+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer? (Resolvido)

    Galera, estou usando, em minha rede, a autenticação por PPPoE, mas como o PPPoE é muito falho eu gostaria de implantar um sistema com autenticação por VPN. Tem muito tuto na internet ensinando como fazer VPN entre filial e matriz, mas não tem mostrando como seria a configuração para um cliente e o mikrotik. Ficaria muito grato se a galera podesse ajudar. Valeu, fiquem com Deus!!!
    Última edição por sosouteiro; 03-06-2010 às 01:18.

  2. #2

    Padrão Re: VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer?

    se ainda precisar de ajuda... da um tok

  3. #3

    Padrão Re: VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer?

    Amigo porque o pppoe é muito falho, eu uso aqui e nunca me deu problemas, cita um exemplo que esta ocorrendo com você, para tentarmos te ajuda.

  4. #4

    Wink Re: VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo porque o pppoe é muito falho, eu uso aqui e nunca me deu problemas, cita um exemplo que esta ocorrendo com você, para tentarmos te ajuda.
    Eu apredi a fazer a configuração. O chato é ter que criar cada certificado e importar no MK, mas no mais, ta tudo beleza.

    O PPPoE é muito falho, sim! O problema mais conhecido dele é que não comprova nem o cliente e nem o servidor, ou seja, desde que se tenha a senha, pode-se conectar por qualquer micro. O outro problema, bastatante chato e mais preocupante, é o chamado "Homem no meio", usado para capturar as informações que estão trafegando na rede PPPoE, em especial. Por isso pode ser falcilmente clonado.

    Ao utlizar o protocolo L2TP você comprova o cliente e o servidor, ou seja, você só loga naquele servidor, indepedente da rede ter sido "clonada", ou não. Não há como escutar as requisições que usam L2TP como protocolo. Outra questão é a do uso do certificado digital, sem ele, que é impossível de quebrar a sua criptografia com a tecnologia atual (sem que se passe o prazo de validade do certificado), não é possível autenticar o cliente, ou seja, 100% de certeza que é seu cliente que está fazendo a requisição. Outra vantagem é que pode ser usada criptografia nos pacotes, sem nenhum problema, e outra, por ser uma VPN, ninguém conseguirá ler o que se passa entre o seu cliente e o servidor, por mais que capture os pacotes, pois estarão criptografados com IPSec e 3DES... Infalível!
    Última edição por sosouteiro; 03-06-2010 às 01:17.

  5. #5

    Padrão Re: VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer?

    Bela explicação nota 10, muito obrigado mesmo. Teria como você da uma explicação de como configurar essa parte de certificados no mk ?

    E como evitar os clones " homem no meio " que você citou, tem como explica a conf no mk ?

    obrigado

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Eu apredi a fazer a configuração. O chato é ter que criar cada certificado e importar no MK, mas no mais, ta tudo beleza.

    O PPPoE é muito falho, sim! O problema mais conhecido dele é que não comprova nem o cliente e nem o servidor, ou seja, desde que se tenha a senha, pode-se conectar por qualquer micro. O outro problema, bastatante chato e mais preocupante, é o chamado "Homem no meio", usado para capturar as informações que estão trafegando na rede PPPoE, em especial. Por isso pode ser falcilmente clonado.

    Ao utlizar o protocolo L2TP você comprova o cliente e o servidor, ou seja, você só loga naquele servidor, indepedente da rede ter sido "clonada", ou não. Não há como escutar as requisições que usam L2TP como protocolo. Outra questão é a do uso do certificado digital, sem ele, que é impossível de quebrar a sua criptografia com a tecnologia atual (sem que se passe o prazo de validade do certificado), não é possível autenticar o cliente, ou seja, 100% de certeza que é seu cliente que está fazendo a requisição. Outra vantagem é que pode ser usada criptografia nos pacotes, sem nenhum problema, e outra, por ser uma VPN, ninguém conseguirá ler o que se passa entre o seu cliente e o servidor, por mais que capture os pacotes, pois estarão criptografados com IPSec e 3DES... Infalível!

  6. #6

    Thumbs up Re: VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Bela explicação nota 10, muito obrigado mesmo. Teria como você da uma explicação de como configurar essa parte de certificados no mk ?

    E como evitar os clones " homem no meio " que você citou, tem como explica a conf no mk ?

    obrigado
    Você tem que criar uma entidade certificadora para poder gerar os certificados dos clientes ou apenas o certificado que será utilizado por toda a rede (todos os clientes). Eu estou usando o Debian Lenny, ele está fazendo cache full com o Squid e Thunder 3 e ao mesmo tempo é minha entidade certificadora. Depois de criado o certificado você importa os certificados no Mikrotik. Ao criar as contas para os clientes, no Mikrotik, você irá determinar qual IP dentro da sua rede (se mudar o IP não autentica, nem tente. Outra vantagem.) e certificado ele irá utilizar para autenticar na sua rede. É bem simples e é a forma mais segura que existe, hoje, para autenticar clientes e garantir que as informações da sua rede não serão roubadas e lidas.

    Ao se utilizar uma VPN cria-se um tunelamento virtual entre o servidor e o clientes. Como todos sabem uma VPN é criptografada utilizando um algoritmo RSA, com 512 bits de critpgrafia, no mínimo, podendo ser usadas chaves simétricas ou assimétricas entre o cliente e o servidor. Não falha! Dê adeus a espertinhos de plantão.

    Muita gente passa horas e horas sem o que fazer, como a rede do seu provedor não irá sair de lá por muito tempo, ou a rede do seu cliente, passam a coletar material de como fazer clones, navegar de graça e talz... Não subestime, nunca, quem está fora da sua rede, material é o que não falta ensinando como blurlar sistemas de segurança.

    Falou! Qualquer coisa, posta ai.
    Última edição por sosouteiro; 03-06-2010 às 09:52.

  7. #7

    Padrão Re: VPN em clientes com Mikrotik, tem como fazer?

    Amigo, Gostaria de seu dados de contato tipo, msn, skype, telefones etc, tenho interesse nesse sistema anti-clone