Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar NSTREME simples nos meus POPs

    Boa noite amigos do under, estou com uma grande dúvida em com NSTREME, jah pesquesei a respeito dele, passei horas e horas em frente do micro, mas só consegui obter informações sobre o NSTREME DUAL, que necessita de 4 antenas e 4 cartões, para fechar o enlace, mas não é isso que eu quero, estou precisando de um tutorial que fale do NSTREME SIMPLES, pois quero usar este protocolo que é proprietário do MK na minha topologia atual, atualmente utilico RB 433AH COM CARTÕES UBIQUIT XR5 E ANTENAS ZIROK OFF-SET, (EQUIPAMENTOS DE PRIMEIRA NA MINHA OPINIÃO), tudo em WDS, que estão funcionando perfeitamente, porém pelo ue li a respeito do NSTREME, ele é muito melhor q o famoso WDS, EM TERMOS DE PERFORMACE, parece que é maus rápiodo, ágil, digamos. Resumindo preciso de um tutorial sobre o NSTREME SIMPLES, q necessite de apenas uma antena e um cartão em cada ponto.
    Gostaria de obiter ajuda neste conceituado forum, como obitive anteriormente.
    Obrigado!

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    em uma das pontas ponto A vc seta em ap+bridge vai na aba nstreme e seta Enable Nstreme, Enable Polling e exact size,
    do outro lado vc seta em station-wds, Aba Nstreme, Enable Nstreme, Enable Polling e Exact Size
    é otimo
    de uma olhada no topico do Nicola
    http://mum.mikrotik.com/presentation...olaSanchez.pdf
    eu usei baseado nisso e resolveu problemas de banda em enlaces longos
    abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    em uma das pontas ponto A vc seta em ap+bridge vai na aba nstreme e seta Enable Nstreme, Enable Polling e exact size,
    do outro lado vc seta em station-wds, Aba Nstreme, Enable Nstreme, Enable Polling e Exact Size
    é otimo
    de uma olhada no topico do Nicola
    http://mum.mikrotik.com/presentation...olaSanchez.pdf
    eu usei baseado nisso e resolveu problemas de banda em enlaces longos
    abraços

    Certo amigo Acronimo , mas neste tutorial do nosso amigo Nicola não é utilizado para nstreme-dual-slave? Ou seja 4 antenas, 2 em cada torre TX e RX separados! Ou pode ser utilizado em enlaces normais onde utilizamos 1 antena em cada lado?

    Abraços

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é apenas 1 antena de cada lado, nstreme normal
    ele explica o dual tb
    mas oq ue passou ai eu tb mostrei ai em cima é com uma so antena
    abraços

  5. #5

    Padrão

    Entendi amigo Acronimo, é fazer a seguinte configurações, em uma das pontas ponto A vc seta em ap+bridge vai na aba nstreme e seta Enable Nstreme, Enable Polling e exact size,
    do outro lado vc seta em station-wds, Aba Nstreme, Enable Nstreme, Enable Polling e Exact Size.
    E mais nada?

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    isso mesmo, para nstreme normal, é somente isso, eu tive um aumento significativo no trafego, em distancias grandes,

  7. #7

    Padrão

    Eu fiz isso seguindo o link acima,, de 4 mbps foi pra 20~ de troughput,,, só que os ping's que eram 1ms,, foi pra 5-10-20-25-10-4 assim,,,
    antenas pluton 29 dbi, cabos lmr 1,5, conectores lmr 400, rb 433 350mw

    Aconteceu com vc's tambem,,, aí desse que fiz,,, deixei sem nstreme mesmo,,, tá legal,,, mais queria usá-lo correto,,,

    abraços,,,

  8. #8

    Padrão

    Ok amigo Acronimo irei fazer os teste, posto aqui os resultados.

    Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fullproxy Ver Post
    Eu fiz isso seguindo o link acima,, de 4 mbps foi pra 20~ de troughput,,, só que os ping's que eram 1ms,, foi pra 5-10-20-25-10-4 assim,,,
    antenas pluton 29 dbi, cabos lmr 1,5, conectores lmr 400, rb 433 350mw

    Aconteceu com vc's tambem,,, aí desse que fiz,,, deixei sem nstreme mesmo,,, tá legal,,, mais queria usá-lo correto,,,

    abraços,,,
    Eu fiz um nstreme simples também e não tive os problemas de aumento de ping como você teve, mas também não tive melhora considerável não. Deixei funcionando, mas não percebi diferença nenhuma no resultado.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereira925 Ver Post
    Ok amigo Acronimo irei fazer os teste, posto aqui os resultados.

    Obrigado
    Posta mesmo os resultados, com certeza vai ajudar muita gente.

  11. #11

    Padrão

    A bastante tempo eu estava procurando uma forma de ativar o NSTREME simples. Vou fazer os testes e posto o resultado. Obrigado

  12. #12

    Padrão

    Boa noite amigos,
    Como dito anteriormente por min, aqui estou para postar os resultados.
    Baseado nas configuraçõesa seguir:
    Em uma das pontas ponto A setei em ap+bridge na aba nstreme setei Enable Nstreme, Enable Polling e exact size, do outro lado setei em station-wds, Aba Nstreme, Enable Nstreme, Enable Polling e Exact Size.
    Bomcom estas configurações obtive resultados surpreendentes em um enlace de 45Km, recomendo a todos nossos amigos que tenha ptp.
    Bos abri este tópico com o intuito de obter ajuda e ajudar os aos amigos que tenham dúvidas parecidas, gostaria de agradescer a todos que postaram suas opniões e configurações.
    Um grande abraço a todos, até a proxima.

  13. #13

    Padrão

    Aqui vão meus resultados:
    Fiz um NSTREME simples, configurei um dos mk como bridge (licença level 3), Ativei o NSTREME, Enable Polling e Exact size. Do outro lado ficou em station wds, e apenas ativei o NSTREME. Nesse link passou a 20 mbps, up e down com o teste UDP nas duas direções.

  14. #14

    Padrão

    Fala aí Galera,,,
    então,,, o nstreme ficou bom mesmo,,, pra vc's,, pergunta?

    Enable Nstreme, Enable Polling e Exact Size neste último,, qual opção escolhida
    best fit?
    dynamic size?
    exact size?

    Se alguem conseguiu usar o nstreme em perfeito troughput sem aumentar o ping, post aí pra gente
    Sinal Strenght?
    TX/RX
    Antena
    Radio
    Cartão
    Cabo

    isso pra eu conferir aqui,,, pois meus ping não pinga a só 1 ms,,,
    sem eu usar o nstreme, pingo tudo a 1,,,,

    Aguardo opiniões,,,
    Abraços

  15. #15

    Padrão

    nao se pode deixar os dois lados em Ap-Bridge ? para usar o nstreme ?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por superxandaoce Ver Post
    nao se pode deixar os dois lados em Ap-Bridge ? para usar o nstreme ?

    Não não,,, o da ponta B,, deixe em Ap bridge,, e ponto A como Station Wds ative no ap bridge 1° e dpois habilite no Station Wds

    vc criaria uma possivel interferencia pra vc mesmo,,, não sendo necessário o mesmo,,,

  17. #17
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    96

    Padrão

    Boa noite..
    Venho aqui relatar a esperiencia que tive com Nstreme Simples.... não consegui exito na configuracao de um Nstreme simples ( RB 433 + Cartao Egenius+Zirok off-set 60cm)...
    Não acredito que seja apontamento...hj atualmete eu consegui passar 10mb..mas vejo tanto relato sobre o Nstreme detalhe não da 3km de distancia...ja não refiz e refiz mas sem exito...agradeco sugestoes...
    Segue um detalhamento sobre tal dificuldade.....
    ------------------------------------------------------------------------

    Configuraca Cartao TX – AP

    Abra horizontal
    General = ( somente Informacoes e name da interface )
    Wireless = Ap Bridge - Frequencia 5745 – Regulatori Domain ( demais padrao )
    Data Rates = Default
    Advanced = Deixa no Padrao
    WDS = – Wds Mode = Dynamic - Wds Default Bridge= Bridge
    Nstreme = Enable Nstreme - Enable Polling - Disable CSMA Frame Policy=Best fit
    Tx Power = Tx Power Mode = Cards Rates 23Dbm
    Screenshot registrado no TX
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1..jpg
Visualizações:	310
Tamanho: 	52,1 KB
ID:      	9628
    ----------------------------------------------------------------------------------------
    Configuraca Cartao RX - Station

    Abra horizontal
    General = ( somente Informacoes e name da interface )
    Wireless = Station Wds - Frequencia 5745 – Regulatori Domain ( demais padrao )
    Data Rates = Default
    Advanced = Deixa no Padrao
    WDS = – Wds Mode = Dynamic - Wds Default Bridge= Bridge
    Nstreme = Enable Nstreme
    Tx Power = Tx Power Mode = Cards Rates 23Dbm
    Screenshot registrado no RX
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2..jpg
Visualizações:	310
Tamanho: 	50,0 KB
ID:      	9629
    Última edição por evertonmt; 04-03-2010 às 22:53. Razão: Ajuste

  18. #18

    Padrão Re: Como configurar NSTREME simples nos meus POPs

    Concerteza o nstreme é muito util para almenta consideravelmente o capacidade de troughput nao afetando a latencia dos pings.
    Para configurar basta vc configurar um cartao com ap bridge com wds e nstreme habilitado e do outro lado o cartao como station wds com wds e nstreme tbm habilitados todos os dois com frequencia e ssid identicos. Tente ai qualquer coisa post ai..

  19. #19

    Padrão Re: Como configurar NSTREME simples nos meus POPs

    Para configurar o nstreme simples é facil basta colocar uma ponta como ap bridge, wds e nstreme habilitado e do outro lado como station wds, wds e nstreme tbm habilitados. Nao esqucendo de que a frequencia e o ssid devem ser os mesmos nas duas pontas. Desculpe se nao fui muito claro. tente ai qualquer coisa post aqui.
    t+.

  20. #20
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Como configurar NSTREME simples nos meus POPs

    Nstreme e muito bom... mas como experiencia propia eu notei que, como no Modo Turbo, se tiver uma interferencia alta na região, a antena um pouco fora de alinhamento, um cabo meia boca... ja era vc tera problemas pode comecar a funcionar bem, mas com o passar das horas vai fica com algum tipo de avaria. Antes de ativar o nstreme primeiro tire "leite" dos cartões, faça um otimo alinhamento, confirme as condições de cabos etc...
    Relato isso por esperiencia propia com varios clientes(provedores isp ), antes de ativar em sistemas ja rodando, sempre verifico como esta o ptp, taxa de sinal, perda na transmissão essas coisas...
    Mas Nstreme e show de bola tenho dual, simples de todas as formas, funciona muito bem.
    ptp de 35km passando 30mega em modo simples com pluton de 29dbi e xr5 sinal em -70 um pouco alto....
    Abraços