Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por danistation Ver Post

Aguarde o script, logo logo mando pra vc!

[]s,
    Execute assim:

# ./visualisa-email id-email

onde o id-email é o ID mostrado pelo qmail queue | more

Olha o script aí:

#!/bin/bash
    # visualiza-emails.sh
    #
    # Script para visualizar o codigo fonte de emails
    # que estao na fila, para analise de seu conteudo e
    # possivel exclusao. Criado com o intuito de desafogar
    # a fila de emails com anexos muito grandes cujo
    # conteudo nao seja referente aos assuntos da
    # empresa. Tambem para excluir emails de conteudo
    # inadequado enviados para lista, exageradamente
    # grande.
    #
    # Versao 1 Visualiza o email exibido pelo comando
    # 'qmailctl queue' passando o ID do email
    # como parametro.
    #
    #
    # Author: Daniel Lopes - 20081020
    #

QUEUE_FOLDER='/var/qmail/queue/'
    MESSAGE=$(find "$QUEUE_FOLDER" -name "$1" | grep mess)
    more "$MESSAGE"

Acho que esse é o princípio. descobrir exatamente de onde está partindo os spams, limpar a máquina do usuário e monitrar em seguida.

Qualquer dificuldade avisa ai!

[]s,

2. obrigado amigo pela ajuda, vou testar e posto aqui os resultados...

estava pensando em algo assim:

fazer um script pra monitorar a quantidade de emails (nao sei se por dia por minuto ou como), q está vindo de tal ip, se ultrapassar um numero pre definido ele joga esse ip na lista negra do spamdyke...será q tem como ?

t+

3. Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    obrigado amigo pela ajuda, vou testar e posto aqui os resultados...

estava pensando em algo assim:

fazer um script pra monitorar a quantidade de emails (nao sei se por dia por minuto ou como), q está vindo de tal ip, se ultrapassar um numero pre definido ele joga esse ip na lista negra do spamdyke...será q tem como ?

t+
    Opa, por que não? Só que essa visão vai além do meu alcance, por enquanto.

Pensa assim:

O qmail tem seus próprios logs. O Spamdyke também. Além disso temos o qmail-queue. Tem também, uma ferramenta que se chama qmailhandle (script em perl que faz algumas consultas mais amigáveis na fila dos emails.

Para um camarada que manja de perl, por que não criar um script, usando ferramentas como o egrep, awk, etc, para gerar algumas consultas em txt mesmo (a grosso modo de pensar), usar as soluções em perl para buscar fragmentos de texto que satisfaça essa necessidade por exemplo? joga isso num cron ou até mesmo manda como daemon (se possível) para executar entre períodos?

Fora essa, também tenho muitas outras idéias de soluções simples assim para facilitar nossa vida.

Sou novato em linux. Mexo com isso há apenas 1 anos com alguma efetividade. Não tenho domínio sobre a maioria das ferramentas, digamos, básicas, para administração de serviços.

Mas pode contar que tenho certeza que essa idéia pode ser sim concretizada. mas aí não posso ajudar, vai além da minha capacidade atual (estou indo atrás).

Por enquanto, o jeito é fazer manualmente:
    - verificar a fila;
    - observar os emails com origem ou destino muito repetitivos;
    - visualizar o cabeçalho de alguns desses emails para descobrir o IP e MAQUINA de origem;
    - se for ips e máquinas ao nosso alcance (de usuários da própria empresa), realizar "aquele" suporte técnico (eliminar virus, porcarias na inicialização, etc, etc);
    - continuar monitorando manualmente a fila e observar novos "ataques";
    - repetir esses itens todos.

A grande vantagem de ter esse trabalhão todo, é que você irá precisar utiilizar vários comandinhos absrudamente úteis para administração linux. Seu aprendizado vai aumentar muito assim como o meu está aumentando.

Vamos combinar o seguinte:

Tente entender o que acontece no script que eu te passei. Ele trabalha diretamente nas pastas do qmail (cuidado);
    Siga os passos acima e coloque aqui as dúvidas (sobre resultado de comandos, etc);

A gente vai trocando idéias e comandos! Acho que produziremos melhor. Certamente você poderá estar com problemas que eu ainda não tive. Aprenderemos juntos.

Boa sorte e não deixe de postar o seu progresso!

[]s,

4. bom dia colega, vou pensar em como fazer esse script, semana que vem me aprofundo mais, de momento quero deixar um script q fiz pra enviar email quando a fila ultrapassar 100 emails. Veja se te ajuda.

srvemail# cat /usr/bin/verificaEmails.sh

#!/bin/sh
    contaEmails=`/usr/local/sbin/qmail queue | grep "messages in queue:" | awk '{split($4,lin," ");print lin[1]}'`
    valorBase="80"
    if [ $contaEmails -ge $valorBase ]; then
    #Enviar email usando /bin/mail
    /usr/bin/mail -s "ALERTA: Excesso de mensagens no servidor !!!" "suporte@medianeira.com.br" <<EOM
    Teste executado em: $(date +%c)
    Quantidade de Emais da Fila: $contaEmails

Portal Medianeira Informática Ltda
    Maiko Rodrigo Britzke
    EOM
    fi

dê permissão de execução, chmod 755, e pode agendar no cron para executar de minuto/minuto ou como desejar...

boa sorte, abraços

5. Boa! Não tenho problemas de fila. Mas servira de base para outras ferramentas! Postarei meu progresse! Conitnuemos a nos falar! []s,

Tópicos Similares

1. problemas com o qmail
    Por albertoreboucas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 20-06-2005, 13:00
  2. Problemas com o QMAIL !!!!
    Por Drozzini no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 22-07-2004, 08:35
  3. problemas com SPAM
    Por y2h4ck no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1