+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet5 + nanostation5 = problema...

    Tenho um enlace de 5Km onde utilizava 2 Bullet5 com antenas direcionais de grade Hyperlink de 22dbi, tive que trocar o Bullet5 Cliente por um NanoStation5, não consegui achar o sinal antes do sol baixar, até aí tudo bem, mas depois vim a descobrir que meu enlace só funciona a noite. Habilitei a opção antena externa do NanoStation5 e coloquei uma antena de grade OTOTECH de grade e 22dbi (aparentemente idêntica a Hyperlink) achando que o problema seria a antena interna do NanoStation5, mas ocorre o mesmo problema, ao amanhecer o enlace se desfaz e no início da noite volta a funcionar...

    Alguém imagina o que acontece?

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, tem visada (LIMPA) esse enlace???que cidade vc mora? Tbm sou do RS, moro em canoas.
    Cara , ta me parecendo algum problema de interferência. terias que testar em outro local esses kits de radio+antena ext.
    5KM vc nem precisa de antena externa. o nano faz tranquilo isso. usa polarizção horizontal com imunidade a ruidos ligada.
    Usaria um canal alto e frequencia tipo 5785.
    Posta tuas configuracoes e o cenario do link pra que a gente possa te ajudar,ok.
    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Funcionava normal quando eram os dois Bullet5, o problema começou a partir da instalação do Nano5. Canal 165, visada limpa, WPA. O enlace foi testado com a antena interna em TODAS as polaridades e agora está com uma antena externa OTOTECH de grade.

    Enxergo, muito evetualmente, somente uma outra rede, por isso acredito que a interferência esteja descartada.

    O local é poluído somente por 2,4Ghz.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    hum....tá bem estranho esse seu ptp.
    Dando consultoria, vi um caso parecido uma vez, onde foi erguido um predio no trajeto do sinal, acabando com parte da visada e do link. solucao foi usar 900mhz, passando entre 2 e 4 megas.
    No seu caso se quer continuar usando 5.8ghz ae tem que avaliar melhor isso.
    Como vc usa bullet5 aea coisa é diferente.
    Atente pra faixa que a sua antena trabalha. eu uso pra antena externa sempre 20mhz 5800 ou 5805.
    Confira pigtail, etc.
    Tenta subir pros nanos a ultima firmware deles disponivel no site da ubnt.
    pra teste, coloca em canais tipo :
    10mhz
    5200
    sem wpa
    ack automatico pra distancia
    AP ----STATION
    na vertical

    teria que analisar o trajeto do seu sinal.
    se puderes postar os pontos, fica mais facil ajudar.
    Abraco.
    Última edição por leandrolopeswifi; 02-02-2010 às 08:54.

  5. #5

    Padrão Polarização

    Eu tenho um enlace parecido com o seu, só que uso antena zirok a 4 km, o sinal fica em -71. Você já verificou a polarização da antena e a polarização do nano???

  6. #6

    Padrão

    Cara, o negócio funcionaca perfeito com 2 Bullet5, quando coloquei o NanoStation5 que começou o problema, por isso achei estranho...as configurações estão acima, coloquei as que tu sugeriu e continuou a mesma coisa, testei em todas as polaridades e com antena externa (OTOTECH), continuou o mesmo problema, nem acha a rede.

  7. #7

    Padrão

    Tirei o NanoStation e recoloquei o Bullet5 e o problema acabou. Será meu Nano com problema? Mas é novinho...firm 3.5 atualizado. Q droga.

    Obs.: testei todas as polaridades e inclusive com antena externa...nada feito.

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pode ser o nano sim... pode ser algum problema por calor tmb... esta em local muito quente?
    É estranho mesmo... mas se vc der um "site survey" de dia não pega as redes? e se der a noite pega? é isso? se não fez esse teste, faça. É importante ter certeza desses parametros...

  9. #9

    Padrão

    O local até tem tido dias quentes, mas quando foi colocado a temperatura estava em torno de 25ºC ou menos, e o site survey só detectava a noite outras redes, o dia todo não achava NADA mesmo...tem idéia do que pode ser?

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Só existe uma maneira de descobrir se é aquecimento do nano que esta prejudicando o seu link, Coloque outro radio 5.8 rodando no mesmo local desse nano e faca o site survey de dia e de noite. se pegar as redes normalemente, troca o Nano amigo. se nao pegar ae o problema é bem mais sério.
    pode ter alguma rede de alta tensao ou mesmo um link com amplificador bloqueando teu sinal.
    Ja vi isso em uma consultoria que fiz. tambem já peguei casos em que o cabo de rede estava desprotegido, tinham usado cabo de rede comum em vez do cabo FTP especial pra ambiente externo.

  11. #11

    Padrão

    Realmente tem cabos de alta tensão próximos ao local, porém o Bullet funciona normalmente, isso que é o estranho. Vou ter que testar o nano em outro local pra ver se está bom. O cabo que uso é o UTP, 12m. Sabes se quando habilito a antena externa no nano ele desabilita a interna? Pose der esse o problema, se ele não desabilitar a interferência pode estar atrapalhando realmente o sinal. Mas aí fica também o fato de funcionar apenas a noite o link...loucura...

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não, quando se liga a saida externa , o radio envia somente por essa saída. o que pode estar com problema ou com mal contato é o seu cabo pigtail.
    Eu no seu caso ainda tiraria o nano de lá e testaria junto com o outro em outro local sem interferencia.

  13. #13

    Padrão Re: Bullet5 + nanostation5 = problema...

    ola colega sei bem e passei por isso 2 ocasioes e lhe digoooooo.. bullet 5 tem mais alcance e qualidade , que o nanostation em uso de antena externa. tenho antena calibrada link passando a 4,5km bullet 5 fui colocar nano e adivinha. nem achei o link, voltei o bullet e hoje ta perfeito . hontem mesmo ptp bullet e rh52 fui tirar bullet5 e colocar nano com antena externa e acredite nem achou. vou tei bullet 5 e ficou file. bom . nanostation e potente mas nao me convenceu diante dos bullet5, agora tudo perfeito so ia trocar por achar que seria melhor me enganei feio . o que fecho com bullet5 os nanos nao conseguiram com antena externa.

  14. #14

    Padrão Re: Bullet5 + nanostation5 = problema...

    so para lembrar usei dois nanostation novos. cabos tudo certinho nada de calor nada de erro de configuraçao tenho 6 nanostation5 funcionando. e vou trocar tudo por bullet5 ou m5, sem contar que os nanosss so esse mes eu perdi 2 . to fora deles agora. pessima impressao... ta ai minha experiencia