Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestao para enlace de 30 km e 50mb/s....

    Ola pessoal estou precisando renovar um enlace que eu possuo...

    O enlace q eu possuo funciona perfeitamente porem esta chegando a seu limite...

    Uso 1 par de radios trango 5010M de 17 dbm em um enlace de aproximadamente 30km com visada boa...

    Ele passa hoje de 15 a 20 megas ... mais q isso ele comessa a abrir as pernas ... passa disso os pings vao te 15-20ms para 150-200ms
    o radio eh EXELENTE eu sei...tenho ele instalado a uns 3 anos e NUNCA me encomodei com ele... so pra ter uma ideia uma das pontas esta com 602 dias de uptime porem ele esta ficando fraco para o que eu preciso ehehe ...


    O limite maximo dele em testes do radio eh de 36mb/s porem na realidade nao eh beeem assim ....

    Hoje eu precisaria de 30 mb/s porem pensando num futuro gostaria de fazer um enlace pra passar 50mb/s ....

    O que voces me recomendam?? Estava pensando em por um par de ubiquiti rocket M5 com antena rocket dish ....

    sera q o ptp ficaria bom e com pings baixos como o meu atual??

  2. #2
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    Se e bem visivel, coloca 2 Rb , e antenas 5.8 da Ideal Antenas.! fico muito bom

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlon Ver Post
    Se e bem visivel, coloca 2 Rb , e antenas 5.8 da Ideal Antenas.! fico muito bom

    mas vai passa qnts mb?? sera q 2 rb 433 com XR5 vai tranquilo?

  4. #4

    Padrão

    rb 433ah + xr5 em turbo + antena Oiw/Ideal/Zirok + cabos cell-flex

  5. #5
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    Sim sim vai bom

  6. #6

    Padrão

    voce pode fazer de duas maneiras, usar um rb 411 com cartao xr5, em 5.8ghz ou em "5.8 turbo, so que assim e mais vulnerável a interferencia" com nstreme habilitado, ou então usar duas rb 433 com 4 cartões e 4 antenas, com NSTREME DUAL SLAVE, duas antenas e 2 cartões ficaria numa ponta, uma antena e cartao envia, o outro par recebe, assim é a mesma coisa na outra ponta, mas para gastar pouco, utilize normal mesmo.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    voce pode fazer de duas maneiras, usar um rb 411 com cartao xr5, em 5.8ghz ou em "5.8 turbo, so que assim e mais vulnerável a interferencia" com nstreme habilitado, ou então usar duas rb 433 com 4 cartões e 4 antenas, com NSTREME DUAL SLAVE, duas antenas e 2 cartões ficaria numa ponta, uma antena e cartao envia, o outro par recebe, assim é a mesma coisa na outra ponta, mas para gastar pouco, utilize normal mesmo.

    a ideia eh boa...

    provavelmente vou montar o ptp com 4 antenas... n t em bsuca de economia ... estou em busca de qualidade.... e exagero... ehehehe

  8. #8

    Padrão

    nao esquecendo de agradecer............... mas antes de fazer isto, caso faça com nstreme dual slave, pesquise antes, para ver oque nossos colegas acham?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gabriel123 Ver Post

    O que voces me recomendam?? Estava pensando em por um par de ubiquiti rocket M5 com antena rocket dish ....

    sera q o ptp ficaria bom e com pings baixos como o meu atual??
    Nessa distância a performance de Rocket +RocketDish deve chegar a algo como 40Mbps. Atende sua demanda de 30Mbps, mas não a de 50 Mbps.

    50Mbps ou mais talvez com canalização de 40 MHz (a nomenclatura 802.11n para o Turbo do 802.11g), mas a dificuldade de conseguir espectro limpo em 5.8 para o rádio não cair para 20 MHz é bem alta.

    Sugestão: opere mesmo só com 20 MHz, e no dia em que 40 Mbps não for mais suficiente, compre um SIAE ou Ceragon de 100 Mbps expansível até 150/200 Mbps.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Nessa distância a performance de Rocket +RocketDish deve chegar a algo como 40Mbps. Atende sua demanda de 30Mbps, mas não a de 50 Mbps.

    50Mbps ou mais talvez com canalização de 40 MHz (a nomenclatura 802.11n para o Turbo do 802.11g), mas a dificuldade de conseguir espectro limpo em 5.8 para o rádio não cair para 20 MHz é bem alta.

    Sugestão: opere mesmo só com 20 MHz, e no dia em que 40 Mbps não for mais suficiente, compre um SIAE ou Ceragon de 100 Mbps expansível até 150/200 Mbps.

    Hummm gostei desses ceragon
    RF Units (RFUs) - Ceragon

    pelo q eu vi no site eles operam en frequencias 6 GHZ pra cima, correto?

    pra usar essas frequencias deve se possuir autorizacao da tia ana correto??
    sera q eh mto complicado conseguir??

    Alguem do forum usa um bixo desses?? Tem noçao de qnt custa?? Sera q eh mais barato do que 40kms de fibra(mais postes)?? Se um dia um bixo desses pifa sera q eles dao manutencao no local??

    Estou pedindo isso pq enviei um e-mail a eles agora, eee ate entrarem em contato.... e quem sabe alguem do forum possa me adiantar alguma coisa pra nao leva golpe e nem susto com o preço ehehe

    Pois surgiu a possibilidade de eu vender link de 15mb/s para um outro provedor q faz fronteira com o meu...
    entao minha demanda atual passaria de 30 para 45 megas...

    O que torna viavel fazer um super ptp ehehe

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gabriel123 Ver Post
    Hummm gostei desses ceragon
    RF Units (RFUs) - Ceragon

    pelo q eu vi no site eles operam en frequencias 6 GHZ pra cima, correto?

    pra usar essas frequencias deve se possuir autorizacao da tia ana correto??
    sera q eh mto complicado conseguir??
    Não é muito complicado não, assumindo que você já seja SCM, e em geral o fornecedor de rádio dá alguma ajuda nesse sentido. Instalar um enlace desses porém é mais difícil e requer mão-de-obra especializada e experiente, e a relação oferta x demanda nesse ramo que as celulares criaram deixou isso bem salgado, algo como R$7 mil + despesas. (só de serviço)



    Citação Postado originalmente por Gabriel123 Ver Post

    Alguem do forum usa um bixo desses?? Tem noçao de qnt custa?? Sera q eh mais barato do que 40kms de fibra(mais postes)?? Se um dia um bixo desses pifa sera q eles dao manutencao no local??

    Estou pedindo isso pq enviei um e-mail a eles agora, eee ate entrarem em contato.... e quem sabe alguem do forum possa me adiantar alguma coisa pra nao leva golpe e nem susto com o preço ehehe

    Pois surgiu a possibilidade de eu vender link de 15mb/s para um outro provedor q faz fronteira com o meu...
    entao minha demanda atual passaria de 30 para 45 megas...

    O que torna viavel fazer um super ptp ehehe
    Mais barato do que 40 km de fibra é, mas a fibra transmite bem mais... a ordem de grandeza de preço de um enlace é US$40 mil. SIAE e Comba saem mais barato mas com essa ordem de grandeza, mas o Ceragon é mais expansível (vai a 200 Mbps com a licença máxima nessa faixa de frequência) e tem menor latência.

    Custo provável de fibra (com construção) 40km * R$4 mil /km = R$160 mil. Para essa distância você pode usar óptica de 40km, mais barato do que a de 70/80 km.

    Manutenção tanto do rádio do fibra vão ser caros. É bom ter uma redundância mesmo que seja com menor capacidade (por exemplo, manter esse link de 30 Mbps em frequência aberta).


    Eu acho que para 45 Mbps ainda vale tentar descobrir o que funciona em frequência aberta... o chato é que o tipo de coisa que pode deixar de funcionar de uma hora para outra.

  12. #12

    Padrão

    temos aqui um enlace de 50 km com oiw+rb600+xr5 + turbo

    passa 63 mb half (e já estamos no maximo) iremos fazer um bonding pois achamos melhor doque NS-dual, já temos um bonding e funciona muito bem

    para quem nao acredita
    http://187.85.144.30:8080/graphs/ifa...msofrimento-v/
    ta passando nesse momento 44,66 de dow e 15.67 de up

  13. #13

    Padrão

    vixxxx.....

    pelo geito teu link fico fora um tempo de madrugada?? tem umas falhas no grafico eheh...

    acho q descidi oq vou fazer....

    Vou de RB 600 + XR5 + Hiperlink com NStreme Dual ...
    So q alem do NStreme Dual vou fazer 2 links em paralelo ...

    Ou seja vai 4 RB 600 + 8 antenas hiperlink + 8 cartoes XR5 ...

    Ai vou ter a redundancia e um bom link ao mesmo tempo....

    ==============================
    O unico medo eh q caia minha torre com esse monte de antena em cima eheheh .....

    ==============================

    Em custos vai sair bem em conta ...

    * 8 cartoes XR 5= 8 * 300,00 = R$ 2400,00
    * 4 RB 600 = 4 * 380,00 = R$ 1520,00
    * 8 antenas hiperlink 24 DBs = 250,00 = R$ 2000,00
    * Outros Custos = R$ 400,00

    Total R$ 6300,00


    ehhhh acho q eu ja sei oq vou usar eheheeheh ....

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gabriel123 Ver Post
    Vou de RB 600 + XR5 + Hiperlink com NStreme Dual ...
    So q alem do NStreme Dual vou fazer 2 links em paralelo ...

    Ou seja vai 4 RB 600 + 8 antenas hiperlink + 8 cartoes XR5 ...

    Ai vou ter a redundancia e um bom link ao mesmo tempo....

    ==============================
    O unico medo eh q caia minha torre com esse monte de antena em cima eheheh .....

    ==============================

    Em custos vai sair bem em conta ...

    * 8 cartoes XR 5= 8 * 300,00 = R$ 2400,00
    * 4 RB 600 = 4 * 380,00 = R$ 1520,00
    * 8 antenas hiperlink 24 DBs = 250,00 = R$ 2000,00
    * Outros Custos = R$ 400,00

    Total R$ 6300,00


    ehhhh acho q eu ja sei oq vou usar eheheeheh ....
    É muito espectro em 5.8 sendo aniquilado para uma única aplicação... se você usar Ubiquiti SR71-15 com OIW dual-pol (uma OIW-5829D custa R$775 e tem 5 dB de ganho a mais) vai poder usar 2 RB600 ao invés de quatro.

    * 4 cartões MIMO SR71-15 = 4 * 300,00 (nos EUA custa menos que XR5 mas aqui é mais difícil de achar) = R$1200,00
    * 2 RB600 - 4*380= R$ 1520,00
    * 4 antenas OIW-5829D -= 4 * 775 = R$ 3100
    * Outros custos = R$ 400,00

    Total R$ 6220, mas com menos pontos de falhas, menos carga na torre e menos espectro utilizado, além de ter mais performance.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    É muito espectro em 5.8 sendo aniquilado para uma única aplicação...

    Mas nao seriam apenas 2 canais ?? 1 pra cada ponto a ponto ??

    ou sao 4 canais mesmo pq usam antenas separadas para o TX e RX ??

  16. #16

    Padrão

    para o amigo, gzanatta00 https://under-linux.org/images/statu...er-offline.png

    camarada, como é este seu ptp, fiquei interessado, pois tenho um aqui em minha cidade, que com 50km, passo no máximo 5 a 7mb, lembrando que tem um morro entre essas duas torres.

  17. #17

    Padrão

    agora ja era... vou ter q fazer um ponto-a-ponto novo amanha cedo sem os equipamentos ideais ....

    Um dos meus trangos faleceu após uma descarga eletrica ... ele literalmente fritou...

    =============

    Vou ter q fazer o ptp com o que eu tenho na mao q eh: 2 hiperlink 27 DBI, 2 RB 600 e 2 caqrtao engenius

    espero q funcione ... tentamos fazer o ptp agora a noite mas fechou o tempo ai ficou perigiso...
    mas sem mto alinhamento ficou com -80 ....

    espero poder acertar amanha e rezaqr pra q aguente uns dias ateh chega o material q eu kero...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gabriel123 Ver Post
    Mas nao seriam apenas 2 canais ?? 1 pra cada ponto a ponto ??

    ou sao 4 canais mesmo pq usam antenas separadas para o TX e RX ??
    4 canais devido ao uso de antenas separadas, exatamente.

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    30 a 45mbps vc consegue usando Nano m5 + pluton 42dbi amigo. a antena é feita pra esse tipo de ptp "forte"e que precise de muita banda.
    Tambem as OIW 33DBI sao otimas pra isso. A solucao da ceragon sai por uns R$40mil o par.
    A dA SIAE nao sai por menos de R$30mil o par.
    com mikrotik em dual nstreme e 4 antenas vc economiza e fica com um link cavalar!!!!!
    pense bem ok.

  20. #20
    everton10
    Visitante

    Padrão Galera Super DesafioO...

    Bom gente, sou novo no ramo de enlaces, to com um superdesafio. Fazer um PTP de 5Km com visada. Ate ai blz. Tenho que linkar 100Mbps por este enlace. Ja vi que não é facil pórem tava olhando uns equipamentos da Ubiquiti o NanoStation M5 com 2MIMO fala que da um throughput de 150Mbps + ate 15KM. Bom tem fundamento isso? Se naum o q posso usar? Ja que o nosso amigo ai ainda esta testando a forma do nstreme dual. Peço que tenham paciencia comigo e senjam um pouco claro, pois não conheço muitos equipamentos nessa area.
    Obrigado de já.