Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    então... o que foi dito nos posts anteriores vale para qualquer limitação de banda que realiza, independente de quem passe os parâmetros, quem controla é o Mikrotik ROS.
    Valeu, Sérgio. Vou fazer uns experimiento em breve.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que não. Nem um nem outro.
    PPPoE autentica e radius fornece chave de segurança.
    Quem controla a banda é o Queues.

    Ou então eu estou perdido.

    Editando: Sérgio, não vi que voce já tinha respondido.
    Foi por isso mesmo que surgiu a dúvida. Quando uma conexão e efetuada (túnel) uma fila também é criada para cada conexão. Por isso mesmo imaginei (tô leigo no assunto ainda) que uma fila pcq ficaria "ao lado" e não no "meio do caminho das outras". Entretando vou experimentar marcar os pacotes da WAN e no mínimo terei um QoS equilibrado.

  3. #23
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Vamos lá... quando se usa pppoe no Mikrotik ROS, ele cria filas simples dinamicas com o tipo de fila default-small. Como td isso é dinâmico não tem como escolher na fila simples o tipo SFQ. Mas para isso basta darmos uma "tapeada" na fila simples... Configure em Tipo de Filas o default-small para SFQ e não pfifo, como lá está. Desta forma já estará usando SFQ na fila simples.

    Agora quanto a QoS a história é outra e tem alguns posts aqui no forum mencionando como configurar.

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Foi por isso mesmo que surgiu a dúvida. Quando uma conexão e efetuada (túnel) uma fila também é criada para cada conexão. Por isso mesmo imaginei (tô leigo no assunto ainda) que uma fila pcq ficaria "ao lado" e não no "meio do caminho das outras". Entretando vou experimentar marcar os pacotes da WAN e no mínimo terei um QoS equilibrado.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Vamos lá... quando se usa pppoe no Mikrotik ROS, ele cria filas simples dinamicas com o tipo de fila default-small. Como td isso é dinâmico não tem como escolher na fila simples o tipo SFQ. Mas para isso basta darmos uma "tapeada" na fila simples... Configure em Tipo de Filas o default-small para SFQ e não pfifo, como lá está. Desta forma já estará usando SFQ na fila simples.

    Agora quanto a QoS a história é outra e tem alguns posts aqui no forum mencionando como configurar.
    Blz, já conferi aqui; é bem simples mesmo. Valeu.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    ai é diferente da proposta do 1929... No seu caso, o link é a fila simples, e se esta fila congestiona o SFQ irá usar "sua justiça" (round robin) para que todas os pacotes tenham chances iguais de disputar a banda. Esse é um padrão válido, que uso com frequência.
    exatamente
    qdo um cliente baixava um arquivo, acabava consumindo mais de 70% de sua conexao...
    por isso o sfq melhorou a conexao dos clientes
    pois, deu oportunidade para todos os pacotes serem enviados...

    porem, temos outro caso em questao, q acho q o sfq pode ser aplicado
    o gargalo de nosso proprio link
    o sfq nao controla isso, pelo menos, ate dizermos a ele q ele deve controlar...

    sou novato em mikrotik, mas pelo que andei lendo sobre mk e pelas experiencias que tenho com linux.
    daria para fazer com q o sfq controle nosso link tbm

    mas como?
    na teoria, seria criado uma regra para a interface, com o valor real de nossa banda
    logo depois, todos as regras de clientes criadas teria como parent a regra da interface
    ficaria mais ou menos assim:

    temos 4 megas...
    iriamos criar uam regra para a interface, com 4 megas

    criamos 5 regras depois, todas com parent a regra da interface, regras de clientes
    cliente1= 1mb
    cliente2=1mb
    cliente3=1,500mb
    cliente4=1mb

    na pratica, a soma de banda de todos esses clientes ultrapassaria os 4mb...
    porem, sabemos que nem todos os clientes estaram online...
    logo, o sfq nao seria ativado, ja q o link nao estaria trabalhando no gargalho...

    mas, vamos supor que todos estejam online, a soma de banda deles daria 4,500mb
    logo, o sfq seria ativado... ja q estaria trabalhando no gargalho.

    sergio, vc q eh mais experiente com mikrotik
    saberia me dizer se essa teoria daria certo?

  6. #26
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, funciona, mas preferiria implementar algo em cima do PCQ, com grupos, conforme mencionei nos posts anteriores para o 1929.

    Com a criação de grupos e ainda criando a hierarquia (parent) conforme citou dá para ter uma situação muito boa de aproveitamento do link o tempo todo. Junto a isso dá para aliar o burst para algumas situações.


    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    exatamente
    qdo um cliente baixava um arquivo, acabava consumindo mais de 70% de sua conexao...
    por isso o sfq melhorou a conexao dos clientes
    pois, deu oportunidade para todos os pacotes serem enviados...

    porem, temos outro caso em questao, q acho q o sfq pode ser aplicado
    o gargalo de nosso proprio link
    o sfq nao controla isso, pelo menos, ate dizermos a ele q ele deve controlar...

    sou novato em mikrotik, mas pelo que andei lendo sobre mk e pelas experiencias que tenho com linux.
    daria para fazer com q o sfq controle nosso link tbm

    mas como?
    na teoria, seria criado uma regra para a interface, com o valor real de nossa banda
    logo depois, todos as regras de clientes criadas teria como parent a regra da interface
    ficaria mais ou menos assim:

    temos 4 megas...
    iriamos criar uam regra para a interface, com 4 megas

    criamos 5 regras depois, todas com parent a regra da interface, regras de clientes
    cliente1= 1mb
    cliente2=1mb
    cliente3=1,500mb
    cliente4=1mb

    na pratica, a soma de banda de todos esses clientes ultrapassaria os 4mb...
    porem, sabemos que nem todos os clientes estaram online...
    logo, o sfq nao seria ativado, ja q o link nao estaria trabalhando no gargalho...

    mas, vamos supor que todos estejam online, a soma de banda deles daria 4,500mb
    logo, o sfq seria ativado... ja q estaria trabalhando no gargalho.

    sergio, vc q eh mais experiente com mikrotik
    saberia me dizer se essa teoria daria certo?

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim, funciona, mas preferiria implementar algo em cima do PCQ, com grupos, conforme mencionei nos posts anteriores para o 1929.

    Com a criação de grupos e ainda criando a hierarquia (parent) conforme citou dá para ter uma situação muito boa de aproveitamento do link o tempo todo. Junto a isso dá para aliar o burst para algumas situações.
    vi que da para criar um controle de banda para a interface no queue tree... e assim criar parent
    daria para criar isso no simple queue tbm?
    se sim, como proceder? seria algo como, nao citar ip, colocar os valores da banda... e em advanced, escolher a interface correspondente?
    ou, teria que criar uma marcacao para a interface?

  8. #28
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Explicar como fazer é um lance complicado... primeiro, sou avesso à receitas, pois dependem de ambiente e topologia e cada um tem a sua. Segundo; seria interessante que você entendesse os conceitos envolvidos, pois esse é um gerenciamento que trará um diferencial enorme para sua rede e de nada adianta você fazer e não entender o conceito envolvido.

    Abaixo deixo vários links, para estudo, e assim que começar a implementar, poste suas dúvidas, que eu e vários outros poderão ajudar.


    Token bucket - Wikipedia, the free encyclopedia

    Hierachical token bucket theory

    classful-qdisc

    HTB - MikroTik Wiki

    Queue - MikroTik Wiki

    Burst - MikroTik Wiki

    Queue Size - MikroTik Wiki

    PCQ - MikroTik Wiki



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    vi que da para criar um controle de banda para a interface no queue tree... e assim criar parent
    daria para criar isso no simple queue tbm?
    se sim, como proceder? seria algo como, nao citar ip, colocar os valores da banda... e em advanced, escolher a interface correspondente?
    ou, teria que criar uma marcacao para a interface?

  9. #29

    Padrão

    conheco varios desses conceitos... usei linux por muito tempo, controle de banda com htb.
    em mikrotik sou novato, mas, teoria nao muda... o sistema sim
    ainda no mikrotik, me deparei com o burst, na qual nunca havia usado... mas ja entendi o seu conceito
    vi o pcq, entendi a teoria dele... mas nunca o implementei, entao nao tenho experiencia com o mesmo e por isso nao afirmo nada referente ao mesmo.

    bom, de qualquer forma...
    fiz as mudancas aqui no servidor de testes que tenho em casa... esse servidor controla os pc de casa, do escritorio da minha mae e de uns 4 vizinhos.
    queue type: sfq

    regras configuradas no simple queue.

    1 regra, nomeada de "Teste"... sem "Target address", "Max Limit: 296k/2M" (velocidade configurada apenas para teste), "interface: REDE"
    demais regras do controle de banda, logo abaixo... configuradas normalmente, porem, com parent a regra "Teste"

    a principio, no primeiro teste.. me parece que esta funcionando como deveria

    se estiver sobrando banda
    o cliente com burst ou sem, recebe a velocidade certinho.
    porem, se a regra "Teste" estiver no gargalo... os demais navegaram com velocidade abaixo.

    bom, vou manter o teste, vamos ver como vai se sair

  10. #30

    Padrão

    Andrio, eu ainda não entendi porque usar estas regras no seu caso. Pois o SFQ já faz isso quando o link entra no gargalo.

    A proposta do Sérgio, de usar o PCQ é mais democrática, pois vai agir não só no gargalo mas todo o tempo, administrando melhor a banda.
    Aqui só eu pelo que sei, uso burst. E depois que passei a incrementar com o SFQ já deu mais uma melhorada.
    Mas vou implementar o PCQ para ver se crio mais um diferencial na rede.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Andrio, eu ainda não entendi porque usar estas regras no seu caso. Pois o SFQ já faz isso quando o link entra no gargalo.

    A proposta do Sérgio, de usar o PCQ é mais democrática, pois vai agir não só no gargalo mas todo o tempo, administrando melhor a banda.
    Aqui só eu pelo que sei, uso burst. E depois que passei a incrementar com o SFQ já deu mais uma melhorada.
    Mas vou implementar o PCQ para ver se crio mais um diferencial na rede.
    bom, vamos la, vou tentar explicar o pq

    sabemos que o sfq equaliza os fluxos de tráfego (sessões TCP ou streams UDP) quando o link estiver completamente cheio.
    se vc verificar, quando um cliente esta navegando... a regra referente a ele pode ficar: verde, amarela ou vermelha... ou seja, o sfq so tem conhecimento do link do cliente... qdo esse estiver no gargalo, é ativado.

    mas vejamos
    alem do link dentro da rede, temos o link para fora da rede... na qual, o sfq desconhece.
    se o sfq for ativado ai... podemos ter uma melhora... ja q todos os pacotes da rede terem uma chance de sair
    fora que, no caso de quem usa ADSL, ja limitamos a quantidade de banda que ira sair (nao ultrapassando a contratada e assim evitando sobrecarregamento desnecessario no moden).

    entendeu agora o pq de 2 regras com sfq?

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post

    mas vejamos
    alem do link dentro da rede, temos o link para fora da rede... na qual, o sfq desconhece.
    ...
    entendeu agora o pq de 2 regras com sfq?
    Não tenho dúvidas quanto ao algorrítmo do sfq. Como disse antes eu tenho ele aqui ativado também. E quando tenho muitos online, meu link que é pequeno fica no gargalo. Daí não fica aquele fominha tomando a banda para seus downloads, pois a distribuição fica mais igualitária. Só que não acho que o SFQ não tenha conhecimento do link externo.
    Apesar de nós não informarmos isso para ele, por algum mecanismo ele sente isso. Então ele acaba agindo como se fosse um sensor de banda com um gatilho a ser acionado quando necessário.
    Só que a sugestão do Sérgio com o uso do PCQ vai mais longe um pouco, pois já começa com esta distribuição democrática mais cedo, muito antes da banda chegar no gargalo. Ainda não implementei o PCQ por total falta de tempo de fazer alterações e ficar algum tempo monitorando. Mas já está nos meus planos.
    Outra coisa que tem me ajudado é a marção de pacotes com prioridades distintas.

  13. #33

    Padrão

    se vc observar, nas regras, la na aba advanced... da para trocar o queue type q determinada regra vai trabalhar
    o sfq nao faz calculo do seu link
    ele apenas trabalha em cima da regra na qual esta configurado...

    qdo um cliente navega, o trafego dele se passa somente em cima disso.
    o problema acontece, qdo ele (cliente) faz download e navega ao mesmo tempo... com ao download (trafego constante) o link que é enviado para o cliente fica no gargalo (veja o status dele na regra do mesmo, devera aprensetar em vermelho)... devido a isso, a navegacao do mesmo fica prejudicada.

    porem, se o tipo de algoritimo usado para o controle de banda do cliente, for o sfq.
    ao se fazer download e navegar ao mesmo tempo.. o sfq tentara equalizar o fluxo de dados do mesmo.
    dando oportunidade para que ele faca os 2 ao mesmo tempo.

    mas, como disse...
    o sfq nao tem conhecimento de qto de link que chega para vc... ele apenas controla o que lhe eh configurado para controlar...
    logo, a minha ideia, seria que ele tenta-se equalizar a banda de cada cliente, porem, respeita-se a regra pai

  14. #34

    Padrão

    Entendi.
    Seria um sqf aplicado ao limite de banda do cliente.
    Aqui, como eu já tinha trocado o type em queue type o default-small também já estava em sfq

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim, e para isto você poderá usar a PCQ, conforme citei, que terá um aproveitamento melhor. Fazendo por grupos, poderá ter o grupo dos "fominhas", onde compartilharão uma banda X, e um grupo dos "normais" que serão beneficiados com a banda excedente, usufruindo de uma banda maior e menor latência.

    Inclusive poderá gerar regras especificas, usando firewall address-list, onde, se um usuário por um determinado tempo consumir N em download/upload, será inscrito no grupo de "fominhas".

    Ou seja, existem várias possibilidades.

    Olá Sergio muito obrigado em compartilhar o seu grande conhecimento conosco, porem o seu post me deixou com a pulga a traz da orelha, como seria feito essa configuração de monitorar o consumo de banda do cliente durante um determinado período e assim selecionar a qual grupo ele pertence?

    valeu t+

  16. #36
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Usando as opções que o firewall oferece como contagem de bytes. Além disso automatizar algo que for necessário com scripts.


    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Olá Sergio muito obrigado em compartilhar o seu grande conhecimento conosco, porem o seu post me deixou com a pulga a traz da orelha, como seria feito essa configuração de monitorar o consumo de banda do cliente durante um determinado período e assim selecionar a qual grupo ele pertence?

    valeu t+