+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radwin em 12km e 6km

    Bom dia pessoal

    Venho aqui colocar meu relato sobre os radios dessa marca e também pedir algum tipo de ajuda e depoimentos sobre quem ja utilizou.

    Adiquirimos na empresa um par de Radwin 2000 (50mb full) para enlace de 12km e um par de Radwin 1000 (18mb full) para enlace e 6km apenas.

    Por todas promessas da empresa que nos vendeu (WDC) e da propria RAdwin, o rádio trabalhava perfeitamente em locais poluidos e etc. COlocamos todos cabos que pediram na especificação, antena Pluton 31dbi dupla polarização homologada (isso nas 2 pontas do enlace de 12km com Radwin 2000).
    No outro enlace de 6km, utilizamos já diversas antenas da Pluton e nada.

    No enlace de 12km, funcionou durante alguns dias perfeitamente, pela distancia, marcava 47mb, um sonho, estavel e tudo mais. Depois veio o pesadelo, de um dia pro outro, o enlace simplesmente caiu a aperformance. QUando em Idle ainda estima em 47mb, mas começa a passar banda, isso vai caindo, até chegar em 30mb (quando estava bom passei 40mb de link tranquilo e hoje 30mb passando por ele ja da pra perceber que ele está nomaximo de sua capacidade). Sinal oscila entre -44 e -54 nas 2 pontas e banda estimada também, chegando até em 22mb as vezes.
    Trocamos antena, cabos, fonte e tudo mais. e sempre mesmo problema

    No enlace de 6km nunca nem se quer fechamos o enlace completo. Nunca estimou 18mb. E ja fizemos de tudo, trocamos posição, invertemos radios, antenas, cabos, fontes e etc.

    Estamos a ponto de devolver o rádio pois a empresa que compramos (WDC) não está prestando um suporte adequado e só eles podem nos dar o suporte, a radwin se livra dessa pelo que percebemos.

    Isso ja ocorreu com alguem? Alguem ja usou esses radios?

    Obrigado.
    T+

  2. #2

    Padrão

    por isso e mais coisas eu não confio em radinhos que se dizem o tal.. usando frequencia 5,8ghz apenas com firmware trocado..
    uma RB com xr5 faz mais que isso aí..
    em 12km dá pra fechar tranquilamento os 50mb estaveis com ela..
    orbitel , radwin e algumas outras são enganações.. ah a proxim tambem..
    esses dias abri um proxim e pra meu desencanto.. rb +amplificador +antena integrada.. nada D+..
    por isso digo, você foi enganado meu caro..
    se quer rádio , pense em gigacom , minilink , dragonwave, por aí vai..
    fora isso.. só routerboard mesmo.. ou alguns produtos da ubnt.


  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Bom dia pessoal

    Venho aqui colocar meu relato sobre os radios dessa marca e também pedir algum tipo de ajuda e depoimentos sobre quem ja utilizou.

    Adiquirimos na empresa um par de Radwin 2000 (50mb full) para enlace de 12km e um par de Radwin 1000 (18mb full) para enlace e 6km apenas.

    Por todas promessas da empresa que nos vendeu (WDC) e da propria RAdwin, o rádio trabalhava perfeitamente em locais poluidos e etc. COlocamos todos cabos que pediram na especificação, antena Pluton 31dbi dupla polarização homologada (isso nas 2 pontas do enlace de 12km com Radwin 2000).
    No outro enlace de 6km, utilizamos já diversas antenas da Pluton e nada.

    No enlace de 12km, funcionou durante alguns dias perfeitamente, pela distancia, marcava 47mb, um sonho, estavel e tudo mais. Depois veio o pesadelo, de um dia pro outro, o enlace simplesmente caiu a aperformance. QUando em Idle ainda estima em 47mb, mas começa a passar banda, isso vai caindo, até chegar em 30mb (quando estava bom passei 40mb de link tranquilo e hoje 30mb passando por ele ja da pra perceber que ele está nomaximo de sua capacidade). Sinal oscila entre -44 e -54 nas 2 pontas e banda estimada também, chegando até em 22mb as vezes.
    Trocamos antena, cabos, fonte e tudo mais. e sempre mesmo problema

    No enlace de 6km nunca nem se quer fechamos o enlace completo. Nunca estimou 18mb. E ja fizemos de tudo, trocamos posição, invertemos radios, antenas, cabos, fontes e etc.

    Estamos a ponto de devolver o rádio pois a empresa que compramos (WDC) não está prestando um suporte adequado e só eles podem nos dar o suporte, a radwin se livra dessa pelo que percebemos.

    Isso ja ocorreu com alguem? Alguem ja usou esses radios?

    Obrigado.
    T+
    Usa RocketM5 que dá.

  4. #4

    Padrão Radwin

    Eu uso ambos equipamentos, não tenho problemas. Só que as antenas que uso são apenas Hyperlink (radwin1000) e kathrein (dupla polaridade para radwin2000) ou as integradas mesmo. Tenho enlaces de 20KM com radwin2000 fechando a 45Mbps e enlaces de 10km fechando a 50Mbps sem nenhuma variação mesmo debaixo das últimas chuvas. Além do que são rádio que em quase 5 anos nunca vi travar por travar, a não ser por erro de instalação (nobreak com problemas, falta de aterramento, etc).
    Devo ter mais de 100 enlaces rodando hoje... não tenho quase nada de RMA.
    Esse é meu depoimento, não sei o que pode estar acontecendo aí no teu site, mas aqui eu rodo ele tranquilo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Eu uso ambos equipamentos, não tenho problemas. Só que as antenas que uso são apenas Hyperlink (radwin1000) e kathrein (dupla polaridade para radwin2000) ou as integradas mesmo. Tenho enlaces de 20KM com radwin2000 fechando a 45Mbps e enlaces de 10km fechando a 50Mbps sem nenhuma variação mesmo debaixo das últimas chuvas. Além do que são rádio que em quase 5 anos nunca vi travar por travar, a não ser por erro de instalação (nobreak com problemas, falta de aterramento, etc).
    Devo ter mais de 100 enlaces rodando hoje... não tenho quase nada de RMA.
    Esse é meu depoimento, não sei o que pode estar acontecendo aí no teu site, mas aqui eu rodo ele tranquilo.
    Em tempo: Eu tentaria trocar as antenas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Eu uso ambos equipamentos, não tenho problemas. Só que as antenas que uso são apenas Hyperlink (radwin1000) e kathrein (dupla polaridade para radwin2000) ou as integradas mesmo. Tenho enlaces de 20KM com radwin2000 fechando a 45Mbps e enlaces de 10km fechando a 50Mbps sem nenhuma variação mesmo debaixo das últimas chuvas. Além do que são rádio que em quase 5 anos nunca vi travar por travar, a não ser por erro de instalação (nobreak com problemas, falta de aterramento, etc).
    Devo ter mais de 100 enlaces rodando hoje... não tenho quase nada de RMA.
    Esse é meu depoimento, não sei o que pode estar acontecendo aí no teu site, mas aqui eu rodo ele tranquilo.

    amigo, nos enlaces que voce tem +/- de mesma distancia dos que tenho, quais antenas utiliza (dbi) para radwin 1000 e 2000?
    Obrigado e obrigado a todos pelas respostas.
    Acho ainda que os radios funcionam, pois ouvi mais pessoas ja por ai dizendo sobre esses e os airmux (que sao iguais).

  7. #7

    Padrão Antenas

    Para enlace de 12KM eu usarei kathrein de 29 (60 cm) -- um exagero diga-se de passagem pela distancia... dá atá pra fechar 18KM com essas antenas com boa velocidade... para o enlace de 6km, dá pra usar até hyper de 24 dbi... dependendo da torre, use 24 de um lado e 29 do outro. Lembrando que o radwin 1000 com modulação alta ele transmite 10dbm (rádio).

  8. #8

    Padrão

    IsraelNEto,
    Qual cabo e conector entre o rádio e antena você usa?

    E qual o cabo UTP você usa para fazer a ligação de POE??

  9. #9

    Padrão CABO

    Uso cabo da IFE outdoor (rede) e IFE também pra ligar na antena, são apenas alguns centimetros de cabo RGC213. Conector é da WF conectores (de Iperó).

  10. #10

    Padrão

    Usamos também este Cabo da Ife Outdoor, é aquele UTP preto, certo?

    Outra coisa, e qual a distancia dos seus POE ( o cabo UTP)?
    Estamos também usando os conectores e cabos IFE RGC-213.
    Será que poderia ser a antena mesmo? foi a unica coisa que não trocamos ainda!

  11. #11

    Padrão

    Cabo é esse preto mesmo (com proteção UV), usamos de 20~50 metros, dependendo de onde vai a antena... torre nossa tem no máximo 42 metros. A Antena que usamos é kathrein, para esses enlaces mais longos, tem de 60 cm e 1.2 metros. Dependendo da distancia usamos uma ou outro... ou mesmo integrada... uso aquele software deles para calcular distancia X velocidade e aplico a antena conforme fala lá... e deixo uma boa margem de sinal.

  12. #12

    Padrão

    Israel Neto, onde encontro para comprar a antena kathrein de 29 (60 cm) , e qual a ideia de valor??
    pelo que vejo, comparando com o seu tipo e uso, estamos seguindo a mesma idéia. Uso praticamente tudo o que usa para instalar os RADWIN, apenas as antenas são diferentes.
    lembrando que este sistema funcionou estavel por 2 semanas e depois deu esse pau de instabilidade.

    Acha que isso poderia ser decisivo, a antena?

  13. #13

    Padrão

    Olha não sei, essa antena só usei até hoje com kathrein pois é homologada e dupla, não conheço outra homologada e dupla. Se você ver as antenas, parecem de microondas, material muito reforçado... segue contato:
    Cide Ribas D'Avila Jr
    Eng. de Vendas
    Fone (11) 5685-4290
    Fax (11) 5685-4292
    [email protected]
    KATHREIN MOBILCOM BRASIL LTDA

  14. #14

    Padrão Re: Radwin em 12km e 6km

    Pessoal,

    Depois de um teste com uma par de RADWIN 2000 emprestado da WDC, para tirar a prova de que poderiamos ter um par de RADWIN 2000 com problemas, percebemos que de fato era a configuração mesmo dos rádios que traria o uso adequado destes.
    Tivemos dificuldades, mais com o apoio da WDC após fato conhecido, conseguimos chegar num nível bom de funcionamento.

    Os rádios de fato reagem a um certo nível de poluição do ambiente, mais onde estávamos querendo inserir uma ponta do enlace, realmente a poluição interferia de modo rude ao rádio.

    Hoje conseguimos uma estabilidade, e graças aos amigo deste forum, e a empresa WDC, estamos com a capacidade, visto as adversidades, satisfatória.

    Abraços.

  15. #15

    Padrão Re: Radwin em 12km e 6km

    ola tenho muitos links com esses radios, no começo da trabalho mesmo mais eles sao o que voce falou estaveis um sonho se ainda nao devolveu acredito nao precise fazer isso, se eu puder ajudar entre em contato por [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Radwin em 12km e 6km

    Cabo diz na especificação 100 Metros, nunca usei tanto, o máximo que usei foram 50 Metros.
    Se não for interferencia, pode ser antena... Eu não tenho problemas com esses rádios, quando bem instalados. Mas também não tenho tanta interferência por aqui. Se puder, posta uma tela do rádio.

  17. #17

    Padrão Re: Radwin em 12km e 6km

    trabalho com esses radios na minha rede sao exelentes se voce esta tendo baixo desempenho provavelmente é erro de configuraçao. precisando de ajuda so me add [email protected]

  18. #18

    Padrão Re: Radwin em 12km e 6km

    Ola boa noite.
    Onde compro estes equipamentos?
    Airmux - 400 ou RadWin-2000
    obrigado