+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão painel OIW-5817P090V, duvidas sobre essa painel.

    Olá Amigo.

    Estou querendo abrir um novo pop porem com 5.8 e tudo homologado, estava vendo a painel OIW-5817P090V, porem ela tem apenas 7º de abertura vertical, e isso me gerou algumas duvidas:

    1) normal nessa faixa de freqüência essa angulação tão fechada?
    2) na torre ela não pode ficar muito alta senão a cobertura fica pequena, pois a angulação dela tem que ficar apontando para baixo, ou se levantar muito os clientes perto da torre não pegar sinal, alguém já usou essa antena?
    3) Ela atende uns 3 km de distancia?
    4) Qual altura é o ideal do solo? O relevo é plano e as construções são baixas, só tem dois prédios de Quatro e de Dez andares estava pensando em uma torre de uns 40 metros
    5) O pessoal que esta usando 5.8 em distribuições qual painel homologado recomendam?

    Obrigado pela atenção de todos t+

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    caro colega, um excelente painel.
    porém tem esse fato de ter a angulo de 7º ..
    eu usei aqui e fiquei satisfeito, o sinal acima de 800mts fica excelente.. e concerteza 3kms vai fichinha..
    agora o problema é que cliente perto demais da torre fica meio ruim o sinal..

    se você quer fazer o melhor, eu lhe aconselharia a pesquisar os paineis setoriais da Ideal vide: ( :: IDEAL - Antenas Profissionais :: ), pois os mesmos são 60º e você pode colocar mais cartões.. aumentando o n de clientes.

    eu sei que abaixo vai repetir + - o que falei acima, mas só pra garantir:

    1) sim, e outra os 2,4ghz de 17db são bem menor que os de 14. em termo de angulo de abertura.
    2) usei e é exatamente isso, cliente perto fica meio ruim, pegar pega mas não fica aquele sinal -55 não..
    3) concerteza, até 6km eu agarantio, mas depende da antena do cliente tambem.. (usando nano5)
    4) não faço ideia do ideal, mas aqui as minhas torres ficam cerca de 250 mts acima das casas. (morro + alt da torre)
    5) recomendo o da ideal, por poder colocar mais cartões e segurar mais clientes.

    =}

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    caro colega, um excelente painel.
    porém tem esse fato de ter a angulo de 7º ..
    eu usei aqui e fiquei satisfeito, o sinal acima de 800mts fica excelente.. e concerteza 3kms vai fichinha..
    agora o problema é que cliente perto demais da torre fica meio ruim o sinal..

    se você quer fazer o melhor, eu lhe aconselharia a pesquisar os paineis setoriais da Ideal vide: ( :: IDEAL - Antenas Profissionais :: ), pois os mesmos são 60º e você pode colocar mais cartões.. aumentando o n de clientes.

    eu sei que abaixo vai repetir + - o que falei acima, mas só pra garantir:

    1) sim, e outra os 2,4ghz de 17db são bem menor que os de 14. em termo de angulo de abertura.
    2) usei e é exatamente isso, cliente perto fica meio ruim, pegar pega mas não fica aquele sinal -55 não..
    3) concerteza, até 6km eu agarantio, mas depende da antena do cliente tambem.. (usando nano5)
    4) não faço ideia do ideal, mas aqui as minhas torres ficam cerca de 250 mts acima das casas. (morro + alt da torre)
    5) recomendo o da ideal, por poder colocar mais cartões e segurar mais clientes.

    =}

    valeu amigo pela dicas, a 800mts dá para colocar uma omni 5,8 de uns 10 db e um cartão apenas para esses clientes, e vou pesquisar sobre as ideal tb


    muito obrigado t+

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    caro colega, um excelente painel.
    porém tem esse fato de ter a angulo de 7º ..
    eu usei aqui e fiquei satisfeito, o sinal acima de 800mts fica excelente.. e concerteza 3kms vai fichinha..
    agora o problema é que cliente perto demais da torre fica meio ruim o sinal..

    se você quer fazer o melhor, eu lhe aconselharia a pesquisar os paineis setoriais da Ideal vide: ( :: IDEAL - Antenas Profissionais :: ), pois os mesmos são 60º e você pode colocar mais cartões.. aumentando o n de clientes.

    eu sei que abaixo vai repetir + - o que falei acima, mas só pra garantir:

    1) sim, e outra os 2,4ghz de 17db são bem menor que os de 14. em termo de angulo de abertura.
    2) usei e é exatamente isso, cliente perto fica meio ruim, pegar pega mas não fica aquele sinal -55 não..
    3) concerteza, até 6km eu agarantio, mas depende da antena do cliente tambem.. (usando nano5)
    4) não faço ideia do ideal, mas aqui as minhas torres ficam cerca de 250 mts acima das casas. (morro + alt da torre)
    5) recomendo o da ideal, por poder colocar mais cartões e segurar mais clientes.

    =}

    valeu amigo pela dicas, a 800mts dá para colocar uma omni 5,8 de uns 10 db e um cartão apenas para esses clientes, e vou pesquisar sobre as ideal tb


    muito obrigado t+

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    se você quer fazer o melhor, eu lhe aconselharia a pesquisar os paineis setoriais da Ideal vide: ( :: IDEAL - Antenas Profissionais :: ), pois os mesmos são 60º e você pode colocar mais cartões.. aumentando o n de clientes.
    =}

    amigo vc teria o modelo dessa antena, pois olhando no site não localizei antenas setorias em 5.8 que aceita mais de um cartão


    T+ valeu

  6. #6

    Padrão

    Bom dia,

    Não confundam abertura vertical (para baixo) com abertura horizontal (para os lados).

    Esse painel é de 90 graus. Essa abertura permite que com 4 painéis cobrirá a angulação de 360 graus; ou seja, fará um círculo em torno da torre e cobrirá todos os clientes em um raio de até 8 KM (dependendo do cartão).

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    Não confundam abertura vertical (para baixo) com abertura horizontal (para os lados).

    Esse painel é de 90 graus. Essa abertura permite que com 4 painéis cobrirá a angulação de 360 graus; ou seja, fará um círculo em torno da torre e cobrirá todos os clientes em um raio de até 8 KM (dependendo do cartão).

    Olá amigo, então a horizontal é 90 graus mesmo, eu estou preocupado é com a vertical, pois a torre é no centro da cidade e vai ter clientes no pé da torre, um 40 metros de distancia, estava pensando em colocar as 4 painel na ponta da torre e no meio da torre colocar uma omni de poucos DB para atender uns 800 metros entorno da torre, o unico problema é achar omni 5.8 homologada rs,

    o que acha de 4 painel para atender até 8 Km, e uma omni para atender 800 metros? seria uma boa solução?

    Valeu pelo contato t+

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    quanto ao painel da ideal, ele não aceita mais que um cartão, porém por ser 60 graus, você vai precisar colocar 6 na torre para poder fechar os 360.. sendo assim.. 6 cartões..
    se você colocar painel de 90, colocara 4 cartões.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    Não confundam abertura vertical (para baixo) com abertura horizontal (para os lados).

    Esse painel é de 90 graus. Essa abertura permite que com 4 painéis cobrirá a angulação de 360 graus; ou seja, fará um círculo em torno da torre e cobrirá todos os clientes em um raio de até 8 KM (dependendo do cartão).

    Como o amigo disse é a melhor coisa mesmo a se fazer ..
    4 paineis de 17dbi 90° . OIW .

    A OIW tem tbm a omni de 12 dbi vertical . 5,8 porem esta em processo de Homologação .


  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Olá amigo, então a horizontal é 90 graus mesmo, eu estou preocupado é com a vertical, pois a torre é no centro da cidade e vai ter clientes no pé da torre, um 40 metros de distancia, estava pensando em colocar as 4 painel na ponta da torre e no meio da torre colocar uma omni de poucos DB para atender uns 800 metros entorno da torre, o unico problema é achar omni 5.8 homologada rs,

    o que acha de 4 painel para atender até 8 Km, e uma omni para atender 800 metros? seria uma boa solução?

    Valeu pelo contato t+
    Bem,

    caso a cidade seja pequena basta inclinar os painéis para baixo e poderá atender clientes próximos (poucos metros) até mais distantes (em torno de 2KM). Eu não aconselho, em uma mesma torre, 4 painéis setoriais e uma omni. Poderá criar ruído em seu próprio sistema.

    O aconselhável é encontrar o plano de inclinação ideal (para atender clientes próximos e mais distantes). Porém, dependerá do raio de sua cidade. Não será possível atender clientes a 200 metros e clientes a 4KM, 6KM ou 8KM utilizando o mesmo jogo de painéis. Para atender clientes entre 100 e 1000 metros os painéis tem de estar bem inclinados para baixo. Para atender clientes entre 6 e 8 KM os painéis tem de estar praticamente retos ("em pé").

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,
    Eu não aconselho, em uma mesma torre, 4 painéis setoriais e uma omni. Poderá criar ruído em seu próprio sistema.

    Amigo, obrigado pela resposta, mais trabalando em 5.8 colocando em cainais distantes um do outro e os paineis a 40 metros e a omni a 25 metros de altura será que mesma assim pode gerar interferencias?

    obrigado a todos pelos posts, t+

  12. #12

    Padrão

    Caso em sua localidade o espectro radio-elétrico não esteja muito poluído talvez funcione bem mantendo a omni distante dos painéis. Teste aí e diga para nós como ficou o nível de ruído, banda passante e a latência da rede.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Caso em sua localidade o espectro radio-elétrico não esteja muito poluído talvez funcione bem mantendo a omni distante dos painéis. Teste aí e diga para nós como ficou o nível de ruído, banda passante e a latência da rede.

    então amigo esse projeto é para um provedor novo de uma cidade de 25.000 Habitantes, e só terá 1 concorrente de internet wireless, e o concorrente usa 5.8 somente em 6 link torre a torre (pelo que contei na torre central dele) o resto é tudo 2.4, a abertura do provedor esta aguardando a liberação da SCM, calculo que vai mais uns 6 a 8 meses e estamos funcionando, até lá vou ficar só na teoria

    valeu t+