+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Implementação de cota de dados no Ubuntu

    Bom dia a todos, preciso de ajuda, estou implementando o linux UBUNTU, em uma maquina que sera usada como servidor host.
    É a primeira vez que trabalho com a distribuição, so conheço a solares e windows,
    quero saber como programo cotas nessa distribuição, para hospedar mais de um site na mesma maquina. agradeço toda a ajuda que puderem me dar. obrigado.


    AMD OPTERON DUE-CORE (X2); 8GB 667 ECC REG; PLACA TYAN; HD SCSI 73GB 10K NON-HOTSWAP (X4) EM RAID 10.

  2. #2
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    salve,

    olha .. não sei se entendi... vc quer usar cotas para armazenar sites?

    1) eu acho que cota, serve para limitar o espaço que cada usuário vai ter no disco
    2) para ter um server de páginas web, uma vez o apache instalado, seria só editar o arquivo "/etc/apache2/sites-available/default" e inserir cada domínio...

    fui meio vago. pq nao sei se entendi o que vc quer..

    []s Sena

  3. #3

    Padrão

    desculpe-me se não soube me expressar bem, era exatamente essa informação que eu necessitava, obrigado e desculpe-me a falta de conhecimento do assunto. obrigado e bom carnaval

  4. #4
    Avatar de cordobel
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Joinville, Santa Catarina, Brazil
    Posts
    7
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Boa tarde Antites. Para gerenciar um servidor web recomendo fortemente o cPanel. Ele oferece uma interface web para o cliente final, que é chamada de cPanel, e também uma interface para o administrador chamada WHM (Web Host Maneger), que você acessa por IP do servidor ou nome de hoste dentro dele, tipo blablabla.com/cpanel e/ou blablabla.com/whm. O preço dele é salgado, 60,00 a 70,00 reais por mês. Mas vale muito a pena e tem revendedor no Brasil.

    Agora chega de propaganda, hehe. Mas eu comentei do cpanel porque basicamente o que ele faz é juntar a sua ideia (de aplicar cotas) com a dica do camarada seniDEc, (instalar e configurar o Apache.

    Se você não quiser gastar com o cpanel, existe sistema Free e open que faz o trabalho do cpanel, só não lembro o nome, desculpe. Outra hora posso dar uma força pesquisando, se vc tiver interesse.

    Mas se você quiser fazer manualmente, faça como o cpanel, junte a sua ideia com a dica do camarada seniDEc.

    Primeiramente crie para seu cliente um usuário. Digamos que serei o seu cliente. Crie o usuário cordobel e aplique quota de uso do disco para ele. Então na pasta /home/cordobel crie uma pasta chamada www que irá conter os arquivos do site. (Isso é importante para poder oferecer ao cliente um espaço protegido e não acessível via web browser)

    Então edite o arquivo httpd.conf do apache inserindo um virtual host algo deste tipo...
    (copiei da configuração que o cpanel aplica)

    <VirtualHost IP.do.servidor:80>
    ServerName cordobel.com
    ServerAlias ..:: www.cordobel.com - Cliente UGABUGA ::..
    DocumentRoot /home/cordobel/www
    ServerAdmin [email protected]
    </VirtualHost>

    Desta forma o site do cliente não vai encher o seu disco. =D

  5. #5

    Padrão

    obrigado pela dica, vou me aprofundar mais, bom carnaval

  6. #6
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    oi antides,

    então, vc tem que falar o que precisa...
    senão a gente não pode ajudar,

    tem muita opção e idéias...

    uma coisa é:
    - o cliente ter uma limite de espaço no disco (cota),
    (mas... o server de paginas.. não tem cota.. isso ta mais relacionado com o user.. e a conta dele...)

    outra seria:
    - seu server ter suporte para domínios virtuais (vários) que é normal do ubuntu...

    outra ainda seria:
    - seria colocar um FTP para seus clientes usarem o espaço deles..

    e finalmente:
    - saber como alterar os arquivos de configuração, que pode ser pelo cpanel por exemplo...
    (eu nunca usei o cpanel.. é pago..e acho caro..)

    e uma coisa importante... que sempre falta..
    - o server de nomes (normalmenteo bind)
    - o server de email...
    - outras coisinhas.... que só vamos nos dando conta no andar da "carruagem".... mais conhecido como "manhas de provedores...."

    []s sena
    ps. nao precisa se assustar com nada.... ubuntu .. e linux em geral é fácil .. basta saber o que vc quer.

  7. #7

    Padrão

    o que preciso e informqações de como locar espaço em disco para determinado site, sem que este site ultrapasse a quantidade de espaço previamente reservada a ele, no solares eu sei fazer mas no linux desconheço o procedimento correto, a primeira dica que vc me mandou ja me deu uma luz, mas ainda nao sei como estipular os valores em disco para cada site, basicamente sao essas as minhas duvidas . agradeço a boa vontade de voces. tenham um otimo carnaval

  8. #8
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    ok,

    é realmente simples... mas . exige um certo conhecimento.. em partições pastas, arquivos, e montagem destas partições...

    mas tenha em mente o seguinte:
    a) uma coisa é ter quota... que é a quantidade de espaço que cada usuário pode ocupar.. no server...
    tem um tutorial ótimo aqui Linux: Linux - Quota de disco [Artigo].. é o que usei...
    e acredito que isso deva resolver o título do tópico!!


    b) outra coisa.. (Embora isso nem valha a pena citar, só vou ilustrar) é que uso cada user, vai fazer disso.. tipo.. não tem um ligação digamos "exatamente" direta entre essas coisas...
    o uso é uma coisa posterior... ele pode simplesmente usar como bkp... guardar músicas... etc
    AQUI SERIAM NESSESSÁRIAS OUTRAS CONFIGURAÇÕES! (samba talvez!!??)

    c) uma terceira coisa ainda.. (Embora isso nem valha a pena citar, só vou ilustrar também!) é que uso VC.. como administrador vai fazer desses arquivos.... que o usuário colocou na pasta dele..
    pelo que vc diz... vão ser páginas web...
    AQUI SERIAM NESSESSÁRIAS OUTRAS CONFIGURAÇÕES! (proFTPd talvez!!??)

    espero estar no caminho certo!
    e ter esclarecido mais...

    []s sena