Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Bom dia seguidores do melhor forum em informações na minha opnião, pois estou com o seguinte problema, um server Dell 3.0, 2 processadores, 1 giga de memória, HD de 80, placas de rede intel de 2 portas cada placa e versão do mkt 4.4 L6. O servidor do nada para o DNS, todos os clientes param de acessar página, só fazem download, mas página nenhuma acessa, não consegui fazer nada em questão de desativar o serviço DNS e ativar novamente, pois tenho que reniciar o server ai volta tudo ao normal. Alguém já passou alguma coisa do tipo??

    Um abraço a todos.

    Fábio Napolitano
    Opala.

  2. #2

    Padrão

    Ja sim tem um programa bom pra testar alguns servidores DNS , ai vc pode setar manualmente , o inves de ficar esperando a operadora , e outra se vc usa BOI , nao fique triste pois isto so piora



    procura no google o nome do programa é esse ele é bem facil de trabalhar DNSBench.exe

  3. #3

    Padrão

    essa semana tive problemas com dns tbem . Paravam e voltavam toda hora.

  4. #4

    Padrão

    Então FernandodeDeus e Jmathayde, o DNS que para é do servidor cara, muito estranho mesmo, jamais vi isso, assim temos uns 10 servidores mikrotiks rodando, e esse foi o primeiro que apareceu esse detalhe. Quando clicamos em ip, DNS e settings, os campos do DNS ficam zerados, e acima tem uma aba cache, ai clicamos nessa aba, não corre nada no cache do DNS também, ai reiniciamos o servidor e tudo se normaliza, mas nessa reiniciada caem as 200 conexões simultâneas de hotspot, mas tá bom, jajá agente descobre esse mistério. Um abraço.

    Fábio Napolitano.

  5. #5

    Padrão

    companheiro opala, ainda nao fazia parte deste forum, mas o mesmo problema me ocorre tambem em um servidor dell, do nada o dns para, reinicia e volta, estranho tenho tentado alguma soluçao mas ate o momento nada, vou tentar hoje atualizar o mk para ultima versao, caso de certo posto aqui!

  6. #6

    Padrão

    tenta usar o dns do google..
    8.8.8.8
    8.8.4.4

    em outro servidor tbm ja tive esse problema, porém com a ajuda da galera aki do forum coloquei esse dns ai e pronto.

    espero ter ajudado
    vlw

  7. #7

    Padrão

    Open DNS: estabilidade e rapidez na sua conexão

    Assista o video, e presta bem atenção pois ai tem o programa para testar o dns.

  8. #8

    Padrão

    axo q os servs dns da google ja resolvem o seu problema como leoneliveira ja cito, uso eles aqui nunca mais tive problema dns!!! flw

    8.8.8.8
    8.8.4.4

  9. #9
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    eu uso os seguintes DNS 200.255.255.65 / 200.255.255.70

    até hoje nenhum dos 2 caiu!

  10. #10

    Padrão

    Se vc tem algum sistema linux, em que vc rode proxy, sistema de gerenciamente ou algo do tipo, vc mesmo pode ter o seu servidor de dns no linux. Geralmente uso estah solucao, pois se para o dns, como eh meu tenho acesso total, nao preciso ficar indo atras do dns que esta rodando ou com a melhor resposta.

  11. #11

    Padrão

    Opala,

    Esse problema ocorre na versão 4.4 devido ao armazenamento(cache) do mikrotik que tem uma falha quando atinge o limite disponibilizado no cache e tem que atualizar algum endereço que já existe nele. Então ele para mesmo. Só volta se você rebootar ou se der "flush" no cache. Atualiza pra versão 4.5 ou 4.6. Recomendo a 4.6.

    Abs.

    PS: Aproveitando o tópico deixo um recado para todos nossos amigos: "Não atualizem seu MK pra versão 4.7". Existem bugs medonhos tipo servidor DHCP, entradas estáticas do dns, cache, que simplesmente param de funcionar do nada.

  12. #12

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Opala,

    Esse problema ocorre na versão 4.4 devido ao armazenamento(cache) do mikrotik que tem uma falha quando atinge o limite disponibilizado no cache e tem que atualizar algum endereço que já existe nele. Então ele para mesmo. Só volta se você rebootar ou se der "flush" no cache. Atualiza pra versão 4.5 ou 4.6. Recomendo a 4.6.

    Abs.

    PS: Aproveitando o tópico deixo um recado para todos nossos amigos: "Não atualizem seu MK pra versão 4.7". Existem bugs medonhos tipo servidor DHCP, entradas estáticas do dns, cache, que simplesmente param de funcionar do nada.
    Caro guilhermeramires to usando aqui a 4.6 e to feito louco dando "flush" direto hehehe... Oq vc me recomenda fazer atualizar para a 4.10? Não sei mais oq fazer, help!!!

    Abraços... qualquer coisa me adc no msn >>> mamaunetz @ hotmail.com

  13. #13

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Amigo,

    Detalha seu problema. Possivelmente seja outra coisa, ok?

    Abs.

  14. #14

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Amigo,

    Detalha seu problema. Possivelmente seja outra coisa, ok?

    Abs.
    Caro guilhermeramires, uso o MK 4.6 e com os DNS do OpenDNS e quando ligo o Servidor ta tudo blz, depois que o cache do dns alcança uns 2 mil e 300 itens ele começa a dar erro de páginas nos clientes depois que dou um "flush" ele retorna normalmente... assim que chegar em casa te mando as confs com + detalhes.

    Abraço!

  15. #15

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Eu estou usando a versão 4.9 e nunca tive esse problema, já tentou usar o dns da google?

    Faz um teste.

  16. #16

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Pessoal o problema foi resolvido depois que desmarquei a opção IP > DNS > DNS Settings "Allow Remote Requestes" e parou de dar problema, só sei que resolveu

    Abraço a todos!

  17. #17

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Citação Postado originalmente por mamaunet Ver Post
    Caro guilhermeramires, uso o MK 4.6 e com os DNS do OpenDNS e quando ligo o Servidor ta tudo blz, depois que o cache do dns alcança uns 2 mil e 300 itens ele começa a dar erro de páginas nos clientes depois que dou um "flush" ele retorna normalmente... assim que chegar em casa te mando as confs com + detalhes.

    Abraço!
    Só por curiosidade, aumenta o cache size pra 4096 e checa se vai continuar.

    Abs.

  18. #18

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    2 coisas, pra vcs terem um ganho real na navegação o servidor deveresponder o mais rapido possivel a solicitação certo!!!
    então vamos dar uma forcinha pro mikrotik, habilitem o dns cache dele e marquem a opção de "allow remote requests" (deve ser + - isso que ta na caixinha) apos, usando uma maquina linux coloquem em seus resolv.conf o endereço do seu dns preferido e testem quem se sai melhor (eu uso o 8.8.8.8 e o 208.67.222.222) apos isso feito, coloque os ips ganhadores la no ip/dns/settings como primario e secundario ok... agora a magica.

    La em ip/fireall/nat crie uma regra

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="Cache Acelerador de DNS" disabled=no dst-port=!53 in-interface=(sua interface clientes) protocol=udp src-address=!(ip mk) to-addresses=(ip mk) to-ports=53

    com isso todas as requisições iram pro cache e buscar tb do cache menos o que o MK buscar na internet atravez do cache.

  19. #19

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    Amigo,

    Permita-me algumas indagações:

    Primeiramente duas modificações na regra que você propôs:

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="Cache Acelerador de DNS" disabled=no dst-port=53 in-interface=(sua interface clientes) protocol=udp dst-address=!(ip mk) to-addresses=(ip mk) to-ports=53

    * No caso essa regra não "acelera" o dns. Ela simplemente força o cliente optar pelo cache de DNS do servidor Mikrotik.

    Essa regra somente será necessária se seus clientes não "setem" de forma automática o servidor DNS como sendo o seu servidor Mikrotik. No caso de configuração por DHCP, PPPoE ou qualquer outra forma de designação de ip pro cliente que você possa passar o parametro correto do seu servidor DNS, essa regra não é necessária.

    Abs.

  20. #20

    Padrão Re: DNS para de funcionar no Mikrotik.

    "" No caso essa regra não "acelera" o dns. Ela simplemente força o cliente optar pelo cache de DNS do servidor Mikrotik.""

    Pois bem Guilherme, se eu forço dessa forma que vai buscar a resposta é meu cache, e não meu cliente. Instale um linux ai como cliente e de um DIG pra qqr endereço e veja o resultado com e sem a regra, aceleradores externos pra que se ML é uma ferramenta excelente, contudo tenho que usar de artimanha pra que tudo seja repassado pra ele, exatamente porque cada cliente (na maioria das vezes) coloca seu proprio DNS quando se trata de wireless achando que esta ganhando algo, e dai vem a resposta.

    Com esta regra simplória consigo reduzir um fluxo importante (pequeno mas precioso), mas a resposta é absurdamente superior aos defaults.

    Só um adendo: Pra que usamos cache de DNS se não acelerar nada né, então o processo de saida e retorno do pacote deveriam ser imperceptiveis, mas de 450ms(em casos) pra 2ms como é o caso com esta regra, pra mim que não tenho banda isso importa!!!
    Última edição por int21; 10-08-2010 às 20:09.