Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Usaria tudo em bridge com concentrador MK PPPoe, é mais simples e facil de levar assim, além do que o dia de amanha se vc optar em usar algum sistema de gerenciamento sua rede como vai estar PPPoe será menos traumática a transição apenas acidionando o servidor radius na configuração.
    É uma sugestão mas pode sim usar torres independentes cada uma com seu servidor hotspot ativado, vai funcionar tranquilamente.

2. Aqui uso servidores independentes nas torres e uma das coisas que senti logo de cara foi o melhor desempenho pois diminui bastante o broadcast além do que divide melhor o processamento. Não volto para bridge mais não. O segredo é ter uma boa rotina de backup das RB´s. Aqui o backup é automatico de 2 em 2 horas. Se uma RB queimar ou qq coisa, já subo outra com o backup rapidinho e ja volta a funcionar.

Mesmo assim, nada impede de vc ter um proxy na base ou até mesmo um servidor radius para autenticação etc

3. Realmente tem varias formas de fazer isso, e normalmente a pessoa que usa de uma forma, acha que a forma dele é a melhor..
    Eu depois de ter trabalhado dos dois modos, decidi fazer o controle de banda firewall etc.. nas proprias torres, e tenho um gerenciador radius autenticando todo mundo..
    Seguindo o conselho do nosso amigo Sergio, passei a controlar a banda o mais proximo do cliente, o que é melhor..
    E como aqui está rodando redondo, pra mim essa é a melhor forma..

4. Realmente Dulis, cada um acha que a forma que faz (e funciona, obvio) é a melhor. Vamos só fazer uma análise simples, as telco, se bridge fosse bom, elas simplesmente colocariam todos seus clientes em uma bridge "monstro", uma vez que usam fibra em grande parte dos backbones, e tudo estaria lindo. Mas não, eles gastam uma grana em roteadores, e isolam os clientes em suas redes. Porque? Quanto mais controle você tem na sua rede e este controle o mais próximo do cliente (se possível no próprio) melhor para evitar problemas e conseguir solucioná-los quando ocorrem.

Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Realmente tem varias formas de fazer isso, e normalmente a pessoa que usa de uma forma, acha que a forma dele é a melhor..
    Eu depois de ter trabalhado dos dois modos, decidi fazer o controle de banda firewall etc.. nas proprias torres, e tenho um gerenciador radius autenticando todo mundo..
    Seguindo o conselho do nosso amigo Sergio, passei a controlar a banda o mais proximo do cliente, o que é melhor..
    E como aqui está rodando redondo, pra mim essa é a melhor forma..

5. Bom sou novo no fórum mais acompanho há algum tempo.
    Acabei de instalar um servidor de proxi. agora vou reestruturar a minha rede externa passando a comunicação de ponto a ponto para 5,8 GHz.
    Assim vai ficar fácil de controlar os clientes nos pontos de redistribuição que vai distribuir em 2,4 GHz.
    Se eu entendi direito vou poder usar um único servidor de proxi só não sei se posso usar mais que uma faixa de ip nos pontos de distribuição. se alguém poder me ajudar desde já agradeço

Tópicos Similares

1. P2P COM MIKROTIK
    Por notgle no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 01-08-2006, 23:00
  2. Topologia com Firewall Cisco PIX
    Por panther no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 06-06-2006, 10:47
  3. Repetidora com Mikrotik
    Por xacall no fórum Redes
    Respostas: 8