Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Pessoal, antes que alguém me malhe eu assumo que realmente quiz inventar, o intuito desse post é contar a minha experiência:
    coloquei uma Rocket M2 em uma antena Omni direcional hyperlink, liguei apenas na saida vertical, pois a omni é vertical.

    Resultado, não prestou, muitos clientes ficaram horríveis, quando espetei o bullet 2.4 novamente na omni voltou a ficar ótimo novamente.

    Fiz todas as configurações normais, 20MHz, Airmax desativado, potência baixa, teste com 18dBm, mas talvez eu tenha errado alguma besteira, não sei ainda. Vou estudar mais.

    Mas com tudo isso notei uma melhoria, em alguns clientes eles conseguiam se conectar com tx/rx Rate de 24M/24M, o CCQ também era bom, em média 89% - 95 %, agora o nível de ruído era ruim, em torno de -85dBm no rocket, enquanto que no bullet fica -98dBm direto.

    Talvez o Rocket só seja bom com as antenas dele mesmo, as basestation, não aianta querer inventar com omni ou painel.

    Bom se alguém tiver algo a acrescentar seria bom.

  2. #2

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    AirMax Omni | Ubiquiti Networks, Inc.
    voce vai precisar de uma antena de dupla polarizacao pra usar rocket m2, eu uso uma omni 5.8 com bullet m5 ficou exelente ..

  3. #3

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Se tiver duas omni tente as duas mesmo que sejam verticais.

  4. #4

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Se tiver duas omni tente as duas mesmo que sejam verticais.
    É o tipo do teste que gostaria de realizar mas não tenho equipamento necessário!!!!!

  5. #5

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Vou ver se condigo testar esse fim de semana com duas omni. Posto o resultado;

  6. #6

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Acredito eu que ligando 1 omni em cada saída sendo a mesma polarização vai dar o efeito de maior cobertura de sinal, mas mesmo assim os clientes devem ser compatíveis com 802.11n, mas faça o teste e conte pra gente, aehueaueahuaeh

    um abraço...

  7. #7

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Cara sinceramente, eu ando meio decepecionado com a linha M2, jah tentei fazer uma repetidora no interior só com M2 + omni e airgrid nos cliente, precisei mudar tudo para B normal,

    tentei na cidade com setoriais, só com M2 e airmax ativo, não rolou, ai desativei, coloquei clientes com ap-router, e ta meia boca, tenho 3 setorial na torre e esta tudo meia boca.

    o que percei é que precisa o cliente estar bem perto pra ficar bom, se tiver longe ou alguma coisinha na frente não rola.

    cancei de atender clientes e ver o CCQ em 100%, sinal ótimo e eu achar que esta tudo bem, ai comecei a visitar esses cliente com M2, realmente o sinal ccq fica bom, mas a navegação fica uma tartaruga.

  8. #8

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    agora linha M5 eu tiro o chapeu

  9. #9

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    agora linha M5 eu tiro o chapeu
    gzanatta00, o que você utilizou no pop, Rocket M2.
    Aqui eu utilizei Rocket M2 com Painel setorial ligado só na saída vertical, o ruim da Rocket é que ela não trabalha só em modo B, mas sim nos 3 modos Auto, B G e N, acredito que se tivesse como colocá-la só em modo B ficaria legal, pois tenho vários bullet 2.4 somente B em paineis setoriais e são show de bola.

    Uso também a linha M5 e não tenho nada a reclamar, show de bola.

  10. #10

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Citação Postado originalmente por mtrivela Ver Post
    gzanatta00, o que você utilizou no pop, Rocket M2.
    Aqui eu utilizei Rocket M2 com Painel setorial ligado só na saída vertical, o ruim da Rocket é que ela não trabalha só em modo B, mas sim nos 3 modos Auto, B G e N, acredito que se tivesse como colocá-la só em modo B ficaria legal, pois tenho vários bullet 2.4 somente B em paineis setoriais e são show de bola.

    Uso também a linha M5 e não tenho nada a reclamar, show de bola.
    eu utilizo a propria setorial da ubnt ligados na vertical e horizontal, vc pode testar uma omni com bullet m2, mas eu jah testei e tbem nao gostei.

    se ficar em somente modo B, ele deixa de ser Mimo

  11. #11

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    eu utilizo a propria setorial da ubnt ligados na vertical e horizontal, vc pode testar uma omni com bullet m2, mas eu jah testei e tbem nao gostei.

    se ficar em somente modo B, ele deixa de ser Mimo
    A minha intenção é essa mesma utilizar em somente B sem mimo para atender os clientes antigos que conectam com radinhos rtl8186, queria colocar o Rocket pra substituir as bullet que utilizo ( Bullet 2 ) não HP e nem M2, estou visando o processamento que no Rocket é de 400MHz contra 180MHz do bullet.

  12. #12

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Eu fiz a mesma coisa aqui. Coloquei um Rocket M2 com 2 omini. Uma aquário de 15dbi e uma dessas compradas no mercado livre de 18dbi. A aquário, da de 10 em cima dessas antenas.
    Tenho também um PicoStation M2 HP com uma omini de 15.
    O Rocket tá um pouco mais forte que o Picostation. Estava colocando os dois em um switch, e colocava a mesma rede nos dois (Rocket e Picostation). Os clientes na grande maioria entravam na rede que o Rocket estava. Não estou usando Airmax.

    Estou pensando em colocar uma omini em pé e outra deitada, vai ficar tipo uma cruz. Sei que isso é loucura, mas quero ver se vai melhorar ou piorar. Estou pegando uma Hyperlink de 15dbi, pra ver como vai ficar.

    (1) Gostaria de saber qual conector no Rocket é o vertical e qual conector é o horizontal.
    (2) Gostaria de saber qual a diferença de potência e qualidade entre a Hyperlink de 15dbi pro e a Aquário de 15dbi, visto que a construção é quase igual. Quanto em porcentagem é melhor?

  13. #13

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    chain 0 - horizontal.
    Chain 1 - vertical.

  14. #14

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Citação Postado originalmente por mtrivela Ver Post
    chain 0 - horizontal.
    Chain 1 - vertical.
    Amigo acho que esta invertido, peque um rocket de frente, como se fosse colocar numa rocket disk,
    o chain da esquerda é plugado embaixo, ou seja na vertical, e o chain da direita na horizontal,
    só fiquei meio na incerteza se o da esquerda é o chain 0 ou 1, mas acho que o da esquerda é o chain 0

    mas acredito que se ficar ao contrario não irá alterar em nada, e se vc fazer esse negocio de cruz, só vai ter resultado bom se o teu cliente for MIMO 2x2, caso contrario vc estara simplesmente pegando mais ruido vindo na tua horizontal.

  15. #15

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Ai pessoal será que os rocket m2 funcionaria com essa antena Excell Inform

  16. #16

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    mas acredito que se ficar ao contrario não irá alterar em nada, e se vc fazer esse negocio de cruz, só vai ter resultado bom se o teu cliente for MIMO 2x2, caso contrario vc estara simplesmente pegando mais ruido vindo na tua horizontal.
    Se pegar mais ruido, poderá ser por que está mandando o sinal mais forte, ou acha que não?
    Tipo, agora está com as duas omini, em "pé", está pegando praticamente o mesmo sinal, seria como se uma ficasse nula. Invertendo, seria como se mandasse o sinal na Horizontal, o sinal tende a ser mais forte na horizontal.

  17. #17

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Citação Postado originalmente por mtrivela Ver Post
    A minha intenção é essa mesma utilizar em somente B sem mimo para atender os clientes antigos que conectam com radinhos rtl8186, queria colocar o Rocket pra substituir as bullet que utilizo ( Bullet 2 ) não HP e nem M2, estou visando o processamento que no Rocket é de 400MHz contra 180MHz do bullet.
    Quanto a isso eu uso o Bullet M2HP com o AirMax desligado eu uma omni, tem se saído espetacularmente bem...

  18. #18

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Nao testei a linha M2 mas, fazer essa coisas, de duas antenas verticais, sendo que e pra usar as duas polarizações nao vai funcionar mesmo, e outra, a omni da ubiquiti com certeza vai ter uma qualidade maior acho que essas aquarios da vida, mesmo hyper. Ja fiquei com um pe atras da linha M2 pelos comentários, sempre vejo o gzanatta00 comentando que nao ta funcionando legal, mas queria saber se voce utiliza basestaionM2 com rocktM2 com airgridM2, pelo menos eu não vi vc comentar isso vlw. So pra terminar acho que se for passar pra qualquer linha airmax, acho que o correto era passar já pra 5.8 pela questao de banda, pois se vc vai gastar pra comprar e o mesmo valor, acho que compensa mais. Detalhe o que me deixa curioso neste caso das omni e que se o rocket trabalha com duas polarizações e as airgrids ou bullets trabalham com uma como que não funciona bem nos clientes nossos que estão com uma polarização. (linha M2 nao e boa mesmo ou so trabalha com equipamento correto??)

  19. #19

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    gzanatta00
    Confirmei aqui com uma basestation e um Rocket, é exatamente como falei anteriormente:
    chain 0
    - horizontal.
    Chain 1 - vertical.

  20. #20

    Padrão Re: Experiência com Rocket M2 + Antena Omni

    Aí, testei aqui e coloquei em cruz, e melhorou muito.
    Mas aí depois coloquei em L. Uma OMNI em vertical e outra em Horizonta.
    Mas coloquei pra que estava na horizontal não ficasse na frente da Vertical.
    E melhorou muiiiiiiiiiiiiiiiito. Estou pegando muito mais rede aqui, clientes estão navegando com muii mais TX e RX.
    Façam o teste, e me digam depois. Quando chegar aqui vou colocar uma Áquário e uma Hyperlink....