+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Separar Donload e Upload alguem já fez ??

    buenas, caros colegas.

    alguem saberia me dizer como dá pra separar o download e upload dos clientes , usando esses radios comuns que nos temos, tipo edimax, zinwell, ou entao radios especificos como nanostation, senao, etc. ??

    a ideia é o seguinte: o cliente conecta na rede, porem o donwload sempre será pelo RADIO 1, e o UPLOAD sempre será pelo RADIO 2.

    com equipamentos robusto dá rpa fazer, mas nao sei como fica a configuração, a duvida é, dá pra fazer com radios nomais ?? como é a configuração, tanto da rede como dos radios ???

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Por meio de script vc faz isso amigo.podes filtrar o TCP eo UDP sim.apenas tens que usar um ap que aceite esse tipo de configuraçao.

    Se a informação o ajudou, clique no botao AGRADECER.

    oBRIGADO.

  3. #3

    Padrão

    O que você gostaria de fazer é downstream por uma antena e um rádio e upstream por outra antena e outro rádio, correto? Com quais equipamentos robustos você disse que dá pra fazer?

  4. #4

    Padrão

    não sei te dizer as marcas, pois nao tenhoa cesso a esa informação, aqui em minah cidade tem uma tv por assinatura de MMDS, estava converssando com um rapaz que trabalha na parte tecnica, não sei bem o cargo, ele estuda na escola que dou aula, bem ele falou que a configuração era essa:
    frequencia 2,5 ghz - mmds TV e NET
    omni para fazer download. tanto TV como NET
    e 4 setoriais para fazer UPload. apenas NET

    nao entendi pq usa a omni para fazer apenas down e as setoriais para fdazer UP, ele falou que fica melhor, ele já chegou na empresa e tava montado esse esquema, nao sei se ele se enganou ou se falou correto, gostaria tambem de saber os nomes vou ver se falo com ele denovo

    pelo que deu pra entender da converssa a conexao é sem garantia de entrega de pacotes.

    leandrolopeswifi - vc sabe qual equipamento de baixo custo aceita isso ?? queria fazer testes, para veer se vale a pena impelmentar num provedor de bairro.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por phabiolima Ver Post
    não sei te dizer as marcas, pois nao tenhoa cesso a esa informação, aqui em minah cidade tem uma tv por assinatura de MMDS, estava converssando com um rapaz que trabalha na parte tecnica, não sei bem o cargo, ele estuda na escola que dou aula, bem ele falou que a configuração era essa:
    frequencia 2,5 ghz - mmds TV e NET
    omni para fazer download. tanto TV como NET
    e 4 setoriais para fazer UPload. apenas NET

    nao entendi pq usa a omni para fazer apenas down e as setoriais para fdazer UP, ele falou que fica melhor, ele já chegou na empresa e tava montado esse esquema, nao sei se ele se enganou ou se falou correto, gostaria tambem de saber os nomes vou ver se falo com ele denovo

    pelo que deu pra entender da converssa a conexao é sem garantia de entrega de pacotes.

    leandrolopeswifi - vc sabe qual equipamento de baixo custo aceita isso ?? queria fazer testes, para veer se vale a pena impelmentar num provedor de bairro.
    Ta explicado, você viu isso em MMDS. ERBs de celular também funcionam com esse sistema. Em WI-FI, até onde eu sei, não é possivel. Em 802.11N, podem existir duas ou mais antenas (sistema MIMO), porém todas transmitem e recebem, só que em polarizações e direções diferentes. Da pra fazer algo parecido em ponto a ponto com mikrotik e NSTREME DUAL, é um rádio, mas com dois cartões, cada um em uma frequencia, e com uma antena pra cada.
    A explicação para ser usar dois rádios em MMDS é que a frequencia de descida é uma e a de subida é outra, da mesma forma que em celular, por isso os dois rádios.

  6. #6

    Padrão

    portalbits, cara valeu...

    clareou bastante as ideias...

    mas ainda me pergunto, nao seria melhor trocar ? tipo omni p´ra fazer UP e setorial para DOWN..

    valeu cara....

    a informação é a alma do negocio.

  7. #7

    Padrão

    phabiolima, não tenho conhecimentos profundos em MMDS, mas creio que o fato de ser usado omni para fazer down, e setorial para fazer up, se deve a existir sinal de televisão junto. E em MMDS, são 30 canais de TV, se não me engado. Se fosse ao contrário teria que ter 30x4 transmissores de TV, e mais 4 de Internet, dá um total de 124 transmissores, e apenas um receptor do canal de retorno, o que com certeza aumenta e muito o custo do sistema. Do modo como você disse que está hoje, com uma omni para down e 4 setoriais para up, são 30 transmissores de TV, 1 de Internet, e 4 receptores. Isso além do fato do sinal que retorna do cliente até a central ser de intensidade muito menor do que o sinal que vai da central até o assinante, o que justifica o uso de setorial no up, pela necessidade de receber um sinal com menos possibilidade de interferência, devido ao menor feixe da antena setorial. Se tiver passado alguma informação incoerente, por favor me desculpem e correções são bem vindas.