+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Backup - Opções e Diretórios

    Olá Pessoal! Tenho 2 dúvidas sobre Backup, se alguém puder dar uma forcinha....

    1) Tenho em uma rede estações Windows e 2 Servidores Conectiva Linux (Sendo 1 de arquivos e outro de Internet). Preciso fazer um backup de maneira eficiente e penso fisicamente em HD externo e achei algumas opções como Amanda, rSync, Comodo, Macrium, Areca, Cobian, BackupPC... Gostaria de saber a opinião de quem já utilizou ou uma dica do que é eficiente quanto se tem rede mista de S.O. Penso em complementar com Cloud Computing também.

    2) O Backup do Linux vocês costumam fazer de todos os diretórios? Pergunto porque são diversos pacotes, a gente conhece os principais arq. de configuração (etc, crontab, rc.local, logs, smb.conf, php.ini, squid.conf, etc), mas ñ pode acontecer de haver arquivos dos pacotes em outros diretórios que podemos nos lembrar somente numa "pane"...?

    Grata!!

  2. #2
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão esse é o que usamos

    Na empresa que trabalho adotamos uma solução de backup em nuvem totalmente automatizada chamada Ktree ( Ktree :: Quem tem um backup não tem backup ).
    Efetua backup do nosso Exchange, mailbox dos diretores, base oracle do sistema de gestão e do servidor de arquivos.

  3. #3

    Padrão

    1) Eu utilizo o rsync, comigo nunca deu problema.
    2) É sempre bom fazer backup dos arquivos de configuração do linux sim no caso apenas a pasta /etc ja tem praticamente todos referentes a serviços como o squid, samba, apache.

    Mas o legal seria vc testar outras ferramentas para ver qual se adequa melhor a vc.

  4. #4

    Padrão

    Visitei o site Ktree e achei muito interessante. O que mais me supreendeu, foi a agilidade! Eu cadastrei uma dúvida no formulário e, em menos de 05 minutos, me ligaram de lá para esclarecê-la!!

    Obrigada pela dica, eu havia consultado uma empresa "pioneira" em Cloud Computing, mas me informaram que Cloud é para hospedagem de site...! Vai entender...

  5. #5

    Padrão

    Realmente só vc pode saber o que é importante para você, ter backup... mas como ferramenta recomendo o Bacula... um dos melhores sistemas de Backup do mercado e ainda Open Source.

    Att
    Tiago Iahn

  6. #6

    Padrão

    Acessando um site sobre o Bacula me pareceu complexo de instalar

    Achei interessante a opção de acesso via navegador do BackupPC

  7. #7

    Padrão

    hahahahahha eu ainda soh do tempo antigo prefiro montar um script de bkp na mão assim vc joga no crontab e bingo ta tudo bkp em tar.gz rs....

    nao sou fã dessas soluçoes nao acho mais pratico e simples selecionar o q eu quero compactar e da um mv pro hd externo rs.. ou pra um ftp etc...

  8. #8

    Padrão

    Gosto de usar tar.gz também, mas quando precisamos de uma Sistema de backup profissional, não podemos apenas usar isto....

    - O bacula tem ferramentas web para monitorar os backup.
    - Ferramentas web para restaurar backups e qualquer cliente.... exemplo, mando meu server jogar tal arquivo (e ai esta uma coisa interessante, não preciso descompactar tudo, e posso pesquisar dentro do arquivo compactado... pois o bacula gera um catalogo de arquivos) em tal máquina...
    - Escolho as formas de backup, Diferencial, full, incremental, planejo o uso de disco, e milhares de outras aplicações...
    - O Bacula é considerado por muito o melhor sistema de Backup, considerando ainda as soluções pagas, da IBM e etc.

    Inclusive estou refazendo um servidor de backup esta semana...

    Não fique com medo de tentar usar um sistema... ele parece dificil, mas pra te falar a verdade o Debian instala ele sozinho via APT-GET ... e nos quesitos de configuração, estamos no forum para ajudar....

    Att
    Tiago Iahn


    Tente, Pergunte, Resolva, poste resultados e Agradeça.

  9. #9

    Padrão

    Sobre em nuvem, me sugeriram em outro fórum o DropBox - https://www.dropbox.com/

    Mas ele é free até 2GB somente, depois tem 2 opções pagas de 50GB e 100 GB; interessante também

  10. #10

    Padrão

    Estou lendo sobre instalação do Bacula, e achei no site Bacula Brazil um post de 09/02/2010 sobre um treinamento em SP em abril, mas nele está abril de 2009, acho que devem ter errado essa data. Tomara que tenha o treinamento: BBB – Bacula Backup Brazil » Blog Archive » Treinamento Bacula na 4Linux (São Paulo-SP / Abril)

    Estou utilizando Conectiva Linux, até agora só vi comentários de usuários Bacula com sucesso em Red Hat, Fedora, Debian...

  11. #11

    Padrão

    Já instalei o Bacula em Debian e Suse...

    A instalação como disse é muito simples... a configuração dele é mais complicada... mas o conf vem bem comentado... e tb já ralei bastante para entende-lo... posso ajudar a tirar dúvidas... tenta e vai perguntando... coloca em uma maquina de testes...

    att
    Tiago Iahn

  12. #12

    Padrão

    Ok, você me convenceu! E também me assutei com o custo desse treinamento de abril, totalmente desproporcional à qtde de horas...

  13. #13

    Padrão Re: Backup - Opções e Diretórios

    Eu uso rsnapshot no SO Debian.. simples é usa o rsync por baixo.

  14. #14

    Padrão Re: Backup - Opções e Diretórios

    Obrigada pela dica!

    Com relação a Backup Virtual, o melhor custo/benefício hoje que recomendo é o DataSafe da Dell - 50GB por R$80,00 por ano (há vários planos, p/ vários tamanhos e valores). Faz o backup automaticamente, porém por enquanto só há esse serviço para Windows...

  15. #15

    Padrão Re: Backup - Opções e Diretórios

    Acredito que via da sua necessidade, qual é o volume de dados que há necessida de fazer backup??.

    O que normalmente sempre fiz nos backups, é scripts próprios para tal, salvando tanto em HD externo quanto em FITAS LTO.
    O real problema do backup não esta em faze-lo, e sim em monita-lo, isso nem com as melhores ferramentas do mundo você irá fazer se não tive ruma política de backup bem montada, quando falo de politica me refiro a buracracia envolvendo até papel .

    No meu antigo emprego (eu era estagiário), tinha quadro de adminsitração visíveil e tinhamos que preencher todo dia quanto do backup foi feito.

    Quanto aos arquivos vai da necessidade, se tem serviços nos servidores, salve os arquivos de configuração, dos dados... os dados =P.

    mas o mais importante que ter uma ferramenta de backup, eu friso, é ter uma boa política de backup e até de tratamento de crise, quando der ....