Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 10 km com 10 mb full..

    Ola pessoal, estou com um probleminha, a "OI" veio para acaber com os provedores pequenos estao cobrando 5.080,00 por 2mb de link, entao entrei em contato com um pessoal que me estrega 10mb em uma torre, so que esta torre está 'a 10km de um predio que tem outra torre, e esta torre(predio) esta a 4 km da minha empresa. Oque preciso! Fazer este link de 10mb chegue ma empresa. Qual equipamento usar? Mikrotik em 5.8 passara os 10mb, ou airaya ou canopy é a solucao?
    Obrigado a tudos.
    Última edição por evertonfritz; 29-01-2010 às 23:21.

  2. #2

    Padrão canopy

    Se quiser estabilidade, garantia de banda e imunidade contra interferencia, vai de canopy!
    Se fizer enlace com mikrotik vai precisar de duas antenas em cada lado, e ainda sofrer com interferencia, e no fim o custo sai o mesmo que canopy.

    Abs,

  3. #3

    Padrão

    como o link que vc vai fazer, e para o link principal, imagine ter problemas com isso, entao, como nosso amigo falou

    canopy..

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ola, vc ta eh no paraiso.... canopy, mikrotik, airaya... etc, bem configurados todos vao te dar os 10mb, mas claro se vc tiver grana vai de canopy, tbm busco meu link em outro municipio mas da 115km, uso mikrotik para fechar 2 enlaces nessa distancia 60+55. abraços

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    concordo, mas a questao nao e o enlace de 10mb vai dar ou nao, com mk ou canopy, todos vao dar, estavamos e falando sobre as interferencias, que o canopy nao vai sofrer.

    vlw

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonfritz Ver Post
    quantos mb vc consegue trafegar?
    olha faz pouko tempo q terminei ele, comprei 10mb pra passar por ele, ja deu 100% de consumo deste link, ate agora nao deu tempo pra testar ele de ponta a ponta mas de certeza 10mb ja passo nele hehe, mas axo que devo conseguir uns 30mb em half-duplex. abraços

  8. #8
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    concordo, mas a questao nao e o enlace de 10mb vai dar ou nao, com mk ou canopy, todos vao dar, estavamos e falando sobre as interferencias, que o canopy nao vai sofrer.

    vlw
    se vc ler com bastante atençao o topico foi aberto para perguntar sobre taxa de transferencia se passa ou nao 10mb, nao foi perguntado nada sobre interferencia, sao apenas sujestoes que estao sendo dadas para ele nao sofrer com interferencias....abraços

  9. #9
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    se vc ler com bastante atençao o topico foi aberto para perguntar sobre taxa de transferencia se passa ou nao 10mb, nao foi perguntado nada sobre interferencia, sao apenas sujestoes que estao sendo dadas para ele nao sofrer com interferencias....abraços
    amigo, me tira uma duvida, qual a distancia maxima que o canopy vai me proporcionar com um link full de 100mb? esse link esta em uma cidade vizinha a ums 20km to pensando em equipamento pra buscar isso, outro detalhe, se eu repetir no meio do caminho vou ter perda?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    amigo, me tira uma duvida, qual a distancia maxima que o canopy vai me proporcionar com um link full de 100mb? esse link esta em uma cidade vizinha a ums 20km to pensando em equipamento pra buscar isso, outro detalhe, se eu repetir no meio do caminho vou ter perda?
    100mb? tem certeza que e isso que vc quer passar??? e repetir o sinal nao perde nd, e ate mais facil de fazer se voce puder..

  11. #11
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    sim, 100mb, contratei em uma cidade vizinha mas não sei o procedimento de locação de torres de terceiros, por exemplo, quem administra a torre ou com quem falar e qual o preço de locação medio pra colocar um painel, essas coisas que gostaria de um auxilio,

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se voce tiver visada entre as torres da cidade visinha e da sua, manda de canopy mesmo. esses equipamentos são nota 10.Problema ainda é o preço, mas quem quer qualidade , tem, que pagar para isso.
    Outra opção seria utilizar antenas de dupla polaridade tipo Pluton 5.8 . com isso + uma RB e um XR5 vc consegue fechar um belo enlace ae, sem dores de cabeça pra pagar.

  13. #13
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    amigo, me tira uma duvida, qual a distancia maxima que o canopy vai me proporcionar com um link full de 100mb? esse link esta em uma cidade vizinha a ums 20km to pensando em equipamento pra buscar isso, outro detalhe, se eu repetir no meio do caminho vou ter perda?
    oi, Vagner axo q te conhesso, bem no comesso que vc montou sua torre eu estive ai conversando com vc, a respeito dos equipamentos para conseguir um Throughput de 100 mbs tenke ser o PTP 58600 da motorola, cotei ele aki uma vez e deu 37.200,00 o par, mas para 20km axo q vais ter que suar antena externa nele, eu axei inviavel para meu negocio.

  14. #14

    Padrão

    100Mbps em 20 km é algo que normalmente se faz com rádio de frequência licenciada como SIAE, Comba ou Ceragon. Custam menos que Motorola e Radwin e operam em frequência exclusiva sua.

    Mas... vale tentar ver o que Ubiquiti Rocket M com antenas de dupla polarização (RocketDish, Pluton ou Kathrein) vão conseguir se você conseguir achar 40 MHz de espectro limpo (o que é difícil mas não impossível). Talvez chegue próximo de 100Mbps o suficiente para que a relação R$/Mbps seja boa o suficiente.

  15. #15

    Padrão

    Quem vende estes radio para fazer uma cotacao?
    Obrigado

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonfritz Ver Post
    Quem vende estes radio para fazer uma cotacao?
    Obrigado
    SIAE
    11 5632-3200

    Comba, Rocket M: WDC
    http://www.wdcnet.com.br

    Ceragon
    11 3040-3044

  17. #17
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Sim, lembro-me de voce, me deu algumas dicas de como conseguir um bom sinal e como configurar o MK,
    pois é rapaz, eu to com um pequeno grande problema hoje, aqui em PB não tem fibra, e o link que eu tenho tá caro demais...logo eu preciso colocar alguma coisa de fora...o foda é que eu to com 40 clientes e com 1mb de link, e não está sendo rentavel hoje pra mim, gasto mais do que ganho e não sei o que fazer, meus concorrentes todos tem mais banda que eu, e meu irmão mais velho (untevalle) tá vendendo 200k aqui por 39,00 se eu fizer isso que quebro já que eu só tenho 1mb e não posso fazer mais instalação, preciso buscar esse link de 100mb na outra cidade de qq forma, caso contrario vou voltar a ter lojinha de informatica e fazer manutenção de micro...

  18. #18

    Padrão

    Pela sua descrição de orçamento imagino que o acesso de 100 Mbps que você vai pegar na outra cidade não é um link dedicado, mas sim o link residencial da GVT de 100 Mbps, né ? Então você não precisa de um rádio de 100 Mbps, já que em 99% do tempo seu link também não vai dar 100 Mbps... além de que qualquer coisa maior do que 1 Mbps já muda bem sua situação, né ?

    Comece com algo mais compatível com a situação como um par de Bullet M5 HP e antenas direcionais simples de 5 GHz que você já tenha ou compre barato. Depois você troca para Rocket M5 com RocketDish/Pluton

  19. #19
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    rubensk,
    exatamente, o lance todo é que hoje tenho 1mb com a embratel pagando ultima milha que me sai por 2095 mensal, eu preciso de fato do link dedicado por obrigação, mas como todos tem seu pulo do gato eu pretendo buscar o link da gvt. mas pelo que eu li não chega a 100, mas se me der pelo menos 20mb eu to feliz da vida e consigo salvar meu negocio pq tá duro de ficar passando perrengue...
    outra parada...
    como é a locação de espaços em torres alheias? eu tenho minha propria torre e nunca corri atras disso, mas como que eu faço? qual o valor pra colocar 2 radinhos na torre dos outros? é mensal? anual? e alimentação?
    obrigado e desculpa as perguntas de iniciante, até porque até hoje tentei resolver tudo dentro do meu espaço é a primeira vez que vou sair daqui pra correr atras de serviço longe..

  20. #20
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    eu tenho comigo guardado, 2 parabolas da zirok, e 2 rb411 com cartoes xr2, melhor usar as rockets ou as routerboards?