, ah o seu link das fotos não ta funcionando =/

  4. #4

    Padrão

    Então galera, fiz uma simulação do link de 2.4ghz e aqui ta o resultado, os pontos p1 e p2 seria os repetidores passivos :

    http://img31.imageshack.us/img31/7272/wific.th.jpg


    com esse esquema não teria nenhum problema de visão, mas então será que compensa por 6 antenas? ou compensa usar o método de 900mhz?


    qual metodo traz um melhor custo x beneficio melhor?
    Última edição por antoniosjb; 29-01-2010 às 16:06.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Com certeza 900mhz, após analisar todas as possibilidades, seria muito custo usar 2.4ghz por causa da falta de visada.
    Coloca em 900mhz , que vai tranquilo. nao precisa de torre nem nada. apenas aponte as antenas corretamente que o resto o sinal faz.
    Se precisar de ajuda quanto ao apontamento me avise,ok.

  6. #6
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Me tira uma duvida leandro, qual a taxa maxima que consigo enviar em 900mhz? eu tenho um enlace pra buscar em uma cidade vizinha 100mb porem não fiz ainda por receio de gastar demais com equipamentos em 5.8 e não obter sucesso...em 900 consigo buscar alguma coisa mesmo sem visada? estou falando isso porque aonde moro é extremamente acidentado..

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vagner, Sim, consegues sinal mesmo com morros.
    quanto a banda que vai passar depende dos equipamentos que utilizares.
    SR9 ou XR9 + RB433 ou RB411AR são ótimas opções em termos de custo beneficio.
    Te indico a utilizar antenas yagi de alto ganho 20dbi ou mais para estes casos onde há morros tipo em Santa Catarina, conheço bem quase todo estado de SC,ok.
    Usando XR9 fica na média de 4 a 8mb, depende muito de como é instalado o link (cabo influencia muito) só uso cellflex 3/8) . Testei vários outros e o melhor foi esse. Não use mais do que 2m desse cabo .