+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia nos canais.

    Dai galera!!!
    Tenho uma pergunta bem simples para fazer para vcs.
    Tenho uma torre que atende minha cidade, nela tenho 3 paineis hiperlink de 17dbi em 2.4ghz estão nos canais 1,6,11 todos funcionando com alguma interferencia, porem todos estão lotados de clientes e preciso ampliar minha rede.
    Minha pergunta é a seguinte: posso colocar mais paineis na mesma torre ou vou gerar muita interferencia para mim mesmo ou é melhor colocar em outro local e se colocar em outro local ela pode gerar interferencia nesses canais?
    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Coloque 4 novos setores com Nanostation 5 (não M5) em 5.4 GHz. Canal não irá faltar.

  3. #3

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Em 5.8 GHz há 5 canais não sobrepostos disponíveis, mas em 5.4 GHz há o dobro disso... por isso a idéia de já partir para 5.4.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Coloque 4 novos setores com Nanostation 5 (não M5) em 5.4 GHz. Canal não irá faltar.

    qual country utiliza para operar em 5.4 ghz, vc ja testou isso?

    aguardo.

    []'s Gilmar

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    qual country utiliza para operar em 5.4 ghz, vc ja testou isso?

    aguardo.

    []'s Gilmar
    Varia de versão de firwmare para outra, infelizmente. Uma versão em que testei foi a 3.3.1, mas não me recordo se essa versão já tinha o country-code "Compliance Testing" que deixa para você checar se os limites regulatórios estão sendo obedecidos. Se não houver esse e o country-code "Brazil" não te deixar selecionar a faixa de 5.4, experimente países da Europa. Com country-code "United States" não vai rolar.

    Aliás, via de regra não confie em country-codes... eles tanto podem bloquear coisas que você legitimamente pode usar, quanto permitir coisas que você não poderia fazer, como operar outdoor e com alta potência na faixa de 5.1, por exemplo.
    Última edição por rubensk; 16-02-2010 às 11:29.

  8. #8

    Padrão

    sem sombra de duvidas. se quiser continuar com 2.4 outra base e recomendo com 4 setoriais 90º, 2 RB433AH, 4 cartoes R52H da propria routerboard. fica xiki, tenho isso a mais de 2 anos com media de 40 clientes simultaneos rodando 100% com pings entre 2 a 30ms, isso q tem mais 2 provedores na cidade alem do meu (interferencias pra todo lado)

    ja a questao do 5.8, pode ser com o mesmo equipamento, pois as RBs e os Cartoes pode ser as mesmas configuracoes e ae sim poderao ser colocados na mesma torre. so que $$$$ para comprar equipamentos clientes, q sao bem mais caros, entao recomendo 2.4 mesmo em outra torre.

    abraço a todos

  9. #9

    Padrão 2,4 só se for para meu microondas

    Pessoal, olha o scan desta antenda que utilizo como "espia" para os paineis, ela esta com uma omni de 8dbi, apenas para realizar uns scans de vez em quando, desabilitei meu equipamento para manutenção e resolvi da uma olhada no ambiente... Nem sei se isto pode ser excesso de sensibilidade do cartão ou é poluição mesmo...afff até me assustei!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         scan.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	159,2 KB
ID:      	9421  
    Última edição por agpnet; 20-02-2010 às 18:55.

  10. #10

    Padrão

    Os broadcasts de SSID são transmitidos na menor modulação (1Mbps no caso de 802.11b), então a chance de pegar os SSID de muito longe são grandes, não significa que eles vão mesmo conseguir interferir ou que você conseguiria se comunicar com essas redes.

    Eu uma vez num ponto alto da cidade peguei um broadcast de SSID de um AP que fica dentro de um prédio comercial a uns 10 km de distância... e esse AP não tinha antena externa. Foi um evento do tipo "um em 1 milhão".