Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Montando um servidor com Mikrotik

    Olá, quero montar um servidor wireless usando mikrotik, aqui no Under Linux achei muita coisa interessante, e importante que pode me ajudar. Principalmente na Wiki.

    Mas ainda tenho umas perguntas.

    É melhor usar uma Routerboard ou um PC com o SO da Mikrotik? Como routerboard essas são boas?
    Produtos Wireless - AP Router

    O que eu vou precisar a mais a não ser a routerboard e um modem e uma antena onmini? Pois pelo que vi a routerboard fica em baixo, e parece que há um rádio que fica no topo da torre dentro da caixa hermetica, certo?!

    Bom, se houver rádio, como é esse rádio, alguém pode me recomendar um bom? E como é ligado o rádio a routerboard, a cabo de rede, se posso ligar mais de uma conexão de internet em minha routerboard, ex.: colocar 2 links de 8MB pra destribuir o sinal, e o que a mais eu vou precisar.

    Bom, se alguém com boa vontade puder responder minhas dúvidas OU me guiar, será muitissimo bom rs.

    Agradesço desde já qualquer ajuda.

    Abraços,

  2. #2

    Padrão

    como o amigo acima falou cara, vc vai comprar a rb para fazer justamente a função de um ap, repassando as requisições do servidor, que ficara em baixo de sua rb, fazendo o controle de banda, etc...

  3. #3

    Smile

    Primeiramente, obrigado qnqweb e cpmsilva pela ajuda, obrigado mesmo.

    Pois é qnqweb, tem muita coisa aqui no fórum, muita mesma, e aquele tutorial na wiki sobre configuração do mikrotik está BOM DE MAIS.

    Agora é só pesquisar bem mais, quero começar com o mikrotik mas bem arrumado...

    Bom, pelo que eu entendi das explicações, será assim: (se RB significar routerboard rs)

    Ficará uma routerboard no topo da torre dentro de uma caixa hermetica, e a routerboard ligada na antena por um pigtail. (essa routerboard com o SO da mikrotik ne?)

    Em baixo um servidor (PC comum?) que será o servidor. Mas qual o SO irei usar neste servidor? E quais as configurações de hardware necessárias?

    E sobre a antena, você disse "ja que irá iniciar com uma omini" ... qual antena você me indicaria? Eu pretendo montar um servidor pra evitar a dor de cabeça. rs eu tenho uma rede aqui com uns clientes, mas usando um AP fraquinho, que ja me deu alguns momentos de stress. rs

    E se eu quisar ligar mais de um link, como 2 links de 8MB, como seria feito? (colocaria mais uma placa de rede no servidor "PC" e ligaria o outro link nele? e todo o link subiria por um cabo ethernet até a routerboard?)


    Bom, vejo que tenho que pesquisar muito.

    Obrigado a todos

    P.S.: E o que é este cartao que nao entendi ainda? rs
    Última edição por Bigcloud; 01-02-2010 às 11:16.

  4. #4

    Padrão

    assim, a rb fara a função de um ap entende, o servidor embaixo ao qual me referi, vc vai instalar o mikrotik nele, os cartões são justamente o q vc colocar as antenas, quanto as antenas vc pode por duas setoriais hyperlink 90 graus de 15 dbi q já fica legal, claro q vc colocando duas setoriais vc vai precisar de dois cartões em vez de um entende? Quanto ao link vc pode colocar sim outra placa de rede no servidor e faria um pcc para a entrada de dois links.
    qualquer duvida é só perguntar.
    Abraço

  5. #5

    Padrão Mk+bfw

    este pode não ser o melhor modo de se usar mas é assim que eu uso e tem dado certo há mais de dois anos.

    Servidor: Celeron D 2.66 - 1Gb Memoria - HD 20 Gb - 3 placas de rede (1 onboard +2 offboard)
    Sistema Operacional: BFW + SAPW (www.brazilf.com.br)
    eth0: local
    eth1: internet1
    eth2: internet2


    Torre: RB600 + 4 Cartões R52H + Antena Omini 2.4 + Antena Omini 5.8 (dois cartões reservados)
    Sistema operacional> Mikrotik RouterOS 4.5


    no servidor BFW eu faço o "balanceamento de carga" e o controle de usuário pelo SAPW
    na RB eu faço utenticação do cliente atraves de criptografia WPA2 e PPPoE.
    o PPPoE é um pouco mais complicado que o hotspot, mas eu escolhi o PPPoE pela segurança adicional que ele dá e pela facilidade de configurar no cliente, sendo que voce pode fazer um discador personalizado com o logotipo da sua empresa.

    qualquer duvida estamos aqui para ajudar.

    Leandro do Valle.'.
    Conteúdo Multimídia

  6. #6

    Padrão

    como vc ta comessando agora, vou te dar um conselho, não precisa comprar uma rb 600 e colocar quatro cartões e quatro setoriais, acho melhor vc comprar uma rb 411a, um cartão e uma omni, depois quando as coisas forem melhorando aí sim vc aumenta sua estrutura.

  7. #7

    Padrão

    Nossa, muito obrigado, agradesço a todos pela ajuda.

    Eu estava pensando em comprar essa RB APR-RB433AH Router Board

    Agora so estou na duvida de qual antena usar, (eu pretendo cobrir uma area de 3km, incluindo arvores e construções) Atualmente eu tenho alguns clientes, tem residencias que tive que colocar a antena do cliente com quase 8mts de altura do solo.

    Vou procurar algumas antenas aqui, e olhar as atenas que vocês me recomendaram.

    Muito obrigado e ate mais,

  8. #8

    Padrão

    use uma antena omni da OIW de 15dbi ou 13.5.

    mais que isso voce vai ter problemas de ruido e interferencia. coloque a potencia dos cartões em 100mw. mais potecia que isso só aumenta a interferencia.

  9. #9
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    oi bigcloud,

    gostaia de enriquecer um pouco a discussão....

    tenho algumas idéias aqui.... tipo montar um pequeno teste.. pra vc "ensaiar" como tudo funciona..
    eu por exemplo prefiro sempre PCs


    por exemplo..
    1) peguei um micro comum, instalei uma placa de rádio DWL530 (super fácil de encontrar e barata), baixei o Mikrotik, e instalei...
    nesse ponto eu já vi tudo funcionar! pois .. acessava o MKT (mesmo sem antena) pelo meu note..
    e pela placa de rede onboard.. eu tinha acesso para net...
    2) assim eu não gastei com as RBs..... e pude fazer todos os testes que eu queria!!!
    detalhe: uma placa mãe suporta várias DWL530... depende de qtas PCI sua PLmãe vai ter..

    ae
    veio a parte dois:
    1) comprei uma caixa hemética... transferi a placa mãe desse PC pra ela, e coloquei no alto da torre.
    2) claro coloquei uma antena omni, com os cabos certos, pig tails...
    3) desci o cabo de rede.. até a minha saída para a internet....
    pronto... torre no ar.. e ainda acessando pelo note book! mas dessa vez com antena certa...

    olhe fotos aqui: http://img534.imageshack.us/img534/9096/radiosol03.jpg

    ae parte 3:
    1) como esse rádio está no alto da torre... pode ser.. interessante.. colocar mais um micro para ser o GateWay da sua rede...
    esse segundo micro .. pode ter várias placas de rede... eu por exemplo.. uso uma para a net.. que é um speedy mais uam para o meu router Cisco,(ou seja dua para a net) e.... uma para o meu escritório, outro para uma lan house vizinha, uma para justamente o rádio da torre..
    2) mas o normal seria ter uma placa de rede comum para a net e outra para ligar no micro da torre.. ou seja seu AP.
    3) vc tbem pode ligar o cabo de rede do seu AP. da torre.. direto na internet...

    ou seja.. testes.. pra ver como vc fica mais confortável.

    espero ter ajudado.
    []s Sena

  10. #10

    Padrão

    a ideia do nosso amigo seniDEac nao eh de toda ruim, eu tenho um desses aqui em casa, a unica diferença eh q optei por placas pci engenius de 600mw, nao q eu utilize esta potencia toda, mas eh q prefiro usar um equipamento q guente ate 600mw trabalhando a 350mw doque usar uma placa que trabalhe no talo.
    mas o mk no pc soh compensa c vc ja tiver uma placa, processador, memoria e fonte real de 450mw (pra ficar bom).
    senao o custo beneficio nao compensa, sai mais barato comprar a rb ja com mikrotik. doque montar um pc na torre e ainda comprar a licensa do mikrotik, ou usar pirata 2.9.27 q aqui todo mundo critica mas tenho certesa q todo mundo tem um desses em bancada para testes.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ndoaugusto Ver Post
    a ideia do nosso amigo seniDEac nao eh de toda ruim, eu tenho um desses aqui em casa, a unica diferença eh q optei por placas pci engenius de 600mw, nao q eu utilize esta potencia toda, mas eh q prefiro usar um equipamento q guente ate 600mw trabalhando a 350mw doque usar uma placa que trabalhe no talo.
    o fato de voce usar um cartão que tem uma potencia maior não quer dizer que voce terá maior qualidade. os Cartões R52H são incrivelmente superiores aos a esse Engenius 8206 Plus-S. eu prefiro trabalhar com os cartões R52H com potencia de 100mW do que com esse engenius. meu concorrente aqui me pergunta porque o radio NEC de 1W que ele tem não consegue ter o alcance que o meu de 100mW tem. o segredo está em usr antenas de boa qualidade (OIW, Hypertec, Ideal). aqui uso R52H com antenas OIW e tenho alcances na media de 3km com boa qualidade.


    Citação Postado originalmente por ndoaugusto Ver Post
    mas o mk no pc soh compensa c vc ja tiver uma placa, processador, memoria e fonte real de 450mw (pra ficar bom).
    senao o custo beneficio nao compensa, sai mais barato comprar a rb ja com mikrotik.
    realmente uma RB433AH sai mais barato do que um PC/AP mas cada caso é um caso. um PC/AP bem dimensionado consegue gerenciar até 10 vezes mais clientes do que uma RB433AH. aqui em alguns casos uso PC/AP e em outros uso RBs 433AH e 600. depende de quantos clientes eu pretendo atender naquele local.

    Citação Postado originalmente por ndoaugusto Ver Post
    usar pirata 2.9.27 q aqui todo mundo critica mas tenho certesa q todo mundo tem um desses em bancada para testes.
    já usei pirata para testes mas para por em produção o ideal é ter uma licensa oficial, já que voce terá atualizações e uma serie correções e recursos a mais nas versões 4.x. fora o fato que esta licensa é relativamente barata, compro as licensas diretamente do fabricante e sai um preço muito bom.

    Leandro do Valle.'.
    Conteúido Multimídia

  12. #12

    Padrão

    amigo leocidrack eu nao utilizo no pc as emp-8602, eu utilizo as PLACA PCI SENAO/ENG. EPI-3601S 600MW CHIP, que são pci ja, evitando o uso de adaptadores RB11 (se não conhece nao critica), qnto ao restante vc esta certo em tudo, nao descordo de nada, inclusive vc disse em palavras melhores exatamente oq eu quis dizer.

  13. #13

    Padrão

    a pci engenios é muito boa, usei aqui no meu provedor durante um tempo quando tinha pc ap, o problema é que ela não é homolagada. Amelhor coisa que fiz no meu provedor foi trocar os pc aps por rb, pc ap dá muito problema, fonte, memoria, hd, energia, já o rb não dá esse tipo de problema, depois que troquei já to a dois meses sem subir na torre.

  14. #14

    Padrão

    concordo plenamente bola mk pc da muito pau alem d aquecer pra caramba, mas para qm ta começando vale a experiencia, tem concorrente meu aqui q usa mk no pc para gerenciar e bridges da cisco nas torres e fica muito bom o sinal dele, ai sim compensa.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    a pci engenios é muito boa, usei aqui no meu provedor durante um tempo quando tinha pc ap, o problema é que ela não é homolagada. Amelhor coisa que fiz no meu provedor foi trocar os pc aps por rb, pc ap dá muito problema, fonte, memoria, hd, energia, já o rb não dá esse tipo de problema, depois que troquei já to a dois meses sem subir na torre.
    quando voces dizem que pc/ap dá problema, é porque voces não tem paciencia para fazer ajuste fino, querem montar e levar pra cima da torre um equipamento que não teve os ajustes necessários, para resolver o problema de fonte, use uma de 500W real, memoria deve ser usada a de servidor com dissipadores de calor. quanto ao calor, basta que voce faça uma ventilação forçada expulsando o ar quente de dentro da caixa e puxando o ar frio de volta. tenho tres torres aqui com pc/ap e não tenho problemas. é claro que no inicio eu tive problemas sim, mas por que não tive a devida paciencia mas hoje eu monto PC/AP com rb44 e geralmente uso cartões R52H ou XR(2, 5, 9) dependendo da aplicação. se voce fala bem do cartão engenius, é porque voce nunca usou cartões melhores. sinceramente eu prefiro usar as placas wireless da d-link que são uma @%#$%@$ do que esses engenius ai de meia tigela.

  16. #16
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leocidrack Ver Post
    quando voces dizem que pc/ap dá problema, é porque voces não tem paciencia para fazer ajuste fino, querem montar e levar pra cima.....
    é isso. perfeito.
    sem mais o que falar.
    talvez uma foto do meu POP ilustre mais o que leocidrack falou:

    http://img534.imageshack.us/img534/9096/radiosol03.jpg
    http://img41.imageshack.us/img41/1066/torrev.jpg

    acho que posso dizer que.. essa placa mão é antiga.. e estava encostada.. com 256 de memo.. e disco de 6,1G que tbem estava encostada..
    está no ar a 6 anos.. 8 meses de UP. (OITO MESES! )
    ou seja nada que eu pudesse aproveitar pra PC
    tenho 200 clientes nessa antena.. um pico de 30 simultãneos.

    OUTRA COISA:

    Citação Postado originalmente por [B
    bola25a2008[/B];463562] a pci engenios é muito boa, usei aqui no meu provedor durante um tempo quando tinha pc ap...
    gente, simplesmente assim....
    NAO TEM um orgão como o imetro por exemplo, que tenha testado essas placas, e dito qual é melhor, ou pior.. muito menos em quais circunstancias.
    ser homologada anatel não é sinônimo de ser boa
    mas fico feliz que vc tenha gostado dessa engenios, e que ela lhe serviu é sinal de que vc testou.


    VOLTO ADIZER
    faça seus testes,
    não é pq alguém usou que vai ser bom pra você.
    aprenda... estude... tome suas conclusões. e ..
    na bancada... quando mais barato.. melhor..
    colocar placas dwl no pc.. com mkt.. e aprender é barato. se nao gostar as placas podem ser usadas normalmente por estações. Mas nao tem que ser dwl. tem outras.


    []s Sena

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leocidrack Ver Post
    quando voces dizem que pc/ap dá problema, é porque voces não tem paciencia para fazer ajuste fino, querem montar e levar pra cima da torre um equipamento que não teve os ajustes necessários, para resolver o problema de fonte, use uma de 500W real, memoria deve ser usada a de servidor com dissipadores de calor. quanto ao calor, basta que voce faça uma ventilação forçada expulsando o ar quente de dentro da caixa e puxando o ar frio de volta. tenho tres torres aqui com pc/ap e não tenho problemas. é claro que no inicio eu tive problemas sim, mas por que não tive a devida paciencia mas hoje eu monto PC/AP com rb44 e geralmente uso cartões R52H ou XR(2, 5, 9) dependendo da aplicação. se voce fala bem do cartão engenius, é porque voce nunca usou cartões melhores. sinceramente eu prefiro usar as placas wireless da d-link que são uma @%#$%@$ do que esses engenius ai de meia tigela.
    a probabilidade de dar problems em um pc vai ser bem maior doque em uma rb, como já disse tem memoria, fonte, hd, placa de rede... são componentes separados onde cada uma atua separadamente, podendo sofrer danos isolados em cada uma. Já coloquei fonte 500w, placa mãe nova, memoria, rede, tudo novo, com 8 coolers, 5 jogando o ar pro pc, e 3 retirando o ar da caixa hermética, mesmo assim deu problema. Já a rb não tem esse tipo de problema.
    Outra coisa é a questão de colocar placas pci que não são homologadas, a única placa pci homologada que dá pra usar em um pc ap é a dwa ag530 da dlink, essa é muito raro encontrar raro mesmo. Os adaptadores para mini pci não fica muito bons, além de consumir muita energia (é só dar uma perquisada aqui no forum que vc vai ver) a não ser que vc faça um gatonet e coloque aparelhos que não sejam homologados como muita gente faz, aí recebem a tia ana e ficam chorando.

    Sem falar na questão de que tá provado que quatro cartoes em uma caixa hermética aumenta a probabilidade de ping alto e ruido na rede. Muita gente ta migrando para duas ou quatro rbs em caixas separadas, seria difil colocar quatro pcaps em uma torre. (é só dar uma rapida pesquisada no forum que vc vai ver).

    da uma olhada nos links

    https://under-linux.org/f225/pcap-ou...r-usar-127508/

    https://under-linux.org/f143/qual-me...u-pc-ap-95372/

    na verdade acho que cada caso é um caso, tem gente que prefere pcap, eu usei pcap durante dois anos, uso rb a 6 meses em 8 torre que tenho prefiro mil vezes uma rb. Acho que vc tem que pesar tudo na balaça preço, qualidade, facilidade de manutenção.
    essa é minha opinião.
    Última edição por bola25a2008; 16-02-2010 às 22:16.

  18. #18

    Padrão

    https://under-linux.org/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por [B
    bola25a2008[/B];463562] a pci engenios é muito boa, usei aqui no meu provedor durante um tempo quando tinha pc ap...



    gente, simplesmente assim....
    NAO TEM um orgão como o imetro por exemplo, que tenha testado essas placas, e dito qual é melhor, ou pior.. muito menos em quais circunstancias.
    ser homologada anatel não é sinônimo de ser boa
    mas fico feliz que vc tenha gostado dessa engenios, e que ela lhe serviu é sinal de que vc testou.











    cara tudo que posto aqui no forum eu testo antes de postar, deposito aqui expereiencias não teorias...
    Última edição por bola25a2008; 16-02-2010 às 22:05.

  19. #19
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    salve.

    CITO a probabilidade de dar problems em um pc vai ser bem maior doque em uma rb, como já disse tem memoria, fonte, hd, placa de rede...

    nao a credito que to ouvindo isso.
    mas eu penso o seguinte:
    se for assim todos os meus server PCs devem ir pro lixo e vou colocar rb no lugar. Tomara que as RB rodem tudo o que eu preciso. meu .. pc pifando.. aff...

    OUTRA
    CITO cara tudo que posto aqui no forum eu testo antes de postar, deposito aqui expereiencias não teorias

    REPITO. desculpe a franqueza, mas ,vc nao e orgao credenciado pra falar que essa placa e melhor que aquela.
    o maximo que vc pode dizer e que gosta dela.
    ou seja.. vc fica com os seus testes que eu fico com os meus.


    IMPORTANTE
    nao sou contra as RBs, s[o tenho preferencia por PC... vide meus posts anteriores.
    e mais ..para iniciante que precisa aprender, nao vale a pena gastar com RBs..
    VEJA -> a licenca do MKT vale por 12horas eu acho.. d[a pro amiga estudar muito.. e rebootou.. vale mais 12 horas

    CONCLUINDO
    cada um tem que ter liberdade pra escolher o que quiser e, saber da verdade sempre.
    existem opcoes mas poucos falam.


    SENA

  20. #20
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    interessante,

    sobre os links que vc mandou, a turma esta justamnete dividida entre rb e pc...
    tem ate tutor sobre pc mkt la..

    parece que vc nao leu o que lincou.. mas pode ser so achismo meu...

    sena