Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

seniDEac
    oi antides,

então, vc tem que falar o que precisa...
    senão a gente não pode ajudar,

tem muita opção e idéias...

uma coisa é:
    - o cliente ter uma limite de espaço no disco (cota),
    (mas... o server de paginas.. não tem cota.. isso ta mais relacionado com o user.. e a conta dele...)

outra seria:
    - seu server ter suporte para domínios virtuais (vários) que é normal do ubuntu...

outra ainda seria:
    - seria colocar um FTP para seus clientes usarem o espaço deles..

e finalmente:
    - saber como alterar os arquivos de configuração, que pode ser pelo cpanel por exemplo...
    (eu nunca usei o cpanel.. é pago..e acho caro..)

e uma coisa importante... que sempre falta..
    - o server de nomes (normalmenteo bind)
    - o server de email...
    - outras coisinhas.... que só vamos nos dando conta no andar da "carruagem".... mais conhecido como "manhas de provedores...."

[]s sena
    ps. nao precisa se assustar com nada.... ubuntu .. e linux em geral é fácil .. basta saber o que vc quer.

2. o que preciso e informqações de como locar espaço em disco para determinado site, sem que este site ultrapasse a quantidade de espaço previamente reservada a ele, no solares eu sei fazer mas no linux desconheço o procedimento correto, a primeira dica que vc me mandou ja me deu uma luz, mas ainda nao sei como estipular os valores em disco para cada site, basicamente sao essas as minhas duvidas . agradeço a boa vontade de voces. tenham um otimo carnaval

seniDEac
    ok,

é realmente simples... mas . exige um certo conhecimento.. em partições pastas, arquivos, e montagem destas partições...

mas tenha em mente o seguinte:
    a) uma coisa é ter quota... que é a quantidade de espaço que cada usuário pode ocupar.. no server...
    tem um tutorial ótimo aqui Linux: Linux - Quota de disco [Artigo].. é o que usei...
    e acredito que isso deva resolver o título do tópico!!

b) outra coisa.. (Embora isso nem valha a pena citar, só vou ilustrar) é que uso cada user, vai fazer disso.. tipo.. não tem um ligação digamos "exatamente" direta entre essas coisas...
    o uso é uma coisa posterior... ele pode simplesmente usar como bkp... guardar músicas... etc
    AQUI SERIAM NESSESSÁRIAS OUTRAS CONFIGURAÇÕES! (samba talvez!!??)

c) uma terceira coisa ainda.. (Embora isso nem valha a pena citar, só vou ilustrar também!) é que uso VC.. como administrador vai fazer desses arquivos.... que o usuário colocou na pasta dele..
    pelo que vc diz... vão ser páginas web...
    AQUI SERIAM NESSESSÁRIAS OUTRAS CONFIGURAÇÕES! (proFTPd talvez!!??)

espero estar no caminho certo!
    e ter esclarecido mais...

[]s sena

Tópicos Similares

1. Gerenciamento de cotas de impressão
    Por rdsat no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 13-09-2006, 08:58
  2. Problemas em cotas de disco no Q-mail
    Por rpapa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 18-07-2005, 08:58