Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Se alguém disser que este desenho é propaganda do meu curso que vai haver aqui em POA dia 13 de Março, este alguém não deve estar louco. No entanto, mesmo que esse alguém não venha no curso vai aprender a fazer um link com um throughput de 100Mfull á preço barato. Pode ser que ele fique muito indignado com a citação do curso, mas uma coisa é certa. Graças á esta propaganda ele vai ficar mais sabido. Gostos dele, esses rebeldes são os mais criativos. Se algum outro vivente não acreditar no desenho, venha no curso. Vou matar a cobra e mostrar o pau.

    Um abraço.


    Throughput
    eu ainda perco meu tempo respondendo isto...
    Agradeço ao companheiro GuileW que utilizou seu tempo tentando ajudar a comunidade com dicas e experiências práticas e estar aberto a troca de conhecimento.

    Conhecimento é algo interessante, pois é algo que nunca se divide. Quando compartilhamos o que sabemos, sempre estamos aprendendo mais e por esta razão ele não se divide e sempre multiplica-se.

    Vale destacar, que para propagandas, temos uma belíssima e espaçosa área de classificados.

    Enriconi: se você postar alguma informação últil aqui, lhe agradecerei, tenho humildade para isso. Informações pela metade, não são consideradas úteis. Mas prometo não responder nenhuma de suas propagandas, ironias, poemas e citações.

  2. #62
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pois é... li todos os posts até aqui (levei quase uma tarde heh) e posso dizer duas coisas...

    1º Não adianta tentar arrancar alguma coisa do Gilvan... ele só está aqui para conseguir alunos para o curso dele... Marketeiro... Pior é que minha experiência de vida me diz que marketeiro é o mesmo que picareta... Não estou afirmando isso sobre o Gilvan, até porque não o conheço, mas minha pulga está me cutucando aqui...

    2º Não acredito nessa de Lençol Digital... o que há sim, é o que nosso grande amigo que iniciou o tópico disse... Se o sinal for suficiente para que todos os clientes se conectem a 11M tudo vai funcionar muito bem... se tiver 1 conectado a 1M a nhaca já tá feita... isso é fato, é teoria comprovada por A mais B na prática... não há discussão...

    As vezes acho que é isso que o Gilvan quer dizer com a histório do Lençol... que o Lençol nada mais é do que isso... todos clientes conectados a 11M (por exemplo). Só que ai entra o marketing... se ele abrir o jogo e disser na bucha que é isso o curso dele já não vai mais ser tão atraente... Sem querer pegar de cobaia, mas já pegando, eu prefiro esperar as ponderações do nosso amigo 1929 sobre o curso

    Forte abraço,

  3. #63

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Se alguém disser que este desenho é propaganda do meu curso que vai haver aqui em POA dia 13 de Março, este alguém não deve estar louco. No entanto, mesmo que esse alguém não venha no curso vai aprender a fazer um link com um throughput de 100Mfull á preço barato. Pode ser que ele fique muito indignado com a citação do curso, mas uma coisa é certa. Graças á esta propaganda ele vai ficar mais sabido. Gostos dele, esses rebeldes são os mais criativos. Se algum outro vivente não acreditar no desenho, venha no curso. Vou matar a cobra e mostrar o pau.

    Um abraço.


    Throughput

    Vou pagar pra ver posta data hora e local do curso

  4. #64

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Se alguém disser que este desenho é propaganda do meu curso que vai haver aqui em POA dia 13 de Março, este alguém não deve estar louco. No entanto, mesmo que esse alguém não venha no curso vai aprender a fazer um link com um throughput de 100Mfull á preço barato. Pode ser que ele fique muito indignado com a citação do curso, mas uma coisa é certa. Graças á esta propaganda ele vai ficar mais sabido. Gostos dele, esses rebeldes são os mais criativos. Se algum outro vivente não acreditar no desenho, venha no curso. Vou matar a cobra e mostrar o pau.

    Um abraço.


    Throughput
    o link esta quebrado amigo.

    Gilmar

  5. #65
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: lençol eletromagnético... Magia, ilusão ou marketing?

    Parabéns pelo texto. Muito coerente tecnicamente. Só gostaria de fazer uma ressalva, onde você falou para usar somente 802.11b, na minha opinião deveria ser somente 802.11g. Mais largura de banda, porém devido a menor potência, células menores em relação a um site com 802.11b. Parabéns novamente pelo texto. Pena que alguns não queiram enxergar a realidade e preferem se deixar enganar.

    Tá aqui o Lençol Digital: http://www.termobras.com.br/principa...&id_produto=47

    O curso do Gilvan possui bons tópicos, porém esse ponto da "equalização" não possui base técnica que o suporte. E Lençol Digital só se for da Termobras.
    Abç
    Última edição por motacosta; 30-04-2010 às 19:19.

  6. #66

    Padrão Re: lençol eletromagnético... Magia, ilusão ou marketing?

    Olá! Pelo que li, percebi que você entende bem sobre o assunto, más eu acho que o Professor Gilvan Enriconi as vezes se espressa mal. Fiz o curso com ele e me foi últil. A espressão lençol digital é apenas um nome adotado por ele e no curso ele falou sobre qualidade igual de sinal e não nível igual. O que aprendi no curso não serve para você aplicar em todos os clientes, más serve para corrigir problemas com clientes ou defeitos em particular. Na distribuição já é outra historia, fiz testes e dá muita diferença. Quando trabalhamos desde o pig até a antena para que o todo trabalhe mais forte em determinda frequencia o rendimento é bem maior. Consegui estabilizar sinais que oscilavam + - 4 dbs. Os coloquei fixo. Ele falou que exite interferencia, más não existe interferencia que não possa ser tirada.Se você planejar o senario em que quer trabalhar, muitos problemas podem não existir. Eu tinha muitos problemas de interferencia e estou conseguindo elimina-los pouco a pouco. Eu nâo tenho o conhecimento que você tem, más o curso do Gilvan Enriconi resolveu muitos dos meus problemas.

  7. #67

    Padrão Re: lençol eletromagnético... Magia, ilusão ou marketing?

    Excelente texto, você entende bem sobre o assunto, qualidade do texto excelente usando palavras simples.

  8. #68
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: lençol eletromagnético... Magia, ilusão ou marketing?

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    CONTINUAÇÃO...

    O QUE FAZER CONTRA INTERFERÊNCIA

    Desculpe Gilvan, mas interferência existe sim. Interferência é o apelido dado para a Superposição de ondas eletromagnéticas de frequências iguais ou próximas. Esta interferência pode ser construtiva ou destrutiva. Caso interessante: É através deste princípio de "interferência" que muitas antenas funcionam por exemplo. Mas vamos ao que interessa.

    Como podemos lutar contra a interferência? (Peço ajuda aos amigos leitores que ajudem a alimentar este tópico)
    - Mudar o canal;
    - Polarização do sinal;
    - Posicionamento da antena (dependendo da direção do sinal de ruído);
    - Qualidade da antena e diretividade;
    - Recebendo um sinal mais forte e atenuando-o, juntamente com o ruído;

    Aqui não existe magia! Se o sinal que interfere for de intensidade igual ou maior ao sinal que se quer receber, não existe solução!
    E tem mais: A maioria das soluções acima são para antenas direcionais (links ponto a ponto ou clientes). Se estivermos falando de um POP por exemplo, onde temos antenas Omni e painéis, a coisa complica muito mais... Se seu AP estiver sendo interferido, não há nada que você possa fazer nos clientes para resolver o problema (levando-se em conta que vc já trocou o canal, polarização, posição...). Até existe uma solução que seria aumentar a potência de todos os clientes afim de superar a interferência. Mas aí o seu vizinho provavelmente fará o mesmo...

    Falando em complicação, agora com esta moda de instalar rádios nos clientes com antenas integradas do tipo painel, o pesadelo se torna ainda maior. Se já não basta o Access Point estar enviando e recebendo em múltiplas direções, agora os clientes também o fazem sem sentido, pois a única direção que interessa é o Access Point e a diretividade é uma das armas contra a interferência.


    PERFORMANCE DO SISTEMA, QUANTOS CLIENTES EM UM ACCESS POINT, ETC...

    Agora podemos falar um pouco sobre performance da rede, quantos clientes um access point "aguenta" e etc.

    Lamento desapontar, pois não existe uma resposta definitiva para este caso, se tratando de frequência livre e tecnologias como 802.11a/b/g/n que utilizam o CSMA/CA como padrão de controle de colisão (ou melhor, evitar colisão).

    Em tecnologias que utilizam TDMA (multiacesso por divisão no tempo) ou polling por exemplo, esta questão é muito mais fácil de responder. Afinal, nestas tecnologias existe um controle pŕe-definido de conversa entre AP e clientes e não existem colisões. Agora, o que acontece com o CSMA/CA?

    Nada melhor que voltar ao exemplo da sala de aula, por se tratar de um padrão para ambientes Indoor. Basicamente o sistema CSMA/CA consiste na seguinte máxima: "Quando um burro fala, os outros abaixam as orelhas".

    E esta é a principal razão para este protocolo funcionar bem em ambientes indoor, onde todos os participantes de uma conversa escutam todos os outros participantes. Quando isto acontece, dificilmente haverá colisão nos dados.

    O problema acontece quando um ou vários participantes não escutam uns aos outros. Pensem comigo: Se a regra diz que eu só posso falar quando ninguém mais está falando, mas eu não consigo escutar alguém que está longe demais e portanto não sei se ele está falando, posso achar que ninguém está falando e assim causar a colisão de informações no ouvinte central, correto?

    Para exemplificar:
    Imagine que você está em um campo de futebol. Ao centro temos o juíz. Nos dois extremos do campo, temos dois goleiros. O juíz consegue ouvir e falar com os dois goleiros, mas os dois goleiros não conseguem se falar (um não ouve o outro) devido a grande distância.
    O que acontece se os dois goleiros resolvem falar ao mesmo tempo?

    Mas claro que o CSMA/CA não trabalha de uma forma tão simplória assim. Mas é uma visão bem resumida e rudimentar.

    Como podemos então, melhorar a performance da rede sem fio (802.11a/b/g/n)? (Peço ajuda aos amigos leitores que ajudem a alimentar este tópico)
    - Idealmente, todos os equipamentos deveriam estar operando na mesma velocidade. Se fixar em 11 Mbps (802.11b) por exemplo, aumenta a performance mas reduz o raio de cobertura;
    - Garantir uma margem de segurança de SNR para evitar que uma pequena queda de sinal comprometa a velocidade escolhida;
    - Utilizar o RTS/CTS quando existem muitas colisões. Aqui outro problema.. Não podemos afirmar qual seria o valor ideal para utilizar o RTS/CTS. Ele pode ajudar ou atrapalhar, devido ao comportamento da camada de enlace que utiliza o quadro ACK para qualquer quadro transmitido (vale aqui um estudo mais aprofundado do funcionamento do protocolo 802.11).

    Como o sistema é controlado pelo CSMA/CA, ele é imprevisível. Se você quiser, poderá utilizar de modelos matemáticos de probabilidade para tentar calcular qual seria o desempenho da rede com um determinado número de estações... Portanto não podemos responder claramente a pergunta de quantos clientes podemos conectar em um AP. O que podemos é recomendar um número baseado em experiência pessoal e da capacidade de hardware do access point para gerenciar a rede sem fio.

    Aqui cabe novamente um detalhe importante: Se seu AP estiver sendo interferido, toda a sua rede irá sofrer com as consequências.

    Enfim, espero ter contribuído de alguma forma com a comunidade. A intenção era de tentar resumir algumas teorias complexas e desmistificar algumas "magias" e idéias estranhas apontadas por algumas pessoas. Mas volto a afirmar que a teoria é muito importante. E em redes sem fio, é preciso entender um pouco de cada coisa (RF e rede). É preciso entender sobre teoria básica de antenas para não cair no engano de que uma antena de maior ganho é melhor que uma de menor ganho (as antenas Omni são o caso mais clássico).

    Como o mundo seria mais perfeito se funcionasse com a teoria manda...

    PS: Respondendo algumas perguntas que talvez alguns leitores possam estar mentalmente fazendo neste momento:
    Não, não estou promovendo nenhum curso. Pelo menos, ainda não. hehehehe

    Um abraço!
    Nota 1000 amigo!!!respondeu as questões de muita gente com certeza.
    Deus abençoe esta mente sempre.
    Abraço.

  9. #69

    Padrão Re: lençol eletromagnético... Magia, ilusão ou marketing?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Nota 1000 amigo!!!respondeu as questões de muita gente com certeza.
    Deus abençoe esta mente sempre.
    Abraço.
    Então amigos, vou colocar uma lenhazinha na fogueira. Afinal aqui no sul está fazendo um frio de rachar, e nada melhor que esquentar o fim de semana com este assunto.
    Estive visitando um companheiro amigo do forum.
    Entre outras coisas excepcionais que ele tem lá , ele me mostrou lá em cima de um prédio, uma verdadeira parafernália de torres, antenas etc etc. Perguntei, como tudo isso convive?
    Ele me disse que até algum tempo atrás, num site survey aparecia um lote enorme de estações. E consequentemente as benditas interferencias.
    Daí o condomínio do prédio alugou mais um espaço para a OI. Logo ele pensou: estou lascado.
    Mas para a surpresa dele, tudo melhorou. Ele não soube me dizer se foi colocado algum equipamento para limpar a área, mas o fato é que estão todos convivendo pacificamente e para ele a qualidade da rede dele que está sediada neste pop cresceu. Sumiram quase todas as 2.4 que apareciam no site survey. Ficou com o espectro limpo, limpo.
    E agora? o que deve ter acontecido?

  10. #70

    Padrão Re: lençol eletromagnético... Magia, ilusão ou marketing?

    Primeira vez que ví o nome de lençol imaginei um monte de linha cruzadas, um monte de linhas se interferindo, portanto, um lençol de interferência portanto.

    Até que ponto, ou melhor, a partir de que ponto, ocorre aquele fenomeno de "É tanta interferencia que derrepente o AP não consegue mais identificar a validade dos pacotes em sinal baixo (Portanto ignora numa fase de pré-processamento, sem nem levar em conta canal, modulação, e menos ainda lerd SSID)"???

    Já noitei isso, sempre tive um pé atras com fontes ATX e monitores CRT, lá por 2004 na minha primeira placa PCI e AP testei muito isso, o quanto o ruído deles interferia (E interfere muito, a diferença entre uma fonte no meio do caminho, e uma fonte LIGADA no mesmo lugar é gigante), e ocorria isso de as vezes o sinal de TUDO proximo baixar. Provavelmente ocorre algum fenomeno de descalibragem do medidor de sinal.

    O contrario também ocorre. Já ví algumas vezes adaptador ficar doido, do tipo hipersensivel, enchergando dezenas de SSID onde normalmente só vê 3 ou 4. Até o netstumbler começa a mostrar coisa tipo ruído a -100dB, apesar do datasheet do chipset falar em sensibilidade maxima de -88dB. Acredito em descalibragem ocasional porque nunca consigo repetir isso. No netbook já ocorreu umas 3 vezes.

    Em PX tinhamos as "aberturas", situações de pressão atmosférica X, humidade do ar Y, radiação solar Z, e sei lá que outros fatores que tornavam possiveis conexões longinquas que em situações normais seriam impossiveis (Algo como com radio de 5W e quadra cubida de 1/4 conseguir falar legivelmente com alguem a 4000Km. Sendo o normal (363 dias por ano) conseguir no maximo 600Km.
    Não acredito que presenciei "aberturas" tão poderosas afetando sinais wifi a coisa pouca tipo 300 ou 400m.

    Um lençol de interferencias, mesma situações de 60 pessoas falando numa sala fechada de 10x8m, se você utilizar um microfone direcional (Eletreto no fundo de um tubo de cobre de 5/16"), alto falante direcional (Falante de cone duplo, de 2", dentro de um tubo de cobre de 1,5" (Acoplado, não dentro na verdade), você consegue dialogar tranquilamente de um lado ao outro da sala, tendo outro pessoa com o mesmo equipamento. Possivelmente terá um dialogo mais claro do que se não tivesse esse equipamento, e tivesse "apenas" 20 pessoas falando simultaneamente dentro da sala. Quando o ruído é incrivelmente alto ele se torna um transiente, que encomoda de qualquer forma, mas que pode ser descartado numa etapa primaria do processamento do AP, atrapalha menos que o sinal mediano que é ignorado depois de verificado modulação, validade, origem/destino, SSID...


    Não sei se é essa a teoria do curso, creio que não, nem vou saber nunca pelo visto, já que deu pra ver na 2ª mensagem que o interesse é só atrair alunos... e eu estou bem acomodade no interior, sem saco pra viajar pra fazer curso... o que não aprender lendo na web (Gratuitamente ou pagando), e não for "percebivel na prática", pretendo morrer sem saber.