+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida com Airaya (falsificado)

    Pessoal,

    Boa tarde!
    Temos uma rede com 5 pontos usando Airaya.
    Eles estão com a firmware Ver 1.025
    Há umas 2 semanas atras um raio caiu perto da torre central e queimou a porta ethernet do rádio que era o centralizador da rede, ou seja, todas as antenas estavam apontadas para ele, e nele estavam cadastrados todos os outros pontos.
    Tivemos que provisoriamente deixar um dos pontos sem conexão e configurar o rádio para ocupar o lugar, já que o rádio reserva foi roubado.
    Dai compramos 2 rádios novos de um cara do paraná, só que quando chegaram e fui configurar vi que vieram com a versão do software 1.01 e nessa versão, usando a largura de canal em 40mhz ele não tem o canal 5825 (165) que é o canal que utilizo na rede.
    Até então não sabia que o radio era falso porque em momento algum a pessoa que me vendeu me informou que se tratava de uma "replica", mandei um e-mail para a Airaya solicitando o firmware dai me responderam no e-mail dizendo que provavelmente esse radio era falso, porque rádios com essa versão já não saem da Airaya desde 2006.

    Dai surgiram várias dúvidas:
    1- Consegui o firmware pelos foruns da vida, junto com um tutorial, será que essa atualização funcionará? Alguém já fez e teve sucesso?

    2- Nessa versão tem a frequencia 5825 porém com largura de 20mhz para o canal. Eu configurei e não funcionou. Tá certo isso, estando o rádio central com 40mhz e na frequencia 5825 (canal 165) ele não se comunica com outro radio que está com 20mhz mesmo estando no mesmo canal/frequencia?

    3- Alguém já conseguiu colocar esses rádios original e replica em funcionamento na mesma rede?

    4- Alguém sabe se tem conserto essas porta ethernet desses Airaya? Se tiver no RJ ou próximo melhor ainda.

    Desde já agradeço por qualquer ajuda.

    Rodrigo.

  2. #2

    Padrão

    Em 5825 você não pode usar 40 MHz, pois isso passaria bastante potência residual da frequência máxima da faixa que é 5850 MHz.
    Para 40 MHz, só 5755 e 5795 MHz são opções em Airaya para regulamentos como do Brasil.

    Quanto a conserto de Airaya, verifique com
    http://www.mcosta.eng.br

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela dica, vo procura o pessoal, ainda bem que tenho parentes em Franca-SP e acho que meus parentes até conhecem o pessoal dessa Com4.
    Vai ser até mais fácil.

    Mas com relação a atualização do software desses rádios será que tem algum problema pelo fato de serem "replica"?

    Abraço,

    Rodrigo.

  4. #4

    Padrão Firmware ok

    Opa amigo, o firm funciona sim, sem problema. Tenho uns airayas desses e já passei por isso. Use 20 mhz que é melhor.


    O meu maior problema aqui é que alguns airayas paraguaios tem o mesmo mac dae endoida a tabela ARP dos meus servers. A solução foi separar eles da mesma rede física.



    Ps: verifique se o country code do firm que baixou é o mesmo que estão nos airayas de sua rede, caso n seja eles n vão se comunicar. Aqui serei todos os country code para OPEN-NA.


    Ps: compra mais airaya n, use rbs. É bem melhor! Quanto saiu esse airaya?


    Abs
    Última edição por debeijer; 17-02-2010 às 00:46. Razão: Digitado em iPhone, erro de digitação!

  5. #5

    Padrão

    Jacques,

    Bom dia, obrigado pelas dicas.
    Estou com problemas então porque nos rádios antigos está com ALL BANDS A1 e nos novos "falsificados" está com UNITED STATES - US

    Já vi um tutorial aqui prá mudar o country code, diz que tem que entrar em um servidor via telnet e digitar a chave do admin do telnet, mas o servidor nunca está online.

    Não existe algum canal que funcione com country´s diferentes?
    Vi que usando 5mhz no canal eu tenho a frequencia 5825 tanto no original quanto no falsificado.

    Abraço.

    Rodrigo.

    Ps.: Desculpa a sinceridade mas não consegui entender suas últimas considerações, me explica melhor ai.
    Atualizado, agora entendi RBS antes tava ENS. kkk Valew.

    O Airaya saiu a 550 cada, tentei falar para o cliente mudar para RB mas o cara tá resistente, mas depois dessa acho que ele vai pensar melhor, eu espero.

    Mas assim RB fala com esses Airaya?
    Última edição por rcfweb; 17-02-2010 às 10:35.