+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Muitas antenas na mesma torre!!!!!

    Pessoal, estou com um problema grave..., gostaria que alguem pudesse me ajudar...
    Tenho uma central com uma torre que transmite para 4 cidades distintas, estava funcionando 100%, com o link via cabo, mais tive que comprar mais link e esse vem por meio de Antena, então tive que colocar mais uma antena na torre para poder receber esse link, então ficou 5 antenas na torre com 3 mikrotiks, visto que todos os enlaces são em 5GHZ com antenas pluton e zirok de 29 DBi, e todos em bridge e wds, o que está acontecendo, acho que as frequencias estão se sobrepondo, pois não consigo fazer com que todas as cidades e o link que estou recebendo funcione perfeito, já tentei de mudar as frequencias e não consigo solucionar o problema. Ou O link fica bom com ping que varia de 1 a 3 ms as cidades ficam boas, quando acerto a frequencia das cidades, a frequencia do link fica ruim e o ping vai para 800ms à 2000ms.

    Desde já agradeço,

    Abs.

  2. #2

    Padrão

    Cara voce provavelmente está usando canais intelaçados
    coloque cada AP em um canal diferente com salto de dois em dois blz?
    se eu estiver equivocado me avise

  3. #3

    Padrão

    Amigo dica rapida e objetiva.. Se com os canais não resolve.. troca a polarização!!

    Sucesso pra vc...

  4. #4

    Padrão

    Eu tmbm apostaria na polarização, basta subir lá e virar o alimentador nos discos. Verifique tmbm a potencia, em 5,8Ghz qq merreca já ta trafegando.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Além disso, procure usar antenas que operem numa faixa maior (tipo 4.9 a 6 Ghz) e use canais das faixas mais baixas ou mais altas, bem afastados uns dos outros. A partir da versão 4.3 do Mikrotik poderá usar o SuperChannel sem ter que adquirir licença para isso (lembrando que se usar esses canais fora das faixas explicitamente permitidas pela Anatel e em conformidade com a res. 305 e 506, poderá ter problemas em caso de fiscalização).

  6. #6

    Padrão

    Vlw a dica de todos, obrigado...

    Realmente mudando a polarização e as frequencias resolveram o problema....

  7. #7

    Padrão

    Usas modo turbo c/ nstreme em todos enlaces? Se sim, derrepente se mudar para 5Ghz sem turbo e nstreme, vc baixa o comprimento de onda de 40mhz para 20 Mhz... e tem menos interferência e mais canais, mas nesse caso teria que testar o troughput resultante quando se baixa de 5g-Turbo para 5g se atende as suas necessidades.

  8. #8

    Padrão Re: Muitas antenas na mesma torre!!!!!

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Além disso, procure usar antenas que operem numa faixa maior (tipo 4.9 a 6 Ghz) e use canais das faixas mais baixas ou mais altas, bem afastados uns dos outros. A partir da versão 4.3 do Mikrotik poderá usar o SuperChannel sem ter que adquirir licença para isso (lembrando que se usar esses canais fora das faixas explicitamente permitidas pela Anatel e em conformidade com a res. 305 e 506, poderá ter problemas em caso de fiscalização).
    Duvida-1: Hoje tentei fazer um teste com o superchannel e não consegui. Qual região tenho que colocar ou qual o parametro que tenho que alterar para que funcione com todos os canais da lista?
    Pq mesmo ativando a opção fica disponivel os mesmos canais de antes e se colocar em outro a outra ponta não enxerga...

    Duvida-2: As antenas OIW de dupla aceita estes canais?

    Estou testando com a versão 4.11 e com XR5

  9. #9
    magrao
    Visitante

    Padrão Re: Muitas antenas na mesma torre!!!!!

    oi, tenho duas torres no mesmo terreno quero alugar para 3 empresas isso vai dar interferência, aceito sugestões, estou desempregado portanto preciso de $.obrigado