+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question mas de 1 cliente acessando o mesmo usuario (hotspot) !! AJUDA

    Pesoal tenho uma rede wireless e uso o mikrotik em modo hotspot p controlar velocidade...

    é o seguinte tenho um cliente q recentemente comprou 1 roteador ( d link) p/ rotear p/ seus 2 notebook's + pc ( via cabo)

    aí eu criei 2 novos usuarios ... agora ele me ligou dizendo que qndo ele loga em um dos PC's os outros pegam internet semprecisar fazer login e senha... ou seja fikam usando a mesma conta e fika travando !!!

    o que faço?

  2. #2

    Padrão

    Isto acontece quando se tem um rádio roteado. O mikrotik vai reconhecer o ipxmac do rádio e não o do cliente. Toda vez que um usuário acessar atrás do rádio e já estiver logado, o mikrotik vai verificar e ver que ele já foi logado com o ip e/ou mac do rádio. O que pode fazer é colocar o rádio em bridge e liberar ip para cada.

  3. #3

    Padrão

    Aqui usamos hotspot e temos muitos casos assim uso nesse cenário inclusive em casa, acho até bom quando meu filho já coloca o usuário e eu chego em casa, ligo o note e já estou logado, o seu cliente não navega por esse motivo, ele não deve navegar por causa de algum DNS ou uma má configuração nesse roteador d-link. se você colocar o rádio que recebe o sinal wireless em BRIDGE e cada um logar separadamente você vai ter que criar uma conta no hotspot pra cada PC além de deixar a rede interna vulnerável, se isso acontecer e o cidadão tiver um plano de 256 k e ele tiver dois PC você vai liberar 512 K que são 256k do primeiro PC mais a net do segundo PC, e você não vai querer dividir esses 256 k, ou seja. só coloque em bridge se for um condomínio que não compartilha internet, são assinaturas separadas entende?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnymadia Ver Post
    ...se você colocar o rádio que recebe o sinal wireless em BRIDGE e cada um logar separadamente você vai ter que criar uma conta no hotspot pra cada PC além de deixar a rede interna vulnerável, se isso acontecer e o cidadão tiver um plano de 256 k e ele tiver dois PC você vai liberar 512 K que são 256k do primeiro PC mais a net do segundo PC, e você não vai querer dividir esses 256 k, ou seja. só coloque em bridge se for um condomínio que não compartilha internet, são assinaturas separadas entende?
    Ei amigo, não exagera.
    Veja, tudo fica muito vulnerável desde que o administrador não se preocupa com isto. Agora quanto a velocidade é uma análise descartada. Veja o porquê, exemplo:
    Tenho um rádio em bridge e tenho 3 pc e a velocidade para o rádio será apenas de 512k que o usuário quer que todos em sua residência faça a auth.
    O que devo fazer para que todos usam a mesma velocidade?
    Bem, temos 2 alternativas;
    1ª - cria-se uma rede para este computadores(rede /29 já resolve) e controlar a mesma;
    2ª - cria-se uma queue simple e add todos os ips que passarão pelo rádio nela.

    Espero que tenha entendido.

  5. #5

    Padrão

    também pode ser uma solução. mas ainda acho melhor deixar como ISP com controle de banda no rádio também, isso vai evitar de sobrecarregar sua rede até o POP e configurar corretamente o Roteador d-link que é aí o problema do amigo, deixa só um usuário pra ele e reveja as conf. do roteador D-LINK.
    Veja bem, essa é minha opinião e como eu trabalho as alternativas do amigo Raniel também são válidas.

  6. #6

    Padrão Re: mas de 1 cliente acessando o mesmo usuario (hotspot) !! AJUDA

    Como posso colocar o radio em bridge? Tenho um intelbras wrg 240 e e n consigo colocar ele em bridge. alguem tem alguma ideia de como fazer essa configuração. Liguei para a fabricante e a mesma flw que era somente colocar na mesma faixa de ip da rede e ativar o bridge, tentei e da um erro:

    Endereço IP da WAN e Endereço IP da LAN não podem estar na mesma sub-rede. Entre com outro endereço IP.