+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de ajuda para configurar meu provedor.

    Estou procurando ajuda com meu Mikrotik.Tenho uma Rb 600 e 4 pci R52H 350w e 4 antenas setoriais de 18dbi Horizontal em uma torre de 17 metros, mas não estou conseguindo conectar com elas apos 400 metros o que devo fazer? Meu kit cliente é 5610 da Engenus.
    minha configuração na antena mode no winbox esta como antenaB.
    preciso mesmo de ajuda urgente.
    Última edição por Magal; 20-04-2010 às 03:07. Razão: Correção do título

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    vc entende de MK? sua rede ja estava funcionando ? ou vc acabo de montar?

  4. #4

    Padrão

    Não entendo muito, sou novato. Tenho lido vários posts, tenho baixado apostilas da mikrotik, pelas quais ando estudando dia e noite, através delas é que consegui montar o meu kit e fazer com que a rede se comunique com o cliente brige. Tenho vontade e compromisso com o aprender e espero ter um domínio melhor sobre este assunto.

    Preciso de ajuda, para entender melhor este assunto.

  5. #5

    Padrão

    Interface
    MTU: 1500
    L2 MTU: 2304
    ARP :enabled
    Mode: Ap Bridge
    Band: 5Ghz
    Frequency: 5825
    Frequency mode: manual txpower
    Country: no country Set
    Antenna Mode: antenna B
    Antenna Gain 18
    Tx Power mode: all rastes fixed
    Tx power 19

  6. #6

    Padrão

    Bem o que esta acontecendo é o seguinte:
    1- A tua banda esta e 5 GBz, vc deve muda-la para 2.4 ghz/b
    2- Antena esta na antena B, e provavelmente o pig esta conectado na antena "a" do cartão ( estara escrito main no cartão)

    Mudando essas duas opções vc conseguira enxergar o sinal nos seus cliente, e para configura-lo da melhor maneira dai vc terá q dar um scan, depois freq. Usage e escolher o melhor canal, ou seja menos poluido para vc trabalhar!!!


    Se foi Util, Agradesça!!!

  7. #7

    Padrão

    Obrigado amigo, estou usando saída Aux e configurado como antenna Mode Antenab, os cabos são LMR 400 de 90cm com conectores RGC 213 novos testados e blindado contra chuva. todo meu sistema é 5.8ghz inclusive meus kit cliente.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Meus paineis são 04 (Quatro) setoriais da OIW-5818P100H de 18dbi horizontal 5.8ghz
    Frequencia de 5725~5850Mhz
    Ganho de 18DBi
    VSWR <1.5
    Abertura Horizontal 100°
    Abertura 5°
    Impendância Nominal 50 Ohm
    Polarização Horizontal
    Potencia maxima 100W
    Conector Fêmea
    Medidas 0,88x0,11x0,06m
    Peso 3,1Kg

    Estes São meus paineis.

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Seu kit Cliente esta na polarização HORIZONTAL ?

    É um engano achar que o sinal 5.8 é mais "forte" que 2.4. A onda de 5.8 tem a metade da largura, isso possibilita a maior velocidade em 5.8 porem sofre muito mais com obstaculos.
    Última edição por interhome; 15-02-2010 às 10:11.

  11. #11

    Padrão

    amigo só curiosidade, porque vc prefere usar 5.8????

  12. #12

    Padrão !!

    se coloca o pig no cartão onde esta escrito " main " ai fica na " antena a " correto?????
    e o painel horizontal os clientes tem que estar na polarização horizontal??? como assim..... descupe é que tenho uma tb, e o sinal está pior do que uma omni de 15dbi nos clientes. na omni ficava uns 65%..... com ela ficou 15% e o cartão no Tx power 25dbm = 316mv!!!! o q pode ser?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alvinho Ver Post
    se coloca o pig no cartão onde esta escrito " main " ai fica na " antena a " correto?????
    e o painel horizontal os clientes tem que estar na polarização horizontal??? como assim..... descupe é que tenho uma tb, e o sinal está pior do que uma omni de 15dbi nos clientes. na omni ficava uns 65%..... com ela ficou 15% e o cartão no Tx power 25dbm = 316mv!!!! o q pode ser?
    correto, pig em main antena mode a. seu tx power ta muito alto, use algo entre 15 e 18dbm. antena na horizonal cliente na horizontal tbem, porem oq define a polarização da antena cliente é o dipolo, não a grade, exemplo se a grade tiver na horizontal o dipolo fica na vertical então neste caso a polarização é vertical. para que vc receba sinal nos seus clientes a grade de sua antena fica na vertical, pois o dipolo vai estar na horizonal. se seu sinal ta tão ruim experimenta trocar os pig tail ou pode ser painel ruim mesmo, que marca é?

  14. #14

    Padrão

    OK , entendi..... realmente eu não sabia.. vlw..... virei a antena com a grade na vertical e a pontinha preta dela fica na horizontal, ai o sinal ficou bom..... então eu uso um RB433 com um cartãomini-pci R52H de 350mv com um painel Oiwtech de 17dbi de 90º..... estou usando o tx power com 25dbm ( = 315mW ) certo?? preciso diminuir mesmo???? não vou peder muito sinal nos clientes????... Obrigado pela resposta T+

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alvinho Ver Post
    OK , entendi..... realmente eu não sabia.. vlw..... virei a antena com a grade na vertical e a pontinha preta dela fica na horizontal, ai o sinal ficou bom..... então eu uso um RB433 com um cartãomini-pci R52H de 350mv com um painel Oiwtech de 17dbi de 90º..... estou usando o tx power com 25dbm ( = 315mW ) certo?? preciso diminuir mesmo???? não vou peder muito sinal nos clientes????... Obrigado pela resposta T+
    no maximo 18 dbm, não vai ter perda de sinal, vai ter mais qualidade na rede.

  16. #16
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Ainda lhe aconselho ler um Pouco!

    Vou manda para Você dar uma olhada nos tutoriais! garanto que irá te ajudar muito.

    Msn: [email protected]
    tel: (27) 9981-1136

    --------------------------------------------------------------

    O Under Linux me deixou mais longe dos livros mais não da LEITURA!!!


    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  17. #17

    Padrão Re: Ainda lhe aconselho ler um Pouco!

    Citação Postado originalmente por marlon Ver Post
    Vou manda para Você dar uma olhada nos tutoriais! garanto que irá te ajudar muito.

    Msn: [email protected]
    tel: (27) 9981-1136

    --------------------------------------------------------------

    O Under Linux me deixou mais longe dos livros mais não da LEITURA!!!


    valeu pela dica
    [email protected]