Página 3 de 14 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post

Engano de muitos (senão a maioria), em ativar no Access Point. Deve ser ativado nas estações, que provoca as colisões são as estações e não o AP, a notação TX seria 1:N (1 para N) e RX seria N:1 (N para 1)... (na visão do ap, claro)...

Seguindo esta linha, o AP so tem capacidade de falar com 1 estação.. mas várias estações falam com o ap ao mesmo tempo;

Ativando o RTS/CTS pode sim melhorar a performance (é o esperado), antes de transmitir, a estação vai emviar um RTS para o AP, (Ready to Send ?), o ap vai responder para esta estação com um CTS (Clear to Send). A frase "Enquanto um burro fala, os outros abaixam a orelha" torna-se válida..
    Eu faço isso, ativo só no cliente. Li lá no artigo do Morinoto.
    Mas tem coisas que ainda não entendi bem.
    Já vi falarem em outras listas que uma abertura de antena no cliente é favorável ao rádio escutar antes de enviar. O Rubens, na lista da Anid disse a mesma coisa, que é desejável que os rádios se escutem antes de enviar.
    Mas o que não entendo é porque? Se a liberação do tráfego depende da liberação ou não do ap base, pouco importaria de antena tem 60 ou 10 graus, quanto a funcionalidade do sistema RTS/CTS.
    Tudo precisa passar pelo ap base para que o sistema funcione bem. Não deveria depender diretamente da escuta entre o meu ap cliente e o ap cliente do meu vizinho, por exemplo, pois a autorização para falar vem da base e não do vizinho.
    Será que estou perdido nesta questão?
    E ainda estaria contribuindo com a diminuição da poluição.

2. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu faço isso, ativo só no cliente. Li lá no artigo do Morinoto.
    Mas tem coisas que ainda não entendi bem.
    Já vi falarem em outras listas que uma abertura de antena no cliente é favorável ao rádio escutar antes de enviar. O Rubens, na lista da Anid disse a mesma coisa, que é desejável que os rádios se escutem antes de enviar.
    Mas o que não entendo é porque? Se a liberação do tráfego depende da liberação ou não do ap base, pouco importaria de antena tem 60 ou 10 graus, quanto a funcionalidade do sistema RTS/CTS.
    Tudo precisa passar pelo ap base para que o sistema funcione bem. Não deveria depender diretamente da escuta entre o meu ap cliente e o ap cliente do meu vizinho, por exemplo, pois a autorização para falar vem da base e não do vizinho.
    Será que estou perdido nesta questão?
    E ainda estaria contribuindo com a diminuição da poluição.
    OK. Vamos por partes. Em sua condição ideal de operação, não precisamos ativar o RTS/CTS quando todos os clientes estão se "enxergando". Mas isso é impraticável em ambientes outdoor. Conseguem imaginar um cliente distante 3Km (digamos a 180 graus do AP) de um lado, obter sinal de um cliente distante 3km a 90 graus do AP? Agora conseguem imaginar umas 30, 40 estações clientes sendo que TODAS consigam sinal entre elas? Eu tb não... E nesse caso, haverá o problema do nó escondido. Se somente uma estação cliente não estiver enxergando qualquer uma outra, já será problema.

Conclusão: Antenas do tipo painel em clientes, em minha opinião, não fazem sentido algum. Além de é claro, forçar a utilizar uma potência mais alta nos rádios devido ao menor ganho.

3. Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    OK. Vamos por partes. Em sua condição ideal de operação, não precisamos ativar o RTS/CTS quando todos os clientes estão se "enxergando". Mas isso é impraticável em ambientes outdoor. Conseguem imaginar um cliente distante 3Km (digamos a 180 graus do AP) de um lado, obter sinal de um cliente distante 3km a 90 graus do AP? Agora conseguem imaginar umas 30, 40 estações clientes sendo que TODAS consigam sinal entre elas? Eu tb não... E nesse caso, haverá o problema do nó escondido. Se somente uma estação cliente não estiver enxergando qualquer uma outra, já será problema.

Conclusão: Antenas do tipo painel em clientes, em minha opinião, não fazem sentido algum. Além de é claro, forçar a utilizar uma potência mais alta nos rádios devido ao menor ganho.
    Bem entendido agora.
    Eu havia entendido por outros comentários que o fato de ter antena de maior abertura seria o ideal para a escuta.
    Mas se o RTS depende do ap base, realmente não tem sentido. Toda a comunicação deve ser centralizada na base.

4. Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    CONTINUAÇÃO...

O QUE FAZER CONTRA INTERFERÊNCIA

Como podemos lutar contra a interferência? (Peço ajuda aos amigos leitores que ajudem a alimentar este tópico)
    - Mudar o canal;
    - Polarização do sinal;
    - Posicionamento da antena (dependendo da direção do sinal de ruído);
    - Qualidade da antena e diretividade;
    - Recebendo um sinal mais forte e atenuando-o, juntamente com o ruído;

Aqui não existe magia! Se o sinal que interfere for de intensidade igual ou maior ao sinal que se quer receber, não existe solução!
    E tem mais: A maioria das soluções acima são para antenas direcionais (links ponto a ponto ou clientes). Se estivermos falando de um POP por exemplo, onde temos antenas Omni e painéis, a coisa complica muito mais... Se seu AP estiver sendo interferido, não há nada que você possa fazer nos clientes para resolver o problema (levando-se em conta que vc já trocou o canal, polarização, posição...). Até existe uma solução que seria aumentar a potência de todos os clientes afim de superar a interferência. Mas aí o seu vizinho provavelmente fará o mesmo...

Só uma duvida, aumentando a potencia nos clientes eu não poderia estar gerando mais interferencia no meu ap ?
    Sendo que os adaptadores para pc ( usb ou Pci ) geram ruido como qualquer outro radio, ou eu estou enganado?
    Pois sempre tento utilizar a menor potencia possivel tanto nos Aps quanto nos clientes.

Otimo post gostei muito, linguagem simples e direta.

Abraços a todos

5. Isso depende. Hardwares de boa qualidade não geram muito ruído com aumento da potência. E este problema de ruído está mais direcionado aos canais adjacentes e equipamentos operando próximos a sua frequência. Você não vai estar gerando mais interferência no seu próprio AP e sim vai estar atrapalhando outros APs por exemplo.
    Para ter certeza da qualidade do seu equipamento, você teria que ter um analisador de espectro e aí sim conseguiria ver a qualidade da onda em determinada potência.

Tópicos Similares

1. Lençol eletromagnético
    Por jodrix no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 23-04-2009, 22:54
  2. ADSL - Ligar no linux ou no HUB?
    Por gholtz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-11-2002, 12:27
  3. GCC 3 ou 2.90
    Por Celio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 12-11-2002, 15:24
  4. FreeBSD ou OpenBSD
    Por InCoNnU no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 06-11-2002, 00:27
  5. firewall x webmail ou firewall x php?
    Por eclaudin no fórum Segurança
    Respostas: 3
    Último Post: 23-08-2002, 04:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L