+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal e ruído - Experiência

    Olá a todos,

    Gostaria de compartilhar uma informação e colher opiniões de todos.

    No início de janeiro, comecei a ter problemas com clientes, nivel de sinal caindo, throuphgput baixo, ruído lá em cima, ou seja, tudo de ruim acontecendo. Comecei a monitorar alguns clientes e fui realizando manutenções corretivar em vário clientes.

    O que mais me assustou, foi que nesse fim de semana, realizei um balanço das manutenções e para minha surpresa, estava com 12 AP's G220 da zinwell com problemas.

    E o mais curioso foi que eles datam de agosto pra cá.

    Gostaria de saber se alguns de vocês utilizam esse AP e se eles estão apresentando problemas. Pois sempre usei este AP, ele era muito bom. Tenho AP's da zinwell funcionando a mais de 2 anos sem problema. Mas na metade do ano passado a qualidade tem caído muito. Por isso resolvi escrever, para saber se foi uma coincidência apenas comigo ou tem alguém mais que passou por isso.


    Valeu!!!

  2. #2

    Padrão

    Vai ver foi algum lote ruim que vc pegou, pois tenho 40 aps zinwell G220, alguns com mais de 2 anos, funcionando perfeitamente.

  3. #3

    Padrão

    Pois é, tb pensei nisso. Mas após conversar com meu fornecedor, ele me disse que a zinwell etava com problemas financeiros e estava atrasando alguns lotes. De qualquer forma tb tenho zinwell comigo a mais de 2 anos sem problema. Mas no segundo trimestre de 2009 só tem me dado dor de cabeça.

  4. #4

    Padrão

    comprei uns 20 de tres meses pra cá, mais até agora nenhum apresentou problemas...

  5. #5

    Padrão

    usei muito pouco aqui, acho que uns 4 ou 5.. destes, 2 deram defeito.. sinal ruim..

    estamos utilizando gi-link, senao 1221, kodama, kozumi, nano station ... sem problemas

  6. #6

    Padrão

    Estou utilizando Gi-Link,Kodama e Bullet 2.

    Minha experiencia com Zinwell não foi nada boa, sempre tive problemas, acho que devo ter ainda uns 5 dos 25 funcionando na rede. Sinal no aparelho era excelente, qualidade uma me.....

    Os Gi-link, estão cada dia com menos componentes e qualidade consequentemente caindo, isto ao meu ver ocorre em virtude da queda de preços, o que antes custava R$ 220,00 agora compro por R$ 85,00.

    Ou seja milagre não existe.

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, eu aqui só tenho Zinwell (por enquanto). Estou pra testar o Krazer de 400mW de hardware (será mesmo que é de hardware? o vendedor me jurou de pé junto...). Mas voltando aos Zinwell não tenho problemas, mas realmente os últimos não usei. Ouvi que a Zinwell não iria mais exportar para o Brasil e que por isso as revendas não tinham mais ele, o que tinha era tudo de RMA... Não dá pra saber se é ou não... foi por isso que busquei o Krazer pra testes (ainda não chegou), mas tinha idéia de continuar com o Zinwell... essa notícia dos problemas bate com o lance do RMA, mas vai saber se é isso tudo mesmo...
    Aproveitando o gancho, alguém já usa/conhece o Krazer? ele é realmente 400mW de hardware? e o novo AP Router? é a mesma coisa mesmo?

  8. #8

    Padrão

    Então minha suspeita está se concretizando, fazem um produto excelente, para entrar no mercado e depois começam a cair. Mas nós não somos apenas consumidores, eles deveriam saber que queremos qualidade e conseqüentemente perderão mercado.

    Respondendo ao colega "pedemesa"(Será que é mesmo?hehehe). O Krazer pode ter 400mw de potência, pois com essa potência vc pode saturar sua torre com ruído. O zinwell G220, possui 250Mw de hardware, no ínicio eu deixava com essa potência, até aparecerem problemas. Então fui em todos os meus clientes que tinham o zinwell e ap's com APRouter instalado. Baixei tudo para 100mw, melhorou meu nível sinal assustadoramente, meu CCQ estabilizou em no mínimo 87% em horários de pico. A distância dos meus clientes para a torre é de aproximadamente 1.2Km.

    Cara, não é papo, minha região está muito saturada e estou conseguindo trabalhar até com uma certa normalidade. Essa questão de potência é o seguinte: Se vc ligar o som do seu carro e colocar no último volume, vc vai escutar distorção no som, imagina se vc tiver que escutar mais 30 carros com o volume lá em cima. Mas se vc for se afastando do som, ele vai ficando mais audível, o ruído fica, praticamente, imperceptível. Isso acontece, também, com a wireless, o hardware com potência alta serve apenas para grandes distâncias.

    Então pense bem antes de colocar essa potência toda em seu cliente. Então se vc possui um hardware que emite 400mw e vc setar em 100mw, por exemplo, vc vai conservar seu hardware.

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pois é... interferencia aqui é a igual... imagine uma cidade pequena de 30.000 habitantes, uma área pequena de uns 5 quilometros quadrados, essa é minha cidade... sabe quantos provedores wireless tem aqui? 6 (seis) isso mesmo! Ai tu imagina o que é a interferência, eu só funciono porque opero verdadeiros milagres... e uma das estratégias é justamente essa usar baixa potência... aqui uso até 63mW... os 250mW do Zinwell eu só uso em um cliente a maioria é 100mW... O que acontece é justamente a interferência mutua por causa da alta potência... então quanto menor puder ser a potência melhor... Falo dos 400mW do Krazer, porque se ele chega a 400mW em hardware, provavelmente ele tem uma boa qualidade a 100mW... é o que acontece com os Zinwell... Não que ele trabalhe mal a 250mW, mas a 100mW ele trabalha muito melhor... A minha surpresa com o Krazer é justamente porque a maioria dos "radinhos" tem 100mW de hardware e 400mW por software, dai nem os 100mW funcionam muito bem... Lembrando que aqui a interferência pega feio, então preciso de qualidade no rádio senão nada feito... com APRouter (modelo antigo) praticamente não consigo conexão, e olha que não acho APRouter um rádio ruim, mas aqui não tem jeito...

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Então minha suspeita está se concretizando, fazem um produto excelente, para entrar no mercado e depois começam a cair. Mas nós não somos apenas consumidores, eles deveriam saber que queremos qualidade e conseqüentemente perderão mercado.

    Respondendo ao colega "pedemesa"(Será que é mesmo?hehehe). O Krazer pode ter 400mw de potência, pois com essa potência vc pode saturar sua torre com ruído. O zinwell G220, possui 250Mw de hardware, no ínicio eu deixava com essa potência, até aparecerem problemas. Então fui em todos os meus clientes que tinham o zinwell e ap's com APRouter instalado. Baixei tudo para 100mw, melhorou meu nível sinal assustadoramente, meu CCQ estabilizou em no mínimo 87% em horários de pico. A distância dos meus clientes para a torre é de aproximadamente 1.2Km.

    Cara, não é papo, minha região está muito saturada e estou conseguindo trabalhar até com uma certa normalidade. Essa questão de potência é o seguinte: Se vc ligar o som do seu carro e colocar no último volume, vc vai escutar distorção no som, imagina se vc tiver que escutar mais 30 carros com o volume lá em cima. Mas se vc for se afastando do som, ele vai ficando mais audível, o ruído fica, praticamente, imperceptível. Isso acontece, também, com a wireless, o hardware com potência alta serve apenas para grandes distâncias.

    Então pense bem antes de colocar essa potência toda em seu cliente. Então se vc possui um hardware que emite 400mw e vc setar em 100mw, por exemplo, vc vai conservar seu hardware.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Então minha suspeita está se concretizando, fazem um produto excelente, para entrar no mercado e depois começam a cair. Mas nós não somos apenas consumidores, eles deveriam saber que queremos qualidade e conseqüentemente perderão mercado.

    Respondendo ao colega "pedemesa"(Será que é mesmo?hehehe). O Krazer pode ter 400mw de potência, pois com essa potência vc pode saturar sua torre com ruído. O zinwell G220, possui 250Mw de hardware, no ínicio eu deixava com essa potência, até aparecerem problemas. Então fui em todos os meus clientes que tinham o zinwell e ap's com APRouter instalado. Baixei tudo para 100mw, melhorou meu nível sinal assustadoramente, meu CCQ estabilizou em no mínimo 87% em horários de pico. A distância dos meus clientes para a torre é de aproximadamente 1.2Km.

    Cara, não é papo, minha região está muito saturada e estou conseguindo trabalhar até com uma certa normalidade. Essa questão de potência é o seguinte: Se vc ligar o som do seu carro e colocar no último volume, vc vai escutar distorção no som, imagina se vc tiver que escutar mais 30 carros com o volume lá em cima. Mas se vc for se afastando do som, ele vai ficando mais audível, o ruído fica, praticamente, imperceptível. Isso acontece, também, com a wireless, o hardware com potência alta serve apenas para grandes distâncias.

    Então pense bem antes de colocar essa potência toda em seu cliente. Então se vc possui um hardware que emite 400mw e vc setar em 100mw, por exemplo, vc vai conservar seu hardware.
    Issu ae... tenho uns 300 g220 instalados a mais de um ano... Porem de uns 8 meses pra ca, estava com dificuldades de adquirir junto aos meus fornecedores.... entao abandonei e to usando um tal de globaltronic, o sinalzinho dele eh razoavel, porem ainda nao posso falar nada se serao descartaveis ou nao.....

  11. #11

    Padrão

    Pois é... e no ultimo semestre de 2009 eles voltaram a vender. Mas, após terem voltado só tem dado dor de cabeça pra mim. Às vezes nem é o sinal que cai, mas o throughput fica péssimo, chega a 40kbps.

  12. #12

    Padrão

    Cara quando preciso de radio eu to usando o Engenius 1221 , na minha opinião é excelente. E a cpe Kozumi que tem preço razoavel. Não tenho tido problemas.

  13. #13

    Padrão

    Dos que comprei, quase todos deram defeito com o tempo

    Já Gilink tenho rodando a tempos sem problemas até agora.