Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Frequencia de 3.5ghz liberada?

    Boa noite amigos,

    Venho aqui tirar algumas duvidas, depois que um amigo me disse que a frequencia de 3.5ghz foi liberada pela anatel para ser usada livremente por provedores wireless com licença scm, nao entendo praticamente nada sobre a legislação, mais sei que atualmente so quem usa essa frequancia é a embratel e faz propaganda dizendo ser wimax, seria uma boa agora com o tal do cinturão digital aqui no ceara a gente ter uma frequencia com mais gama de trabalho.
    Aos mais atentos na legislação me confirmem essa noticia...

    Grato.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Resolucao 537 3.5Ghz.pdf  
    Última edição por kleberbrasil; 14-12-2011 às 10:53. Razão: inserção do anexo da resolução 537 da ANATEL

  2. #2

    Padrão

    hum, sei nao, acho q precisa de uma lincesa diferente, ou precisava.. vamo esperar o comentario do pessoal..

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    ... aí ele acordou e caiu da cama hehehehe.

    seria um sonho..

    abraços

  5. #5

    Padrão

    O conselho diretor da Anatel decidiu na reunião de hoje liberar a disputa pelos blocos da faixa 3,5 GHz também para as móveis (SMP). Ainda não decidiram os valores nem como ou quando serão vendidas as licenças.

    Com certeza, é coisa pra muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ !

  6. #6

    Padrão

    até esses dias atraz estava tudo parado pelo motivo das operadoras , pois ja tinha alguns provedores que estava com a licença para poder usar 3,5 , e eles estao esperando até hoje para liberação !!!

  7. #7

    Padrão

    No CE só a Embratel tem licença de 3.5 GHz, mas em outros estados outros operadores tem essa licença: Oi, Grupo Sinos, Neovia e WKVE.
    O espectro de 3.5 não é liberado sem leilão da frequência que se pretende utilizar, e o leilão está enrolado faz um bom tempo... existe uma previsão de uma parte pequena ficar apenas para uso de pequenos operadores locais, mas mesmo esses vão ter que pagar. O detalhe é que são liberadas canalizações bem pequenas nessa faixa (3.5 MHz, 5 MHz etc.), o que ou impossibilita ou torna muito pouco escalável usar equipamentos Wi-Fi, cuja eficiência espectral em bps/Hz é baixa, menor que 1.

    Se você precisa de frequência, verifique a faixa de 5.4 GHz, ela já é liberada hoje e tem muitos MHz disponíveis. Há mais detalhes regulatórios (limitação de potência, DFS, homologação) a observar do que em 5.8 GHz mas acho pouco provável que sua cidade já esteja com muita coisa, se é que tem alguma coisa, operando em 5.4.

  8. #8

    Padrão onde?

    onde eu encontro esses cartoes 5.4?

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A maioria dos equipamentos 5 GHz tem o 5.4 funcional (Mikrotik, Ubiquiti). Mas existe regulamentação para o uso desta faixa:

    Citação Postado originalmente por Wardner Maia
    A faixa de 5Ghz se divide em três faixas, que costumamos denominar baixa, média e alta e as restrições e condições de uso variam dentro delas;

    **Faixa Baixa - 5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **Faixa Média: 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    **Faixa Alta: 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado
    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    onde eu encontro esses cartoes 5.4?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    A maioria dos equipamentos 5 GHz tem o 5.4 funcional (Mikrotik, Ubiquiti). Mas existe regulamentação para o uso desta faixa:
    Além da regulamentação apontada, tem que prestar atenção também na homologação dos equipamentos que se vai utilizar. Vários equipamentos que tecnicamente poderiam operar em 5.4 foram homologados apenas para 5.8.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    A maioria dos equipamentos 5 GHz tem o 5.4 funcional (Mikrotik, Ubiquiti). Mas existe regulamentação para o uso desta faixa:

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    A faixa de 5Ghz se divide em três faixas, que costumamos denominar baixa, média e alta e as restrições e condições de uso variam dentro delas;

    **Faixa Baixa - 5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **Faixa Média: 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    **Faixa Alta: 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado
    Com esse DFS ativado nao poderiamos fixar um determinado canal, correto?
    Se sim, qual a vatangem em se usar ele em torre para servir clientes?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Com esse DFS ativado nao poderiamos fixar um determinado canal, correto?
    Se sim, qual a vatangem em se usar ele em torre para servir clientes?
    Você pode fixar uma scan-list ao invés de um canal mesmo usando DFS. Mas digamos que a sua scan-list seja toda a faixa de 5.4, qual o problema nisso ?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Você pode fixar uma scan-list ao invés de um canal mesmo usando DFS. Mas digamos que a sua scan-list seja toda a faixa de 5.4, qual o problema nisso ?
    vamos supor que vamos atender clientes com o 5.4
    se colocarmos 4-5 AP em uma torre, nao teriamos problemas deles acabarem usando uma frequencia ja usada pelos demais... ou, uma frequencia que sobrepoem uma outra ja usada?
    ou seja, nao acabariamos tendo problema de interferencia em nos mesmos?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    vamos supor que vamos atender clientes com o 5.4
    se colocarmos 4-5 AP em uma torre, nao teriamos problemas deles acabarem usando uma frequencia ja usada pelos demais... ou, uma frequencia que sobrepoem uma outra ja usada?
    ou seja, nao acabariamos tendo problema de interferencia em nos mesmos?
    Como o DFS varre a scan-list antes de subir e escolhe ou o primeiro ou o canal com menor número de redes, naturalmente eles vão cair num canal diferente... mas digamos que mais gente esteja com torre próxima em 5.4 futuramente poderia acontecer dele achar uma rede em cada canal e aí na hora de escolher já que todos os canais tem ao menos uma rede pegar um canal que já está na torre. Isso é ultra-mega-improvável, mas você configurar para evitar até mesmo isso. Digamos que os canais possíveis nessa faixa de um certo equipamento sejam:
    96, 100, 104, 108, 112, 116, 120, 124, 128, 132, 136, 140

    Você poderia configurar cada um com uma scan-list assim:
    96, 120
    100, 124
    104, 128
    108, 132
    112, 136
    116, 140

    Com isso jamais eles transmitiriam no mesmo canal... eu acho isso meio radical pois engessa demais a operação. Eu faria assim: colocaria um canal exclusivo para cada setor que só estaria na scan-list dele e seria o primeiro da lista, e pegaria os outros canais e colocaria da scan-list de todos. Isso daria uma operação bastante previsível, garantiria a não ocorrência de interferência local e deixaria espaço de manobra para que interferências grandes fossem contidas.
    Algo mais ou menos assim:
    96, 120-140
    100, 120-140
    104, 120-140
    108, 120-140
    112, 120-140
    116, 120-140

    Cada equipamento tem variações de que canais podem ser configurados e se são listados como canais ou como frequências, então é precisoa adaptar o acima para cada equipamento.

  15. #15

    Padrão

    De acordo com a RESOLUÇÃO No 537, 17 DE FEVEREIRO DE 2010 e seu anexo ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 537, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2010 a Agência Nacional de Telecomunicações regulamenta o uso da faixa de Radiofrequencias de 3,5 Ghz, tanto para SCM quanto pa SLP.

  16. #16

    Padrão

    ae meu patrao... respondeu minha pergunta...
    quem quiser conferir vai o link do site da anatel com o regulamento da frequencia...
    abraço a todos e bons trabalhos [agora tambem em 3,5GHz :P]

  17. #17

    Padrão

    Só não esqueçam de LER diretinho a resolução.

  18. #18

    Padrão

    de legislação nao sei nada.. porem que ja tem umas nanostation no mercado q a propia UBNT mesmo denomina de WI-MAX isto tem.. frequencia desta nano é 3.5ghz , infelizmente nao esta mais no site do fabricante... nao sei porque... mas eles mesmo chamavam de wimax... só restou os cartao minipci xr3 e o link - >XtremeRange3 | Ubiquiti Networks, Inc.

  19. #19

    Padrão Re: Frequencia de 3.5ghz liberada?

    a faixa de 3.5 somente é liberada para quem comprar a faixa... correto?
    ou seja, precisa ter muito dinheiro para usar essa faixa...


    ou ela agora é liberada para o uso, assim como o 2.4, 5.4, 5,8???

  20. #20

    Padrão Re: Frequencia de 3.5ghz liberada?

    pelo que eu entendi teria ficado como as faixas de 2.4ghz 5.8ghz