+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajustando PTP NANOSTATION

    Olá a todos.
    Peço somente paciencia a todos, pois como irão perceber, sou leigo no assunto, mas vontade d aprender, não me falta.
    Então, sem ficar enrolando, a questão é a seguinte doutores:
    Adiquiri um NANOSTATION2 ha algum tempo e com tranquilidade fui montando o esquema d transmissão da ADSL q eu possuo na cidade, até uma chacara afastada, cerca d 6km.
    Adicionei uma antena a NANO, fiz os apontamentos da melhor maneira q pude e com apenas algumas poucas alterações na configuração defalt, tá funcionando razoalvelmente bem.
    Mas pela minha falta d conhecimento mais profundo no assunto, fico com a impressão q tudo pode ficar ainda melhor, principalmente na questão d estabilidade e segurança, já q o sinal da NANO está atravessando uma area urbana, sem nenhum tipo d segurança. Mas me debati bastante até agora e ainda não consegui encontrar nada q me ajudasse a resolver isso d forma pratica.
    Estava pensando em fazer autenticação PPPOE, MAC CONTROL, ou mesmo, WPA2, oq me aconselhariam?
    Por atravessar apenas uma pequena area , acredito eu q até mesmo a simples ocultação do SSID já bastaria pra afastar os 'xupins', mas ae esbarro, novamente, na falta d conhecimento. Como se manter conectado a uma rede oculta? Já q pelo q eu entendi, d periodo a periodo, se necessecita d uma reconexão no sistema?
    Vi no site da Ubiquiti a opção d alguns firmwares q poderiam facilitar isso, algum já testou? Compensa fazer a alteração?
    Fiz uns screens d como tá a configuração atual para analise dos senhores:

    http://img197.imageshack.us/img197/8...nksetup.th.jpg http://img132.imageshack.us/img132/2...vancedu.th.jpg


    Peço desculpas aos moderadores se postei no lugar errado. E fico então na espectativa d receber esse precioso auxilio dos senhores pra deixar tudo melhor ainda. Desde já agradeço a paciencia e ajuda d todos q puderem dar um auxilio.
    Última edição por Ric5578; 04-02-2010 às 01:56.

  2. #2

    Padrão

    Se o seu prob for apenas segurança vc pode ocultar o SSID, ativar a segurança WPA2, e ainda fazer controle de acesso por MAC... para ocultar o SSID basta vc colocar um nome, fazer a conexao com o outro ponto e depois disso selecionar essa caixinha logo ao lado do nome "Hide SSID"... logo abaixo em Wireless Security vc lica onde esta NONE e seleciona WPA2 e escolhe uma senha de 8 digitos acima... espero ter ajudado, abs

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela ajuda braw
    Sobre marcar o HIDE SSID, tranquilo, tinha entendido essa parte e acho q sobre o WPA2 tambem. Alem disso q vc falou, seria só fazer a mesma coisa, setar WPA2 e especificar a senha no router q a NANO está apontada, correto?
    O q tem me dificultado, é q o router usado na recepção, me parece ficar sobrecarregado com o tempo d uso, tenho q reseta-lo d tempo em tempo, pra q flua bem a velocidade d conexão... e quando faço isso com o SSID oculto, tenho q acessar o NANO, q fica na cidade, fazer aparecer o SSID e voltar pra chacara pra reconectar... Teria alguma forma do router se auto reconectar automaticamente a mesma rede, a cada perca d conexão?
    E aproveitando a oportunidade... Poderia falar mais sobre a configuração correta do controle por MAC ?
    Vi alguma coisa sobre melhora com a atualização desse firmware, mas no site da Ubiquiti, não achei nada especifico, só mesmo a versão 5.0 do Airos q me parece não servir pra NANO2
    Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

  4. #4

    Padrão

    vc tem nobreak na duas pontas? ja tive muitos prob de travamento de radio por conta de ocilações de energia, entao praticamente todo enlace meu hj em dia eu uso nobreak que evita quem os radios travem... esse lance de o radio cliente nao conectar no AP quando o SSID esta oculto nunca tinha acontecido comigo ate semana passada, e concidencia ou nao soh me aconteceu com radios da Ubiquiti, mas fala uma coisa fica gravado o SSID no radio cliente??? quanto ao controle de MAC no Nano2 nao sei te falar pq nunca usei, somente usei o Nano5 e com firmware mais antigo, entaon ao sei te falar...

  5. #5

    Padrão

    Então, não tenho nobreak, mas tenho quase certeza q o problema é exatamente esse q vc descreveu... ocilação na alimentação.
    Mas d resto, pelo menos pro meu caso q é d usuario final, tá legal... d vagar vou ajustanto os pontos fracos como troca d equipamento. e o legal q é um assunto apaixonante... esses dias q passei 'estudando' sobre wirelles foram ótimos... com certeza vou continuar buscando aprender mais sobre o q envolve o mundo wirelles.
    Mais uma vez, muito obrigado braw , muito legal sua disposição em ajudar um leigo perdido como eu.

  6. #6

    Padrão

    realmente eh um assunto apaixonante, ainda mais quando as coisas começam a dar certo... e aqui no forum tb aprendi muito, e por isso gosto de ajudar quando esta eu meu alcance, espero que de tudo certo pra ti ae nos seus projetos... grande abs...