+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ponto a ponto de 30.2km com problemas mesmo com bons equipamentos.

    boa tarde pessoal.

    fiz um ptp de 30.2km com 02 xr5, 02 zirok wll-905 de 30dbi de ganho, estou usando fontes de 18v 3,5A. e até onde pude constatar o alinhamento está bem feito, pois já estou um pouco acostumado com ptp de grandes distancias, pois tenho um ptp de 57,3km funcionando muito bem com os mesmo equipamentos. já troquei as xr5 por r5h e o sinal ficou pior. ñ sei o q fazer, fiz o pedido de cabos lmr400 vou esperar pra v se resolve meu problema, + se alguem poder me dá umas dicas ficaria grato. vou postar uma imagem do ptp no linkplanner da motorola e diz q a visada é perfeita.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp32km.jpg
Visualizações:	442
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	9040

  2. #2

  3. #3

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por eriksonb Ver Post
    boa tarde pessoal.

    fiz um ptp de 30.2km com 02 xr5, 02 zirok wll-905 de 30dbi de ganho, estou usando fontes de 18v 3,5A. e até onde pude constatar o alinhamento está bem feito, pois já estou um pouco acostumado com ptp de grandes distancias, pois tenho um ptp de 57,3km funcionando muito bem com os mesmo equipamentos. já troquei as xr5 por r5h e o sinal ficou pior. ñ sei o q fazer, fiz o pedido de cabos lmr400 vou esperar pra v se resolve meu problema, + se alguem poder me dá umas dicas ficaria grato. vou postar uma imagem do ptp no linkplanner da motorola e diz q a visada é perfeita.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp32km.jpg
Visualizações:	442
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	9040
    Cara assim, posta para nós uns prints das configurações e do nivel de sinal...

  4. #4

    Padrão configurações dos equipamentos:

    eis as configurações dos equipamentos(ambos estão com as mesmas configurações)

    /interface wireless security-profiles
    set default authentication-types="" eap-methods=passthrough group-ciphers="" group-key-update=5m interim-update=0s mode=\
    none name=default radius-eap-accounting=no radius-mac-accounting=no radius-mac-authentication=no radius-mac-caching=\
    disabled radius-mac-format=XX:XX:XX:XX:XX:XX radius-mac-mode=as-username static-algo-0=none static-algo-1=none \
    static-algo-2=none static-algo-3=none static-key-0="" static-key-1="" static-key-2="" static-key-3="" \
    static-sta-private-algo=none static-sta-private-key="" static-transmit-key=key-0 supplicant-identity=MikroTik \
    tls-certificate=none tls-mode=no-certificates unicast-ciphers="" wpa-pre-shared-key="" wpa2-pre-shared-key=""
    /interface wireless
    set 0 ack-timeout=dynamic adaptive-noise-immunity=none allow-sharedkey=no antenna-gain=0 antenna-mode=ant-a area="" arp=\
    enabled band=5ghz basic-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps burst-time=disabled comment=\
    "" compression=no country=brazil default-ap-tx-limit=0 default-authentication=yes default-client-tx-limit=0 \
    default-forwarding=no dfs-mode=none disable-running-check=no disabled=no disconnect-timeout=3s frame-lifetime=0 \
    frequency=5180 frequency-mode=manual-txpower hide-ssid=no hw-retries=4 mac-address=00:15:6D:64:3F:71 \
    max-station-count=2007 mode=bridge mtu=1500 name=wlan1 noise-floor-threshold=default on-fail-retry-time=100ms \
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60 preamble-mode=both proprietary-extensions=post-2.9.25 \
    radio-name=00156D643F71 rate-set=configured scan-list=default security-profile=default ssid=c_sales \
    station-bridge-clone-mac=00:00:00:00:00:00 supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    tx-power-mode=default update-stats-interval=disabled wds-cost-range=50-150 wds-default-bridge=bridge1 \
    wds-default-cost=100 wds-ignore-ssid=yes wds-mode=dynamic wmm-support=disabled
    /interface wireless manual-tx-power-table
    set wlan1 comment="" manual-tx-powers="1Mbps:17,2Mbps:17,5.5Mbps:17,11Mbps:17,6Mbps:17,9Mbps:17,12Mbps:17,18Mbps:17,24Mbps\
    :17,36Mbps:17,48Mbps:17,54Mbps:17,HT20-1:0,HT20-2:0,HT20-3:0,HT20-4:0,HT20-5:0,HT20-6:0,HT20-7:0,HT20-8:0,HT40-1:0,HT4\
    0-2:0,HT40-3:0,HT40-4:0,HT40-5:0,HT40-6:0,HT40-7:0,HT40-8:0"
    /interface wireless nstreme
    set wlan1 comment="" disable-csma=no enable-nstreme=no enable-polling=yes framer-limit=3200 framer-policy=none
    /interface wireless align
    set active-mode=yes audio-max=-20 audio-min=-100 audio-monitor=00:00:00:00:00:00 filter-mac=00:00:00:00:00:00 frame-size=\
    300 frames-per-second=25 receive-all=no ssid-all=no
    /interface wireless sniffer
    set channel-time=200ms file-limit=10 file-name="" memory-limit=10 multiple-channels=no only-headers=no receive-errors=no \
    streaming-enabled=no streaming-max-rate=0 streaming-server=0.0.0.0
    /interface wireless snooper
    set channel-time=200ms multiple-channels=yes receive-errors=no

    a imagem com o nivel de sinal:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	270
Tamanho: 	22,6 KB
ID:      	9091

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eriksonb Ver Post
    eis as configurações dos equipamentos(ambos estão com as mesmas configurações)

    /interface wireless security-profiles
    set default authentication-types="" eap-methods=passthrough group-ciphers="" group-key-update=5m interim-update=0s mode=\
    none name=default radius-eap-accounting=no radius-mac-accounting=no radius-mac-authentication=no radius-mac-caching=\
    disabled radius-mac-format=XX:XX:XX:XX:XX:XX radius-mac-mode=as-username static-algo-0=none static-algo-1=none \
    static-algo-2=none static-algo-3=none static-key-0="" static-key-1="" static-key-2="" static-key-3="" \
    static-sta-private-algo=none static-sta-private-key="" static-transmit-key=key-0 supplicant-identity=MikroTik \
    tls-certificate=none tls-mode=no-certificates unicast-ciphers="" wpa-pre-shared-key="" wpa2-pre-shared-key=""
    /interface wireless
    set 0 ack-timeout=dynamic adaptive-noise-immunity=none allow-sharedkey=no antenna-gain=0 antenna-mode=ant-a area="" arp=\
    enabled band=5ghz basic-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps burst-time=disabled comment=\
    "" compression=no country=brazil default-ap-tx-limit=0 default-authentication=yes default-client-tx-limit=0 \
    default-forwarding=no dfs-mode=none disable-running-check=no disabled=no disconnect-timeout=3s frame-lifetime=0 \
    frequency=5180 frequency-mode=manual-txpower hide-ssid=no hw-retries=4 mac-address=00:15:6D:64:3F:71 \
    max-station-count=2007 mode=bridge mtu=1500 name=wlan1 noise-floor-threshold=default on-fail-retry-time=100ms \
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60 preamble-mode=both proprietary-extensions=post-2.9.25 \
    radio-name=00156D643F71 rate-set=configured scan-list=default security-profile=default ssid=c_sales \
    station-bridge-clone-mac=00:00:00:00:00:00 supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    tx-power-mode=default update-stats-interval=disabled wds-cost-range=50-150 wds-default-bridge=bridge1 \
    wds-default-cost=100 wds-ignore-ssid=yes wds-mode=dynamic wmm-support=disabled
    /interface wireless manual-tx-power-table
    set wlan1 comment="" manual-tx-powers="1Mbps:17,2Mbps:17,5.5Mbps:17,11Mbps:17,6Mbps:17,9Mbps:17,12Mbps:17,18Mbps:17,24Mbps\
    :17,36Mbps:17,48Mbps:17,54Mbps:17,HT20-1:0,HT20-2:0,HT20-3:0,HT20-4:0,HT20-5:0,HT20-6:0,HT20-7:0,HT20-8:0,HT40-1:0,HT4\
    0-2:0,HT40-3:0,HT40-4:0,HT40-5:0,HT40-6:0,HT40-7:0,HT40-8:0"
    /interface wireless nstreme
    set wlan1 comment="" disable-csma=no enable-nstreme=no enable-polling=yes framer-limit=3200 framer-policy=none
    /interface wireless align
    set active-mode=yes audio-max=-20 audio-min=-100 audio-monitor=00:00:00:00:00:00 filter-mac=00:00:00:00:00:00 frame-size=\
    300 frames-per-second=25 receive-all=no ssid-all=no
    /interface wireless sniffer
    set channel-time=200ms file-limit=10 file-name="" memory-limit=10 multiple-channels=no only-headers=no receive-errors=no \
    streaming-enabled=no streaming-max-rate=0 streaming-server=0.0.0.0
    /interface wireless snooper
    set channel-time=200ms multiple-channels=yes receive-errors=no

    a imagem com o nivel de sinal:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	270
Tamanho: 	22,6 KB
ID:      	9091
    Cara, você não consegue melhorar este sinal, está muito baixo.. isso é o maximo que vc conseguiu?

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Voce não tem zona de fressnell livre suficiente nesse enlace amigo. é só analisar o gráfico,ok.
    o direcionamento e os cabos devem ser refeitos também.
    Com cabos melhores seu sinal vai melhorar. te indico os cellflex.pode ser 3/8 ou 2/4.
    Não use mais do que 1m de cabo .
    Boa Sorte.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Voce não tem zona de fressnell livre suficiente nesse enlace amigo. é só analisar o gráfico,ok.
    o direcionamento e os cabos devem ser refeitos também.
    Com cabos melhores seu sinal vai melhorar. te indico os cellflex.pode ser 3/8 ou 2/4.
    Não use mais do que 1m de cabo .
    Boa Sorte.
    uai amgio nao entendi sobre a zona de fresnel, pelo grafico parece estar passando livre... oq seria aquela linha vermelha???

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Voce não tem zona de fressnell livre suficiente nesse enlace amigo. é só analisar o gráfico,ok.
    o direcionamento e os cabos devem ser refeitos também.
    Com cabos melhores seu sinal vai melhorar. te indico os cellflex.pode ser 3/8 ou 2/4.
    Não use mais do que 1m de cabo .
    Boa Sorte.
    Caro Leandro,
    Voce se confundiu em sua observação. O grafico dele esta com Fresnel livre sim (linhas azuis). A linha vermelha apenas aponta para o local de maior altura entre os pontos.
    Pode ser, no entanto, que haja alguma arvore ou construção no ponto mais alto que estaria impedindo a visada.
    Abracos
    Nermano

    **************************
    Nermano F. Ferreira
    Facyl Tecnologia
    www.facyl.com.br
    **************************

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Voce não tem zona de fressnell livre suficiente nesse enlace amigo. é só analisar o gráfico,ok.
    o direcionamento e os cabos devem ser refeitos também.
    Com cabos melhores seu sinal vai melhorar. te indico os cellflex.pode ser 3/8 ou 2/4.
    Não use mais do que 1m de cabo .
    Boa Sorte.
    Leandro, sem querer desvirtuar o topico mas ja o fazendo, eu usava o RM, e agora estou testando o Link Planner, porem nao consigo que ele mostre os obstaculos do enlace, vc poderia me dar uma forcinha para resolver esse prob??? tipo ele mostra apenas o link entre um ponto e o outro, nao mostra o relevo. abraço

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ele NUNCA vai te mostrar os obstaculos amigo!!!!. eh software não pai de santo! hehehe
    esses software mostram apenas terreno (elevação) etc. não mostram prédios, casas, etc etc.
    Isso quem tem que saber é a pessoa que vai instalar.
    O ideal é combinar as 3 ferramentas mágicas:
    RM + LinkPlanner+Google earth
    Ae vc fica bem na foto!!
    se precisar de ajuda tamo ae!
    Tentar mudar pra horizontal canal 5830 .quanto a potencia usa entre 18 e 24dbm.
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 18-02-2010 às 16:56.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Exato nermano, obrigado por lembrar.
    ja ia corrigir meu post. existe alguma dificuldade na linha em vermelho, provavelmente sejam arvores.
    tem que ir no local e analisar.
    ou usar o velho amigo google earth.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    ele NUNCA vai te mostrar os obstaculos amigo!!!!. eh software não pai de santo! hehehe
    esses software mostram apenas terreno (elevação) etc. não mostram prédios, casas, etc etc.
    Isso quem tem que saber é a pessoa que vai instalar.
    O ideal é combinar as 3 ferramentas mágicas:
    RM + LinkPlanner+Google earth
    Ae vc fica bem na foto!!
    se precisar de ajuda tamo ae!
    Tentar mudar pra horizontal canal 5830 .quanto a potencia usa entre 18 e 24dbm.
    Abraço.
    na verdade eu quiz dizer foi o relevo, terreno, elevação seja qual o nome mais adequado hehehe... vou postar uma figura de como aparece aqui pra mim, pra ver se vc ja viu pq acontece isso, devo estar errando em alguma parte...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LinkPlanner.jpg
Visualizações:	219
Tamanho: 	34,2 KB
ID:      	9406

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Hum, vc deve selecionar a frequencia correta que vai trabalhar. no link planner temos de 2.5ghz a 26ghz .
    tem que seguir a ordem:
    1- coloca dados dos links ,ponto A e ponto B etc..
    2- coloca dados do tipo de frquencia, antena etc que será usado
    3- clica em PROJECT, GET PROFILES pra receber por e-mail o seu projeto.
    Não é apenas cadastras os pontos. acho que é isso que errasse pelo que mostra a figura.
    O relevo , elevação etc só aparecerá depois de vc enviar os dados pro servidor da Motorola que calcula tudo.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Hum, vc deve selecionar a frequencia correta que vai trabalhar. no link planner temos de 2.5ghz a 26ghz .
    tem que seguir a ordem:
    1- coloca dados dos links ,ponto A e ponto B etc..
    2- coloca dados do tipo de frquencia, antena etc que será usado
    3- clica em PROJECT, GET PROFILES pra receber por e-mail o seu projeto.
    Não é apenas cadastras os pontos. acho que é isso que errasse pelo que mostra a figura.
    O relevo , elevação etc só aparecerá depois de vc enviar os dados pro servidor da Motorola que calcula tudo.
    hummm ta explicado entao, com ctz eh isso vlw pela dica... abs

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    blz,estamos aqui pra ajudar todo mundo que precisa.
    abs.