+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fmn127
    Visitante

    Padrão Navegação lenta dos clientes RB 433

    Boa noite, Pessoal.

    Estou com a seguinte problemacom meus clientes.

    Tenho uma solução da MD Brasil (MKB100) com RB 433 e 03 Cartões A52, em modo Bridge e em média 30 clientes registrados, porém apenas 20 pendurados. Maioria no plano de 100k.
    São 03 painéis setoriais da EMCTEST de 15DBI.
    Não temos nenhum cliente com mais de 3KM da torre.

    Depois de uns 3 meses de funcionamento, começou a dar um problemas estranhos.
    Meus clientes começam a reclamar que a navegação está lenta vejo que estão perdendo muitos pacotes, cerca de 50% deles.
    Então a solução que encontramos no momento é reiniciar a RB. Após reiniciá-la os clientes voltam a todo vapor.

    1º - Todos os clientes estão com sinal abaixo de -70.
    2º - Nenhum dos cartões atinge mais de 2MB.
    3º - Não está aquecendo demais, senão não resolveria reiniciando.

    Alguém tem idéia do que possa ser?
    Se precisarem de mais alguma informação me avisem.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    E bem mais complexo do que pode parecer.. Seria ideal que vc postasse as configuracoes de sua RB.. Juntamente com um print do SCAN dos seus cartoes... Pode ser varios fatores temos que ir por parte para que possamos chegar a um denominador comum.

    Fico no aguardo para poder ajudar !!


  3. #3
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Segue no anexo a configuração básica da RB em modo Bridge e uma parte do Scan do cartão wlan1.
    Tenho mais 3 RB 433 trabalhando com a configuração 1 ou 11 Mbps, vocês acham que seria melhor diminuir ou padronizar para 2Mbps ou 5.5Mbps, para ela que a RB não trabalhe tão forçada, ou não tem relação com com problemas de lentidão em alguns clientes?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-4.gif
Visualizações:	747
Tamanho: 	95,2 KB
ID:      	9176   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-2.jpg
Visualizações:	733
Tamanho: 	105,0 KB
ID:      	9177  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-3.jpg
Visualizações:	644
Tamanho: 	78,6 KB
ID:      	9178  
    Última edição por fmn127; 08-02-2010 às 09:29.

  4. #4

    Padrão

    Certo.. verifiquei aqui o material que voce postou.. E creio que o seu problema seja interferencia vinda de outros AP`s.. No seu Scan a listagem foi enorme.. o que mostra que o seu AP esta recebendo inteferencia de grande quantidade de AP`s.. O problema sendo mesmo inteferencia a unica maneira de resolver e fazendo uma analise do spectro e utilizando a frequencia menos usada para cada cartao.. Vou passar aqui abaixo um passo a passo que pode te ajudar a analisar o spectro em cada um dos seus cartoes..

    UTILIZAR A FERRAMENTA

    SCAN ---> PARA FAZER UMA VARREDURA E SABER DE QUANTOS AP`S VOCE RECEBE INTERFERENCIA.. E POSSIVEL TB SELECIONAR A QUANTIDADE DE AP`S QUE ESTAO USANDO UM DETERMINADO CANAL.. O QUE AJUDA TAMBEM NA SELECAO DO CANAL IDEAL..
    FREQUENCY USAGE -----> PARA VERIFICAR O USO DE CADA FREQUENCIA..
    SNOOPER ----> PARA VERIFICAR A PORCENTAGEM DE TRAFEGO QUE CADA UMA DAS FREQUENCIAS TEM EM USO.

    DEVEMOS LEMBRAR QUE WI-FI 2.4GHZ SO TRABALHA COM OS CANAIS 2412 ATE 2462.
    LOGO SENDO ASSIM O TRABALHO DE SELECAO DA FREQUENCIA IDEAL PODE SER BASTANTE TRABALHOSA E DESGASTANTE..

    ESPERO TER AJUDADO. QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSICAO..

    VALEU.
    Última edição por pppoe; 09-02-2010 às 18:39.

  5. #5
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Retornando, a questão das interferencias seria praticamente impossivel mudar os canais, pq minha concorrente não se interessaria em negociar, eles usam todos os canais e interferem em sua propria rede.
    Outro dia vi um amigo falando aki no forum que sempre configura as RBs com 5.5 Mb, por ser uma velocidade menor custaria menos esforço da RB p/ atender os clientes bem, a minha estava com 11 Mb, e a medida que o numero de clientes aumentava ela esforçava muito para manter o padrao do sinal 11Mb, portanto mudei para 5.5 e alguns clientes "problema" que fui estavam com pings bem mais baixos que antes e perdas insignificantes ou nada de perda, acredito ter solucionado, como antes nao dava esse problema pois a RB estava com poucos clientes, como esta com um trafego maior agora, os 11Mb de taxa estava causando perda...( acredito )

    Mas não estou muito empolgado ainda e procuro mais soluções, vou confirmar isso semana que vem, entao pergunto aos senhores: Penso em colocar um bullet como AP e fixa-lo em um painel de 90°, por se tratar de um equipamento de qualidade (Ubiquiti) e ter um processador mais veloz que de uma RB com 3 cartoes, ficaria um bullet para cada painel tendo um processador independente para cada painel, seria uma melhor alternativa do que usar RB?
    Pelo custo sem duvida, mas pergunto se alguem ja usou e os pros e contra dessa alternativa...

    abraços

    Foram detectados: 20 erros ortográficos e 4 erros sintáticos. Cance

  6. #6

    Post Duvidas

    Fiquei interessado nessa pergunta gostaria ter saber também , pois estou planejando montar uma nova estrutura para meu provedor quando atingir mais clientes e gostaria de saber quantos clientes um bullet 2.4 suportaria , a idéia seria colocar 3 setoriais de 120° ou 4 de 90° cada um como um bullet logicamente .

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    [QUOTE=fmn127;463257]Retornando, a questão das interferencias seria praticamente impossivel mudar os canais, pq minha concorrente não se interessaria em negociar, eles usam todos os canais e interferem em sua propria rede.
    Outro dia vi um amigo falando aki no forum que sempre configura as RBs com 5.5 Mb, por ser uma velocidade menor custaria menos esforço da RB p/ atender os clientes bem, a minha estava com 11 Mb, e a medida que o numero de clientes aumentava ela esforçava muito para manter o padrao do sinal 11Mb, portanto mudei para 5.5 e alguns clientes "problema" que fui estavam com pings bem mais baixos que antes e perdas insignificantes ou nada de perda, acredito ter solucionado, como antes nao dava esse problema pois a RB estava com poucos clientes, como esta com um trafego maior agora, os 11Mb de taxa estava causando perda...( acredito )

    Mas não estou muito empolgado ainda e procuro mais soluções, vou confirmar isso semana que vem, entao pergunto aos senhores: Penso em colocar um bullet como AP e fixa-lo em um painel de 90°, por se tratar de um equipamento de qualidade (Ubiquiti) e ter um processador mais veloz que de uma RB com 3 cartoes, ficaria um bullet para cada painel tendo um processador independente para cada painel, seria uma melhor alternativa do que usar RB?
    Pelo custo sem duvida, mas pergunto se alguem ja usou e os pros e contra dessa alternativa...

    abraços

    FMN127,
    Com certeza absoluta que o seu problema é interferência dos outros AP´s.
    Solução no seu caso , fica meio dificil viu. com tanta interferencia assim, o melhor seria migrar sua base pra 5.8ghz.
    Nos clientes usarias soluções ubiquiti (antena+radio integrado) pra evitar qualquer interferencia.
    Se tivesse algum local mais alto que vc pudesse colocar seu transmissor 2.4 talvez resolvesse, utilizando canais altos ou pouco utilizados. Se continuar em 2.4ghz utilize sim painéis setoriais (TSM, ou outra marca) e crie mais pops dentro da sua área de abrangencia. assim seu sinal fica mais homogêneo que o da concorrencia.
    boa sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    boa noite amigo, cara não acho que isso seja problema por causa de interferencia porque as interferencias não iriam melhorar nem se você reiniciasse a sua RB, cara creio que seu problema seja porque você não deve ter um cooler para manter a sua RB fria, e outra coisa que você e outros colegas vão achar que sou maluco, um dos cartões estavam me trazendo problema, eu o desliguei e coloquei em minha repetidora um ApRouter fazendo uma bridge saindo via cabo da RB e conectei conectei em uma das portas do meu ApRouter vagaba, no meu caso escolhi a porta 1 não a wan, e ele passou os mac dos clientes direitinho pra mim até hoje nunca travou, e outra!!! eu faço controle de banda por Hotspot, foi a melhor façanha que já fiz, medis quantos dBm esta a sua Tx Power.

  9. #9

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    Citação Postado originalmente por fmn127 Ver Post
    Segue no anexo a configuração básica da RB em modo Bridge e uma parte do Scan do cartão wlan1.
    Tenho mais 3 RB 433 trabalhando com a configuração 1 ou 11 Mbps, vocês acham que seria melhor diminuir ou padronizar para 2Mbps ou 5.5Mbps, para ela que a RB não trabalhe tão forçada, ou não tem relação com com problemas de lentidão em alguns clientes?
    Mas voce fixou isso essa taxa nos clientes ou na RB??? Eu particularmente acho obrigatorio um cartao aceitar taxas de 1, 2 5,5 e 11Mbps...O cliente fixo em 11mbps, short preamble nos aps clientes... os tplinks e chipset atheros ja vem com short preamble default, por isso possui mais eficiencia na conexao... a RB deve estar setada em short tambem...pior que a interferencia externa é a interferencia na propria estação, e convenhamos trabalhar com 3 canais apenas e florida!!!!

  10. #10

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    ola amigos, eu estou com uma duvida e gostaria de saber se alguem ja fez e como fez e se deu certo, quero colocar um bullet 2,4 na saida lan dela para colocar uma setorial de 120º sera que da certo e quantos clientes suportaria a porta

  11. #11

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    Bom pessoal,

    Acho que o foco do assunto está sendo desviado.

    A duvida é sobre a RB433 lenta e não sobre adaptações com outros produtos para resolver o problema da navegação dos lclientes.

    Se o tópico fosse navegação lenta nos clientes aí teriamos abertura para N soluções, o que não é o caso.

    Se alguém sabe o por que a RB fica lenta e depois de reiniciar ela fica rápida então poste sua resposta por que eu também tenho interesse nisso. Fora isso não me interessa AP Router ou Bullet ou qualquer coisa parecida.
    Essas alternativas não resolvem o problema proposto e sim o jogam pra escanteio.
    ----

    Adendo, também tenho a RB433 com fonte 24 volts e potencia minima irradiando (default)
    Todos os cabos coaxiais foram cortados na medida exata para evitar estacionária pois em altas frequencias essa é a parte mais critica.
    Sendo assim tenho um sistema com 18dbi que atinge laptos a mais de 1,5km porém algumas vezes tenho que dar reboot na RB pois ela fica estranha.
    os downloads ficam em boa velocidade mas o os sites demoram a responder.

    Pode ser alguma falha no software pois elas estão em bridge e a configuração dos cartões é default, mudando apenas os canais (2, 7 e 11)

    Detalhe: Quando ela apresenta o problema, fica quase impossivel acessá-la pela rede wirelless e assim o reboot só pode ser dado pela rede lan ou desligando a alimentação da RB por alguns instantes.

    Abraços e desculpem a mensagem um pouco rude

  12. #12

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    Coolers nas RBs é a primeira coisa a se fazer.
    Você pensa várias possibilidades diferentes, e vai deixand cooler pro final, isso está errado. Primeiro resfria a RB.
    "Ah! Mas a RB nem ta esquentando, senão reiniciar não ajudava!"
    Respsta: Coloca os cooler lá. Se a RB está numa caixa hermética, faz uma saida de ár (com um conector de cano L por exemplo) e uma entrada de ár cm um cooler na caixa, E AINDA mais um cooler diretamente sobre a RB. Esquece a resposta automática que vem na sua cabeça de que não é problema com aquecimento e resfris aquela m... hehehe

    Depois, pega um multímetro e ve a voltagem que ta saindo na ponta da tomada onde a fonte da RB ta ligada, se puder testa a saida da fonte da RB, se tiver nobreak testa a voltagem que ta saind do nobreak. Se o nobreak possuir um transfrmador do tipo autotransformador verifica se a tomada está correta (com o terra para baixo na tmada neutro deve estar na esquerda e fase na direita).

    Se tudo falhar, ainda resta a possibilidade de pegar o carro, ir na estrada mais próxima, escolher direita ou esquerda, atirar celular ESTREMAMENTE longe e sair dirigindo sem rumo.

    O teu scan ali ta realmente preocupante, mas diz mais uma coisa, que tipo de equipament voce usa nos clientes?

  13. #13

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    Boa noite, às vezes são coisas simples, alimentação ta por Poe com cabo de rede muito longo, refaz as rj 45, retira os cartões e limpa as conexões, distância dos painéis, excesso de potencia, um cartão bixado, Rb é uma maravilha, mais às vezes tem cada pepino que ninguém merece. Até mais

  14. #14

    Padrão Re: Navegação lenta dos clientes RB 433

    E verifica a amperagem da fonte
    rb + 3 cartoes precisa no minimo de 4A