Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda por favor link 31 km 900mhz

    ola amigos do under, tudo bem
    quero fechar um link de 31 km 900mhz com a visada um pouco comprometida, gostaria da opinão de vcs que já são fera no assunto,preciso trafegar em torno de 8 mega nesse link , si eu conseguir uns 4 megas já esta bom de mais ,segue informação dos pontos e equipamentos que ja tenho disponivel:

    ponto 1 - S 9º54'56.67 O 063º1'49.14 - TORRE COM 21 MT

    ponto 2 - S 10º11'16.15 O 062º58'12.05 - TORRE COM 18 MT

    02-RB433AH
    02-ANT HYPERLINK GRADE 15DBI
    02-CARTÃO XR9

    vou conseguir fechar esse link sem problemas ?
    em media qual será o trafeco ?
    os equipamentos estão corretos ??

    grato
    Última edição por studioc; 07-03-2010 às 22:46.

  2. #2
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    AMIGAO . em 900mhz tu vai arrumar problema com a tia ANA... essa distancia se faz tranquilo 5m 5.8Ghz usado antenas de 31DBI
    tenho um de 48km funfando a 13 meses tranquilão.

  3. #3

    Padrão

    fico grato pela sua atenção dellink.
    na verdade quero fechar realmente em 5.8,
    vc viu as cordenadas ..
    tem uma serra bem alta no caminho ...isso eu vi pelo earth..não sei si é o programa adequado...
    ou a serra não vai me atrapalhar o enlaçe ??
    e pra melhorar o traffeco pensei em usar o nstreme ...vou precisar de 4 antenas ?? e os canais utilizo o mesmo nas 2 antenas ..??

  4. #4

    Padrão

    Olá Studioc, tudo bem?
    Em 900 mhz, vc vai conseguir no maximo ai uns 02 megas, tenho aqui dois enlaces um de 17 km e outro de 20 km, passando dois megas cada. Quanto a tia ANA, se vc tiver longe uns 10 km das torres de celulares, só se alguem denunciar. Mas o correto seria vc fazer isso ai em 5.8 ghz, como vc disse que a visada ta comprometida, faça um ponto a ponto no meio.

    Valeu.

  5. #5

    Padrão

    Dá uma revisada nas cordenadas, tentei traçar o perfil do terreno mas as cordenas não bateram.

  6. #6

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO 2..jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	143,1 KB
ID:      	9716segue imagen ponto 1 e 2 com as cordenadas
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO 1..jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	156,4 KB
ID:      	9715

  7. #7

    Padrão

    Bom dia,

    esse enlace é de 31KM. Com torres de 21 e de 18 metros a visada está parcialmente obstruída. Garantido mesmo é pôr torres de 35 metros em cada ponta para fechar. Possivelmente até fechará com essas suas torres, mas a qualidade do enlace será "meio" ruim e terá dificuldades para alinhar, pois qualquer erro no alinhamento não conseguirá fechar.

  8. #8

    Padrão

    Segue imagem com o enlace de 30.966 metros (Quase 31KM).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vis�o geral..jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	167,7 KB
ID:      	9717  

  9. #9

    Padrão

    Segue uma analise do perfil do terreno, é provavel que a partir de uma torre de 24 metros você consiga um enlace em 5.8, mas o ideal seria de 36 metros, para que não tenha problemas com arvores no meio da serra.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ptp..pdf  

  10. #10

    Padrão

    sendo em 5.8 quais equipamentos utilizar ??
    mantendo a ideia de 900 , usar NSTREME iria melhorar o trefeco ??

    ref. a altura das antenas , posso almentar somente 18 metros em uma determinada antena ..mais que isso o meu orçamento não suporta
    Última edição por studioc; 08-03-2010 às 11:04.

  11. #11

    Padrão

    Então, uma torre pode ser de 6 metros é a que vai ficar em Cacaulândia / RO, a outra que vai ficar em
    Ariquemes / RO
    no minimo 24 metros, ideal 36 metros, agora referente aos equipamentos, 2 antenas de 32 Dbi, e 2 Cartões XR5, as RBs pode usar essa que você já tem.

  12. #12

    Padrão

    amigo, melhor vc gastar um pouco mais e aumentar a torre com o tamanho necessario e fazer em 5,8, que pelo ao menos assim vc fica tranq com frequencia e qualidade do link... pode ate gastar um pouco mais, mas fica o cliente satisfeito e vc sem dor de cabeça...

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ¬¬ 8mb em 900mhz tu pode pular da ponte que nunca conseguirás..
    segue o conselho da maioria e faz a torre de 36mts.

    outra coisa, pode usar bullet m5+ antena aquario que vai chegar os 30mb la na outra ponta

  14. #14
    cytron
    Visitante

    Padrão

    900 parce uma colućão tão boa, robusta, mas quase não se usa.... simplesmente porque: popularmente dizendo, quando mais baixa a frequencia, mais lento ficam os dados.

    Embratel e outras usam equipamentos sempre acima de 17GHz, além do longo alcance, atingem altas taxas de transferencia, tenho um link da embratel e utilizam na minha torre um equipamento de 17GHz, é muito bom. Um dia desses eu estava olhando uns radios em 28GHz, até que é barato.

    Sobre questões de licenća da anatel, tudo legalizado, dentro da lei... bom, fala isso pro Arruda, que anda guardando "doaćões" na meia kkkkkkk. Brasil é Brasil. Já ví um provedor pagando taxa mensal de 400,00 pra não precisar de SCM... suborno mesmo!

    Eu não pago suborno, mas a licenća é só depois que eles facilitarem para os pequenos.

    Querem q a gente legalize, então dê as condićões!

    Voltando ao assunto, 900 parece bom, mas não é. O melhor é: Quanto mais alta a frequencia, melhor fica. Resumindo... pro nosso bolso, 5.8 é bom.

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    esse enlace é de 31KM. Com torres de 21 e de 18 metros a visada está parcialmente obstruída. Garantido mesmo é pôr torres de 35 metros em cada ponta para fechar. Possivelmente até fechará com essas suas torres, mas a qualidade do enlace será "meio" ruim e terá dificuldades para alinhar, pois qualquer erro no alinhamento não conseguirá fechar.
    Bom Dia amigo,
    pela minha experiencia em fechar enlaces de 900mhz, vc fecha tranquilo se usar os seguintes equipamentos:
    02 Antenas yagi 20dbi aquario
    02 RB 433 AH
    02 cartoes XR9 ou SR9
    02 Pigtails p/ xr9
    02 cxs herméticas
    02 cabos 1m cellflex 3/8 conectorizados

    A banda passante será entre 2 e 4megas, mas fecha sem problemas.
    Pra usar 5.8ghz ou 2.4ghz vai ficar bem dificil nessa altura. tens muitas elevacoes no caminho do sinal.
    Se quiser projeto me mande MP que faço pra vc.

  16. #16

    Padrão

    ok,muito obrigado a todos , pela atenção e desculpe os erros de digitação ....vou comprar os equipamentos e posto aqui os resultados .....e si eu não conseguir fechar o enlaçe volto a encomodar vcs...

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cara, esse final de semana vou instalar mais umprojeto de 900mhz sem visada usando estes equipamentos em SP.
    vou tirar varias fotos e postar pro pessoal que tiver a fim de usar tbm.
    O local lá é sem visada mesmo, com grande morro entre o ponto A e B.
    segunda feira que vem posto os resultados.

  18. #18

    Padrão

    olá leandrolopeswifi , fiquei muito interessado nesse seu projeto....fico aguardando os resultados com muita expectativa ....afinal com certeza vai me dar uma otima ideia de como vou fazer no meu projeto por aqui..

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    blz, assim que terminar posto os resultados e as fotos.

  20. #20

    Padrão

    Olá Leandro, fiquei curioso também, pois eu tenho um enlace em 900 mhz para fazer. Se possível poderia passar o seu nº de telefone no e-mail: [email protected]