+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB1000u + PPPoE + CPU Load

    Prezados,

    Estou fazendo testes com uma RB1000u para atuar como concentrador PPPoE.

    O setup é básico, criei duas interfaces VLAN e rodei uma instância do PPPoE-Server sobre cada uma delas.

    A RB1000 consulta um radius que fornece os atributos de velocidade (ex.: 1500k/3000k), cria uma queue dinâmica e limita a velocidade.

    Ocorre que o processamento fica muito alto, com 120 conexões o cpu load varia de 35% a 40%.

    Alguém tem idéia do que possa ser?

  2. #2

    Padrão

    Cara fica mais ou menos nessa porcentagem mesmo, acho que é normal.

  3. #3

    Padrão

    Amigo isso é normal, não tem nada errado, pppoe consome CPU mesmo.

  4. #4

    Padrão

    Pessoal,

    Antes de mais nada agradeço pela colaboração. Entretanto, não posso concordar.

    O processador da RB1000 é PowerPC e bastante poderoso.

    O Consumo de memória é ínfimo, enquanto o load da CPU aumenta tanto.

    Um servidor, ainda que simples, rodando MK, tem um load muito menor (relatos de amigos, uso Linux em meus servidores PPPoE).

    Li relatos de pessoas que conseguiram colocar 800 conexões usando PCQ.

    [GTER] QOS - RB1000


    Deve haver alguma forma de diminuir o load.

    Att,

  5. #5

    Padrão

    O meu maior concentrador tem em media 300 conexões simltaneas e fica de 7% a 10%, mas é um pc core duo 1800 Mhz e 2G de ram.

  6. #6

    Padrão

    Tenho servidores que chegam a 700 conexões em certos horários, e suportaria mais.

    Meu objetivo é descentralizar isso, concentrar diretamente no POP. Colocar um servidor nos POPs é inviável, a melhor opção ao meu ver seria a RB1000, entretanto, ficar limitado a 200 conexões é totalmente inviável.

    Alguém do fórum conhece algum case com RB1000+PPPoE com mais de 200/300 conexões?

    Qualquer ajuda é bem vinda...

  7. #7

    Padrão

    Colega uso aqui a rb450g, e realmente o processamento dele com 110 clientes tem hora que chega a 90%, acho muito mas fazer o que. O mais viável mesmo acredito eu seja usar o computador.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jim Ver Post
    Tenho servidores que chegam a 700 conexões em certos horários, e suportaria mais.

    Meu objetivo é descentralizar isso, concentrar diretamente no POP. Colocar um servidor nos POPs é inviável, a melhor opção ao meu ver seria a RB1000, entretanto, ficar limitado a 200 conexões é totalmente inviável.

    Alguém do fórum conhece algum case com RB1000+PPPoE com mais de 200/300 conexões?

    Qualquer ajuda é bem vinda...
    Rb1000 aguenta tranquilo 250 conexões simultâneas, eu uso aqui sem problemas

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    Colega uso aqui a rb450g, e realmente o processamento dele com 110 clientes tem hora que chega a 90%, acho muito mas fazer o que. O mais viável mesmo acredito eu seja usar o computador.
    Pelos motivos anteriormente citados, usar computadores está fora de cogitação.

    Prefiro manter minha estrutura como está (servidores PPPoE em meu NOC) do que descentralizar colocando computadores em POPs.

    110 clientes na RB450G está bom, visto que você deva usar ela como AP, correto? Assim vc tem capacidade de 110 conexões por AP.

    No meu caso, quero colocar a RB1000 no POP (com várias rádio bases) o que demanda muito mais conexões.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotg Ver Post
    Rb1000 aguenta tranquilo 250 conexões simultâneas, eu uso aqui sem problemas
    Thiago, no início do tópico citei um post no GTER mostrando que tem gente conseguindo bem mais conexões, por isso tenho buscado atingir valores compatíveis com os lá encontrados.

  11. #11

    Padrão Re: RB1000u + PPPoE + CPU Load

    Você está usando PPPoE com ou sem criptografia?