Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Calculando Burst

    Acompanhando.

  2. #22

    Padrão Re: Calculando Burst

    Ola seguindo esse post consegui este valor

    a - Max Busrt = 600k
    t - Duração da aceleração = 15s
    c - Busrt time = 45s
    b - Burst Threshold = 150?
    entao (600*15)/60=150 eh isso?

    sabendo que o link real é 128k up e 256k down, mas como uso essa regra para o pppoe?

    seria assim 128k/256k 300k/600k 75k/150k 60/60 8 ?

    agradeço a ajuda desde ja.

  3. #23

    Padrão Re: Calculando Burst

    Citação Postado originalmente por fernandohubner Ver Post
    Ola seguindo esse post consegui este valor

    a - Max Busrt = 600k
    t - Duração da aceleração = 15s
    c - Busrt time = 45s
    b - Burst Threshold = 150?
    entao (600*15)/60=150 eh isso?

    sabendo que o link real é 128k up e 256k down, mas como uso essa regra para o pppoe?

    seria assim 128k/256k 300k/600k 75k/150k 60/60 8 ?

    agradeço a ajuda desde ja.
    De acordo com seus dados o burst-time é de 45s sendo 15s de aceleração + 30s de restrição, logo:

    Código :
    128k/256k 300k/600k 100k/200k 45/45 8
    Para bust-time de 60s seu cálculo e os parâmetros pppoe estão corretos e a aceleração será de 15s porém restrição de 45s.

    Note que burst-time na fórmula é tempo de aceleração + tempo de restrição.

  4. #24

    Padrão Re: Calculando Burst

    Pessoal, uma planilha para ajudar a calcular e entender melhor.

    Calculo Burst Mikrotik

    Qualquer dúvida não deixe de perguntar....

    Abraço,

  5. #25

    Padrão Re: Calculando Burst

    Tem como usar isso no Hotspot?

  6. #26
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Calculando Burst

    Independente da forma de autenticação, o Burst poderá ser usado.

  7. #27

    Padrão Re: Calculando Burst

    mais como tenho mais de 2 planos aqui como adiciona um burst para cada plano do hotspot... tipo 1mb faz burst com 3mb e depois desce para seus 1mb novamente fixando pelo resto do download... obrigado

  8. #28

    Padrão Re: Calculando Burst

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    mais como tenho mais de 2 planos aqui como adiciona um burst para cada plano do hotspot... tipo 1mb faz burst com 3mb e depois desce para seus 1mb novamente fixando pelo resto do download... obrigado
    infelizmente o burst nao funciona assim.

    o cliente tera a velocidade com burst por um certo periodo, depois tera a velocidade normal... e apos um periodo, o processo inicia novamente.
    vamos supor:
    cliente tem a velocidade de 3 mb por 30segundos... depois a velocidade é reduzida para 1mb e ai fica durante 60 segundos... ao termino desse, o processo se inicia.
    nesse caso, a configuracao ficaria:

    Max limit: 1mb
    Burst limit: 3mb
    Burst Threshold: 1024k
    Burst time: 90s

  9. #29

    Padrão Re: Calculando Burst

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         burst limite 3mb.JPG
Visualizações:	356
Tamanho: 	41,6 KB
ID:      	22610Bom dia amigo, veja se este burst esta correto, uma coisa terei que colocar essa regra como primeira sempre neh.... ou seja criar um script para deixa-la como numero 1 no horario que eu quiser o burst??? obrigado

  10. #30

    Padrão Re: Calculando Burst

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         burst limite 3mb.JPG
Visualizações:	356
Tamanho: 	41,6 KB
ID:      	22610Bom dia amigo, veja se este burst esta correto, uma coisa terei que colocar essa regra como primeira sempre neh.... ou seja criar um script para deixa-la como numero 1 no horario que eu quiser o burst??? obrigado
    o upload esta errado.

    vou tentar explicar mais o maximo possivel como vc devera calcular o burst.


    vamos aos calculos...
    vamos supor q voce quer q o cliente tenha 8s de burst (velocidade maxima), mas quer que seja renovado a cada 2 min (120s).
    o calculo ficaria:
    o cliente tem contratado *500k* e voce pretende oferecer para o cliente uma banda maxima de *1000k*.

    logo, fica:
    Max limit: *500k*
    Burst limit: *1000k*
    Burst Threshold: ?
    Burst time:*120s*

    otimo... o Max limit, burst limit e o burst time nos ja temos
    vamos agora calcular o Burst threshold.

    Burst Threshold= (Burst limit * tempo de burst) / Tempo para renovacao.
    Burst Threshold= (*1000k* * *8s*) / *120s*
    Burst Threshold= *66,6k*

    Configuracao final:
    Max limit: *500k*
    Burst limit: *1000k*
    Burst Threshold: *66,6k* (como 66,6 nao é multiplo de 8 e ainda é numero quebrado, eu subo o valor para o proximo multiplo de 8, que seria 72k...)
    Burst time:*120s*


    Outro Calculo com as mesmas velocidades, mas como tempo de Burst e renovacao diferente.
    vamos supor q o cliente tenha 8s de burst, mas seja renovado a cada 1 min (60s).
    o calculo ficaria:
    o cliente tem contratado *500k *e pretendo oferecer para o cliente uma banda maxima de *1000k*.

    logo, fica:
    Max limit: *500k*
    Burst limit: *1000k*
    Burst Threshold: ?
    Burst time:*60s*

    otimo... o Max limit, burst limit e o burst time nos ja temos
    vamos agora calcular o Burst threshold.

    Burst Threshold= (Burst limit * tempo de burst) / Tempo para renovacao.
    Burst Threshold= (*1000k* * *8s*) / *60s*
    Burst Threshold= *133,33k*

    Configuracao final:
    Max limit: *500k*
    Burst limit: *1000k*
    Burst Threshold: *133,3k* (como 133,33 nao é multiplo de 8 e ainda é numero quebrado, eu subo o valor para o proximo multiplo de 8, que seria 136k...)
    Burst time:*120s*

  11. #31

    Padrão Re: Calculando Burst

    Certo amigo, seguinte mais como esse burst funcionaria para todos os clientes, pois isso eh adicionado na queue onde serve para todos??? eu quero saber como o mk gerencia para que cada cliente do hotspot tenha esse burst funcionando.

  12. #32

    Padrão Re: Calculando Burst

    amigo
    como funciona seu controle de banda?
    como é que vc configura um plano normal de 1mb down?

    o burst sao apenas campos extras na qual vc tera que configurar.
    no restante, funciona igual a uma configuracao normal...
    se vc configurar para 1 ip, ele ira controlar a banda para aquele ip
    se configurar para uma faixa, entao ira controlar a banda para aquela faixa.

  13. #33

    Padrão Re: Calculando Burst

    aqui tenho autenticacao por hotspot e DHCP ativo ou seja o cliente nao recebe sempre o mesmo ip... tenho apenas 1 faixa de ip ativo no dhcp... no hotspot tenho os perfis de velocidade que sao de 1mb e 2mb
    tenho interesse em que os cliente de 1mb tenho o burst de 3mb e depois de uns 20seg caia para o contratado de 1mb...

  14. #34

    Padrão Re: Calculando Burst

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    aqui tenho autenticacao por hotspot e DHCP ativo ou seja o cliente nao recebe sempre o mesmo ip... tenho apenas 1 faixa de ip ativo no dhcp... no hotspot tenho os perfis de velocidade que sao de 1mb e 2mb
    tenho interesse em que os cliente de 1mb tenho o burst de 3mb e depois de uns 20seg caia para o contratado de 1mb...
    vc usa Hotspot.
    Cada User possui um perfil (User profile).
    Nesse perfile esta configurado a velocidade co cliente... que o Hotspot usa para criar a Queue (controle de banda) quando o cliente autentica.

    Pergunto:
    Voce sabe configurar um plano normal de 1mb no perfil (User profile)?

    Bom, vamos la:
    /ip hotspot user profile

    o campo rate limit rx/tx
    é configurado assim:
    [rx-rate/tx-rate] [rx-burst-rate/tx-burst-rate] [rx-burst-threshold/tx-burst-threshold] [rx-burst-time/tx-burst-time] [priority] [rx-rate-min/tx-rate-min]

    exemploara plano de 1mb normal, vc configura ali assim:
    rate limit rx/tx: 256k/1M

    para plano com burst (de 904 a 1104k, tempo total de burst de 96s), vc configura assim:
    rate limit rx/tx: 208k/904k 256k/1104k 88k/368k 96/96 8 0k/0k


    Manual:IP/Hotspot/User - MikroTik Wiki
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...aa_hotspot.php

  15. #35

    Padrão Re: Calculando Burst

    isso que nao entendo, quando crio o perfil padrao do usuario tal como exemplo 1mb nao tenho como adicionar o burst automaticamente... ai teria que adicionar pelo terminal? como a regra a cima? rate limit rx/tx: 208k/904k 256k/1104k 88k/368k 96/96 8 0k/0k?????

  16. #36

    Padrão Re: Calculando Burst

    o hotspot vai ler o que estiver configurado ali no perfil (User profile)
    e vai criar a queue (controle de banda) conforme a configuracao do perfil
    se tiver uma configuracao para plano normal, entao ele vai criar um controle de banda normal para o usuario.
    se tiver uma configuracao com burst, entao o hotspot criara um queue com burst.

    apenas substitua os campos pelos seus respectivos valores

  17. #37

    Padrão Re: Calculando Burst

    bom eu dei um export no user profile do meu hotspot e substitui a parte de rate pela que vc mandou ficou assim: seria o correto? add advertise=no idle-timeout=none keepalive-timeout=2m name=1MB \
    open-status-page=always rate limit rx/tx: 208k/904k 256k/1104k 88k/368k 96/96 8 0k/0k shared-users=1 \
    status-autorefresh=1m transparent-proxy=yes

  18. #38

    Padrão Re: Calculando Burst

    <= Coveiro aqui hehehe.

    Li e reli o tópico diversas vezes. Li outros tópicos a respeito também, mas estou com uma grande dificuldade pra entender o funcionamento do burst.

    - Pelo o que entendi, o BURST seria meio que uma forma de identificar o tipo de tráfego (alto(downloads), baixo(paginas da web)) e liberar uma banda a mais caso ele esteja com um consumo "baixo". Isso seria verdadeiro? Só que nos meus testes, não deu tão certo.

    Pois o meu objetivo é apenas o seguinte: Liberar um valor X a mais para o cliente, e só voltar para o valor normal da banda caso o uso desse valor X da banda seja constante (Um download por exemplo).
    Qual seria a fórmula correta para isso levando em conta:

    ML = 1MB/2MB
    BL = 2MB/4MB

    ?

  19. #39

    Padrão Re: Calculando Burst

    O burst não identifica tráfego. Ele libera inicialmente a velocidade acelerada e reduz quando alcança o limiar.
    Terás efeito semelhante ao que você procura pois um usuário navegando raramente alcançará o limiar (tem fazer as contas para esse efeito) mas sim quando em download; porém após o fim do burst o usuário terá outro momento acelerado.

    Para o que você quer pesquise por connection-bytes e queues.

  20. #40
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Calculando Burst

    Citação Postado originalmente por GNTptc Ver Post
    <= Coveiro aqui hehehe.

    Pois o meu objetivo é apenas o seguinte: Liberar um valor X a mais para o cliente, e só voltar para o valor normal da banda caso o uso desse valor X da banda seja constante (Um download por exemplo).
    Qual seria a fórmula correta para isso levando em conta:

    ?
    Quando falas "BANDA seja CONSTANTE" por trás do constante esta a análise do uso em um determinado "TEMPO". Essa é a chave de tudo. Então a primeira coisa que temos que pensar é no TEMPO que queremos a análise. Após teremos outra análise na sua frase "BANDA" é o valor que será usado com referencia do que considera muito uso.
    Conseguindo determinar TEMPO e BANDA passará a ter 2 variaveis chaves que é :


    BANDA = thresold: velocidade que o cliente deve chegar antes de receber novo tempo de burst (upload/download)
    CONSTANTE = time: tempo em que o burst ficará ativo

    Passamos a ter que pensar o que queremos como velocidade que o cliente terá máxima e qual velocidade ele terá ao atingir aquela "BANDA" durante o seu "CONSTANTE".

    max: a velocidade máxima que será setada ao cliente (upload/download)
    burst: velocidade máxima que o cliente alcançará durante o tempo de burst (upload/download)