Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Bullet 5M. Caso de Sucesso

    Senhores,

    Seguem informações sobre o projeto wireless executado com os Bullets M5 no último sábado (30/01/2010). Imagens de Teste de Banda e Site Survey nos dois pontos.

    Dados do Projeto:
    Equipamentos: Bullets M5
    Antenas: Pluton direcional 20db
    Cabos: DLC-213 (1m)
    Distancia: 600 metros
    Dificuldade: Local com muita propagação de RF em 5,8ghz
    Modo de Operação: AP WDS e Station WDS

    Observação1 : Acredito que a taxa de RX mostrada na imagem está limitada à velocidade da interface do servidor (PC com Btest) usado no teste, pois a variação máxima foi de 0,3M.

    Observação 2: Habilitei o protocolo AIRMAX nos dois equipamentos, mas o velocidade caiu pela metade. Juntamente com o AIRMAX, há a possibilidade de desabilitar o ACK Timeout, mas diminuiu ainda mais a velocidade. No site da UBNT não tem muitas informações sobre o protocolo Airmax, mas aparentemente sua performance só é percebida em PTMP. Sobre o ACK eles indicam usar em link acima de 17KM.

    Qualquer dúvida entrem em contato.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Site Survey - Nutricash.jpg
Visualizações:	478
Tamanho: 	98,6 KB
ID:      	9080   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Site Survey - GBM.jpg
Visualizações:	435
Tamanho: 	107,8 KB
ID:      	9081  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste de Banda3.jpg
Visualizações:	464
Tamanho: 	55,6 KB
ID:      	9082   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste de Banda.jpg
Visualizações:	427
Tamanho: 	56,0 KB
ID:      	9083  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste de Banda2.jpg
Visualizações:	367
Tamanho: 	56,7 KB
ID:      	9084  

  2. #2

    Padrão

    Tb tenho bons resultados com o Bullet M5, 4 ptps com distancia media de 2km usando antena simples da Aquario disco 25dbi... passando em media 80mb half, com sinais em -50... realmente o TDMA parecer fazer uma boa dif... tb deixei o AirMax desativado pois nos testes de bancada tive melhor desempenho com ele desativado, eh claro que bancada nao eh o melhor teste pra se fazer mas os resultados com ele desativado foram tao satisfatorios que nem quis ativar...

  3. #3

    Padrão

    Uma grande diferença nesse caso é o tamanho do diametro da antena, o que dimiui a propagação e recepção de sinal de outras direções. Além disso, no meu caso, num dos pontos há 16 Redes 802.11a e outras proprietárias também em 5GHZ.
    Última edição por danilomp; 11-02-2010 às 10:01.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por danilomp Ver Post
    Uma grande diferença nesse caso é o tamanho do diametro da antena, o que dimiui a propagação e recepsão de sinal de outras direções. Além disso, no meu caso, num dos pontos há 16 Redes 802.11a e outras proprietárias também em 5GHZ.

    Danilo, parabens pela iniciativa de trazer ao forum os resultados do enlace realizado.
    É desse tipo de tópico que queremos ver cada vez mais aqui no under.

    Abraço e bons negócios.

  5. #5

    Padrão

    O Airmax também foi projetado para operação em ambientes com muita interferência. Se a performance sem Airmax ficou melhor, é que a interferência não está tão ruim assim, o que é boa notícia.

  6. #6

    Padrão

    entao amigo, ate agora nao sei ao certo qual a principal funcionalidade do AirMax.. saberia nos explanar qual a finalidade do mesmo???

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    entao amigo, ate agora nao sei ao certo qual a principal funcionalidade do AirMax.. saberia nos explanar qual a finalidade do mesmo???
    O protocolo AirMax tem 3 utildiades, cada uma muito diferente:
    1) Operação em ambiente hub-spoke como o que é frequentemente é usado em WISP com ponto central e remotas apontadas para o central e não se enxergando entre si. Como as remotas não se enxergam o uplink pode ficar bastante congestionado; com baixo número de estações RTS/CTS consegue amenizar bem o problema, mas com alto número as colisões se tornam muito ruins, o que é conhecido como "o ping ficou alto". O AirMax, assim como o nstreme polling da Mikrotik, faz com que as remotas só transmitam quando autorizadas.
    2) Em ambientes com muita interferência, o AirMax permite uma sobrevivência maior da transmissão. Quando não é possível eliminar a interferência, a performance será maior com AirMax.
    3) Em links ponto-a-ponto maiores que 17 km (que é o máximo que o chipset Atheros suporta) ele adiciona a opção de trabalhar com NOACK.

    Em todos os casos o AirMax ameniza a degradação de performance que uma condição (hidden-node, interferência ou distância) causaria. Mas se você tiver outro jeito de resolver o problema que não precise ligar o AirMax, terá maior performance... mas isso significaria no caso do cenário 1 ter menos clientes por célula, ou no caso não fazer o link.

    Algo que confunde é que a família de produtos baseada em 802.11n da Ubiquiti também se chama AirMax. O grande ganho de performance é pela utilização do 802.11n; o AirMax é algo que você escolhe ligar ou não conforme a situação.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Alguém já está usando o Bullet M5 em ambiente de produção??? Aqui eu tenho constantes problemas de travamento com esses equipamentos. Eu uso um par deles num enlace totalmente em bridge na seguinte topologia:
    Link Internet -> Bullet M5 (AP WDS) <---> Bullet M5 (Station WDS) -> Switch -> Vários AP's tbém em bridge -> mais de 200 clientes...

    Resumindo, na Bridge Table dos Bullet ficam constantemente mais de 100 MAC's, e no horário de maior tráfego (entre 20 e 23 horas) eles travam, ou seja, não trocam mais dados via RF, voltando a funcionar somente depois que reinicio o Bullet Station WDS...

    Alguém aeh pode dar uma dica?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Alguém já está usando o Bullet M5 em ambiente de produção??? Aqui eu tenho constantes problemas de travamento com esses equipamentos. Eu uso um par deles num enlace totalmente em bridge na seguinte topologia:
    Link Internet -> Bullet M5 (AP WDS) <---> Bullet M5 (Station WDS) -> Switch -> Vários AP's tbém em bridge -> mais de 200 clientes...

    Resumindo, na Bridge Table dos Bullet ficam constantemente mais de 100 MAC's, e no horário de maior tráfego (entre 20 e 23 horas) eles travam, ou seja, não trocam mais dados via RF, voltando a funcionar somente depois que reinicio o Bullet Station WDS...

    Alguém aeh pode dar uma dica?
    Achar um firmware que atenda uma demanda específica na série M é uma arte, mas comece da versão mais atual (5.1.2). Em não te atendendo, tente a 5.1, a 5.0.2 e a 5.0... a 5.1.2 e a 5.1 são as que em geral resolvem.

    Você não mencionou qual versão está usando, mas esse problema lembra bastante um da versão 5.0 que foi corrigido nas subsequentes.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Danilo, parabens pelo link.
    Chegasse a experimentar canais como 5740 ou 5760???
    esse hardware trabalha nesses canais ,ok. pra passar o máximo de banda possível tem que estar alinhado 100% mesmo.ACK deixa desabilitado, ok.

    Citação Postado originalmente por danilomp Ver Post
    Senhores,

    Seguem informações sobre o projeto wireless executado com os Bullets M5 no último sábado (30/01/2010). Imagens de Teste de Banda e Site Survey nos dois pontos.

    Dados do Projeto:
    Equipamentos: Bullets M5
    Antenas: Pluton direcional 20db
    Cabos: DLC-213 (1m)
    Distancia: 600 metros
    Dificuldade: Local com muita propagação de RF em 5,8ghz
    Modo de Operação: AP WDS e Station WDS

    Observação1 : Acredito que a taxa de RX mostrada na imagem está limitada à velocidade da interface do servidor (PC com Btest) usado no teste, pois a variação máxima foi de 0,3M.

    Observação 2: Habilitei o protocolo AIRMAX nos dois equipamentos, mas o velocidade caiu pela metade. Juntamente com o AIRMAX, há a possibilidade de desabilitar o ACK Timeout, mas diminuiu ainda mais a velocidade. No site da UBNT não tem muitas informações sobre o protocolo Airmax, mas aparentemente sua performance só é percebida em PTMP. Sobre o ACK eles indicam usar em link acima de 17KM.

    Qualquer dúvida entrem em contato.

  12. #12

    Padrão

    rubensk,

    O firmware que estou usando já é a versão 5.1.2... Tinha a 5.0.2 que já estava dando esse problema...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    rubensk,

    O firmware que estou usando já é a versão 5.1.2... Tinha a 5.0.2 que já estava dando esse problema...

    ja usei bullet como ap, e tambem travava, não era M mas ja apresentava ese problema de travamento tambem...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    ja usei bullet como ap, e tambem travava, não era M mas ja apresentava ese problema de travamento tambem...
    quantos clientes em media conectados???

  15. #15

    Padrão

    Eu estou usando o Bullet apenas num Enlace em bridge, um como AP WDS e outro como Station WDS...

  16. #16

    Padrão

    Acharam o problema de travamento...???

    Estou com um par aqui e nao tha legal não...

    Quando testo sem clientes usando o Btest chega a 25MB tranquilo, porem quando coloco os clientes os Bullets piram caem, travam e principalmente começa a perder muitos pacotes e o PING sobe acima de 600ms...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Acharam o problema de travamento...???

    Estou com um par aqui e nao tha legal não...

    Quando testo sem clientes usando o Btest chega a 25MB tranquilo, porem quando coloco os clientes os Bullets piram caem, travam e principalmente começa a perder muitos pacotes e o PING sobe acima de 600ms...
    Com ou sem WDS ?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Com ou sem WDS ?
    Com WDS pra mim não da certo sem !!!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Com WDS pra mim não da certo sem !!!
    Pois é, mas o WDS tem boa chance de ser o problema. Como é sua arquitetura inteira (rádio cliente, torres, repetidoras, concentrador, formas de autenticação e controle) para ver o que poderia ser feito ?

  20. #20

    Padrão

    Aqui também preciso usar o WDS para repassar os MAC's dos rádios que passam pelo enlace. No meu caso os Bullets estão já a 5 dias sem travamento. Nesses últimos dias migrei mais de 100 clientes que estavam nessa mesma bridge para trás de roteadores com hotspot. Não sei se essa diminuição de MAC's trafegando pela bridge pode ter resolvido o problema, mas também fiz algumas configurações adicionais nos proprios bullets, como colocar a MAC da Station WDS no campo WDS Peers do AP, e na Station WDS colocar a MAC do AP WDS no campo Lock to AP MAC... Vou aguardar mais alguns dias e passar os resultados.
    Última edição por _AGM_; 26-02-2010 às 23:18.