+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão lentidão internet mikrotik

    bom dia a todos!!!
    sempre acompanho os topicos deste site e todos sempre ajudam muito, desde ja agradeço a todos os amigos que nos ajudam aki.
    tenho um servidor com antena omni hiperlink 15db, com rb 433 cartão xr2 operando em 24db, e um servidor com mikrotik e hotspot. adicionei tb mais um servidor com mk-auth.
    trabalho com banda B somente. de uns tempos para car tem acontecido o seguinte: a internet fica lenta somente a internet para navegação pois os downloads permanecem normais para o cliente chega na banda liberada. se eu reinicio o servidor mikrotik ai a navegação volta ao normal tudo rapido... depois de algum tempo tipo umas 2 horas volta a ficar lenta a internet para navegação, lembrando que os downloads permanecem normais. estou ficando quase louco co isso...rsrs pois sempre tem akeles clientes que ligam direto, mas independente disso acredito que tenho que fornecer um serviço de qualidade. ah sim... tenho 50 clientes cadastrados geralmente no maximo fico com uns 20 conectados simultaneos no maximo.

  2. #2

    Padrão

    pode ser o proxy pararelo com o mk-auth, verifique as regras.

  3. #3

    Padrão

    vc faz DNS cache?
    tive alguns problemas com o DNS cache do mk.. como utilizo pppoe setei no profiles o dns do opendns e acabou o problema.

  4. #4

    Padrão

    DNS não faz diferença na velocidade.
    Pode ser pouca memoria no servidor de cache! ou pouco processador.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    DNS não faz diferença na velocidade.
    Pode ser pouca memoria no servidor de cache! ou pouco processador.
    "seguinte: a internet fica lenta somente a internet para navegação pois os downloads permanecem normais para o cliente chega na banda liberada."
    E vc fala que não pode ser Dns?
    Concordo também sobre o cache, mal configurado é triste.

    Um caso recente que aconteceu foi em um cliente que utiliza LD da Telefonica. Não sei pq cargas d'agua ficou lenta a conexão do nada, tentamos de tudo, foi quando resolvi trocar o DNS pelo OpenDns. Na hora a conexão voltou ao normal e o sintoma apresentado é igual do "MICRORP".

    Espero que tenha resolvido.
    Att.
    João Marcos Nabhen
    [email protected]

  6. #6

    Padrão

    DNS so serve pra resolver os nomes do dominios e não autera a velocidade de forma considerável.
    Outra coisa, quando ele reiniciar não troca os DNS e volta ao normal.

    Outra coisa to usando os DNS do google a meses e sem dúvida tão bem melhor que os da intelig e da opendns e da optiglobe.

    Pra quem não sabe são:

    DNS1 8.8.8.8
    DNS2 8.8.4.4

    Eu aposto no proxy, ou na sobrecarga do MK, verifrica o processamento do MK na hora do bug!

  7. #7

    Padrão

    Amigo, também uso o mk-auth, realmento o squid3 do geito que vem configurado tem momentos de lentidao mesmo. Parece que de alguma forma ele usa toda a memoria, mesmo agente configurando para nao usar. Quando vc reiniciar o servidor mikrotik, passa um tempo todo mundo sem baixar nada do proxy, por isso volta ao normal.
    Faz um teste, para vc ver se nao falo a verdade, desabilida a regra que manda a navegacao para o mk-auth, reboot o mk-auth. Veja que ele vai ficar durante algumas horas sem o problema, depois volta, e se vc der um free -m no momento da lentidao dentro do servidor mk-auth vc vai ver que ele estara usando toda a memoria.
    Saiu uma versao nova por esses dias, usando o Lusca, quem esta testando diz que esta ainda melhor que o squid.
    Eu mudei umas regras no meu squid aqui, funcionou melhor para um servidor na minha cidade e já nao surtiu muito efeito em outra. O engracado é que as maquinas sao identicas em config. rsrsrsr

  8. #8

    Padrão Re: lentidão internet mikrotik

    Citação Postado originalmente por microrp Ver Post
    bom dia a todos!!!
    sempre acompanho os topicos deste site e todos sempre ajudam muito, desde ja agradeço a todos os amigos que nos ajudam aki.
    tenho um servidor com antena omni hiperlink 15db, com rb 433 cartão xr2 operando em 24db, e um servidor com mikrotik e hotspot. adicionei tb mais um servidor com mk-auth.
    trabalho com banda B somente. de uns tempos para car tem acontecido o seguinte: a internet fica lenta somente a internet para navegação pois os downloads permanecem normais para o cliente chega na banda liberada. se eu reinicio o servidor mikrotik ai a navegação volta ao normal tudo rapido... depois de algum tempo tipo umas 2 horas volta a ficar lenta a internet para navegação, lembrando que os downloads permanecem normais. estou ficando quase louco co isso...rsrs pois sempre tem akeles clientes que ligam direto, mas independente disso acredito que tenho que fornecer um serviço de qualidade. ah sim... tenho 50 clientes cadastrados geralmente no maximo fico com uns 20 conectados simultaneos no maximo.
    Tambem estou passando pelo mesmo problema só que meu esquema é: conexão ADSL 4mb + Servidor MK 4.9 + RB 411H + Cartão R52-350 (trabalhando a 24db) + Omni Aquário 15db. Percebo que depois de um tempo as paginas começão a ficar lentas e ao abrir, depois que reseto o cache de DNS (que esta com 4096k) volta ao normal, já usei OpenDNS, Google (atualmente uso os da Oi mesmo) e nada resolveu venho aki apelar por um socorro! Sim... meu WebProxy esta com 4GB.
    Última edição por mamaunet; 05-07-2010 às 08:27.

  9. #9

    Padrão Re: lentidão internet mikrotik

    Boa Noite colegas tb estou com o mesmo probrema e já ñ sei oq fazer por favor me ajuden !