+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Proxy Debian + Mk 4.0 Funcionando "se eu colocar HD SSD, posso ganhar desempenho"

    Boa tarde a todos!
    Tipo, Hoje eu tenho um servidor proxy com Debian + servidor para firewall e controle de banda com Mikrotik 4.5 funcionando blz;
    OBS:
    * em todos meus clientes tenho taxa nominal de 64k e pico de 300k
    * Já observei 300 usuários simultaneos funcionando perfeitamente.

    OBS:
    * o que eu quero agora é mudar o HD para um HD SSD para ganhar mais velocidade na hora do proxy gravar e ler cache.
    Minha idéia é colocar 4 HDs SSD de 64gb com 200 a 250 leitura e 100 a 170 escrita, e um HD SSD de 30gb para o sistema Linux.

    caso perguntem o porque de 4, é simples, estes HDs são caros e caso queime um eu terei 3 ainda funcionando até eu comprar o 4, que tambem não vai custar tanto no bolso na hora da compra.

    Configuração da maquina que uso:
    Processardor i7 de 1.8Ghz
    Ram DDR3 1066 de 12gb
    HD 160GB sistema linux
    HD 512GB cache
    Fonte 500w
    S.O. Linux Debian 5.0 Lenny, x64
    rede 10/100/1000
    Squid 3.0
    Última edição por scan; 10-03-2010 às 14:19.

  2. #2

    Padrão

    Sim, procure comparativos entre HD e SSD e verá que SSD são bem mais rapido principalmente para acessos aleatórios, o que proxy demanda, agora o porém é preço dos SSD's de qualidade e capacidade adequada. E principalmente analisar se seu servidor realmente necessita desse poder todo

  3. #3
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Aproveitando seu tópico pra tirar uma duvida, hehe
    por acaso vc tem a receita de bolo Pra fazer esse cache em paralelo em qualquer serviço mk seja pppe ou hotpost?! Grato

  4. #4

    Padrão

    Já não tem nada a ver com topico procure no fórum que você encontra.

  5. #5

    Padrão

    Boa noite!

    Colega, eu peguei a receita aqui mesmo no forum, só adaptei a minha realidade que é :
    Balanceamento PCC -> MK 4.5 c/ HotSpot -> Proxy Paralelo -> Clientes

  6. #6

    Padrão

    ...e o seguinte..... os hds ssd 'discos solidos' ( ...que na verdade nao tem nada de discos ) sao concerteza o que a de melhor em armazenamento, sao de rapida escrita e de uma velocidade surpriendente de leitura, so que vc tem que leva em consideraçao um dos principais motivos pelo qual os 'discos solidos' ( ssd ) nao ter tomado de conta dos grande 'bancos de dados' e 'storage' do mundo(...ainda), e que eles perdem o redimento com o tempo se o mesmo for usado para muita leitura e escrita simultania e repetida, essa e uma limitaçao fisica dos dispositivos de armazento, eles se daum muito bem em casos que se tem muitos acesso a informaçao armazenada nele ( leitura ) como por exemplo em servidores de web-site que no geral tem varios sites armazenados e que os mesmo sao modificados e alterados com pouca frequencia ( escrita ) e sao arquivos com gigantescas cargas de acesso ( leitura ), agora imagina um disco ssd em um cenario totalmente critico igual um webcache no qual se tem varias procuras de arquivos ( leituras ) e varias substituiçoes de arquivos que sao poucos acessados por novos arquivos ( escrita ) em pouco tempo se tem um grande desgastes dos seu dispositivo de armazenamento, em sistemas operacionais como windows 7 e windows server 2008 r2 ja vem com dispositivos de otimizaçao de 'discos' ssd que entre outras adequaçoes contan com disabilitaçao de fragmentaçao do disco e um comando que agiliza a leitura-esrita-leitura do disco, sao chamados TRIM que melhoram a organizaçao e fazem a limpeza estantania da paginas (.... abaixo vai um link de um tutorial pra explicar melhor isso), e tbm temos uma grande evoluçao dos Drivers de fabricantens que minimizam o maximo isso, agora no seu caso que se ultiliza de SO linux tem que se tomar esse cuidado com esses discos para essa tarefa taum ardia que e webcache, pq se nao vc vai gastar uma furtuna com os mesmo depois de 10 meses de uso ele vai começar a apresentar grandes problemas para vc.

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Fugindo um pouco do assunto, mais que esta de certa forma co-relacionado, em breve estarei disponibiliando uma artigo completo divido em 6 partes sobre Windows Server 2008 r2 com foco a provedores de internet via radio, nele teremos:

    Configuraçoes Inicioas Windows server 2008 r2
    Configurando servidor DNs
    Configurando servidor DHCP
    Configurando webcache
    Configurando um balanciamento de carga com 2 links ADSL ( load balance )
    Controle de acesso com usuario e senha integrado com controle de banda

    ...um dos motivos pelo qual eu estarei disponibilizando esses tutoriais e pra mostra o fantastico SO que microsoft fez,
    o melhor sistema para servidores que eu ja conheci,o mais completo,o mais seguro, o mais agil.( pode parecer exagero mais quando vcs discubrirem a complexidade do WS2008 R2 vaum percebe q nao e exagero)
    entre outros varios mutivos estao, o grande poder dos apicativos do WS2008 R2 de extrair o maximo dos processadores mult-core e processadores de plataforma 64, que todos sabemos que em multos aplicativos linux e ate mesmo algumas distribuiçoes resentes essa questao ainda e algo a se deseja no mundo do pinguim, e tbm total suporte a discos sas e ssd com otimizaçao de desempenho dos mesmo( como foi dito na resposta ao topico logo acima).

    ...fikem de olho no meu user voltarei para postar o link do artigos.

    obrigado a todas.

  9. #9

    Padrão Re: Proxy Debian + Mk 4.0 Funcionando "se eu colocar HD SSD, posso ganhar desempenho"

    Bagulho é muito loco velho preciso dum desse urgente!