Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara tenho umas fotos da minha cx hermética vou lhe enviar :

    Anexo 9876Anexo 9875Anexo 9874

    Esse foi usado para a bateria de 70ah mas quando uso coloco as baterias de 7ah ela fica dentro da caixa ao lado do transformador...

    Você pode ver que esse encaixa preto com fios vermelhos é o fúsivel, esse borne solto ligo a bateria e nos bornes (conectores) do transformador ligo a anergia direto 110v/220v....

    Abraço

    olá amigo tudo bem.
    eu vi seu esquema e gostei muito, queria saber se vc pode fazer um tutorial passo a passo de como fazer um modelo desse ai pra ligar 6 nanostation pelo cabo de rede rj45. EU PAGARIA SE FOR O CASO. se tiver interesse me add no msn pra nois combinar [email protected]

  2. #42
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Isso é muito fácil, se voce quiser ligar os nanos na bateria automotiva basta usar um injetor poe, no lugar onde voce conecta o ingetor na fonte voce corta os fios e liga o positivo no positivo da bateria e negativo do injetor no negativo da bateria. A bateria pode ficar mais em baixo da torre, voce sobe com dois fios de preferencia de cores diferentes pra voce saber qual é o positivo e qual é o negativo, ali liga todos os nantos nesses fios, se quer usar 6 nanos vai precisar de 6 injetores poe que custam cerca de 10,00 no mercado livre. Vai ter uma energia constante de 12 volts. Não esqueça de usar um carregador de baterias com flutuador. (carregador inteligente) e um controlador de carga.
    Conecta o carregador na bateria, da bateria voce conecta um controlador de carga e do controlador de carga voce sai para teus equipamentos.
    Qualquer dúvida pergunte ai que te esclarecemos.

  3. #43
    cytron
    Visitante

    Padrão re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Usar bateria automotiva não é o ideal, pois em menos de 1 ano ela fica completamente inutilizada, estas baterias são fabricadas para descargas rápidas. O correto é utilizar BATERIA ESTACIONÁRIA, estas sim podem ficar guardando carga por até 5 anos em média. São as famosas baterias de gel, não são baratas, mas tem boa amperagem, custam em torno de 400,00 as baterias com até 350A. Pensa! 350A alimentam 350 nano de 1A durante 1 hora ou 1 nano de 1A durante 350 horas (aproximadamente 14 dias). Se o carregador for de 2A, vai levar 350 horas para recarregar a bateria, isso pois 1A será destinado ao nano e o outro 1A restante vai para a carga da bateria (usando controlador).

    Mas geralmente uso bateria de 92A na torre. Resolve o caso perfeitamente, e o melhor ainda, não utilizo energia do governo, essas concessionárias picaretas com serviço de péssima qualidade. Como faço?

    Painéis solares. É caro mas dá total qualidade na alimentação dos equipamentos. Para a energia acabar vai levar quase 2 bilhões de anos, ou seja, até o sol se queimar por completo. Concessionária divina é a melhor... além de ser grátis.

    O cálculo é simples: Os painéis tem que fornecer amperagem suficiente para alimentação do circuito (os rádios) e ter sobra para a bateria. Esta sobra tem que ser condizente com o tempo estimado de recarga pretendida: baterias de 20A carregadas com 2A levam 10 horas.

    Ex.:

    6 nanos = 6A
    bateria gel = 7A (encontrada em no-breaks)

    Se pretende carregar as baterias em 7 horas (tempo de claridade diária proveitosa para os painéis = 8)
    A fonte precisa fornecer 7Ah para funcionar 6 nanos e carregar a bateria por completa em 7 horas (6Ah para os rádios e 1Ah para a bateria).

    Mas usando energia da rede elétrica, tem vantagem de se utilizar um controlador (inteligente), as regras não são totalmente necessárias, veja:

    Na falta de energia, 6 nanos consomem toda a bateria de 7A em aproximadamente 1 hora.
    Se faltar energia por apenas 10 minutos, então a bateria perdeu apenas 10% da carga, ou seja, precisa de apenas 10 minutos para recarregar, é claro que nos próximos 10 minutos a energia não vai acabar novamente, então a carga pode ser mais lenta, amperagem menor. 500mA levaria 20 minutos para completar a carga da bateria.

    Para quem quer economizar de verdade, saiba que um rádio não utiliza 1A constantemente, isso é apenas quando está operando ao máximo, e geralmente, caboco esperto não força o rádio, então sempre sobra miliampéres, e outro detalhe, as fontes de 1A geralmente conseguem fornecer até 1.3A sem aquecer, em resumo, uma fonte de 6A consegue funcionar os rádios e manter a carga da bateria sempre full. Sem controlador não funciona, pois a bateria suga toda amperagem da fonte e os rádios só passarão a funcionar após a carga "quase completa".

    Lembra da escola na aula de ciências? Encher duas caixas d'água que estão conectadas, você coloca a mangueira na primeira caixa, quando ela estiver cheia começa a dar vasão de água pelo cano que está no topo e vai caido água na outra caixa, ou seja, a segunda caixa só começa a encher depois que a primeira se engue. Mas usando controlador, a água cai na segunda caixa na proporção certa e a sobra cai na primeira. As duas se enchem ao mesmo tempo, com a diferença de que a caixa reserva (bateria) se encherá mais devagar.

  4. #44

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    excelente

  5. #45
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Usar bateria automotiva não é o ideal, pois em menos de 1 ano ela fica completamente inutilizada, estas baterias são fabricadas para descargas rápidas. O correto é utilizar BATERIA ESTACIONÁRIA, estas sim podem ficar guardando carga por até 5 anos em média. São as famosas baterias de gel, não são baratas, mas tem boa amperagem, custam em torno de 400,00 .
    Eu uso bateria automotiva de 60 ah, Tenho uma a dois anos rodando, outro dia fui ver se precisava por agua/solução e não precisou, outras a 1ano e meio e outras a um ano. Pago 150 reias em cada uma (BATERIA AJAX) dizem que não são das melhores, mas sempre uso dessas nas torres e nos carros. Nunca me deram problemas. Se pifarem coloco outra nova, por 150,00 se aguentarem um ano já se pagaram tranquilamente e não tivemos problemas com energia. Até pensei em por uma de GEL, mas se pifarem depois de um ano que é o prazo de garantia o prejuizo dói.

    Tenho 12 baterias automotivas rodando em torres sem problemas até o momento, espero que justamente hoje eu não tenha que trocar alguam rs.rs.

    Abraços a todos. E boa sorte com seus projetos.

  6. #46

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    usar bateria automotiva não é o ideal, pois em menos de 1 ano ela fica completamente inutilizada, estas baterias são fabricadas para descargas rápidas. O correto é utilizar bateria estacionária, estas sim podem ficar guardando carga por até 5 anos em média. São as famosas baterias de gel, não são baratas, mas tem boa amperagem, custam em torno de 400,00 as baterias com até 350a. Pensa! 350a alimentam 350 nano de 1a durante 1 hora ou 1 nano de 1a durante 350 horas (aproximadamente 14 dias). Se o carregador for de 2a, vai levar 350 horas para recarregar a bateria, isso pois 1a será destinado ao nano e o outro 1a restante vai para a carga da bateria (usando controlador).

    Mas geralmente uso bateria de 92a na torre. Resolve o caso perfeitamente, e o melhor ainda, não utilizo energia do governo, essas concessionárias picaretas com serviço de péssima qualidade. Como faço?

    Painéis solares. é caro mas dá total qualidade na alimentação dos equipamentos. Para a energia acabar vai levar quase 2 bilhões de anos, ou seja, até o sol se queimar por completo. Concessionária divina é a melhor... Além de ser grátis.

    O cálculo é simples: Os painéis tem que fornecer amperagem suficiente para alimentação do circuito (os rádios) e ter sobra para a bateria. Esta sobra tem que ser condizente com o tempo estimado de recarga pretendida: Baterias de 20a carregadas com 2a levam 10 horas.

    Ex.:

    6 nanos = 6a
    bateria gel = 7a (encontrada em no-breaks)

    se pretende carregar as baterias em 7 horas (tempo de claridade diária proveitosa para os painéis = 8)
    a fonte precisa fornecer 7ah para funcionar 6 nanos e carregar a bateria por completa em 7 horas (6ah para os rádios e 1ah para a bateria).

    Mas usando energia da rede elétrica, tem vantagem de se utilizar um controlador (inteligente), as regras não são totalmente necessárias, veja:

    Na falta de energia, 6 nanos consomem toda a bateria de 7a em aproximadamente 1 hora.
    Se faltar energia por apenas 10 minutos, então a bateria perdeu apenas 10% da carga, ou seja, precisa de apenas 10 minutos para recarregar, é claro que nos próximos 10 minutos a energia não vai acabar novamente, então a carga pode ser mais lenta, amperagem menor. 500ma levaria 20 minutos para completar a carga da bateria.

    Para quem quer economizar de verdade, saiba que um rádio não utiliza 1a constantemente, isso é apenas quando está operando ao máximo, e geralmente, caboco esperto não força o rádio, então sempre sobra miliampéres, e outro detalhe, as fontes de 1a geralmente conseguem fornecer até 1.3a sem aquecer, em resumo, uma fonte de 6a consegue funcionar os rádios e manter a carga da bateria sempre full. Sem controlador não funciona, pois a bateria suga toda amperagem da fonte e os rádios só passarão a funcionar após a carga "quase completa".

    Lembra da escola na aula de ciências? Encher duas caixas d'água que estão conectadas, você coloca a mangueira na primeira caixa, quando ela estiver cheia começa a dar vasão de água pelo cano que está no topo e vai caido água na outra caixa, ou seja, a segunda caixa só começa a encher depois que a primeira se engue. Mas usando controlador, a água cai na segunda caixa na proporção certa e a sobra cai na primeira. As duas se enchem ao mesmo tempo, com a diferença de que a caixa reserva (bateria) se encherá mais devagar.

    muito obrigado amigo agora eu já tenho mais um pouco de noção graças a sua ajuda.

  7. #47

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Citação Postado originalmente por jonasbsb Ver Post
    eu tinha um problema de pico na energia.e variação na corrente de 80 a 220v fiz um solução bem simples.retirei as fontes originais dos equipamentos todas 12v.comprei um carregador de bateria de 5 amperes liguei em paralelo com duas baterias de 12v 7amperes.estou com um uptime de de 7 meses.as vezes falta energia o dia todo e a torre continua ligada.
    olá bom dia, li seu comentário, e gostaria de saber se você liga o carregador de bateria direto na energia ou liga no nobreak para depois ligar o nobreak na energia??

  8. #48

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    ôpa blz.cara eu ligo diretasso na energia sem problemas.

  9. #49

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Eu também fiz isso Jonas. Nunca mais me incomodei.

    Bateria de 18Ah. Já ficou mais de um dia sem energia.

    Estava planejando usar com menos amperagem. Uma coisa que gostaria de saber: o que você está alimentando com a bateria de 7A que aguenta o dia todo?

  10. #50

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    tranquilo.na época usava 2 búllet 5.8 hoje são 3

  11. #51

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Eu tenho no meu provedor 5 servidores e preciso que eles fiquem ligados 24 horas por dia. E não sei como fazer é um servidor userman, de monitoramento, central telefonica, e de sms server. Como faço para ligar essas baterias e flutuadores e controlador de energia me ajudem!!! Na minhas torres eu coloco um nobreak da Tpnet assim que esta na foto que vou colocar abaixo vc coloca um fio para a bateria com um engate e na energia direto a bateria se for de 70ah segura 1 semana sem energia comprovada.



    http://img717.imageshack.us/img717/1...5902174293.jpg

  12. #52
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Citação Postado originalmente por shimatani Ver Post
    Eu tenho no meu provedor 5 servidores e preciso que eles fiquem ligados 24 horas por dia. E não sei como fazer é um servidor userman, de monitoramento, central telefonica, e de sms server. Como faço para ligar essas baterias e flutuadores e controlador de energia me ajudem!!! Na minhas torres eu coloco um nobreak da Tpnet assim que esta na foto que vou colocar abaixo vc coloca um fio para a bateria com um engate e na energia direto a bateria se for de 70ah segura 1 semana sem energia comprovada.
    Amigo,, pra sergurar 5 servidores, como voce disse que não podem parar, se fosse comigo eu já iria comprar um gerador de pequeno porte, vai te custar em torno de 4 a 5 mil reais, colocaria esse gerador com uma placa inteligente antes de um nobreak pequeno, pois em 2 segundos depois da falta de energia o gerador se liga e pronto, estará mandando carga para a bateria do teu nobreak pequeno e teus cinco servidores rodando sem problemas, se voce for fazer um banco de baterias vai precisar por baterias boas que saem caro, e ao tranformar energia 12 volts para 110 volts vai ter uma perca muito grande e um consumo das baterias muito rápido.
    Eu tenho dois servidores e já estou pensando em ainda esse ano comprar um gerador e aqui raramente falta energia, mas se um dia a empresa de energia resolve fazer manutenção na rede e para um dia todo, haja bateria pra segurar dois servidores mais os equipamentos ligado.
    Att

    Almir
    Última edição por Almirgas; 04-10-2012 às 08:50.

  13. #53
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Pra quem não usa painel solar, o correto não seria ligar na entrada para painel solar no controlador de carga uma fonte dimensionada para alimentar os rádios e carregar a bateria? o controlador de carga não faz a função de carga e flutuação da bateria?
    Voltagem de operação 12v ou 24V automático
    Entrada nominal solar 30A
    Carga nominal 30A
    Voltagem do sistema DC12V/24V AUTO
    Proteção de sobrecarga curto-circuito 1.25 carga nominal 60seg., 1.5 carga nominal 5seg, sobrecarga
    Sem corrente de carga < =6mA
    Carregando, circuito, queda voltagem < = 0.26V
    Circuito carregado, queda de voltagem < =0.15V
    Sobre proteção 17V, x2/24V
    Temperatura de trabalho : -35℃ to +55℃
    Carga rápida "boost" 14.6V; x2/24V (keep: 10min)
    Carga direta/constante 14.4V; x2/24V (keep: 10min)
    Carga flutuação 13.6V; x2/24V
    Carga retorno 13.2; x2/24V
    Compensação de temperatura : -5mV/℃/2V (carga rápida, Carga constante, flutuação de carga, retorno de carga)
    Indicação de baixa voltagem 12.0V; x2/24V
    Sobre descarga dce voltagem 11.1V (sem carga)- voltagem modificada pela descarga; x2/24V
    Sobre descarga retorno 12.6V; x2/24V
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4v-360720w-_JM

  14. #54
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Quem faz a função de carga e flutuação da bateria é o carregador de bateria, o controlador nesse caso só faz a função de controlar, ele desliga quando a carga da bateria chega a 11,1 volt, e se religa quando o carregador inicar a carga da bateria e ela já tivr alcançado 12,6 volts. Isso é muito util pra não danificar as RBS.

    Abraços.

  15. #55
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Mas nas especificações do controlador fala em :
    Carga rápida "boost" 14.6V; x2/24V (keep: 10min)
    Carga direta/constante 14.4V; x2/24V (keep: 10min)
    Carga flutuação 13.6V; x2/24V
    Carga retorno 13.2; x2/24V


    Sendo que a entrada de energia é 12v, subentendesse que o controlador faz função de controle de carga.

  16. #56
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Mas nas especificações do controlador fala em :
    Carga rápida "boost" 14.6V; x2/24V (keep: 10min)
    Carga direta/constante 14.4V; x2/24V (keep: 10min)
    Carga flutuação 13.6V; x2/24V
    Carga retorno 13.2; x2/24V


    Sendo que a entrada de energia é 12v, subentendesse que o controlador faz função de controle de carga.
    humm, mas dai você não iria usar com carregador de bateria, e sim com painel solar, dai vocer liga os painéis que mandam carga até 14,4 volts pro controlador que manda pra bateria que manda praos teus equipamentos,, tudo em 12/24 volts.

    Se for usar com um carregador de bateria tem que esquecer os bornes onde diz painel solar.

    Usando ele com um carregador de bateria a unica função dele é desligar a energia quando faltar luz por muito tempo e a carga da bateria atingir os 11,1 vots e religar a energia pros equipamentos quando voltar luz e o carregador mandar um pourco de carga pra bateria, quando ela ficar com 12,6 volts. Nesse caso ele é usado apenas pra não danificar a RB, pois poderia ser ligado a RB direto na bateria que iria funcionar sem nenhum problema, mas quando a voltagem caisse a RB iria ficar reinciando, provocando danos na RB e a bateria iria zerar pois a rb iria ficar ligando e desligando até gastar toda a carga da bateria, o que é prejudicial pra uma bateria.
    Espero ter te ajudado com essa explicação meio tosca.

    Abraços, Att

    Almir

  17. #57
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Exato, mas não penso em usar painel solar pq em todas repetidoras tenho energia elétrica penso em usar uma fonte de 13,8v por 15 ah e ligar nas entradas que seriam para o painel solar, pq ao meu ver se ligar um carregador de bateria da forma que vc usa diminuirá a vida útil da bateria já que sempre haverá consumo (rádios) e o carregador nunca entraria em flutuação, teríamos uma bateria carregada recebendo vários amperes junto com os rádios.

  18. #58

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    Pessoal vou tentar explicar pra ver se diminui a confusão:

    Primeiro vamos ao conceito de potência x consumo, vejo muita gente se confundindo com isso e com isso dimensionando fontes erradas e gastando mais. Vou dar o exemplo de uma RB433AH, mas antes vou explicar primeiro o que é voltagem, amperes e potência:

    Voltagem é a diferença de potencial ou diferença de cargas positivas ou negativas é medida em volts.
    Amperagem ou corrente elétrica é a força com que os elétrons são empurrados no condutor.
    Potência é o trabalho executado e é o resultado constante das duas forças acima.

    Sei que é meio dificil de entender assim logo de cara, mas vou tentar ilustrar, imagine um certo número de pessoas e um peso de academia de 120Kg, agora imagine que essas pessoas são os volts a força que cada pessoa tem é o ampere e o peso da academia é a potência, agora faça a seguinte analogia o peso nunca muda ou seja sempre será 120Kg, (uma lampada de 60W sempre será de 60W independente se a voltagem é 220V ou 200V) o que irá mudar é a quantidade de pessoas para levantar o peso ou a força que cada pessoa terá de fazer para levantar o peso, então fica da seguinte forma, quanto menos pessoas (menor voltagem) mais força cada pessoa terá de fazer para levantar o peso (maior corrente), quanto mais pessoas (maior voltagem) menos força (menor corrente) as pessoas terão de fazer para levantar o peso. Creio que agora ficou fácil enxergar como funcionam as grandezas elétricas.

    Agora voltando a RB433AH, o datasheet diz que ela consome no máximo 25W de potência (16W para os catões mini-pci) dai fica fácil dimensionar a fonte:

    Se for usar 24V então 25W / 24V = 1.04A ou seja uma fonte de 24V e 1.5A é mais que suficiente.
    Se for usar 12V então 25W / 12W = 2.08A ou seja uma fonte de 12V e 2.5A é mais que suficiente.

    Lembrem-se do exemplo a potência sempre será a mesma (peso da academia) o que muda é a quantidade de pessoas (volts) ou a força (amperes) que cada pessoa precisa fazer para levantar o peso.

    O pessoal confunde muito a corrente consumida pelos cartões mini-pci, lembrem-se que o padrão mini-pci trabalha com 3.3V então pela lógica acima você terá uma corrente bem mais elevada no barramento.

    Explicado a questão das grandezas elétricas vamos agora as baterias:

    Baterias são basicamente acumuladores elétricos, as características de cada uma delas é o que define o seu uso, vou me ater as mais usadas no nosso meio, automotiva e estacionária:

    Automotiva - Sua construção permite altas descargas por curtos períodos de tempo, para ter esta capacidade este tipo de bateria é construída com uma quantidade superior de placas para isso essas placas são construídas com uma espessura bem menor, isso causa um problema na descarga, quanto mais profunda a descarga maior a corrosão dessas placas, e é justamente nessas placas que a carga é armazenada ou seja, se perde superfície das placas se perde também capacidade da carga, por isso essas baterias são usadas em automóveis onde a bateria é usada basicamente na partida e logo o alternador passa a alimentar o sistema eletrico incluindo a carga da bateria. Olhe na bateria de seu carro procure pela corrente de pico que ela suporta, uma bateria de qualidade tipicamente suporta 10x sua corrente nominal, ou seja uma bateria de 70A suportaria 700A de pico.

    Estacionária - Este tipo de bateria é construída de forma diferente das baterias automotivas e consequentemente se comporta de maneira diferente. As baterias estacionárias são construídas com uma quantidade menor de placas internas porém a espessura dessas placas é bem maior ou seja, o efeito da descarga é menor nessas baterias pois a corrosão das placas se dá de forma mais lenta. Pode-se notar que bateria estacionária não tem especificado uma corrente de pico, pois elas não são feitas para altas correntes de descargas curtas, mas para descargas constantes.

    Então conclui-se que não há problema em usar uma bateria automotiva em um nobreak, o problema começa quando não se tem controle sobre a descarga, ou seja você corre o risco de perder uma bateria nova se a deixar descarregar profundamente, sendo que uma bateria estacionária suportaria melhor esta situação.

    Só uma observação, vejo muita gente gastando dinheiro com bateria de gel, sem duvidas são superiores, mas em construção mecânica e não elétrica, foram originalmente desenvolvidas para aplicações que exigem maior resistência a vibrações ou mesmo operação invertida (de cabeça para baixo), caso por exemplo de uso fora de estrada em 4x4.

    Agora que falei um pouco sobre as baterias, vou explicar como carregá-las corretamente. Para carregar a bateria você deve se preocupar com 2 grandezas, amperagem (corrente) e tensão (voltagem), a tensão muito mais que a corrente, para a corrente pasta aplicar a regra dos 10% (para simplificar) ou seja a bateria precisa de um carregador que tenha capacidade de no minimo 10% de sua corrente nominal ou seja, uma bateria de 70A precisa de um carregador de 7A para carrega-la plenamente, a velocidade da carga quem define é a tensão, quanto maior a tensão maior a velocidade de carga, claro que há o limite da tensão a ser aplicada, tipicamente as baterias de chumbo-acido de 12V tem tensão de flutuação de 13.8V, mas o que vem a ser isso, quando se liga duas fontes em paralelo, no nosso caso a bateria e o carregador, quem vai alimentar a carga (routerboard ou outros) é a fonte que tem maior tensão, ou seja o carregador (lembrem-se o carregador está fornecendo 13.8V e a bateria vai estar abaixo disso sempre) então o carregador irá manter a bateria carregada e alimentar os equipamentos ao mesmo tempo. Agora vem o "pulo do gato" para dimensionar o sistema elétrico para o seguinte cenário:

    1 Bateria de 70A
    1 RB 433AH

    Bateria de 70A preciso de 10% para carrega-la plenamente ou seja somente para a bateria preciso de 7A
    A RB433AH consome no máximo 25W (sempre dimensione pelo máximo que o equipamento consome) ou seja 25W / 12V (tensão nominal do circuito) = 2.5A (arredondando), então 7A + 2.5A = 9.5A para saber a potência em W fica 9.5A * 12V = 114W. Só que minha fonte não irá trabalhar em 13.8V e não em 12V então 114W / 13.8V = 8.5A (arredondando) ou seja uma fonte de 13.8V por 8.5A daria conta do serviço tranquilamente. Para um circuito de 24V é só repetir os cálculos.

    Bom pessoal é isso, espero ter esclarecido as dúvidas.

  19. #59

    Padrão Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    pessoal, ja li varios tópicos sobre bateria nas torres mas não achei o que quero,

    Minha dúvida é se eu posso ligar um hub/switch de 8 portas direto na bateria de 12 volts ? tenho aqui hub/switch da intelbras e da pacific network, ambos vieram com fonte de alimentação de 5 volts, mas não sei qual o mínimo e o máximo de volts que elas aguentam. alguem saberia me dizer ??