+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link PTP 5.8Ghz 41km

    Pessoal,
    Estou estudando a viabilidade de um link de 41km.

    Estou usando o Link Planer da Motorola, mas como não tenho muita experiência nesse software, gostaria de solicitar ajuda aos colegas.

    Já inserir as coordenadas de origem e destino, assim como a elevação (torres) de cado lado.

    O Software me gerou um gráfico.
    Aparentemnete o link passa tranquilo, pois esta longe do solo.

    Mas o Link Planer não mostra no grafico as elevações de altitude no percurso?

    Vocês poderiam dar uma olhada na imagem em anexo?

    To pensando em passar 8MB nesse link
    Pensei em usar: Mikrotik Routerboard (a definir o modelo) + XR5 + Antena Hyperlink Disco 29dBi (ou até mesmo a EMCTest).


    Obrigado a todos!


    Abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-ptp..jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	9754
    Última edição por ajack; 11-03-2010 às 16:35.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Voce precisa enviar essas coordenadas pra motorola pra gerar o grafico real amigo.
    Primeiro cadastre seu email pra receber os dados, isso é feito clicando em TOOLS, OPTIONS, PERSONAL INFORMATION.
    após cadastrar isso, e com todos os dados inseridos corretamente, clique em PROJECT, GET PROFILES.
    vc recebera no seu e-mail um arquivo , abra-o pelo linkplanner que virá com tudo calculado,ok.
    41km?
    Bom, tendo visada 100¨% te indico RB433H fonte 24v 4a chaveada, XR5, antena OIW 33DBI disco+cabos cellflex 3.8 (1metro) . com certeza terás um link estável e produtivo.
    Se essa resposta o ajudou, Avalie esta resposta como positiva.
    Obrigado.
    Última edição por leandrolopeswifi; 12-03-2010 às 07:47.

  3. #3

    Padrão

    Bem,

    pedir ajuda sem enviar as coordenadas geográficas é o mesmo que nada. Sem coordenadas não tem como verificar o que pede.

  4. #4

    Padrão

    Olá amigos,
    Obrigado pelas dicas..
    Agora já consegui gerar o gráfico completo no Link Planner.

    As coordenadas são:
    Ponto A:
    -21.299698
    -50.369234

    Ponto B:
    -21.296384
    -50.343422

    Segue abaixo o novo gráfico gerado.
    Pelo que entendi dá pra fechar o link, só não entendi uma linha vermelha que tem no gráfico.
    A zona de fresnel ficou clara.. deu pra entender bem.

    Poderiam me ajudar?

    Abraços


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-ptp..jpg
Visualizações:	799
Tamanho: 	79,2 KB
ID:      	9836

  5. #5
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Cool

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    Olá amigos,
    Obrigado pelas dicas..
    Agora já consegui gerar o gráfico completo no Link Planner.

    As coordenadas são:
    Ponto A:
    -21.299698
    -50.369234

    Ponto B:
    -21.296384
    -50.343422

    Segue abaixo o novo gráfico gerado.
    Pelo que entendi dá pra fechar o link, só não entendi uma linha vermelha que tem no gráfico.
    A zona de fresnel ficou clara.. deu pra entender bem.

    Poderiam me ajudar?

    Abraços


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-ptp..jpg
Visualizações:	799
Tamanho: 	79,2 KB
ID:      	9836
    tente usar esse equipamento .:: WDC Networks ::. Produtos - ML-FOE 300Mbps - Comba

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sim, conforme grafico, vc fecha este enlace sem problemas. porém precisa utilizar antenas de alto ganho 33dbi ou + pra que tenhas um link 100% estável.
    Indico nesse caso :
    02 ANTENAS OIW 33dbi
    02 RB 600
    02 XR5
    02 Fontes chaveadas 24v 4a.
    Quanto melhor for a antena, melhor ficará seu enlace.

  7. #7

    Padrão

    Estou fazendo link de 41km usando Routerboard 493AH, cartão R5H, antena Geenge 33dbi, cabo RGC213 calculado p/ canal específico, primeiro fizemos configuração em laboratório e testamos tudo, foi ai que começou os problemas, o teste em laboratório só deu 12mb / 9.5mb e não sai disso, refizemos cabos, trocamos cartões, fontes e antena, mesmo resultado.
    Cartão em Tx Power = default
    5Ghz
    Canal 5320

    Por ser teste a 10m de distância uma antena da outra acredito que deveria dar o máximo de banda possível tipo 44mb por exemplo, ou não?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rafaelsg Ver Post
    Estou fazendo link de 41km usando Routerboard 493AH, cartão R5H, antena Geenge 33dbi, cabo RGC213 calculado p/ canal específico, primeiro fizemos configuração em laboratório e testamos tudo, foi ai que começou os problemas, o teste em laboratório só deu 12mb / 9.5mb e não sai disso, refizemos cabos, trocamos cartões, fontes e antena, mesmo resultado.
    Cartão em Tx Power = default
    5Ghz
    Canal 5320

    Por ser teste a 10m de distância uma antena da outra acredito que deveria dar o máximo de banda possível tipo 44mb por exemplo, ou não?
    para ver quanto passa vai ter q ser a campo memso
    cara estamos usando aqui rb 800 , os pings em 50 km ficam em 1 ms , parece radio profissional, passando 66 mbps

    geenge ate vai bem mas nao 'e aquela brastemp

  9. #9

    Padrão

    Mas ir a campo, já fiz isso. Uma router de frente para outra, ou seja, encostada pegando sinal bom fazendo testes sempre deu banda muito boa, este está sendo caso que não passa disto que coloquei 12mb etc, como n tenho recurso para testar outras routers estou nessa sem solução por enquanto, caso é urgente, pq neste nivel que está quando coloco elas em suas devidas posições, testei o link e passa somente 1.5mega full, com sinal de -60, preciso no mínimo 5mega

  10. #10
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    so posso fazer uma coisa... uahsuahsuhaushau, em torno de 65.000,00 o par dessas coisinhas, gostaria de usar esta frase sempre "tente usar este equipamento" Hoje a noite nao vo de lamborguini pra facul vo pegar minha ferrari pra ver se eh boa....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rafaelsg Ver Post
    Mas ir a campo, já fiz isso. Uma router de frente para outra, ou seja, encostada pegando sinal bom fazendo testes sempre deu banda muito boa, este está sendo caso que não passa disto que coloquei 12mb etc, como n tenho recurso para testar outras routers estou nessa sem solução por enquanto, caso é urgente, pq neste nivel que está quando coloco elas em suas devidas posições, testei o link e passa somente 1.5mega full, com sinal de -60, preciso no mínimo 5mega
    esse teste a campo [e a quantos kms uma da outra?
    se for bem pertinho nao vai rolar, antenas de ganho bem alto elas escutam longe e nao perto

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    veja as fotos a seguir
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link_..jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	306,3 KB
ID:      	10187   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link 2..jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	136,1 KB
ID:      	10188  

    Última edição por laurence669; 30-03-2010 às 14:48.

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Link PTP 5.8Ghz 41km

    você podera utilizar antenas hiperlink 32 dbi +cartoes xr5 da ubiquiti +rb 433 ou 600+fonte 2 amp voltagem 13 volts a 19 não utilizar fontes com voltagem acima de 24 volts tambem utilizar cabos lmr 400 com 80 cm de tamanho que vc passará até 10 mb tranquilamente ....Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link_..jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	306,3 KB
ID:      	10189Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link 2..jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	136,1 KB
ID:      	10190

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    qulquer coisa é só adicionar [email protected]
    Última edição por laurence669; 30-03-2010 às 16:48.

  15. #15

    Padrão

    o teste de campo foi feita nas posições reais delas 41km, altura na torre tudo conforme dados radio mobile, por exemplo, ao colocar na bancada uma router de frente para outra o teste só dava 14mb full, no teste de campo só passou 1.5, 1.8mb full.

    Fiz um teste bem pertinho com essas antenas geenge 33dbi e depois com zirok 29dbi 60cm mesma coisa.

    Continuo sem enteder pq tão baixo. Posto amanhã as imagens
    Última edição por Rafaelsg; 31-03-2010 às 00:32.

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rafaelsg Ver Post
    Estou fazendo link de 41km usando Routerboard 493AH, cartão R5H, antena Geenge 33dbi, cabo RGC213 calculado p/ canal específico, primeiro fizemos configuração em laboratório e testamos tudo, foi ai que começou os problemas, o teste em laboratório só deu 12mb / 9.5mb e não sai disso, refizemos cabos, trocamos cartões, fontes e antena, mesmo resultado.
    Cartão em Tx Power = default
    5Ghz
    Canal 5320

    Por ser teste a 10m de distância uma antena da outra acredito que deveria dar o máximo de banda possível tipo 44mb por exemplo, ou não?
    Rafael, trocal esses cabos ae por CELLFLEX 3/8 lá da c3 Computech tchê!!!.
    eles vendem os cabos cellflex 3/8 de 2m cada conectorizados e testados.
    Só compro lá e nunca tive problemas .

  17. #17

    Padrão

    Ai vem questão irá resolver problema? + de cem reais cada cabo?

    O RGC 213 é tão ruim assim?

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não sei no seu caso, mas eu não arrisco usar rgc 213 tchê.
    So compro esses cabos pq além de serem comprovadamente melhores que o rgc 213 são montados por equipe nota 10 em qualidade.
    Qualidade= preço justo.
    Abraço