+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão decepçao com Mikrotik e Painel setorial

    ola amigos do under estou muito triste apos ter trocado meus equipamentos, eu usava um AP zinwell g220 e uma antena de grade aquario de 24 db, com esse equipamento por encrivel q pareça cobria 50% da cidade, resolvi entao comprar uma RB433 com cartao engenius, e um painel OIW de 17 db por 90º vertical, quando coloquei estes novos equipamentos tive a surpresa........... o sinal ficou baixo quase em todos os clientes (25 no total) e pings altos, quando era a antena de grade o menor sinal q eu tinha era 70%, distancia uns 3km, e o ping nunca passava de 20ms,em quanto agora eu sozinho fica 300ms, a 600ms, e agora fica a pergunta no ar..................... porq isso??????????? me ajudem.

  2. #2

    Padrão

    cara é o seguinte, eu usava também um radinho zinwell e uma homni de 15 dbi, meus clientes foram aumentando e comprei uma rb 433 também. na primeira cemana que troquei eu achei um inferno, noites sem dormir, clientes me ligando, demorou pra me organizar, mas agora que eu consegui deixar tudo direitinho não troco uma rb por um radinho nunca.
    de uma mais uma olhada nos conectores, cartão, antena, configuração depois que vc conseguir acertar vai ver a diferença que é uma rb.
    um abraço.

  3. #3

    Padrão

    tambem nao tive sorte com rb+cartao r52h+rgc 213+antena owi 17 dbi 5.8Ghz, nano5 fico bem melhor.

    será que seja as antena oiw?

  4. #4

    Padrão

    tambem tive essa empreçao que rb era pior que os radio da ap router que usava, isso aconteceu semana passada tinha ptp de 2 km usei rb433 cartao r52h, o sinal ficou horivel depois de vereficar tudo descobri que o problema era em um conector mal montado troquei ,sinal ficou otimo antes usava 200mw ,com rb estou usando 50mw esta otimo.

  5. #5

    Padrão

    David, geralmente quando a fonte da rb tem a voltagem baixa o cartão costuma a não dar a potencia exata isso ocorre geralmente quando a rb tem mais de 2 cartões acoplado na mesma, uso aqui 411 com cartões senão setado em 17dbm numa painel de 90º e consigo cobrir toda cidade com pings exc no momento de pico, chegando a no máximo a 1 metro e meio de rgc cabos todos testado antes de subir a torre e sempre com alta fusão para evitar perca de qualidade com a corrosão metálica, cara dá uma olhadinha aí que deve tá passando despercebido qualquer besteirinha pois creio que vc fez uma boa troca vlws e até mais...

  6. #6

    Padrão

    Amigao suas antenas trabalhavam na vertical ou horizontal porque veja se nao esta envertida.

  7. #7

    Padrão

    Bom amigo o problema esta mais no projeto do que na Rb e na antena, ou seja, o dimencionamento do projeto:
    Antena de 17 dB é para uma distancia bem maior, ou seja, proximo vai ficar ruim mesmo.
    Se a antena for de 120 ° teria de usar três.
    Se for de 90 ° tera de usar quatro.
    Coloca esta mesma Rb com três cartoes 52 h com três antenas EMCTES que voce vai cubrir tranquilamente isto verificando cabos, conexoes e alimentaçao.
    Usamos esta configuraçao em varios pops e sem problema.
    Use antenas de 15 dB para baixo, pois a caracteristicas de WI FI é para atender clientes proximos e aumente a quantidade de pop e leve em consideraçao o numero de clientes por cartao.
    Não se esqueça de ajustar o tilt mecanico para onde voce queira que seu sinal alcance.
    Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão

    Nao tem comparaçao ... Algumas coisas ja foram ditas aqui: pig, polarizaçao da antena, potencia do cartao,fonte etc

    A 1 ano atras fiz essa troca: radio zinwel g220 por rb 433ah e cartao r52 , por coincidencia minhas antenas sao oiw polarizaçao horizontal 17dbi , e posso lhe falar nao tem comparaçao , ficou muito melhor.

    No começo tive alguns problemas e uma coisa posso lhe adiantar: esses cartoes sao muito sensiveis a interferencia entao seria bom voce escolher o canal, a potencia e as configuraçoes certinhas senao vai ter problema e voltar ao fusca por nao saber dirigir o carro do ano.

    obs.: Presta bem atençao na potencia ... segundo estudos postados aqui mesmo no forum esses cartoes tem 10db a mais de potencia imbutido, ou seja, voce seta 15dbm fica 25dBm

  9. #9

    Padrão

    Uso uma RB 433AH, 1 setorial IDEAL 15db Vertical, cartão Engenius, nunca tive ponto de acesso melhor!

    Só tive problema enquanto usei Routerboard + OMNIs

    Hoje tenho clientes com 10km de distância, com ping de 3ms.

    Recomendo antenas homologadas, fontes com amperagem acima de 3a para 18 volts, e testar bem os cartões, pois ultimamente recebi 4 cartões engenius com problemas e tive que trocar (o sinal ficava baixissimo). E por favor, não me falem em cabos 58, usem cabos RGC 213 de boa qualidade tipo o Ericsson. Se usarem PoE, cuidado com o tamanho do cabo, quanto maior, menos amperagem. Tomem cuidado com WPA e WPA2, consome muito processamento da Routerboard.


    Bom, ficam minhas dicas, tenho mais de 50 clientes pendurados em um único cartão sem relatar nenhum problema até o presente.

    Boa Sorte!
    Última edição por emsfalcao; 11-02-2010 às 21:42.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    ola amigos do under estou muito triste apos ter trocado meus equipamentos, eu usava um AP zinwell g220 e uma antena de grade aquario de 24 db, com esse equipamento por encrivel q pareça cobria 50% da cidade, resolvi entao comprar uma RB433 com cartao engenius, e um painel OIW de 17 db por 90º vertical, quando coloquei estes novos equipamentos tive a surpresa........... o sinal ficou baixo quase em todos os clientes (25 no total) e pings altos, quando era a antena de grade o menor sinal q eu tinha era 70%, distancia uns 3km, e o ping nunca passava de 20ms,em quanto agora eu sozinho fica 300ms, a 600ms, e agora fica a pergunta no ar..................... porq isso??????????? me ajudem.
    amigão..troque o cartão engenius por um r52h q vc vai ver a diferença
    Cartao mini-pci Card R52H
    CARTãO MINI PCI COM POTENCIA DE 350 MW
    Chipset: Atheros AR5414
    Standards: IEEE802.11a, IEEE802.11b, IEEE802.11g
    Media Access: CSMA/CA

    nunca tive problemas...
    abraço

  11. #11

    Padrão

    Pessoal mete engenius com potencia alta, antena chinesa (OIW), baixa voltagem e nenhuma amperagem e querem que funcione!
    Amigão...
    10 anos de experiencia:
    1° Coloque um cartão decente (R52H, CM10HP ou XR2 que alias pra mim é o melhor!).
    2° Trabalhe com uma boa antena e nao acredite em tudo que o vendedor de antenas te disser (Antena omni de 21 db´s é conto da caroxinha... etc...) utilize marcas conhecidas como Aquarios e Hyperlink.
    3° Trabalhe com a voltagem correta (as RB´s da série 4 trabalham até 28 volts) utilize entre 18 e 24. De preferencia em subir fio 2,5mm ao invéz de "cabo de rede".
    4° Sua RB usa 1,5 amp + 800 mAmp em cada cartão (depende do cartão) que daria 3,9 Amperes.
    5° Jamais use cabos muito longos para ligar da sua RB até a antena, cada metro de cabo perde 1 db!
    6° Vá moldando a potencia e ACK do seu cartão, ACK muito alto senta a rede, aqui 90 % dos clientes tem ACK de 30!
    Baixa potencia você não é escutado, alta potencia vc fica "surdo"!!!...

    Espero ter ajudado!!!

    Grandes abraços a todos!

  12. #12

    Padrão

    Já me recomendaram isso, mas até agora nunca tive problemas com o Engenius.

  13. #13

  14. #14

    Padrão Rede

    Claro que se você trabalhar em 5.8 Ghz, vc vai ter um ping de 1 a 2 ms... É uma frequencia pouco comercial, mais utilizada para enlaces PTP (ponto-a-ponto) pelo seu custo. Porém seu custo é mais elevado, fazendo com que a faixa do 2.4 seja mais acessivel e comercialmente melhor, porém, jamais vai ter a mesma qualidade do 5.8... Em contra partida, pode-se utilizar o novo Bullet M em 2.4 que utiliza um novo protocolo no wireless, porém velho conhecido que é o TDMA. Acredito que o AirMax da Ubiquite tenha hoje em dia menos ruido e menos interferencias que o 2.4 convencional. No bullet M5, dizem que o mesmo esta passando mais trougput que o XR5. Eu fechei enlace de 21 kms com 2 grades Hyperlink 27 dbi + 2 bullets M5... fiz download de 19 mega a -82 de sinal sem visada com ping estavel de 2ms.

    Abraços a todos!