Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Professor... estou me sentindo decepcionado. Mais uma vez a saída evasiva misturando conceitos e atrapalhando o entendimento...
    Pois bem... Eu também estudei eletrônica durante 4 anos. O transistor realmente é fascinante. Agora, querer comparar o ponto ideal de polarização de transistor com o que está em pauta...

    Me admira o Sr. que sempre fala em sua orquestra da magia colocar a responsabilidade de suas explicações evasivas nas costas de somente um componente eletrônico. Imaginem uma orquestra sinfônica somente com violinos...

    Utiliza-se o ponto Q do transistor para sua polarização DC, afim de aproveitar melhor sua utilização como aplificador de sinal.

    Já que estamos por esse caminho, vamos esclarecer os nossos leitores. Para completar a orquestra, trazemos os resistores, capacitores... Juntos estes poderosos componentes formam um amplificador de sinal. Sim, os que se encontram na saída e entrada do circuito do Access Point. O Sr. Gilvan quer me dizer que o sinal de RF está polarizando o transistor? Pense bem.
    Não meus amigos. O sinal de RF entra e sai dos circuitos amplificadores onde estão nossos amigos transistores.

    Cenário: Você tem em sua casa um aplificador de sinal e coloca um radinho a pilhas ligado nele. Digamos que o radinho a pilha é o cliente e o amplificador é o AP.
    Pergunta: Se você injetar um sinal que esteja entre o nível mínimo e máximo no seu amplificador, fará alguma diferença em termos de performance do ponto de vista do amplificador?

    Me diga professor: O que tem a ver o ponto de polarização do transistor com a história de imunidade a interferência e fazer com que o AP enxergue os clientes como tendo a mesma distância? O que tem a ver a capacidade de processamento de um AP com isso??

    Lembrando que tudo isso escrevi em meu primeiro post. Estando o sinal entre um nível mínimo e máximo aceitável, a performance do equipamento não irá mudar! Você NÃO vai conseguir DOBRAR o número de clientes do seu AP fazendo com que todos eles tenham o mesmo sinal!

    Será que não estou sendo muito claro em relação a isso? Novamente... peço que leia o meu texto com mais calma e olhe para o que seu marketing promete:
    https://under-linux.org/f170/fisicaa...84/index5.html -- Detalhe no Folder do Curso
    "Venha aprender a fazer a sua rede ficar com todos os clientes à uma mesma distância do provedor"
    https://under-linux.org/f170/fisicaa...4/index11.html
    "Dobrar u número de clientes num AP sem diminuir a velocidade de processamento"

    O que vem agora? O diodo? O silício? Sinceramente... Acho que muita RF não faz bem para a saúde.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Acho que muita RF não faz bem para a saúde.
    Concordo,
    mas esta muito bom o material, parabéns

  3. #43

    Padrão

    1 QUESTIONAMENTO
    Utiliza-se o ponto Q do transistor para sua polarização DC, a fim de aproveitar melhor sua utilização como amplificador de sinal.
    RESPOSTA
    Muito bem, com estas palavras estas dizendo que quanto mais no ponto quiescente estiver funcionando o transistor maior é a amplificação.

    2. QUESTIONAMENTO
    Já que estamos por esse caminho, vamos esclarecer os nossos leitores. Para completar a orquestra, trazemos os resistores, capacitores... Juntos estes poderosos componentes formam um amplificador de sinal. Sim, os que se encontram na saída e entrada do circuito do Access Point.
    RESPOSTA
    Um amplificador de sinal é um transistor, nada mais.

    3. QUESTIONAMENTO
    Cenário: Você tem em sua casa um amplificador de sinal e coloca um radinho a pilhas ligado nele. Digamos que o radinho a pilha é o cliente e o amplificador é o AP.
    Pergunta: Se você injetar um sinal que esteja entre o nível mínimo e máximo no seu amplificador, fará alguma diferença em termos de performa-se do ponto de vista do amplificador?
    RESPOSTA Claro que sim. Tu mesmo o dissestes no item 1

    4. QUESTIONAMENTO
    Diga-me professor: O que tem a ver o ponto de polarização do transistor com a história de imunidade a interferência e fazer com que o AP enxergue os clientes como tendo a mesma distância.
    RESPOSTA
    O LENÇOL DIGITAL quando construído, nada tem a ver com a interferência, observastes bem. Tem a ver com a velocidade de processamento e perda de pacotes.

    5. QUESTIONAMENTO
    O que tem a ver a capacidade de processamento de um AP com isso??
    RESPOSTA Muito boa pergunta. Tem tudo a ver, para conseguirem-se melhor desempenho em comunicação faz-se o que é chamado de equalização. Vou colocar para ti um desenho de como se equaliza vários clientes num equalizador profissional.
    Equalização
    Realmente se os provedores de internet usassem rádios de boa qualidade, a equalização seria feita no rádio sem a necessidade de construir o LENÇOL DIGITAL. Porem não é esse o nosso caso, logo o LENÇOL DIGITAL torna-se importantíssimo.

    6. QUESTIONAMENTO
    Você NÃO vai conseguir DOBRAR o número de clientes do seu AP fazendo com que todos eles tenham o mesmo sinal!
    RESPOSTA
    Claro que não. Se eu fizesse isso eu estragaria a LAN. LENÇOL DIGITAL não é isso. Estas na direção certa, mas no sentido errado. O LENÇOL DIGITAL faz com que o mesmo sinal do AP enxergue todos os clientes que estarão TODOS com sinais diferentes.

    Para aqueles privilegiados pela natureza, saibam que aqui em Porto Alegre a sensação térmica hoje é de 47°.

  4. #44

    Padrão

    Gilvan,

    a questão do tópico não é discutir sobre eletrônica e transistores. Mas em minha defesa em relação as suas questões:
    1- Errado. Não estou dizendo isso. Quanto mais no ponto Q, melhor é o aproveitamento de variação de tensão amplificada. Se colocar ele operando perto do corte, vai amplificar um semi-ciclo do sinal somente.

    2- Sim. Ele sozinho é um aplificador. Mas já viu algum operando sozinho, sem mais nenhum outro componente para auxiliar em sua função?

    3- Claro que não. O ítem 1 esclarece que existem níveis mínimos e máximos! Qualquer sinal dentro destes padrões não fará diferença em termos de performance.

    4- OK. Enfim um ponto em comum...

    5- Desculpe, mas pra mim não faz o menor sentido. Aqui cabe uma pergunta para tentar esclarecer melhor a questão: O que são os chamados "equalizadores" entre dois clientes que estão sem fio se comunicando com o AP?

    6- Opa! Temos aqui um conceito conflitante. Até o momento havia lido em vários posts e inclusive em sua propagando que o conceito era enxergar os clientes como se estivessem na mesma distância. E também, como apontei no post anterior, um dos ítens do curso era a promessa de "...como dobrar os clientes em um AP sem trocar nada e nem perder qualidade". (https://under-linux.org/f170/fisicaa...84/index6.html)

    Bom, agora estamos entrando em sintonia e as coisas começam a se explicar melhor, não achas?

    Aproveitando o embalo, aqui em Florianópolis está uma sauna também...

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Pessoal, peço a todos os interessados que façam uma leitura com muita calma nos posts, para evitar reescritas. Sei que os textos são longos, mas leitura dinâmica não vai ajudar.

    Gustavo,
    você está certo no seguinte ponto: Equalizar os clientes para que tenham a mesma velocidade, que foi justamente o que escrevi em meu post.

    Mas você está enganado nos seguintes pontos:
    1- O 802.11n não utiliza TDMA. Todo 802.11(a/b/g/n) se baseia no CSMA/CA.
    2- O CSMA/CA não funciona como um círculo, "checando" cliente a cliente. Esta é uma técnica de Polling, presente em outras tecnologias.
    3- ACK depende da distância, mas em 802.11b observa-se que o desempenho não muda muito até uns 4 Km. O ACK se torna mais crítico em 802.11g e 802.11a.


    Juniin,
    a teoria do "lencol digital" fala justamente isso. E esse é um dos pontos de discordância, pois manter os níveis de sinal dos clientes próximos não faz sentido, como foi explicado nos primeiros posts.
    Acho que o Sr. Gilvan encontrou uma coisa que atraiu muita gente interessada em aprender e melhorar sua rede:"lençol digital". Deslculpe-me mas o proprio nome é nao me agradou , "lençol digital" parece coisa de game ou filme futurista ,mas foi o nome que atraiu; em marketing aqui no forum foi um sucesso para o criador.. daqui a pouco vem: "lençol digital 2: o curso". E assim vai sempre ter participante no curso.

    Na pratica acho impossivel esse "lençol digital". É o mesmo querer acabar a corrupçao no brasil. Tem muito politico ganhando eleiçao com essa promessa mas ele mesmo sabe que é impossivel na pratica

    abs
    Última edição por Juniin; 03-02-2010 às 17:48.

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Acho que o Sr. Gilvan encontrou uma coisa que atraiu muita gente interessada em aprender e melhorar sua rede:"lençol digital". Deslculpe-me mas o proprio nome é nao me agradou , "lençol digital" parece coisa de game ou filme futurista ,mas foi o nome que atraiu; em marketing aqui no forum foi um sucesso para o criador.. daqui a pouco vem: "lençol digital 2: o curso". E assim vai sempre ter participante no curso.

    Na pratica acho impossivel esse "lençol digital". É o mesmo querer acabar a corrupçao no brasil. Tem muito politico ganhando eleiçao com essa promessa mas ele mesmo sabe que é impossivel na pratica

    abs
    Junin, larga de ser desmancha pescaria! Deixa os caras irem de gaiato nessa.
    De tempos em tempos surge uma assunto similar, mas só tem resposta num certo curso por aí.
    Até hoje o povão num aprendeu....
    Deixa o cara pescar...
    Hehehheehhehehehehe

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Junin, larga de ser desmancha pescaria! Deixa os caras irem de gaiato nessa.
    De tempos em tempos surge uma assunto similar, mas só tem resposta num certo curso por aí.
    Até hoje o povão num aprendeu....
    Deixa o cara pescar...
    Hehehheehhehehehehe
    Tchê! Eu não sei não.
    Nâo fiz o curso, mas um amigo meu fêz e ele me contou que alguns dos princípios quando aplicados deu um rendimento melhor para ele.
    Ele admitiu que alguns dos conceitos entre aqueles 12 do "lençol" na prática são complicados para aplicar, outros não.
    Ele me contou que na parte prática, colocaram 3 rádios onde todos se interferiam. E a medida que os princípios da teoria foram sendo aplicados, a coisa ia melhorando, até o ponto em que os 3 conviviam em harmonia.
    Ele ficou satisfeito. Mas outros que fizeram, já relataram aqui que não gostaram.
    Por isso eu acho que quem comprar o Gilvan por "embrulhão", devolve na hora. Embrulhão ele não é. Ele deve saber o que esta dizendo.
    Só que a maneira como ele vem a público é que deixa a gente invocado. Ele chega polemizando, levantando dúvidas que mexe com os brios da gente. É isso que eu não gosto. Mas fico intrigado e se puder vou lá ver de perto.
    Se não for o que ele diz, eu prometo uma coisa para vocês, serei mais um a baixar a lenha. Mas se for bom, virei aqui para defende-lo.
    Mas já vou começar agora por baixar a lenha. O curso dele era mais barato. Hoje subiu quase 40%. Creio que o tom que ele imprimiu em todos os tópicos dele, me permitem falar assim, pois ele sempre foi muito direto.

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê! Eu não sei não.
    Nâo fiz o curso, mas um amigo meu fêz e ele me contou que alguns dos princípios quando aplicados deu um rendimento melhor para ele.
    Ele admitiu que alguns dos conceitos entre aqueles 12 do "lençol" na prática são complicados para aplicar, outros não.
    Ele me contou que na parte prática, colocaram 3 rádios onde todos se interferiam. E a medida que os princípios da teoria foram sendo aplicados, a coisa ia melhorando, até o ponto em que os 3 conviviam em harmonia.
    Ele ficou satisfeito. Mas outros que fizeram, já relataram aqui que não gostaram.
    Por isso eu acho que quem comprar o Gilvan por "embrulhão", devolve na hora. Embrulhão ele não é. Ele deve saber o que esta dizendo.
    Só que a maneira como ele vem a público é que deixa a gente invocado. Ele chega polemizando, levantando dúvidas que mexe com os brios da gente. É isso que eu não gosto. Mas fico intrigado e se puder vou lá ver de perto.
    Se não for o que ele diz, eu prometo uma coisa para vocês, serei mais um a baixar a lenha. Mas se for bom, virei aqui para defende-lo.
    Mas já vou começar agora por baixar a lenha. O curso dele era mais barato. Hoje subiu quase 40%. Creio que o tom que ele imprimiu em todos os tópicos dele, me permitem falar assim, pois ele sempre foi muito direto.
    Pois é meu amigo , vou fazer uma declaraçao aqui e vou pagar pra ve: nao existe soluçao para sobreposiçao, interferencia , poluiçao ; seja o nome ou cognome. Presta atençao no que disse sobre as promessas do politico...
    Tanta na politica quanto na tecnologia 2.4, a soluçao é policial, é da justiça , da anatel.

    Qualquer dono de provedor, gatonet, antena de bambu ou quelquer um que usa wirireless mudaria o cenario atual se ao menos frequentasse esse forum ( uma puxada de saco? kkkkk ) , mas é verdade , falta conhecimento e poluem totalmente o ambiente sem fio.

    Mas tem muita coisa que poderia melhorar mesmo com os céus parecendo cubatao, e isso com boa leitura e muita atençao achamos ate aqui mesmo vastamnente.

    Nao quero tirar o anzol de ninguem hehehehe

    abs

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê! Eu não sei não.
    Nâo fiz o curso, mas um amigo meu fêz e ele me contou que alguns dos princípios quando aplicados deu um rendimento melhor para ele.
    Ele admitiu que alguns dos conceitos entre aqueles 12 do "lençol" na prática são complicados para aplicar, outros não.
    Ele me contou que na parte prática, colocaram 3 rádios onde todos se interferiam. E a medida que os princípios da teoria foram sendo aplicados, a coisa ia melhorando, até o ponto em que os 3 conviviam em harmonia.
    Ele ficou satisfeito. Mas outros que fizeram, já relataram aqui que não gostaram.
    Por isso eu acho que quem comprar o Gilvan por "embrulhão", devolve na hora. Embrulhão ele não é. Ele deve saber o que esta dizendo.
    Só que a maneira como ele vem a público é que deixa a gente invocado. Ele chega polemizando, levantando dúvidas que mexe com os brios da gente. É isso que eu não gosto. Mas fico intrigado e se puder vou lá ver de perto.
    Se não for o que ele diz, eu prometo uma coisa para vocês, serei mais um a baixar a lenha. Mas se for bom, virei aqui para defende-lo.
    Mas já vou começar agora por baixar a lenha. O curso dele era mais barato. Hoje subiu quase 40%. Creio que o tom que ele imprimiu em todos os tópicos dele, me permitem falar assim, pois ele sempre foi muito direto.
    Carlos, acho que é esse o seu nome se eu não estiver equivocado,

    Passei escrevendo uma resposta por mais de 10 minutos, foi quando então me veio uma coisa em mente: O QUE EU TENHO EM HAVER COM ISSO TUDO?!?!?!
    Deixa ele, e deixa vcs. Isso é o que ele gosta e isso é o que vcs gostam..... e o que eu tenho com isso? Não é da minha conta! Eu é quem está errado!!!
    Nossa, só depois de muito tempo que percebi isso....

    Abraços 1929.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Carlos, acho que é esse o seu nome se eu não estiver equivocado,

    Passei escrevendo uma resposta por mais de 10 minutos, foi quando então me veio uma coisa em mente: O QUE EU TENHO EM HAVER COM ISSO TUDO?!?!?!
    Deixa ele, e deixa vcs. Isso é o que ele gosta e isso é o que vcs gostam..... e o que eu tenho com isso? Não é da minha conta! Eu é quem está errado!!!
    Nossa, só depois de muito tempo que percebi isso....

    Abraços 1929.
    Acho que tu não está errado não. Nem o Juniin.
    O que acontece é que o sujeito diz algumas coisa com fundamento, outras nem tanto e de repente ele solta uma prosa ou então um poema e complica tudo de novo.
    Acho que até hoje não apareceu ninguém no forum que tenha causado mais polêmica e indignação do que o Gilvan.
    E ele não responde nenhuma questão técnica.
    Poucos dias atrás ele postou uma imagem com dois rádios na mesma antena. Daí vieram as considerações de muitos, mas dele nada mais. Usa um duplexador? Não sei. Duplexadores tem fama de ser caro. Ele não conta nada.

    Mas como eu disse conheço pessoalmente uma pessoa que fêz o curso e que gostou, aplicou e melhorou.
    Por outro lado o JPJusto fez o curso e veio a público contestar alguns pontos.

    E tem outra coisa, não sei o que ele faz durante o curso, mas praticamente ninguém conta como foi, o que aprendeu, afinal, abre o jogo.
    Será que o "mago" hipnotiza este povo para que eles não contem? Esta pessoa que citei me contou algumas coisas, mas muito por cima.

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que tu não está errado não. Nem o Juniin.
    O que acontece é que o sujeito diz algumas coisa com fundamento, outras nem tanto e de repente ele solta uma prosa ou então um poema e complica tudo de novo.
    Acho que até hoje não apareceu ninguém no forum que tenha causado mais polêmica e indignação do que o Gilvan.
    E ele não responde nenhuma questão técnica.
    Poucos dias atrás ele postou uma imagem com dois rádios na mesma antena. Daí vieram as considerações de muitos, mas dele nada mais. Usa um duplexador? Não sei. Duplexadores tem fama de ser caro. Ele não conta nada.

    Mas como eu disse conheço pessoalmente uma pessoa que fêz o curso e que gostou, aplicou e melhorou.
    Por outro lado o JPJusto fez o curso e veio a público contestar alguns pontos.

    E tem outra coisa, não sei o que ele faz durante o curso, mas praticamente ninguém conta como foi, o que aprendeu, afinal, abre o jogo.
    Será que o "mago" hipnotiza este povo para que eles não contem? Esta pessoa que citei me contou algumas coisas, mas muito por cima.
    É porque é tudo por cima!
    É matéria de 4 anos na escola, como querer com 1 dia resolver isso?

    Ele tem fama pelo seguinte: "Em terra de cego, caolho é rei."

    Então ele é bom em VENDER, só isso.

    Só procurar aqui no forum ou na ANID, NOVOSRUMOS, SCP, me parece que vc participa de todas elas, que você vai ver que tem gente que que sabe muito e não tem medo de compartilhar. Claro que isso é dentro da normalidade.

    ESSE FOI O MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO A RESPEITO DISSO TUDO. Não tocarei mais no assunto. Não "atrapalharei" mais. Espero que sejam felizes.

  12. #52

    Padrão

    Pois é amigos... Por isso que escrevi meu post. E até o momento, estou contestando e provando alguns pontos para tentar solucionar alguns mistérios. Acredito que já tivemos algums evolução não concordam? Lembrem-se no início:

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Isso está errado, o LENÇOL DIGITAL é um fenômeno físico, portanto é um patrimônio universal, assim como o calor, a luz e a eletricidade. Todos pertencem á natureza.
    A estrutura de pensamento lógico é uma coisa muito complexa...
    Ou seja, passamos do ponto onde o lençol digital seria um fenômeno físico e onde o pensamento lógico é muito complexo. Através da explicação lógica e técnica de protocolos e seu comportamento, estamos desvendando os mistérios pouco a pouco.

    Acredito que este é um dos princípios de termos um forum: Esclarecimentos.

    Não estamos aqui para escrever livros, declamar poesias, lançar desafios enigmáticos, gerar mais dúvidas... e sim para esclarecer o fatos, trocar experiências, elevar o nosso conhecimento coletivo. Ajuda quem quiser, participa quem quiser. Esta é minha opinião.

  13. #53

    Padrão

    1929, Para tu não dizeres que eu não falei em flores.

    Este desenho mais o desenho anterior, é uma explicação completa.

    T Magico

    Dicen que la distancia es el olvido
    Pero yo no concibo esa razón
    Porque yo seguiré siendo el cautivo
    De los caprichos de tu corazón
    Supiste esclarecer mis pensamientos
    Me diste la verdad que yo soñé
    Ahuyentaste de mi los sufrimientos .........

    O cara que compôs esta música estava pensando
    em como numa antena só, irradiar dois rádios. A música ficou muito bonita mas o artefato chamado “T Mágico” ficou melhor ainda, Aproveitei a letra da música para satirizar. Desculpem o cal0or que esta fazendo aqui em Porto Alegre é de derreter os miolos.

    Graças a estes mágicos anteneiros, tu podes dobrar o número de clientes num mesmo POP.

    Depois dizem que não dá. Qua...qua...qua...

    Quando eu quiser enganar vocês, o assunto será
    Futebol. Quando o assunto for Física, não me mostrem os dentes com risadas.

    Um abraço.

    PS
    Pode-se sem um divisor de freqüência usar duas antena com um rádio? Tentem com o T Mágico.

  14. #54

    Padrão

    Que que eu disse?
    Ele só responde com poesias e enigmas.

  15. #55

    Padrão

    oncordo plenamente. Você pode dobrar o número de clientes ao colocar OUTRO RÁDIO. Isso é lógico não acha? Gilvan, não se defenda de um assunto apontando para outro. Os posts estão aqui e contam toda a trajetória desta história.

    Realmente o T é mágico... Acoplar dois rádios com frequências distintas é realmente uma arte da telecomunicação muito utilizada pelas famosas repetidoras VHF de rádio amador por exemplo.
    Só cuidado com esta mágica. Se ele não for bem construído filtrando o que sai de um rádio para o outro, você pode acabar queimando seus equipamentos.

    Bom, eu vou ficando por aqui. Do meu ponto de vista já conseguimos alguma coisa. Ainda perguntas ficaram sem repostas e talvez ficarão para sempre assim... Talvez por culpa do calor...

  16. #56

    Padrão

    Já que você citou o VHF, na faixa de 2metros por ex. isso é comum.
    Os rádios inclusive já estão programados para isso, transmitir numa frequencia e receber em outra.
    Mas esta estória de duplexador, que eu acho que é o que ele queria se referir, já foi tratado aqui faz tempo. Envolve muito custo financeiro e muita técnica como você citou.
    Vamos mesmo deixar assim. Eu sempre penso comigo, não vou mais dar palpites nos posts dele, mas acabo me envolvendo sem nenhum resultado também.
    Eu sou viciado no forum, pois aprendi muito aqui, mas é bom ficarmos mesmo de fora, senão daqui a pouco estamos promovendo trolls.

  17. #57

    Padrão

    Esqueçam VHF O TMÁGICO é para 2,4GHz e custa R$ 250,00 Nada astronomico.

  18. #58

    Padrão

    Pow, to me sentindo o maior dos ignorantes nesse momento.

    E olha que já estudei bastante isso de RF e me parece que eu nao aprendi nada mesmo, rs.

    O forum tá esquentando.

    Abraços,

  19. #59

    Padrão

    Pessoal...
    Referencias do Enriconi sao faceis de se conseguir (e normalmente não são nada boas). Não conheço os cursos dele, apenas referencias de terceiros.
    Mas, se ele não quer ajudar e quer apenas promover seus cursos, deveria usar a área de classificados. Acho que esse assunto deveria ser acompanhado mais de perto pela moderação do forum.
    É apenas a minha (humilde) opinião. Mas quem quer colaborar, poste dúvidas ou respostas completas.
    Antecipadamente, peço desculpas a quem não gostar do que disse...

  20. #60

    Padrão

    Se alguém disser que este desenho é propaganda do meu curso que vai haver aqui em POA dia 13 de Março, este alguém não deve estar louco. No entanto, mesmo que esse alguém não venha no curso vai aprender a fazer um link com um throughput de 100Mfull á preço barato. Pode ser que ele fique muito indignado com a citação do curso, mas uma coisa é certa. Graças á esta propaganda ele vai ficar mais sabido. Gostos dele, esses rebeldes são os mais criativos. Se algum outro vivente não acreditar no desenho, venha no curso. Vou matar a cobra e mostrar o pau.

    Um abraço.


    Throughput