+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algumas dicas sobre Nano Station.

    Amigos atualmente só utilizo RBs, mas depois de muito ler sobre Nano e as novas Nano M, vi que podereia melhorar alguns P2P meus e talves até liberar umas RBs que são pouco utilizadas e substituir por Nanos, mas me vieram algumas duvidas que espero que vcs possam ajudar.

    Utilizando Nano 2 quantos clientes em média consigo pendurar? Até qual distancia fica bacana para atendimento ao cliente utilizando a antena imbutida?

    Quanto de banda +/- consigo utilizando Nano M5 para fechar um P2P de 5KM? E um P2P de 25KM?

    Acho que é só isso, se lembrar de + alguma coisa depois, eu incomodo vcs novamente.

    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão

    nano eu só recomendo para ptp e para cliente final, como distribuição somente RB mesmo com cartões bons..

    ptp nano de 5km fecha bacana só com as antenas deles..
    para 25km você tem que usar antena externa..
    o M5 tambem é bom..
    aconselharia mesmo é usar rb+cartao no de 25km.. concerteza é o melhor..

  3. #3

    Padrão Com certeza!

    Fizemos um P2P de 4km passando 17Mb com Nano.
    Outro P2P com 33km fizemos com RB passando 20Mb.
    Não aconselhamos NANO para enlaces de grandes distâncias.

  4. #4
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Nano2 queima a Lan só de você chegar perto e gritar: Raio!!!!!!!
    Não confie nele para link ou backbone, só para clientes mesmo, a menos que você tenha um reserva.

    Até que dá pra usar ele em coisas sérias, mas tem que se garantir com aterramento, isoladores e para ser mais paranóico coloca um sensor de eletrostática, o mesmo usando pelas companhias energéticas, já viu que no momento do raio a energia é desligada 0,5 segundo antes e religada 1 segundo depois? Então, é um aparelhinho fantástico. Um supermercado aqui do bairro comprou. Fui comprar um e não gostei muito do prećo.

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho 2 setores atendidos com RBs, neles tem +/- um maximo de 25 a 30 clientes simultâneos, que estão á no maximo 4km de distâcia, vcs acham que da pra substituir essas RBs por Nano 2, considerando essa distância e quantidade de clientes?

  6. #6

    Padrão

    Não troque o certo pelo duvidoso.

    Como os colegas falaram anteriormente o nano é interessante apenas para PTP ou clientes. Continue com suas RB´s.

    Em time que está ganhando não se meche

  7. #7

    Padrão

    Alguns fatores devem ser levados em conta ao decidir entre Nano e RB.
    Qual a previsão de usuários por AP? Vai trabalhar com micro células ou é só uma base para atender todos?

    Eu optei por ter vária torres e manter todos próximos dos APs. Mas com isso, cada torre não terá um número alto de usuários. Assim o custo x benefício dos Nano me compensa. Só com o custo de uma antena setorial eu já coloco 2 nanos na torre.
    Se nano me der 10 a 15 por rádio, e supondo que coloco 4 nanos na torre, posso ter uma sobreposição mínima de canais, que não interferem um no outro. e posso atender 50 a 60 usuários. Para minha cidade que é pequena mas espalhada, tenho certeza que não irei atingir este número por torre. Não precisa colocar 6 nano, pois eles abrem mais de 60º num raio de 1 km.
    Cada torre enlaça com a base em Nano5, também sem antena externa. Então nunca vai haver uma sobrecarga de usuários nos rádios, pois cada um vai entrar direto no switch da torre, que liga no servidor.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Nano2 queima a Lan só de você chegar perto e gritar: Raio!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    hauhauhuahuahuahuhauhahahauhauhauhahahuhahuahah
    ganhei o dia irmao, boa d+++ essa... hahuahahuahauha